Uma das perguntas que eu percebo que é muito comum, não só entre pessoas que chegam à minha clínica mas também entre os usuários do Portal Patologia da ATM, é a seguinte: “Dra., eu tenho ATM. Isso é grave? O que posso fazer?”
Essa pergunta parte de uma pequena confusão terminológica que parece ser muito óbvia para nós, profissionais da área de saúde, mas claramente não é para uma pessoa que não é dessa área. Então vale a pena primeiramente entender um pouco sobre alguns termos, para depois voltarmos a pergunta acima.
São quatro os termos e siglas que se confundem quando o assunto é diagnóstico e tratamento da ATM. Vamos entender um pouco sobre cada uma destas siglas e termos:
- ATM (Articulação Temporomandibular) – É uma articulação sinovial, (porque apresenta espaço entre ossos e esse espaço é preenchido por um líquido, o líquido sinovial) que liga a mandíbula ao crânio. A ATM, esta articulação que praticamente todos nós possuímos, não deve ser reduzida apenas à parte óssea. A ATM faz parte do sistema mastigatório que envolve ligamentos, discos articulares, músculos e outros componentes.
- DTM (Disfunção Temporomandibular) – Disfunção significa funcionamento anormal ou prejudicial. Então DTM seria o funcionamento anormal da articulação temporomandibular. Esse funcionamento anormal deve estar sendo causado por alguma doença que afeta a articulação e também outros elementos do sistema mastigatório como os músculos e ligamentos da ATM, por exemplo.
- Artropatia Temporomandibular – Artropatia são as doenças que acometem as articulações, neste caso, as doenças da articulação temporomandibular. Essas doenças articulares é que podem causar diversos sintomas como dores nos músculos, dores na articulação, dores de cabeça, estalos, boca travada e uma disfunção, ou seja, um funcionamento anormal da ATM.
- Patologia da ATM – Patologia significa analise, estudo de doenças. Então significa o estudo e analises das artropatias/doenças das articulações temporomandibulares. Profissionais com experiência em Patologia da ATM são os profissionais com experiência em investigar e estudar as diversas doenças que afetam a ATM e com experiência em diagnosticar – identificar – estas doenças quando presentes e realizar um tratamento que ataque a causa do problema e não somente os sintomas.
Bem, tudo isso são terminologias usadas para explicar diferentes conceitos que são muito comuns para profissionais da área de saúde mas nem tanto para as pessoas que sofrem com problemas na ATM.
Se você tem problemas na ATM, busque profissionais com experiência em Patologia da ATM
Muitas outras perguntas podem surgir sobre estas terminologias. Por exemplo: Todas as disfunções da ATM são causadas por artropatias? O que causa um problema na ATM? Existe um tratamento genérico para todas as possíveis doenças articulares (artropatias) que afetam a ATM, como o uso de plaquinhas? Se não sinto dor, significa que não tenho nenhuma artropatia afetando a minha ATM?
Muitas destas perguntas já foram abordadas de uma maneira ou outra aqui no Portal. Começando pela questão da dor, posso dizer que um dos problemas é que a dor acaba sendo o principal “termômetro” ou medida para dizer que algo não está bem, mas infelizmente a ausência de dor não quer dizer que não exista uma artropatia temporomandibular. Como foi escrito em outro post, é possível ter uma artropatia afetando a ATM e causando sintomas como estalos, mas sem o sintoma de dor. Ou seja, a dor não deve ser a única referência para saber se há algo afetando a ATM.
Diagnóstico Diferencial e Tratamento da ATM
As artropatias que afetam a ATM podem causar diversos sintomas como dor, disfunção, estalos, dores de cabeça, etc. Mas não significa que todos os sintomas devem estar presentes juntos e ao mesmo tempo. Cada pessoa tem diferentes sintomas, e por isso, alguns não possuem, por exemplo, a dor.
Desse modo, é fundamental identificar qual é a causa do problema, ou seja, qual é a origem da artropatia. Artropatias da ATM podem ter diversas origens como: infecção, traumatismo, autoimunidade, oclusal, neoplásica… E essas artropatias causam as disfunções na ATM e os diversos sintomas acima listados. Por isso não se pode dizer que há um tratamento genérico como uso de plaquinhas que sirva para todas as possíveis causas de artropatia da ATM. Um diagnóstico diferencial para identificar a causa do problema é fundamental para assim definir o tratamento. Um excelente exemplo encontra-se no relato de caso descrito no post: Relato de caso – Diagnóstico e Tratamento da ATM / DTM”
Não existe um tratamento genérico como plaquinhas que serve para todas as causas de problemas na ATM
São muitas perguntas que surgem e eu sei que se você sofre com problemas na ATM, as dúvidas não param de surgir. Mas é importante pesquisar, perguntar, buscar as respostas. E antes de pensar em qualquer tratamento, busque pensar em um diagnóstico detalhado, diferencial, que identifique a causa do seu problema. Lembre-se que o seu bem-estar e a sua qualidade de vida é o mais importante de tudo.
Possui mais alguma dúvida ou comentário? Escreva abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar!
Eu gostaria de saber qual médico devo ir para tratar esse problema estou com DTM e ATM…..mais não sei onde ir nem como tratar
Em princípio, o dentista especialista em DTM e dor orofacial.
Entretanto outras especialidades como a cirurgia bucomaxilo facial, a ortopedia funcional dos maxilares e mesmo o clínico geral podem tratar a ATM.
Caso queira entrar em contato, o WhatsApp é +55 71 9694-3298
Boa noite.
Depois de uma baita dor de ouvido e várias visitas em diversos profissionais da saúde, um otorrino ao realizar os exames clínicos, sugeriu que as dores que estou sentindo seja de alguma disfunção na ATM. Fiz algumas pesquisas, mas inicialmente não estava acreditando nessa hipótese.
Com um tratamento de 15 dias, com anti-inflamatório, antibiótico, corticóides , relaxante muscular… E uma melhora quase que insignificante, comecei a pensar mais se realmente as fisgadas/pontadas ( dolorosas), a pressão e entupimento no ouvido esquerdo e os recentes estalos no ouvido principalmente quando me alimento ou estou conversando pode ter relação com as patologias da ATM.
Então comecei a associar as dores ( tensões ) na nuca que vinha sentindo a bastante tempo e também as diversas vezes que acordava e percebia que estava pressionando os dentes inferiores contra os superiores.
Essas situações, são indicativos para alguma patologia da ATM?
Sim, Aline, indícios significativos de que um processo patológico na ATM pode estar envolvido.
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Boa noite.
Depois de uma baita dor de ouvido e várias visitas em diversos profissionais da saúde, um otorrino ao realizar os exames clínicos, sugeriu que as dores que estou sentindo seja de alguma disfunção na ATM. Fiz algumas pesquisas, mas inicialmente não estava acreditando nessa hipótese.
Com um tratamento de 15 dias, com anti-inflamatório, antibiótico, corticóides , relaxante muscular… E uma melhora quase que insignificante, comecei a pensar mais se realmente as fisgadas/pontadas ( dolorosas), a pressão e entupimento no ouvido esquerdo e os recentes estamos no ouvido principalmente quando me alimento ou estou conversando pode ter relação com as patologias da ATM.
Então comecei a associar as dores ( tensões ) na nuca que vinha sentindo a bastante tempo e também as diversas vezes que acordava e percebia que estava pressionando os dentes inferiores contra os superiores.
Essas situações, são indicativos para alguma patologia da ATM?
Recentes estalos no ouvido*
Sim, Aline, indícios significativos de que um processo patológico na ATM pode estar envolvido.
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Olá.
Sinto minha boca estalar e sinto dores quando falo muito ou fico com a boca aberta muito tempo, e sinto dor no ouvido tb. É normal?
As vezes fico preocupada, já fiz ressonância da ATM e tomografia da mandíbula, o laudo da ressonância deu deslocamento do disco, e da tomografia normal.
Na Ressonância e na tomografia ambas deram pra ver o cérebro e o crânio, e as vezes fico meio com medo, a Atm causa dor no ouvido e zumbidos??
Boa tarde.
Desde criança fui diagnosticada com “uma mordida errada”, mas nunca me preocupei com isso pois não me afetava em nada. Também sempre tive estalos quando abria a boca, mas era normal pra mim.
Recentemente fui a um dentista e ele extraiu um dente incluso de leite (por falta de espaço na boca). Ele disse que o dente estava comprometido e teria que extrair, mas o dente permanente não iria mais descer sozinho, eu teria que usar aparelho.
O problema:
Depois de 2 dias que extraí o dente, comecei a sentir dores de cabeça constantes, somente no lado da extração (direito)… São sensações de aperto e pontadas. Preocupada, fui no neurologista e fiz todos os exames, mas não deu nada de errado! Então gostaria de saber se as dores podem ser por causa da ATM…
Ana Karolyne
Muitos problemas da ATM começam na infância mas não dão sintomas como dor e desconforto (ou ocorrem de maneira suave e passam despercebidos), sendo que muitas “mordidas erradas” já são consequências de alteração do crescimento dos maxilares em função de processos patológicos na ATM. Posteriormente, algum outro fenômeno pode funcionar como gatilho e fazer aparecer o problema.
Portanto, no seu caso, se nada de errado apareceu no exame neurológico, procure uma das clínicas recomendadas aqui do site para fazer uma avaliação e saber se a ATM pode ser (ou não) a causa do problema.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Minha vó está sentindo dormência no rosto , sentindo o rosto grande e as vezes esquenta.
O que pode ser?
Eu sofro de muita dor todos os dias na face atrás do ouvido na mendibula já fiz até uma sirurgia de adenóide susto e desvio pensando que era isso mas nada resolveu será que eu possa ter essa doença
É possível…
Venho a anos sofrendo com dores de cabeça e na região cervical.Fiz infiltração em pontos gatilho por um ano acreditando que os mesmos estavam sendo causados por tensão, até que finalmente encontrei um médico que me diagnosticou com artrose .Estou fazendo tratamento com alguns medicamentos incluindo o condorflex para amenizar o desgaste e também a fisioterapia motora.
Minha dúvida é em relação aos dentes,em momento nenhum ele avaliou a oclusão e ainda tenho todos os cisos. Isso pode interferir no resultado do tratamento?
Boa tarde,
Fiz a cirurgia ortognática há 6 meses para correção da mandíbula que era menor que o maxilar, nunca senti dor a recuperação foi muuuuuuito tranquila, porém o meu rosto está torto ( e estou muuuuito chateada com isso), como se os lados não estivessem no mesmo nível, eu não gostaria de passar por uma segunda cirurgia. Conversei com meu médico e de início ele sugeriu aguardar completar 1 ano e retirar a placa do lado que está maior e desgastar um pouco o osso para amenizar esse desajuste.
O que vc pode me dizer sobre isso, esse procedimento pode resolver ou amenizar esse problema?
Obrigada.
Boa Tarde Micaela,
Essa é uma questão bem delicada. Cirurgias em geral são os últimos recursos a serem propostos ao paciente. É necessário uma investigação muito detalhada para poder entender seu caso e apenas a partir daí dimensionar qual tratamento poderá ser proposto a você. Aconselho, antes de submeter a um novo ato cirúrgico, que você busque entender todos os prós e contras do que foi proposto, pesquise muito antes de se decidir.
Qualquer coisa estou a disposição para lhe ajudar no que for possível.
Abraço
Boa Tarde,
Algum desses problemas pode acarretar em zumbido no ouvido?
Boa Tarde Lucca,
Sim, esses problemas podem ser causadores de zumbido no ouvido.
olá boa tarde edcléia Brandâo,eu sofro ha alguns anos com dores no meu maxilar,todas as vezes q abro minha boca ela estralar com muita frequência,sem conta as dores quer sinto,nao consigo fica muito tempo com a boca aberta ,pq cansa demas e doer bastante ,quando vou comer doer mas ainda,sinto dores te cabeça frequênte,zubidos,estou sempre com dores no pescoço,e me disseram q essas dores tem haver com essas dores na minha boca,confesso q estou muito preocupada ,tenho q toma o maior cuidado quando eu abro minha boca pq o estralo é tão grande quer eu acho q vai quebra algum osso na minha boca.estou cheia de duvidas sobre essas dores q sinto ,por favor preciso q vc me diga algo sobre tudo isto.alguardo sua respotas .obrigrada
Olá Elza. Esses sintomas são característicos de pessoas com algum tipo de patologia na ATM. Para um diagnóstico preciso é necessário realizar exames de imagens (radiografias, tomografias, ressonância magnética), exames sorológicos (sistêmico e bacteriológicos), exames clínicos para então propormos um tratamento especifico para o seu caso. Minha clínica é localizada em Brasília-DF. Fico a disposição para tirar qualquer duvida que tenha. Caso queira um contato maior comigo poderá ser por e-mail contato@brandaoodontologia.com.br ou edcleia@brandaoodontologia.com.br ou pelo telefone 61-3346.3346. Caso queira nos informe seu telefone ou What´sapp que entraremos em contato.
Abraços
Eu li todos os comentários pareciam escritos para mim..
Boa Tarde Cleison.
Estamos a disposição para lhe ajudar no que for preciso.
Abraços
Bom dia minha filha te 21 anos e quando ela mastigar não sente dor mas sente uma pressão muito forte nas temporada e estas ficam inchadas.O que pode ser?
Olá Regina.
A dor não é o único fator para se identificar alguma Patologia da ATM. É necessário investigar individualmente cada caso.
Abraços
Boa Noite, a 3 meses estou sentindo dores de cabeça, tonturas, Visão turva, dores e incomodo na região do ouvido etc, fui na emergencia do hospital e o medico me disse q era enxaqueca e me passou um remedio q depois de usar algumas vezes percebi q não fazia efeito, esse epsódio ja faz 2 meses. hj com esses mesmos sintomas(tontura, dor de cabeça, Visão turva, chiado e dor na região do ouvido, chegando a tal nivel de me dar confusão mental) estava pesquisando e me dei de cara com a DTM, vi a maioria dos sintomas eu tenho menos mas não sinto dores ao movimentar a mandibula. Minhas perguntas são é possivel ter DTM sem sentir dor ao movimentar a mandibula? e se problemas odontologicos como mordida cruzada e prognatismo da mandibula podem causar DTM? com esses sintomas posso estar com alguma complicação na ATM?
Boa Tarde Otavio.
É possível sim ter DTM sem sentir dor ao movimentar a mandíbula assim como os fatores odontológicos descritos por você podem ser fatores para uma disfunção.
Os sintomas relatados por você são comuns em pacientes diagnosticados com alguma Patologia da ATM.
O correto é realizar exames de imagens (radiografias, tomografias, ressonância magnética), exames sorológicos (sistêmico e bacteriológicos), exames clínicos, para podermos estudar seu caso e assim ter um diagnostico correto sobre seu caso.
Estamos a disposição.
Abraços
Olá eu tenho esses sintomas todos que se encaixam na ATM e estou sofrendo a muito tempo com dores fortes e tontura, como consigo uma consulta com urgência com vocês ?
Olá Alisson,
Minha clínica fica em Brasília-DF.
Nossos contatos são: 61-3346.3346 ou contato@brandaoodontologia.com.br
Caso me informe seu telefone entraremos em contato o mais rápido possível.
Muito Obrigada!
Boa tarde Dra.,
eu retirei o meu siso inferior do lado direito há três meses, e até o momento não recuperei ainda a abertura total da minha boca. É possível que eu esteja com DTM?
Atenciosamente,
Joice.
Boa Tarde Joice.
A retirada de um siso pode gerar algum tipo de disfunção mas é necessário uma avaliação mais criteriosa para chegarmos a um diagnóstico.
Fico a disposição,
Abraços
BOA NOITE SOU FISIOTERAPEUTA E FIZ CURSOS COM DENTISTAS E PROFISSIONAIS DA AREA PARA ME APROFUNDAR NO ASSUNTO, GOSTARIA DE SABER SOMENTE A OPINIÃO DE VOCES SOBRE A FISIOTERAPIA INTERVIR EM PATOLOGIAS DA FACE COMO ATM, VOCES ACREDITAM NA EFICACIA OU NAO E O QUE VOCES ACHAM POSSIVEL NOSSA AREA OS AUXILIAR COMO MULTIDICIPLINAR?
Tudo bem Pollieine? Excelente colocação!!!
Em minha clínica, localizada em Brasília-DF, trabalhamos com uma equipe TRANSDISCIPLINAR (abordagem científica que visa à unidade do conhecimento) composta por Dentistas, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos.
Em minha opinião, o trabalho do Fisioterapeuta é fundamental para o sucesso tanto do Diagnóstico quanto do Tratamento das Patologias da ATM.
A grande diferença é que o Fisioterapeuta interessado no trabalho da Neurofisiologia ou da Transdisciplinaridade por exemplo, deve transpor o conhecimento apenas da fisioterapia, deve-se interagir junto a outras áreas, assim como todos que compõem a equipe (Dentistas, Nutricionistas, Psicólogos) devem transpor seus conhecimentos específicos e interagir uns com os outros. Pois o objetivo é sempre o bem estar e qualidade de vida dos nossos Pacientes.
Caso você tenha interesse em se aprofundar nesse assunto estou inteiramente a disposição.
Abraços!!!
Boa noite ,por favor eu preciso de ajuda eu fiz o implante total na parte superior ,com protocolo logo em seguida começou uma dor na cabeça no ouvido e no pescoço ,isso desde dezembro , a 15 dias a dentista tirou o protocolo só que continua a dor ,oque devo fazer ?
Olá Iraci,
É necessário exames de imagens (radiografias, tomografias, ressonância magnética), exames sorológicos (sistêmico e bacteriológicos), exames clínicos, para podermos estudar seu caso e identificar, a partir daí, o fator causal de sua dor, ou seja, temos que ter um Diagnóstico correto para então oferecer os tratamentos possíveis para seu caso especifico.
Venho sofrendo muito com este problema de ATM . Onde encontrar profissional especializado neste área em Porto Alegre.?
Olá Hieda, Infelizmente não temos ninguém do Portal da Patologia da ATM em Porto Alegre.
Todos da equipe nos colocamos a disposição para lhe ajudar no que for possível.
Abraços!!!