Com frequências recebo perguntas por e-mail com dúvidas interessantes de serem comentadas aqui no Portal de Patologia da ATM. Portanto, a partir de agora, estarei com a sessão rapidinhas, onde postarei aqui respostas rápidas que podem ajudar a esclarecer dúvidas de leitores aqui do Portal.
*Nota: todas as rapidinhas serão editadas para evitar transtornos em função da identificação e reconhecimento de pacientes e profissionais.
O Tratamento da ATM é o uso da plaquinha?
Dúvida do Internauta:
Olá Dr Marcelo sou V.P. e gostaria de saber a respeito de problema
de DTM. Meu caso é bem complicado, eu tenho estalo com barulho na minha ATM direita sempre quando como e preciso abrir a boca. Gostaria de saber qual o tratamento que vocês fazem, se é a placa que usa na boca? eu estou usando uma placa que um especialista em ATM fez. Uso a placa a apenas 2 semanas, será que só a placa pode resolver isso?Outra coisa eu também não consigo usar aparelho dentário devido a dor na ATM direita ser muito grande, já tentei por aparelhos dentário 2 vezes as duas fracassaram. Gostaria de ouvir uma opinião sua. Obrigado.
V. P. (Há 2 dias)
Tratamento da ATM e a identificação da causa da lesão
Escrevo abaixo a minha resposta a pergunta do internauta:
Caro V. P.
A questão não é só a placa, pois ela não tem um efeito próprio… O que importa é a posição da mandíbula que a ela provoca, logo, se essa posição é descompressiva e mais confortável (neurologicamente) para a ATM, o sistema nervoso central libera a musculatura para funcionar melhor. Entretanto, para obter tal posição, é preciso saber o que realmente está lesionado em suas ATM, o que causou a lesão e se é reversível. Por exemplo, se seus estalos ocorrem por um disco mal posicionado cujos ligamentos foram lesionados por um traumatismo, a resposta do seu organismo à descompressão com a placa vai ser de um jeito, já se a lesão nos ligamentos for de de origem autoimune, será de outro e por aí vai…
É preciso saber o que realmente está lesionado em suas ATM, o que causou a lesão e se a lesão é reversível.
Logo, a placa em si não é o tratamento, mas sim o controle e/ou manejo da causa e das lesões (sequelas), sendo que a placa será apenas uma ferramenta para manter a mandíbula numa posição otimizada, para que haja alívio das lesões e seu organismo tenha chance de se recuperar.
Para isso, os efeitos da placa na ATM precisam ser monitorados por meio de tecnologia apropriada que permita medir o funcionamento dos músculos, os movimentos da mastigação, dentre outras coisas.
Leia abaixo alguns dos posts que podem lhe ajudar a esclarecer ainda mais essa questão:
De qualquer maneira, duas semanas é um período curto. É comum ainda não haver resultado em pouco tempo. Daí ser ainda mais importante medir o efeito da placa para saber se as respostas do organismo estão no caminho certo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Deixe um comentário