Quando a cirurgia da ATM falha (e isso acontece com uma certa frequência) é sempre mais difícil tratar a seqüela que fica.
Falha?? É falha! No consultório, recebo pacientes que já passaram por uma, duas ou mesmo três cirurgias de ATM, continuaram com dor e terminaram por serem encaminhados para mim. Entretanto a depender do tipo de cirurgia que já fizeram e que fracassou, o tratamento pode ser muito, mas muito difícil mesmo…
Aliás, os casos com menos melhora obtida, mesmo após tratar a patologia de base, ocorrem justamente quando o paciente já teve suas estruturas internas da ATM alteradas cirurgicamente. Eu realmente não indico cirurgia de reposicionamento de disco ou colocação de âncoras, para tentar tratar uma patologia da ATM, por um simples motivo: as patologias da ATM, uma vez identificadas, respondem muito bem aos tratamentos conservadores e reversíveis!
O problema maior que vejo com cirurgias voltadas, por exemplo, para o reposicionamento dos discos, é justamente a superficialidade do diagnóstico prévio. Se não se sabe o quê exatamente provocou o deslocamento do disco, como será possível prever se ele poderá permancer fixado, se nem mesmo os ligamentos originais o mantiveram no lugar? Neste exemplo, se o disco deslocou porque o paciente tem um problema auto-imune que produziu uma degeneração dos ligamentos e do colágeno discal, como que âncoras o manterão no lugar?
Para evitar uma falha na cirurgia é preciso primeiro estudar bem a patologia envolvida e não apenas indicá-la porque o paciente não vinha respondendo aos tratamentos convencionais… Aliás, se isso acontecia, é mais importante reavaliar o diagnóstico e verificar se o tratamento estava realmente adequado.
Fique esperto!
Boa noite Dr.Tenho bruxismo desde criança, usei a placa acrílica por um tempo, depois parei de usar e os estralos começaram a ficar piores e todos os dias acordo com a boca trancada e até pra comer está bem difícil, gostaria de saber se o senhor conhece algum especialista em ATM próximo de Garopaba SC, fica próximo de Florianópolis!! Obrigada!!
Boa noite, Dr:
Pelo que tenho pesquisado, na internet, a maioria dos resultados apontam para a cirurgia de reposicionamento do disco em último caso.
O meu problema de estalos começou aos 11 anos, com o passar dos anos, tinha períodos em que a abertura da boca ficava limitada, em outros períodos até me esquecia dos estalos, porque não me incomodava, não doía. Hoje estou com 36 anos e em Abril deste ano, comecei a ter dores de cabeça horríveis, que até me fazia vomitar, foi aí que minha jornada começou: fui ao gastro e ele me disse que não tinha problema estomacal, mais me receitou omeprazol, para tomar junto com o anti – inflamatório que a neurologista me receitou. A neurologista me encaminhou para um buco maxilo, pois ela percebeu os meus estalos ao abrir e fechar a boca. O buco-maxilo-facial me pediu uma ressonância e com o resultado em mãos, disse que meu caso era grave e cirúrgico; disse que o meu tendão perdeu a elasticidade e que por isso, quando abro a boca o disco acompanha a abertura de boca, mais na volta (recaptura) o disco cai pra fora e volta assim. O buco maxilo disse que com o tempo vou ter desgaste da cabeça do osso do maxilar, com necessidade de uma cirurgia mais complexa para colocação de prótese. Fui ao dentista para ter outra opinião, e ele me indicou o uso da plaquinha de acrílico para dormir e também usar durante o dia se conseguir. Depois me pediu uma panorâmica e com isso, me disse que teria que retirar os sisos do maxilar inferior, para colocar um aparelho, móvel ou fixo. Fui fazer acupuntura também, para tentar diminuir a dor que sinto na parte de trás da cabeça que desce pelo pescoço e ombro, dor nas têmporas e dor no músculo do maxilar. O acupunturista disse para não fazer a cirurgia que o buco indicou, e sim continuar com a acupuntura e com as indicações do dentista.
Estou indecisa, porque fico pensando se:
1 – Tirar os sisos de baixo não irá alterar minha mordida e desalinhar os dentes, Pois onde os sisos de cima irão se apoiar depois ?
2 – Só colocar aparelho irá resolver e fazer o disco ficar no lugar ?
3 – Se o meu tendão já perdeu a elasticidade, operando resolve ?
4 – Fazendo fisioterapia o tendão consegue voltar a ter elasticidade ?
Nunca usei aparelho e nem fiz nenhum tratamento, porque nunca chegou a me incomodar tanto como agora. As dores de cabeça sempre tive, mais em um grau moderado que conseguia conviver sem tomar remédio. Nos últimos anos comecei a ter que tomar remédio para dor de cabeça, esporadicamente, mais ultimamente estou tomando quase todos os dias.
Tenho épocas de insônia e também estalo o pescoço com frequência.
Se puder me oferecer sua opinião eu agradeceria, porque pelo que pesquisei você tem bastante experiência no assunto.
Muito obrigada desde já pela atenção.
Alessandra
Alessandra
1 – Vale a pena retirar os sisos se estiverem em posição que favoreça inflamações repetidas (parcialmente irrompido) ou se não tiver o antagonista;
2 – Aparelho alinhas os dentes e só. Não faz nada pela ATM. Veja aqui: Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
3 – Muito estranha essa constatação… O dentista deve estar se referindo a ligamentos e não ao “tendão”… Existe uma cirurgia chamada de discopexia, que prende o disco de volta no lugar, mas isso não quer dizer que resolva o problema. Não há estudos de longo prazo mostrando que os discos permaneçam no lugar e, aqui na clínica, tenho muitos casos que chegaram para mim depois de terem sido operados, com muita dor e geralmente com um processo degenerativo pós-cirúrgico…
4 – Se a idéia é recuperar o ligamento para o disco voltar ao lugar, a notícia é que muitos fisioterapeutas tentam manobras para isso, mas nunca vi a comprovação com ressonância magnética pós-procedimento (e a longo prazo) de recuperação do ligamento e disco.
Sugiro você fazer uma consulta com um bom especialista em DTM e dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr Marcelo
Meu nome é Flavia, vou contar um pouco da minha historia…moro no Japão….
Desde setembro do ano passado comecei a sentir dores todas as vezes que abria a boca, as vezes não conseguia abrir a boca porque ela travava, procurei um especialista no qual ele disse que a minha mordida era torta e isso tinha deslocado, dobrado e grudado o disco do maxilar em outro local, comecei um tratamento com um mordedor noturno para acertar minha mordida e assim o disco voltar para o lugar dele, mais durante 3 meses não houve resultado, cada vez mais minha dor aumentava alem de não conseguir abrir a boca direito, quando abria sentia fortes dores no ouvido , na garganta e de cabeça. Em janeiro ele me transferiu para outro medico em uma cidade maior , um hospital universitário. Passei por vários exames e eles detectaram que tinha acumulado uma bolsa de água no lugar do disco por isso ele não voltava para o lugar, passei por uma mini cirurgia (em fevereiro)que retirou essa bolsa de água , mesmo assim continuei com muitas dores ate mais fortes que antes. Gradativamente as dores diminuíram mais mesmo assim todas as vezes que eu bocejo,mastigo, ou abro a boca sinto dores horríveis no ouvido e garganta. Ja fazem 3 meses seguidos que estou á base de antiinflamatório que não resolve absolutamente nada!!! Ele disse que cirurgia é em ultimo caso , e que eles querem que o meu disco ou o osso do meu maxilar e desgaste se adaptando assim com essa posição do disco….. Isso confere??? Nao seria melhor nesse caso a cirurgia???? Estou com muita dor !!! Espero resposta!!!
Flávia
É preciso muito mais que um mordedor noturno para fazer um disco voltar ao lugar. De igual maneira se essa “bolsa de água” que disseram ter acumulado em sua ATM for algum tipo de edema ou efusão, precisa ser identificado a causa por trás desse problema. Senão, o mecanismo que gera o problema continuará sendo perpetuado.
Você escreveu:
Bom, não sei quais são as reais condições de sua articulação, mas o que eu posso dizer é que a minha forma de trabalhar é bem diferente. Eu prefiro dar as condições necessárias à articulação se recuperar e NÃO desgastar ainda mais.
Quanto à cirurgia, em dez anos que trabalho exclusivamente com pacientes de disfunção e patologia da ATM, o que posso dizer é que nunca precisei recomendar procedimentos cirúrgicos.
At.te,
Marcelo Matos
Olá, doutor,
Tenho 33 anos e passei por uma cirurgia ortognática combinada com ortodontia e RPG para tratar a coluna há quase três anos por causa de uma mordida super aberta,retrognatismo e DTM. Os discos frequentemente saíam do lugar e sentia dores absurdas. O cirurgião optou por fazer uma lavagem nas articulações( não sei qual é o termo correto, só fizeram um furinho ao lado da orelha para fazer o procedimento durante a cirurgia) em vez de “ancorar” os discos. Acontece que depois desse tempo todo, a RM detectou o disco esquerdo fora do lugar (anteriorizando) e subluxado, e o RX panorâmico detectou um aplainamento do côndilo desse mesmo lado, mas ainda tenho cartilagem nos dois lados. Voltei a sentir dores do lado esquerdo, não estou escutando direito, sempre usei placa para dormir,mesmo assim abertura da boca voltou a diminuir, continuo usando aparelho (a mordida já está fechada),voltei à psicoterapia e não parei de fazer RPG até hoje; resumindo, estou atirando para todos os lados, faço tudo o que mandam. O cirurgião quer me operar novamente para reposicionar estes discos e o uso das “âncoras” foi cogitado. Qual a sua opinião para meu caso?Por favor, me ajude, preciso de uma orientação, já sofri demais com o pós-operatório da primeira cirurgia.
Adriana, não tenho como emitir uma opinião sobre teu caso sem fazer uma avaliação pessoalmente.
O que posso sim lhe dizer é que existem outras formas de lidar com este tipo de problema.
Em casos assim, onde as coisas parecem se complicar, o melhor é dar alguns passos atrás e reavaliar toda a situação. Isso implica checar o estado atual das ATM, verificar o grau de dano e o que os causou para então repensar o tratamento. Discos não se deslocam sozinhos, nem mordidas abertas de formam sozinhas… São todos frutos de certas condições patológicas que precisam ser identificadas e tratadas em sua base.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
(71)3248-4434
Dr Marcelo,
Olha eu recebi o diagnóstico sobre a cirurgia ortognática, agora isso quer dizer que tenho ATM?
Att
Luciana
Luciana, não necessariamente.
No entanto é muito comum que artropatias temporomandibulares (doenças da ATM) produzam alterações nos maxilares que levam ao clínico pensar em cirurgia. Além disso, quando há esse tipo de problema, ele precisa ser resolvido antes da cirurgia, muitas vezes até tornando-a desnecessária.
At.te,
Marcelo Matos
Boa noite Doutor!
Tenho 37 anos, e estou usando aparelho ortodôntico há 2 anos e agora mudei de cidade, antes estava em Goiânia e agora estou em Londrina-PR. Coloquei o aparelho, por que o dentista me disse que estava com a mordida incorreta, cruzada em classe II, sendo que me disse ser um caso médio, não muito simples, mas também não muito complicado, porém necessário pois senão poderia ter problemas de perda óssea no futuro, devido ao desgaste. Porém aqui em Londrina, consultei 2 profissionais para continuar o tratamento, e um profissional me disse que eu teria que extrair 3 dentes para completar o tratamento, porém o profissional de Goiânia nunca me falou nada sobre isso. E o outro profissional me disse que o meu caso é cirúrgico, ortognática, e me indicou um cirurgião, que visitei e ele disse que é realmente necessário, fazer a cirurgia na mandíbula e no maxilar, segundo ele tenho uma “falta” de queixo, que provocou esse problema na mordida, o sorriso gengival e assimétrico, além da alteração no tamanho dos dentes ( pequenos ). Porém estou com dúvida sobre a cirurgia pois ela é muito evasiva, com pós operatório complicada, e ainda como posso confiar no diagnóstico, se já fui em dois outros dentistas que não me falaram nada sobre isso? Gostaria de saber se tem algum especialista que conheça aqui em Londrina-PR para indicar? E parabéns pelo site, ele serve muito bem para tirar dúvida e conhecer mais sobre a sua especialidade e consequentemente o seu nome.
Luciana
Alguém avaliou sua ATM?
At.te,
Marcelo Matos
NO ES tem uma especialista em DTM chamada Aline Bernardina. O senhor recomendaria um tratamento com ela? http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4236452U8
Junior, não a conheço pessoalmente mas sei quem é, pois já nos falamos por telefone algumas vezes em função de pacientes em comum. Ela é uma pessoa dedicada e talvez possa lhe ajudar. Entre em contato com ela e verifique se a forma dela trabalhar é compatível com o que você está buscando.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Moro em Orlando, nos EUA e em 2010 fiz uma extração do meu molar em um dentista no Brasil. Em abril de 2012, voltei ao Brasil para fazer o implante e posterior coroa deste dente, entretanto o dente superior havia descido bastante por falta de contato. A dentista então ( que ja era outra profissional) disse que o melhor seria colocar o implante , com enxerto de osso, e mais dois mini implantes com elastico no dente superior que havia descido. Ela disse que eu ficaria tres meses com esses mini implantes e depois colocaria a coroa e tiraria os mini implantes. Fiz então o implante o enxerto de osso e mais os mini implantes ( em uma só sessão) e voltei para Orlando. Sofri bastante com esses mini implantes, pois tinha a sensação que todos os meus dentes estavam se movendo. Tres meses depois voltei para o Brasil, retirei os mini implantes, o dente subiu bastante , e então fizemos a coroa. A partir disso começou meu tormento, a impressão que eu tinha é que todos os meus dentes estavam batendo uns nos outros, ela desgastou varios dentes e dizia que tudo isso era normal e que eu estava impressionada. Vim para Orlando e continuei com a mesma sensação, me pego até hoje apertanto e trincando meus dentes, pois não me sinto comfortável. O problema agora é que estou com muita dor no maxilar, não consigo abrir a boca, pois sinto muita dor..meu ouvido também doi bastante. Conheço uma brasileira dentista aqui em Orlando e ela me disse para tomar Cataflan, pois o lugar deveria estar inflamado. Tomei uma caixa de cataflan , mas nada adiantou. O problema maior é que qualquer tratamento aqui em Orlando é muito caro e pelo que sei, não tem muitos profissionais nesta area. Estou disposta a ir ao Brasil mes que vem para ver isso , porem só poderia ficar 1 mes. O Senhor acha que é um tempo suficiente para diagnosticar o problema. No Brasil eu fico na casa da minha mãe no RJ. Por favor me ajude, porque não sei o que fazer. Só não aguento mais conviver com essa dor e desconforto. Obrigada. Espero muito ter uma resposta.
Katia Barreto
boa noite doutor, posso ter problemas na atm sem apresentar estalos ou travamentos?? pq tenho todos os sintomas, dor de ouvido, pescoço, cabeça, já passei por inumeros otorrinos e nada encontrado, apenas uma degeneração da atm esquerda, mas pequena. não travo a mandibula e nem estalo, mesmo assim pode ter alguma coisa nas ATM?? OU É PRECISO ESTALAR PARA TER ALGO??
OBRIGADO
Bruno, pode sim. Aliás você mesmo respondeu: “(…) apenas uma degeneração da atm esquerda”.
At.te,
Marcelo Matos
boa noite doutor, vc pode indicar alguem de BH???
acho que estou com dtm… dor na mandibula, ouvido, pescoço, tb passei por inumeros medicos e nada.
obrigado pela atenção
Te mandei uma mensagem por e-mail.
At.te,
Marcelo Matos
OLÁ DOUTOR, SOU BRUNO SOARES DE BH MINAS… BEM, TENHO SOFRIDO COM DORES DE CABEÇA, OUVIDO, OMBROS, PESCOÇO E ATÉ COSTAS… PASSEI POR VÁRIOS OTORRINOS E NADA, PASSEI POR NEUROLOGISTAS E NADA, ORTOPEDISTA SE NADA… FUI EM ALGUNS DENTISTAS, TENHO MÁ OCLUSÃO, MORDIDA CRUZADA E UMA PEQUENA DEGENERAÇÃO DO DISCO ESQUERDO ONDE SINTO MAIS DOR… NÃO TRAVO A MANDIBULA E NEM TENHO ESTALOS( PODE UMA PESSOA TER PROBLEMAS NA ATM SEM TRAVAR A MANDIBULA E SEM TER ESTALOS??? PQ SINTO UMA COISA DENTRO DO OUVIDO HORRIVEL, E JÁ FIZ TOMOGRAFIA E NADA, FORAM DESCARTADOS SINDROME DE EAGLE E MENIERI, FIZ TODOS OS EXAMES DE OUVIDO E NADA… DENTISTAS DESCONFIAM DA ATM.
NÃO AGUENTO MAIS ESSAS DORES, COLOQUEI PLACA E APARELHO E NADA.
VOU PARA SALVADOR SE FOR PRECISO ME TRATAR COM VC…
ESTOU USANDO UM APRELHO PARA DESCRUZAR A MORDIDA, MELHOROU AS DORES DE CABEÇA, MAS O OUVIDO, PESCOÇO, OMBROS… AFF
TENHO OS DENTES TOOS TORTOS, SEI QUE A OCLUSÃO HJ EM DIA NÃO É RESPONSAVEL PELA ATM, MAS QUERIA UMA LUZ.
VC TEM ALGUM PLANEJAMENTO PARA PESSOAS QUE MORAM EM OUTROS ESTADOS TRATAREM COM O DOUTOR????
VI RELATOS DE PESSOAS DE OUTROS ESTADOS MELHORAREM BEM COM SEU TRATAMENTO.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO, LOGO LOGO VOU ATÉ SALVADOR CONSULAR COM VC, NEM QUE EU GASTE TODO O DINHEIRO DO MUNDO(RISOS) QUERO MELHORAR, ISSO NÃO É VIDA
ABRAÇÃO.
OBS: FUI M 20 OTORRINOS, NÃO TENHO NADA NELES, FIZ TODOS OS EXAMES POSSIVEIS E IMAGINÁRIOS… FUI EM 10 NEUROLOGISTAS, NÃO TENHO NADA, ORTOPEDISTAS NÃO TENHO NADA NA COLUNA E NEM PESCOÇO. FUI EM ALGUNS DENTISTAS E ELES DESCONFIAM DE ATM
MAS ATM PODE DÁ DORES EM PESCOÇO E OMBRO??? CRUZES KKK
ABRAÇÃO DOUTOR, DESCULPE O DESABAFO, VAI FAZER 2 ANOS QUE SINTO ISSO
Olá Bruno
Acho que você é o mesmo Bruno que me perguntou de uma indicação em BH, correto? Te mandei um e-mail de resposta.
Bom, verifique se o colega que te indiquei pode ajudar primeiro. Se decidir vir a Salvador, tenho sim uma programação para quem é de outros estados. O principal é a primeira vinda onde iremos avaliar a sua situação e decidir se é algo que eu possa ajudar ou não. Só depois disso é que será possível definir se poderei lhe tratar ou não. Assim, sugiro que ligue para (71) 3248-4434 para saber maiores detalhes.
At.te,
Marcelo Matos
Dr, existe algum especialista em ATM aqui em SP que siga a mesma linha que o sr?
Sr pode indicar por favor?
Obrigado
Paulo Melo
Paulo, infelizmente não.
At.te,
Marcelo Matos
Doutor,tenho dtm e gostaria de saber se é possível essa disfunção provocar incômodos nos dentes, no meu caso, uma sensação aperto nos dentes inferiores.
Sim, Junior, é possível.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, Bom dia!
hoje completa 20 dias que fiz artroscopia da atm.
Histórico: usei aparelho dentário durante 6 anos, percebendo a demora do resultado , resolvi procurar outro ortodobntista, este me orientou a procurar um bucomaxilo, que ao olhar minha documentação disse que meu caso é a cirurgia ortognática, e ao examinar minha atm percebeu algo irregular e me pediu para fazer ressonância e que no resultado (2º ele), houve irregularidades que precisaria estar passando pela cirurgia de artroscopia. Nisso ele também preparou por escrito o projeto de como mexer na estrutura dentária pelo ortodentista para o preparo para a cirurgia ortognática. Como eu já mencionei acima, hj faz 20 dias que fiz a artroscopia, mas ainda sinto umas dorzinhas leves meio que parecido com dor de caxumba,dorzinha leve de vez em quando no local da cirurgia, agulhadas no ouvido, ainda um pouquinho emxada, um pouquinho de tontura e ás vezes zumbidos no ouvido. Queria saber se isso é normal? e se vai desaparecer com o tempo? pois antes eu não sentia dor nenhuma, apenas os estalos, travar (poucas vezes), zumbido no ouvido. Acredito que estou seguindo as recomendações pelo médico tipo: durante 40 dias abrir a boca somente até a largura de um dedo e durante 20 dias não mastigar, só ingerir liguidos ou coisas pastosas que não precise mastigar…
aguardo sua resposta
desde já agradeço
Desculpe Cida, não tinha visto sua postagem antes… Como está agora?
At.te,
Marcelo Matos
Ola Dr Marcelo
Queria ter conehcido seu site antes de ter feito a ortognatica!
acredito ter me precipitado e realizado o procedimento majoritariamente por motivos esteticos
tinha uma assimetria na maxila e mandibular, no entanto, nao tinha problemas de oclusao nem qualquer sinal de DTM.
iniciei o tratamento ortodontico e um pouco antes comecei a sentir estalos com minima frequencia do lado direito
fiz a cirurgia há 6 meses,
os estalos agora ocorrem do lado esquerdo. e ultimamente tenho ouvido o som de areia, que segundo informações do site indicam um processo degenerativo.
estou assustada.
meu buco disse q nao fez realizou qualquer interferencia na ATM
pergunto se isso pode ser uma complicação da ciurgia?
e qual seria o procedimento a ser adotado?
ainda uso aparelho e nao posso fazer ressonancia.
de qualquer jeito obrigada pela atenção
Eduarda
Eduarda
O ideal agora é fazer uma avaliação específica da ATM. No caso da ressonância, a presença de aparelho dentário não é empecilho para fazer o exame. Se a clínica de imagem lhe deu essa orientação, procure outra. Tenho centenas de pacientes que fizeram ressonância com aparelho nos dentes. Se fosse assim, também não daria para fazer ressonância em quem tem implantes dentários ou que já fez ortognática, como você, que certamente possui miniplacas metálicas nas áreas de fixação das osteotomias.
O máximo que pode acontecer é distorcer um pouco a imagem.
Para saber se foi uma complicação da cirurgia, eu precisaria fazer uma avaliação em você, pois existe forma de saber o quanto está relacionado o aparecimento desses sintomas com a cirurgia e com a ortodontia que foi feita. Entretanto, à princípio, o mais comum é que o problema já existisse antes, ainda que você não percebesse sintomas.
At.te,
Marcelo Matos
Se eu for a Salvador em abril, irei visita-lo
por enquanto vou tentar entrar em contato com o Dr José Luiz Peixoto, pois vi sua indicação dele aqui no site.
Sou do Rio de Janeiro e preciso urgentemente saber os motivos desses estalos.
Não sinto dor, o que me deixa aliviada
mas já nem consigo descansar pensando nisso tudo
obrigada Doutor
seu site foi é uma luz na vida das pessoas
espero conhece-lo brevemente.
Eduarda
Eduarda, fique à vontade. Caso decida vir a Salvador será uma satisfação recebê-la.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo
aproveitanto sua expertise, só gostaria de perguntar algo mais para ter certeza de que estou agindo correntamente
Com a tomografia em maos fui ao especialista – peguei a indicação dele aqui no seu blog – no resultado, 7 meses apos a ortognatica, nao há alterações dos condilos e espaços articulares. Nao fiz a ressonancia, pois o especialista nao achou que fosse necessario
Não sinto dores, embora sinta uma leve tensao no pescoço e no rosto. Tenho estalos no pescoço tambem. Nao tenho limitação na abertura da boca, nem na laterilização. Tambem nao ocorre desvio durante a abertura da boca. Os estalos ocorrem na maior parte das vezes depois que eu acordo, ou quando abro a boca depois de mante-la fechada por algum tempo. sao frequentes os estalos, mas nao ocorrem o tempo todo, no entanto, a crepitação diminui – comecei a me policiar e tentar diminuir a tensao entre os dentes.
Fui diagonosticada com deslocamento de disco sem redução.O tratamento indicado foi conservador. alguns exercicios e cuidado ao abrir a boca e mastigar alimentos.
sei que os estalos sao indicações de alterações futuras mais graves na articulação. Tenho receio de haver piora e de nao estar tomando nenhuma providencia. Receio de um dia simplesmente não abrir mais a boca, sem falar no bloqueio psicologico que criei qdo vou mastigar.
gostaria de saber, se esse é o procedimento adequado. O especialista me informou que é possivel encontrar outros metodos e informações. eu gostaria de saber exatamente que outros metodos sao esses. Tenho medo de ficar assimetrica novamente, por causa dessa DTM. Isso é possivel?
o especialista tambem me afirmou que não há como ter certeza se a DTM foi em virtude da ortognatica ou nao. Mas pra mim esta bem claro que se nao foi por causa desse procedimento, com certeza houvi piora. Os estalos eram coisa recente, começou um pouco antes do tratamento ortodontico e aconteciam somente do lado direito, com uma frequencia muito muito pequena, e como o evento cirurgia foi o marco para eu começasse a sentir esses estalos, que agora ocorrem do lado esquerdo, não sei como poderia ser algo diferente.
O especialista tambem disse que o problema pode regredir. Já li sobre isso, mas é normal acontecer? Pode ser um periodo de estabilização apos a cirurgia? – o que eu acho dificil pois ja estou com 8 meses de PO
Pois bem
Essas sao minhas indagações.
Agradeço intensamente se puder responde-las
obrigada desde já
Eduarda
Eduarda
Você perguntou:
Esse tipo de tratamento que lhe foi recomendado é o clássico. Bastante tradicional e que pode, realmente, ajudar a diminuir os sintomas. Entretanto, como o especialista mesmo lhe informou, existem outras linhas de abordagem, como a que eu utilizo, cujo objetivo é recuperar a saúde da ATM, muitas vezes recuperando até mesmo o disco e outras estruturas frequentemente lesionadas nas disfunções da ATM.
“O especialista me informou que é possivel encontrar outros metodos e informações. eu gostaria de saber exatamente que outros metodos sao esses. “
Não há como eu descrever aqui em exatidão o método, mas em linhas gerais, se seu diagnóstico foi de deslocamento de disco sem redução, a metodologia de trabalho então envolveria: descobrir o que causou o deslocamento, pois diferentes fatores como um traumatismo, uma infecção, um processo imunogenético, etc. podem produzir esse mesmo fenômeno; avaliar a extensão da lesão, como por exemplo se os ligamentos estão distendidos ou rompidos, se atingiu o osso da articulação ou não, etc.; avaliar se os danos são reversíveis ou não; avaliar o grau de comprometimento do posicionamento mandibular; avaliar o impacto desta sequela no sistema nervoso central e nas respostas que isso produz na musculatura, mastigação e demais movimentos mandibulares e, por fim, estabelecer uma terapêutica que lide com cada um dos problemas encontrados. Via de regra isso implica em uma descompressão articular, restabelecimento biomecânico e funcional (aqui sim, entram alguns dispositivos intra-orais), tratamento do fator causal quando possível (como as infecções, as doenças reumáticas…) e por fim um monitoramento neurofisiológico da recuperação da saúde da ATM. Ao final, geralmente fazemos uma nova ressonância para comparar com a de início de tratamento.
São muitos os casos que temos com exames de ressonância pré e pós-tratamento mostrando a recuperação da ATM. Obviamente, não são todos os casos em que isso é possível, mas é justamente nesse processo de diagnóstico que definimos o que dá ou não dá para recuperar, bem como o grau de melhora dos sintomas que é esperado.
“Tenho medo de ficar assimetrica novamente, por causa dessa DTM. Isso é possivel?”
não há nennhum profissional que siga sua linha de tratamento no Rio de Janeiro?
obrigada
Eduarda, eu não conheço quem no rio siga a mesma linha de trabalho…
O DOUTOR TEM PRA INDICAR ALGUM ESPECIALISTA EM DISTÚRBIOS DE ATM EM RECIFE-PERNAMBUCO?
Rebeca, infelizmente não…
Ola!! gostaria de saber se devo fazer uma cirurgia ortognatica,pois sou classe 2, meu dentista comentou que vai ter que fazer rotação da mandibula, e fiquei com medo após ler um artigo que dizia que pode dar problema em casos de problemas na atm, eu sinto minha mandibula desviar e estralar, não sei o que fazer!! por favor se puder me esclarecer como devo disernir sobre o assunto eu agradeço!!!
Tamires, o correto é tratar primeiro a ATM e só depois reavaliar a necessidade da cirurgia ortognática.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde, gostaria de saber qual o melhor tratamento para ATM, sou de uma cidade do interior do PR e aqui não tem nenhum dentista que entende muito sobre o problema, já fui em 3 dentistas diferentes e nenhum conseguiu resolver o meu problema, minha boca esta travada a praticamente 1 ano, ela abre e fecha, porem só abre +- 2 cm e eu sinto bastante dor, antigamente minha boca ‘rodava’ por só um lado da mandíbula estar deslocada, hoje em dia os dois lados estão deslocados e isso me incomoda muito. O ultimo dentista que eu consultei me indicou usar uma plaquinha para dormir, mais alta, pra os dentes não encostarem a noite, e darem condições da minha mandíbula voltar ao lugar, mais já uso a uns 4 meses todas as noites a mesma e não vejo resultado nenhum, o senhor tem algum outro método para me indicar? Obrigada.
Maiara
Qual seu diagnóstico?
Bom Dia Dr. Marcelo Matos,
À +/- um mês acordei um dia de manhã sem conseguir abrir a boca completamente, ao longo do dia foi me apercebendo que algo estáva mal, não conseguia comer coisas mais duras, tenho dores a mastigar e mesmo sem mastigar doi-me a cara, os dentes, os ouvidos, a cabeça…
Consultei um médico que me prescreveu um RX e um Tac, os quais acusaram algum tipo de anomalia no Atm mas, foram inconclusivos e recomendaram uma ressonancia magnética.
O meu médico de familia encaminhou-me para uma consulta de especialidade, que será na proxima segunda-feira.
Consultei varios artigos na internet´, e fiquei assustada, ningém recomenda cirurgia, mesmo com a cirurgia a probabilidade de melhorar é baixa, e existe um elevado risco de após cirurgia ainda ficar pior!
O incomodo de andar assim é muito, não consigo comer, tenho dores por vezes até a falar.
O que é que o doutor recomenda, no meu caso? Existem outros tipos de tratamentos? posso tentar fazer algum tipo de fisioterapia em casa?
Eu sinto, que quanto mais esforço, mais me doi.
Estou assustada, porque tenho receio de necessitar de cirurgia e existirem complicações, que afectem a minha vida por um longo periodo de tempo!
Neste momento tenho uma vida complicada, trabalho de dia e estou a tirar a licenciatura á noite, ultimo ano! sou casada e mãe de menino!! não tenho muito tempo para estas coisas:)
em ultimo caso, se necessitar de cirurgia, o periodo de recuperação é muito grande?
Obrigado pela ajuda!
Continuação….
Desculpe esqueci de mencionar, não fizeram a correção da ATM ou seja dos condilos um é maio que o outro, somente alinhamento da maxilo e da mandibula!!!
Dr. Marcelo, boa noite!!!
Recentemente fiz uma cirurgia ortognatica 60 dias tinha mordida cruzada e avançaram meu maxilar e 6 mm e iria fazer a atm tem um condilo que muito pequeno e dá folga, e outro e muito apertado, após a cirurgia não consegue fechar a mordida e a mandibula avança, quando estou com as borrachas as a mandibula retrai e fico com a mordida fechada, segundo minha dentista isso acontece é devido os desgates do dentes que não possui cuspedes e apos esta constituição acontocer e inclusive no aumento dos dentes frontais esta abertura vao se corrigir, estou meio insatisfeito com o resultado. parece que dei um passo a frente e dois pra atrás.
Suspeito que isso acontece pela folga do condilo, consigo posicionar com a mão calmamente a minha mandibula para tras , isso é normal ????
aguardo seu retorno!!!!
Del, a ATM tem de ser tratada em primeira estância pois ela serve de base para os maxilares se posicionarem através do encaixe dos dentes. Portanto converse coms eu dentista para revisar sua situação.
At.te,
Marcelo Matos
moro na cidade de Carinhanha BA , eu tenho um problema no maxilar .
mas meu dentista disse que somente com o aparelho resolveria meu problema isso é possível gostaria de tirar umas duvidas com um segundo dentista de preferência um cirurgião buco-maxilo-facial
Olá boa noite!
Tenho enfrentado um problema serissimo de ATM e não consigo um ortodontista que resolva o meu problema e as dores (Zumbido, dores de ouvido entre outras dores)que só aumentam a cada dia. Gostaria de saber se o senhor não pode me indicar algum especialista no caso, na cidade de Petrolina-PE.
Desde já grato
Alessandro, não conheço ninguém em Petrolina para lhe indicar…
At.te,
Marcelo Matos
Oi DR Marcelo Matos estou com problemão tudo começou com uma mordida cruzada
coloquei aparelho mas tinha estalos dores de cabeça frequentemente e zumbidos apos um acidente com uma grande queda e um puchão passei a centir dores muito forte na atm e fiquei com dormencia no rosto o fisioterapeuta me orientou-me a passar com um buco ao chegar lá ele falou que teria que fazer uma cirurgia ortognatica com urgencia infelizmente foi feita fiquei com o rosto torto e sem mastigar a minha propria saliva era dificil pra engolir fora o ronco os dentes de cima ficou tortos fiz á um mês outra cirurgia não me engasgo com minha propria saliva cirurgia o ronco parou a repiração melhorou muito mas estou sentindo dores fortes na atm o pouco que concigo abrir a boca desvia pro lado direito se poder me responder o que posso fazer porque isto acontece
Eva
Se a ATM está com dor e outros sintomas é porque pode estar comprometida. O que tem de ser feito é uma avaliação específica da ATM. Você já foi em um especialista?
att.,
Marcelo Matos
cirugia ortognastica pode ser refeita
Sim, pode… Mas não é nada agradável…
dr. Por favor me responda, naum ssei mais o que faço, pois faço tratamento a um bom tempo Unifesp 4 anos, mais nao tenho resultados, estou sendo cobaia de apredizes dentistas, com tantas agulhadas. Sera que a cirurgia resolve? Onde realizo esta cirurgia pelo SUS em SP? Não aguento mais este zumbido meu ouvido
Grato
tenho acompanhammento ortodontico pois uso aparelho pra ter bons resultados.
Paulo
O zumbido dificilmente pode ser resolvido via tratamento da DTM, especialmente com”agulhadas”. Eu particularmente não uso esta técnica, embora a conheça muito bem. Sugiro você procurar o GAPZ com relação ao zumbido e conversar com os professores responsáveis pelo atendimento dos alunos para verificar qual é o direcionamento que seu tratamento tem de tomar.
At.te,
Marcelo Matos
Olá., Dr. Marcelo. Tenho 28 anos e em março fiz uma cirurgia por causa de deslocamento de disco. Foram colocadas uma ancora em cada lado do meu rosto. Me arrependi muito da cirurgia pois vivo a base de relaxante muscular. Sinto dores, e não posso comer nada que eu tenha que mastigar várias vezes. Atualmente convivo com a dor. No meu caso, o que ainda pode ser feito? Há algum tratamento ou terei que passar por algum outra cirurgia? Que profissional e devo procurar?
Desde já obrigada.
Shirley Freitas
Shirley
A primeira coisa a fazer é reavaliar as suas ATM pois algo deve estar acontecendo. Depois definir o que fazer, que pode ser desde remover as âncoras (especialmente as metálicas) até mesmo não mexer nelas mas controlar o problema com uma abordagem clínica. Tudo dependerá da referida avaliação.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Shirley, como vc está hj?
Bom dia Dr. Tenho o condilo esquerdo maior que o outro e o disco direito está deslocado, tenho cirurgia marcada agora para o dia 30/08, o procedimento que o Dr. irá realizar será diminuir o condilo esquerdo e a realocação dos 2 discos para que meu rosto fique simetrico, atualmente meu rosto está torto devido a isso. Gostaria de saber uma segunda opinião sobre o tempo de recuperação, questão de cicatrizes se fica ou não e se fica bom claro?
Obrigado
Classe III
Caro Doutor. Fiz uma cirurgia ortognatica a um ano e meio. As dores passaram. Projetei o queixo, classe II. Tive recentemente uma forte crise de labirinto (vestibulapatia) e me disseram que pode ser uma sequela do procedimento. Aliás desde que voltou a sensibilidade sinto como se tivesse uma “toque” constante de dentro pra fora no ouvido. Ademais ainda tenho parestesia no queixo. Nunca vou voltar a sentir normal. desde já agradeço a resposta.
Boa tarde, tenho 19 anos, e ja uso aparelho a 9 anos ja usei tres tipos de aparelhos diferentes para correção de mordida porem acho q não obtive resultados, a cada dia que passa meus dentes estão correndo para a direita e estranho não existe um alinhamento entre a boca aquela pele que cola a gingiva no labio e os dentes. Tenho dores insuportaveis de cabeça, o nos ombros e uma sensação de cansasso o dia inteiro. mascar chicletes nem pensar pq a dor piora e sempre depois que como algo a dor de cabeça inevitavel.
Ja procurei um médico ele me disse que possivelmente terei que operar
Mas antes disso gostaria de saber como que funciona o pós operatorio desta cirurgia…
Se puder me esclarecer agradeço.
Obrigada
Sabrina, antes de saber de pós-operatório é preciso saber se seus maxilares estão desviando por conta de um problema na ATM, pois se for esse o caso, o tratamento não é cirúrgico na maior parte as vezes.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, Sou de São Paulo capital, e tenho 20 anos.
Estou com problemas na ATM fazem alguns meses, sempre tive bruxismo, fui tratada na infancia, e depois isso foi ‘esquecido’. Em julho do ano passado, estava notando estalos diferentes na minha boca, até que um dia, fui tomar café e nem uma bisnaga entrava na minha boca, ela tinha travado. Acompanhei com uma dentista que fez meu aparelho para bruxismo. E o sintoma da mandibula travada ia e voltava, e os estalos eram frequentes, seguidos de dores musculares intensas.
Procurei um buco-maxilo depois de MUITO ler sobre ATM na internet principalmente aqui. No hospital defeitos da face.
Fiz uma ressonancia, resultado:
-Discretas irregularidades nos contornos ântero-superiores dos côndilos mandibulares, exibindo osteofitose marginal anterior
-Luxação anterior dos discos articulares, havendo recaptura discal na manobra de abertura bucal.
-Hipoexcursão do côndilo mandibular direito na manobra de abertura bucal.
————
O bucomaxilo apos este resultado e o metodo do aparelho nao ter funcionado, me indicou a cirurgia de reposicionamento de disco e colocacao de ancoras de titanio.
Fiz a cirurgia em janeiro, e tudo correu bem, mas hj em MAIO, apenas 4 meses depois, tenho dores musculares nas temporas, e muita dor do lado direito da mandibula. sem contar que os estalos VOLTARAM. Fiz uma ressonancia e estou com deslocamento de disco novamente.
Gostaria MUITO de saber sua opinião sobre meu caso.
DESDE JÁ, OBRIGADA.
Thamy
Infelizmente a eficiência e a eficácia deste tipo de cirurgia é muito baixa. O melhor agora é reavaliar a situação atual e replanejar todo o caso. Com um pouco de sorte, talvez, não precise re-operar.
Eu gostaria de acompanhar seu caso. Caso você tenha disponibilidade de vir a Salvador, entre em contato.
At.te,
Marcelo Matos
olá dr. tenho 32 anos ,já fui em vários dentistas e eles me disseram que tenho o céu da boca infantil e que o aparelho não irá corrigir meus dentes ,meus dentes estão cada vez mais pra frente ,sinto muito dores na face e atraz da minha orelha cersceram dois carocinhos que doe muito,os estralos são frequentes já não aguento mais ,não consigo mastigar nada que dói muito ,sou músico e toco instrumento de sopro e preciso estar com os lábios bem relaxados pra tocar ,gostaria q o sr. por favor me indicasse um especialista aqui em são paulo e saber se eese problema pode me atrapalhar na profissão de músico ? desde já agradeço sua atenção abraço.
Ricardo, primeiro é preciso saber que problema é esse exatamente, pois ao que parece pelo seu relato, há uma combinação de problemas na ATM com alterações de tamanho e forma dos ossos maxilares. Assim, uma indicação seria um especialista em DTM que também tenha experiência em ortodontia e/ou ortopedia funcional dos maxilares e, em SP, conheço apenas o Dr. Tanganeli com essa formação. Sugiro que entre em contato com ele e verifique se ele pode lhe ajudar: http://tanganeliodonto.com/
Att.,
Marcelo Matos
Bom Dia,
Meu pai te 49 anos foi diagnosticado com nevralgia do trigemio a 1 mês e nós estamos completamente pertidos. gostaria de saber se o senhor não tem um especialista para nos indicar.
Obrigado
Camila, se está confirmada a neuralgia, o especialista é o neurologista. Infelizmente, não tenho um nome para lhe indicar.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, faz tempo que tenho disfunção da ATM, mas nunca me incomodou e me preocupou como agora. Usei aparelho dentário durante 6 anos e meio, entre 11 anos e 18 anos, e quando eu abria a boca escutava um estalo, mas não sentia dor. Só que agora, aos 26 anos, piorou muito. O estalo é maior e tenho muita dificuldade em abrir a boca, em comer. Quando eu acordo a dor é maior. Estou usando o medicamento Roacutan, e não sei se isso pode ter alguma coisa a ver, mas as dores surgiram após o inicio do tratamento. Minha mandíbula está muito travada. Poderia me ajudar indicando um bom profissional que resida em Fortaleza CE? Aguardo resposta. Obrigada e parabéns pelo site.
Olá,
Sofri um acidente automobilistico e o resultado foi duas placas na mandíbula, uma centralizada outra a direita, a amplitude de abertura be, prejudicada estálos e dores de cabeça rotineiramente, será que preciso fazer outra cirurgia? as dores de cabeça são resultados de uma ma posicionamento ?
Rodrigo, pode realmente haver uma relação entre dores de cabeça e o problema na mandíbula, mas para confirmar ou descartar essa possibilidade é preciso uma investigação detalha da situação patológica de sua ATM bem como da que procure um condições funcionais de seus músculos mastigatórios. Sugiro que procure um especialista em DTM ou que tenha formação em patologia d ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, Sou de São Paulo capital, e tenho 20 anos.
Estou com problemas na ATM fazem alguns meses, sempre tive bruxismo, fui tratada na infancia, e depois isso foi ‘esquecido’. Em julho do ano passado, estava notando estalos diferentes na minha boca, até que um dia, fui tomar café e nem uma bisnaga entrava na minha boca, ela tinha travado. Acompanhei com uma dentista que fez meu aparelho para bruxismo. E o sintoma da mandibula travada ia e voltava, e os estalos eram frequentes, seguidos de dores musculares intensas.
Procurei um buco-maxilo depois de MUITO ler sobre ATM na internet principalmente aqui. No hospital defeitos da face.
Fiz uma ressonancia, resultado:
-Discretas irregularidades nos contornos ântero-superiores dos côndilos mandibulares, exibindo osteofitose marginal anterior
-Luxação anterior dos discos articulares, havendo recaptura discal na manobra de abertura bucal.
-Hipoexcursão do côndilo mandibular direito na manobra de abertura bucal.
————
O bucomaxilo apos este resultado e o metodo do aparelho nao ter funcionado, me indicou a cirurgia de reposicionamento de disco e colocacao de ancoras de titanio.
Fiz a cirurgia em janeiro, e tudo correu bem, mas hj em MAIO, apenas 4 meses depois, tenho dores musculares nas temporas, e muita dor do lado direito da mandibula. sem contar que os estalos VOLTARAM. Fiz uma ressonancia essa semana e aguardo o resultado com MEDO.
Gostaria MUITO de saber sua opinião sobre meu caso.
DESDE JÁ, OBRIGADA.
Thamy, te respondi aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/quando-a-cirurgia-da-atm-falha/comment-page-2/#comment-15353
Olá Dr Marcelo tenho 38 anos e sinto dores na madibula tenho ATM e os médicos falam que é necessario realizar a cirugia, tenho medo pois tenhop dois filhos para criar e tenho medo tambem de quando ficar mais velha piorara a situação.
Roseane
Procure outros especialistas e analise suas opiniões, pois cirurgia da ATM é arriscada e de baixa efetividade.
Att.,
Marcelo Matos
[…] que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também há o posicionamento do próprio FDA […]
DOTOR MARCELO.Voçê me sugeriu um neurocirurgião mas nos moramos no interior de SANTA MARIA RS mais especificamente em faxinal do soturno. Os dois medicos que levei minha mae sao de santa maria se voçe souber de outros especialistas aqui por perto se possivel me mande o endereço pois nao temos condiçoes de ir para longe.
att.obrigada
mineias
OLá DR. Ja usei aparelho a 10 anos e ja estralava o maxilar, hoje 10 anos depois o maxilar estrala diariamente e abaixo da orelha sinto um pouco inchado, e com dores leves na regiao. O que o Sr me indica? Moro aqui no Rio Vermelho em Salvador! Aguardo retorno
Thadeu, você está bem perto de mim, pois minha clínica também é no Rio vermelho. Entre em contato no tel (71)3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite Doutor Marcelo.Meu nome e Mineias lhe mandei uma pergunta sobre neuralgia do trigêmeo que e a doença que minha mãe sofre a mais de 7anos você me aconselhou a procurar um neurocirurgião certo,mas nos moramos no interior de Santa Maria RS Município de Faxinal do Soturno e já procuramos 2 especialistas em santa maria mas não tivemos sucesso a dor continua.Você não poderia me indicar aleguem que o senhor conheça aqui por perto,nos não temos condições de viajar para longe,ou me mande o nome de algum tipo de medicação que ela possa experimentar usar.Me ajude se você puder.Muito obrigada por responder a minha pergunta.Atenciosamente obrigada.
MINEIAS DAL ÀSTA CORADINI
Mineias, não conheço quem indicar e não tenho como lhe sugerir medicação pois isso infringe o código de ética odontológica( configura infração por consulta à distância). Neuralgia do trigêmeo é um problema neurológico que deve ser tratado por nerologista e/ou neurocirugiões ou, talvez, algologistas (médico “especialista” em dor). O dentista não possui muito recurso para tratar essa condição.
Att.,
MArcelo Matos
Ola doutor Marcelo. Minha mãe sofre a 8 anos da doença neuralgia do trigemeo não esta aguentando mais as dores já toma o Tegretol a mais de 7 anos sem resultado. O que se pode fazer? Me responda o mais breve possível não posso mais ver ela assim com dores diretamente já teve internada tomando morfina.Ela não consegue nem comer.Se puder me responder muito obrigada.
Atenciosamente obrigada.
Existem tratamentos medicamentosos e cirúrgicos para a neuralgia. Talvez seja a hora de procurar um neurocirurgião.
Att.
Marcelo Matos
olá Dr. Marcelo, eu estou localizado em praia grande sp, e venho a quase um mês sentido dores diferentes, de qualquer outra dor de dente que ja senti, são em cinco dentes, hora são dores hora são incômodos, hora doe um dente hora doem todos. Ja fui ao dentista fiz raio x e não deu nada nem mesmo a necessidade de tratamento de canal, estou fazendo pesquisas on line para tentar descobrir, venho passando a base de analgésicos, ja tomei anti-inflamatório, o dentista me receitou, azitromicina di-hidratada, mas também não resolveu, os dentes que doem, vão do 51 ao 55, sem mais, conto com sua ajuda. grato,
Mauricelio Sarmento de sousa.
Boa tarde Dr.
Tenho problema de ATM, quando eu abro e fecho a boca, escuto pequenos estalos. Procurei um profissional e o mesmo me disse que devo retirar os dentes do siso e operar o desvio de septo. Ja agendei a cirurgia, mas pode a má respiração causar o bruxismo? Também uso aparelho dental fixo e o meu dentista me recomendou uma placa de silicone. Essa placa realmente ajuda ou somente a de acrilico? Também sinto meus dentes moles e tenho somente 19 anos, ja procurei 3 profissionais e não souberão me orientar. Como devo agir?
Heloiza
Os sisos não são causa e problema na ATM embora possam se infectar e causar dor, numa condição chamada de pericoronarite. Se não for o caso, remover os sisos não irá resolver o problema na ATM.
Quanto à respiração, sim, ela pode influenciar e afetar o ciclo do sono, que é algo que está relacionado ao bruxismo. No entanto para solucionar o problema na ATM será preciso primeiro estudar o porquê dos estalos estarem acontecendo e o que, de fato, os provocam. A partir daí é possivel traçar um linha de tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
OLÁ DR,TENHO UMA TIA DE 71 ANOS QUE A 8 ANOS SOFRE COM DORES TIPO CHOQUE NA FACE DIREITA,LEVEI ELA A UM NEUROCIRUGIAO QUE PRESCGREVEU LIRYCA 75MG E RIVOTRIL 2MG,ELA TAMBEM JÁ TOMOU CARBAMAZEPINA ENTRE OUTROS MAIS NADA FAZ EFEITO ELA JA EMAGRECEU 15 KILOS POIS NAO CONCEGUE ABRIR A BOCA P COMER,SINTO MUITA DÓ DELA,GOSTARIA DE SABER SE AQUI EM RECIFE-PE EXISTE ALGUM ESPECIALISTA DO SEU CONHECIMENTO E QUE TENHA UM BOM PREÇO NA CONSULTA OU ATÉ MESMO NA CIRURGIA DE DESCOMPRESSAO DO NERVO TRIGEMINAL.AGUARDO RETORNO E AGRADEÇO.DEUS LHE ABENÇOE.
Olá eu tenho 34 anos e sofro em esse problema da ATM a anos, ja fiz uso de aparelhos ortodonticos e não deram resultados, fui encaminhada para cirurgia a uns anos atras, da onde tenho certa resistência, por medo mesmo, pois o médico q me atendeu um buco, me relato como seria a cirurgia, falando q como tenho a arcada inferior pra frente, teria q tirar um pedaço do osso q fica por tras das orelhas e colocar platina, mas antes precisaria fazer uso de aarelho, so depois fazer a cirurgia,mas nao levei a frente por resistencia a cirurgia.Agora depois de 2 anos, voltei a ter crises de dores intensas e resolvi, tentar procurar algum tratamento por meios públicos ,pois nao tenho condições de pagar ,mas tambem não sei por onde posso me escrever em alguma triagem aqui no Rio de janeiro, gostaria de saber se o DR. tem alguma informação de hospitais que façam esse acompanhamento aqui no Rio . Obrigada
Sheila
Talvez, tenha sido bastante prudente não ter feito essa cirurgia… Vale a pena você se consultar com um especialista em DTM e dor orofacial para ter uma segunda opiniao. No Rio e Janeiro, sugiro você procurar o Dr. José Luiz Peixoto Filho. Contato abaixo:
Av. Amaral peixoto, 334 sala 704
Centro Niterói RJ
tel. 21-2620-0880
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sheila , eu tinha o mesmo problema que o seu. Fiz a cirurgia pelo SUS aqui em Curitiba no CAIF com o Dr. João Carlini. Você precisa se preparar muito psicológicamente porque depois da cirurgia é preciso muita calma e paciência pois fica com a boca totalmente amarrada por quase 2 meses. Só na base de liquidos …
Boa sorte
Oi doutor, eu também tenho problemas na ATM, o meu caso são os dicos luxados, sou paciênte ortognatica em breve farei minha cirurgia, porem meu cirurhião é a favor da recolocação dos discos. Quero muito sua opinião na verdade preciso da sua opinião por favor, tenho medo de passar pela cirurgia ATM e depois ter uma piora ou o problema dinovo. O senhor atende RN? obg
Rosiclea
Aqui na clínica estou cheio de pacientes que fizeram cirurgia ortognática combinada com a recolocação dos discos (discopexia) e passaram a ter problemas…. Aqui no blog é cheio de relatos assim também.
Eu particularmente não uso esse tipo de abordagem, pelo contrário, se tem ATM envolvida na questão, o recomendado pelas principais entidades é que seja primeiro tartada a ATM e só depois é que se deve reavaliar a necessidade de cirurgia.
Att.,
Marcelo Matos
olá, sofro com problemas de Atm há mais de 1 ano, realizei uma cirurgia a 13 dias(Artroplastia da ATM bilateral), li alguns comentários de que a cirurgia ñ é recomendada e fiquei com medo, quais são os problemas que podem acontecer pós cirurgia?
Obrigada
Michelle
Os riscos não são muito diferentes dos de qualquer outra cirurgia. Acontece, que realmente é muito comum ter recidivas e falhas em situações que foram indicadas a cirurgia sem um diagnóstico realmente adequado, mas se esse não for o seu caso não precisa ter medo. especialmente se você confia no diagnóstico e no procedimento feito pelo seu dentista.
Entretanto uma articulação operada sempre irá precisar de um acompanhamento mais de perto do seu dentista.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite, Dr. Marcelo!
Dr. há um ano venho sentindo uns estalos na mandibula e algumas vezes quando acordo não consigo abrir completamente a boca, pois parece que ela está travada, e quando consigo abrir faz um estalo forte. Ultimamente venho sentido muitas dores(de cabeça, pescoço e ouvido) e sinto que minha arcada dentária não encaixa uma na outra. Dr. há uns 10 anos atrás extrai dois dentes ciso, o superior e inferior do lado direito, e lembro que o cirurgião me disse que deveria voltar para extrair os outros, porque poderia ficar com a mordida errada e isso causaria problema. Seria esse o meu problema?
Dr, também gostaria de saber se o senhor indicariam ou saberia de algum especialista em atm aqui em Natal/RN.
Dr. depois de ler esses relatos todos sobre a atm, estou com muito medo.
Desde já agradeço a sua atenção…e parabéns pelo site!
Abraço.
Janice Nunes.
Janice
Definitivamente os dentes do siso NÃO causam problemas na ATM. Podem até causar dor muito parecida com as dores da DTM, caso estejam inflamados (uma condição chamada de pericoronarite), mas não causam problemas na ATM. Mesmo os supostos problemas de oclusão causados pelo siso é altamente controverso e não há evidência que eles sejam capazes disso.
Se você tem estalos e travamentos é sinal que pode haver sim um problema em suas ATM´s que precisam ser avaliadas por um especialista que, infelizmente, não conheço para indicar em sua cidade.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor! Há muitos anos atrás fui ao dentista fazer uma restauração, e lá desloquei o maxilar pela primeira vez ,fui a um especialista e pediu um exames e quando levei os mesmos ele falou q estava normal ,mas eu tinha q fazer um tratamento ortodontico p corrigir minha mordia q era cruzada e aberta na frente.Comecei usar o aparelho movél melhorou bastante mais tive q entrromper o tratamento ai voltaram os estalos e agora depois de uns 15nos eu fui ao dentista fazer um canal acho q por passar muito tempo c aboca aberta estou com muita dor do lado esquerdo do maxilar, não estou nem comendo direito c muita dor e estou morrendo de medo de ter que fazer cirurgia por favor me ajude?
Quele
Dê uma lida aqui: Mais sobre ortodontia, ATM, má oclusão…
Quanto à “ter que fazer cirurgia”, leia: Recomendação de cirurgia
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor! Há muitos anos atrás fui ao dentista fazer uma restauração, e lá desloquei o maxilar pela primeira vez ,fui a um especialista e pediu um exames
Quele Aquiar, não entendi quais são suas dúvidas…
Eu tenho este ‘pequeno’ problema há um bom tempo, pelo menos uns 10 anos. Um dos fatores que o médico na época falou era que poderia ter sido causado por roer unha, ou pq eu sempre me apoiava com a mão bem emcima do local quando estava em aula.
Cheguei a iniciar o tratamento, e ter aquele molde transparente, porém meti na cabeça que aquilo não iria funcionar, pois ele apenas deixa a mandibula em uma posição fixa quando fechava a boca, então pra mim no máximo eu iria ‘me acostumar’ a manter a boca naquela posição… e acabei não usando. Ainda tenho esse molde, mas n serve mas, pois usei aparelho e os dentes moveram.
Queria muito a operação, mas corre o risco de não dá certo, me falaram que se der certo ‘funciona’ no máximo por 2 ou 3 anos, e depois volta a dar o problema.
Depois de ler este post ‘descobri’ que pode ser por isso que tenho dores no pescoço, na cabeça.
Vou ter que conviver com isso o resto da vida pelo jeito.
Amanda
Você escreveu: “Vou ter que conviver com isso o resto da vida pelo jeito”
Pode ser que sim, pode ser que não… depende do que causou o seu problema e se é possível tratá-lo de maneira corretiva. Na maioria dos casos, é possível melhor e muito a qualidade de vida.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor!
Há mais ou menos 2 meses, tive alergia a um medicamento chamado Diclomenaco Potássico. Até ai tudo bem! Meu rosto inchou, fui a um alergista e tomei os devidos antialérgicos! O problema é que depois de todo este tratamento, meu rosto continua com as bochechas inchadas, como se o músculo estivesse enrijecido e tenso e também estou com uma certa olheira que nunca tive! Procurando o que poderia ser, comecei a notar pequenos estalos na ATM, até que os mesmos se tornaram corriqueiros, fazendo com que eu os escute falando, mastigando ou até beijando! Resumindo! Ouço estalos dos dois lados, mas só a bochecha direita está inchada! NÃO tenho nenhum tipo de dor que você possa imaginar! Apenas sinto os estalos e um certo cansaço na musculatura (como se eu tivesse mastigado muito, mas na verdade não mastiguei nada).
Fui a um dentista especializado em ATM. O mesmo disse que este meu “problema” não é de agora e vem me acompanhando há anos, até que agora o problema “aflorou”. Disse que é um problema na minha arcada dentária, o qual os dentes de cima não se juntam nos de baixo e isto ao longo dos anos, foi agravando, até se tornar uma DTM! O dentista não pediu nenhum exame e disse que o mesmo não era necessário! Além disso fez uma placa para eu usar só nos dentes de cima. Paguei 150 reais na placa! Uso sempre que estou em casa, conforme indicado por ele! Completou uma semana e até agora nenhum efeito! O dentista então disse que se o uso da placa não desinchar minhas bochechas, ele fará o uso de uma luz pulsante ou choque (algo deste tipo) que irá desinchar meu rosto.
Por acaso você tem conhecimento sobre está luz ou choque? Por último, gostaria de ressaltar que ranjo os dentes muito mas muito raramente, mas aperto eles durante o dia e conscientemente (agora parei com esta mania,rsrs) e possuo um leve desvio da boca para o lado direito quando abro a boca por completo. Traduzindo: quando abro a boca, o queixo vai para a direita (coisa imperceptível, só notei pois o dentista me mostrou, pois não notei nunca na minha vida. Ele disse ainda que essa “inclinação” do queixo só está sendo perceptível devido ao problema da ATM ter “aflorado”)!
Ahh…já ia me esquecendo. O dentista usou o termo de que o problema é na minha “mordida”!
Bom, contei todo meu caso, detalhe por detalhe. Não deixei faltar nenhuma informação!
Sei que não pode dar um diagnóstico assim desta maneira, mas saberia me dizer se o tratamento está correto? Há algo que eu deva recomendar ao dentista? Sabe se está alergia teria a ver com o problema da ATM ter desencadeado? Está placa realmente funciona? Como farei para desinchar minha bochecha? Nunca tive olheiras e só comecei a tê-las depois que minha bochecha inchou. Você acha que ela tem relação com a DTM ou não tem nada a ver uma coisa com a outra? O uso da placa pode agravar o problema na ATM ao invés de melhorar? Acha que eu devo consultar outro dentista ou que eu deva ir em um Buco-maxilo?
Peço desculpas pelo comprimento do texto. Achei que quanto mais informações, melhor seria!
Aguardo sua resposta e agradeço desde já pela sua atenção!
Caso queira, pode responder para meu e-mail. É juliann_081@hotmail.com!
Grande abraço e muitíssimo obrigado!
Julian, te respondi por e-mail.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Marcelo, meu nome é Karina moro em São Paulo e a quase dois meses fiz a cirurgia de atm lado esquerdo no qual já venho tendo problemas a mais de 1 ano e meio, as dores continuam muito forte principalmente a dor de cabeça e a abertura da boca continua reduzida, tomo relaxantes musculares e remédios para dor, porém não funcionam muito, começarei a fisio e estou com a placa para dormir, meu rosto do lado esquerdo esta sem movimentação e a dor na parte esquerda do rosto é muito grande, meu médico disse que sentiria essa dor no primeiro mês de cirurgia mais a intensidade da dor não diminui, tenho dificuldades para dormir por causa da dor e gostaria de uma opinião sua sobre meu caso.
Desde de já agradeço a atenção.
Karina
É muito difícil opinar sem analisar o caso pessoalmente. Além disso, não sei qual seu diagnóstico nem o que foi planejado para seu tratamento.
O que sim posso lhe dizer é que não recomendo, de maneira geral, cirurgia de ATM (salvo nestas situações aqui), pois além de ser irreversível há atualmente linhas de trabalho menos invasivas e com resultados normalmente mais satisfatórios em relação à melhora da dor e demais sintomas. Na minha maneira de trabalhar também NÃO utilizo relaxantes musculares e remédios para dor (em dez anos que atuo na área, acho que usei em apenas um ou dois pacientes), por entender que a dor é apenas o alarme que avisa a respeito do problema. Dê uma lida aqui: Dor na ATM? Tome um remédio que passa… Será mesmo?!
O que sugiro que você faça agora é que se mantenha em contato com o dentista, seguindo todas as recomendações dele e dando a ele o feedback, para que ele possa ter a chance de realizar por completo o tratamento para o qual você o contratou e depositou sua confiança.
Obrigado pela resposta, irei conversar sobre o tratamento com meu dentista e o que pode ser feito para melhorar a dor que esta em grau que me incomoda muito ao ponto de reduzir minhas atividades
Olá, Doutor!
Eu tenho 17 anos e meu maxilar estralava muitas vezes e eu sentia dor de cabeça e em vários lugares como ombros, olhos etc,constantemente. Um dia meu maxilar travou de repente e eu procurei um buco-maxilo. Fiz uma tomografia há aproximadamente um ano e meio e o diagnóstico foi “DTM em estágio avançado”.
Comecei um tratamento com uma placa e meus sintomas praticamente desapareceram, retornando apenas quando fico muito tempo sem usar a placa.
Fiz uma série de exames e meus médicos decidiram me operar. Pretendem fazer o reposicionamento do disco e uma cirurgia ortognática, pois concluíram que o disco não ficará no devido lugar sem esta última.
Acho que essa conclusão é devido ao que eles me disseram uma vez: que a placa “simula” um bom posicionamento do maxilar, é como se “acertasse” minha mordida proporcionando esse melhor posicionamento.
Já usei aparelho fixo por +-3 anos e terei que tornar a usar para a cirurgia.
Diante de tudo que li em seu blog e do meu medo ENORME de cirurgia, ainda mais na cabeça, estou muito indecisa se devo ou não fazer essa cirurgia.
Qual a sua opinião doutor: devo fazer as cirurgias?
Se não, quais seriam as outras alternativas?
Me responda, por favor!Sem dúvida essa resposta pode mudar o rumo dessa parte da minha história, já que pelo que eu li essa cirurgia pode me trazer muitos problemas!
Entrei este ano em uma Universidade pública para engenharia, realmente não quero por tudo abaixo por causa de uma cirurgia mal indicada!
Tenho pouco tempo até a próxima consulta onde darei a resposta se farei ou não a cirurgia (pois se sim, já irei colocar o aparelho com a equipe deles).
Apenas um dado: aparentemente essa equipe que está me tratando é bastante conceituada e eficiente. Uma evidência é que eles fazem um grande planejamento da cirurgia, quase uma simulação de como tudo deverá proceder e, segundo eles, diminuindo assim quase totalmente o risco de falhas.
Desde já MUITO OBRIGADA, Doutor Marcelo.
Acsa Almeida
Ana
Infelizmente não pude lhe responder antes.
Caso ainda não tenha dado a resposta ou ainda não tenha feito a cirurgia, sugiro que leia também esse tópico aqui: A jornada de Abby: cirurgia da ATM e suas consequências.
Bom, eu não avaliei o seu caso e não estou com todos os parâmetros necessários para lhe dizer se o seu caso, em particular, precisa deste tipo de cirurgia combinada de ATM e ortognática. Sei que todo esse planejamento cirurgico com simulação virtual impressiona e, de fato, quando bem feito, minimiza e muito a margem de erro. No entanto, isso é válido para a parte estética, no que diz respeito ao posicionamento dos ossos dos maxilares para deixar a face com alinhamento satisfatório. Com relação à ATM, a simulação virtual da cirurgia ortognática, não ajuda muito, não. Aliás, nenhuma simulação de cirurgia articular tem como prever como uma ATM irá se comportar após o procedimento… Aqui na clínica tenho muitos pacientes que chegaram até aqui, porque passaram por cirurgias de reposicionamento de disco que não deram muito certo.
Essa é uma decisão sua. Se você confia nos profissionais que você escolheu, então dê um voto de confiança e siga o que foi planejado, por outro lado, se não está segura, procure outras opiniões, especialmente de profisionais que não são cirurgiões bucomaxilofaciais e que poderão lhe oferecer outros pontos de vista. Lembre-se que é você quem irá conviver com sua ATM, não os profissionais que lhe tratam.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho um problema que me incomoda bastante, meus dentes sao projetados para fora e quando eu sorrio so aparece gengiva, e desde criança sofro com isso.
ate ja procurei um medico para ver mas ele nao deu muita importancia e disse que uma cirurgia ortognatica e bastante perigosa e me tirou a esperança de fazer.
Mas acontece que sou extremamente infeliz por ter o sorriso assim e isso me afasta do convivio social pois me sinto diferente das pessoas e ainda sinto que com o passar da idade a situação foi se agravando.
queria muito sua opiniao a respeito doutor….
Maria, você já procurou um bom ortodontista?
Já fiz outros tratamentos,porém sem resultados!!!
Paulo
As características descritas no laudo são descrições de problemas estruturais que, a depender do que causou, pode ser muito arriscado realizar uma cirurgia, pois o risco de não funcionar é grande, com o agravante de não ser possível voltar atrás, afinal é um procedimento irreversível.
Se você já passou por outros tratamentos sem ter o resultado esperado, o melhor é rever o diagnóstico para averiguar se não passou algo despercebido, caso contrário, a cirurgia pode ser apenas mais um tratamento na lista. Converse a respeito com mais de um profissional antes de tomar a decisão final.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Marcelo..
Há mais ou menos 10 anos,eu sinto fortes dores de cabeça,enxaquecas,dores nos ombros,trapézio,cervical,enfim,interferindo significativamente na qualidade de vida!!!..fiz uma RM(atm esquerda e direita,boca aberta e fechada) em março desse ano com o seguinte resultado:NA SITUAÇÃO EM REPOUSO (BOCA FECHADA),O DISCO ENCONTRA-SE ANTERIORIZADO,ARTICULANDO DISCRETAMENTE COM SUA SUPERFICIE POSTERIOR,CARACTERIZANDO DESLOCAMENTO ANTERIOR.APÓS ABERTURA DA BOCA OBSERVAMOS EXCURSÃO DO CÔNDILO,POSICIONANDO MEDIALMENTE AO DISCO,CARACTERIZANDO MODERADA REDUÇÃO.CONCLUSÃO:RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COMPATÍVEL COM DESLOCAMENTO ANTERIOR DO DISCO COM MODERADA REDUÇÃO BILATERALMENTE.O cirurgião buco-maxilo disse que é caso cirúrgico,o que você acha?!eu sinto dores,creptação,porém nunca tive dificuldade em abrir e fechar a boca.Obrigado!!!
Prezado Dr,
Aproximadamente 10 anos atrás sofri uma luxacao da ATM, Fui bocejar e no processo acabei luxando a ATM.Segui para o hospital, onde após 3 horas foi feita a reducao e atm colocada no lugar. Os mese seguintes foram seguidos por muitas dores, que foram me levando a diversos tratamentos no intuito de elimina-las. Fiz diversos tratamentos, como por ex tens, rpg, acupuntura, usa de psicotropicos, aparelhos moveis, placas miorelaxantes, etc. No final de quase 2 anos acabei fazendo uma artroscopia bilateral da ATM, colocando do arcos de titaneo. Segurima -se anos melhores, onde embora nunca tenha me livrado das dores faciais, elas tenham diminuido.Nos ultimos 8 anos entao com esta melhora, fiquei apenas usando as placas mioreleaxantes a noite p dormir. 2 finais de semana atrás porém voltei a sentir as dores que sentia antigamente.Acordei um domingo de manah com muitas dores e de la p ca nada mudou, apenas dor e dor o dia tdo. Procurei um um ortododontista que disse que minha oclusao e ruim e era precisa usar parelhos, desgastar dentes etc. Fui a um buco maxilo tb, que concorda que a oclusao é ruim e a seu ver uma cirurgia ortognatica e necessaria para que seja corrigida a oclusao e assim me livra das dores. Eu, porém tenho minhas duvidas, uma vez que ja fiz diversos tratamentos e também uma cirurgia, por outro lado nao aguento mais sentir dores.
Nesta segunda vou a outro especialista em campinas, cidade onde moro, o Dr Jorge von Zubem, para pegar outra opiniao. O buco maxilo que mencionei é o Dr Fernando Cesar Davanzo.
Portanto lhe escrevo na esperança de receber alguma opinião / dica sua, bem como perguntar se o Sr. conhece algum profissional na região de campinas que possa me ajudar, muito obrigado.
oje estou tomando nimesulida 2x ao dia, dipirona de 4 em 4 horas e sirdalurd a noite
Jean Paul Malheiros
[…] Na prática do dia a dia, eu tenho visto situações em que este tipo de cirurgia foi indicado para casos em que o paciente apresentava, por exemplo, uma osteoatrite (um processo degenerativo inicial da articulação, que brevemente abordarei em outra postagem) nos côndilos da ATM. Ora, segundo os estudos mais recentes (Henry, Paegle entre outros), a osteoatrite e outros processos degenerativos da ATM estão relacionados às doenças auto-imunes e infecções bacterianas. Então pergunto: como a cirurgia ortognática melhoraria esta situação? […]
Dr boa tarde!
estou com problemas que nao cosigo abrir a boca.
Hoje a abertura é um pouco maior, porém uns 2 dedos, quando forço sinto dor, passei por dois dentistas e os mesmos ao examinar fisicamente e falando comigo e o cirurgiao buxo maxilo pediu tomografia e ressonancia, basenado -se nisso, o mesmo chegou a conclusao de necessidade de cirurgia A ARTROPLASTIA DE ATM.A cirurgia esta marcada para daqui 2 dias e confesso que estou com muito medo por todos os relatos, porém,estou me apegando as opiniões de 3 médicos…..Alem da cirurgia, nestes casos, há outros procedimentos a fazer que possa melhorar esta situaçao….
De qualquer forma agradeço doutor…
Rodrigo
Esse tipo de cirurgia normalmente consegue melhorar a abertura da boca, mas, com frequência, ficam sequelas, especialmente com relação a dores musculares e dor de cabeça. Além disso, há o risco de desenvolver artrose o uma reabsorção condilar progressiva.
Converse com seu dentista sobre os riscos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Fiz uma resonancia magnética bilateral de ATM, e o médico me dice pelo diagnóstico que 80% dos buco-maxilos faciais indeicariam uma cirurgia, mas disse-me que não seria tão radical, e 2ª vou passar em um cirurgião dentista para ver se existe algum ‘tratamento’.
O que o senho pensa a respeito, ele falou sobre fios de ouro….
Obrigada!
Cíntia, você perguntou:
Tudo que eu penso sobre cirurgia de ATM está exposto no blog. Dê uma lida nos textos vinculados às palavras-chaves cirurgia e ATM:
Link para os textos
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] E para quem acha que esse caso do artigo é algo raro de acontecer, dê uma busca no blog e descubra relatos como este daqui: comentário de internauta sobre sua experiência com cirurgias de ATM […]
Boa noite Dr.Marcelo.
Me ajude Dr. Não tenho mais vida, pois não vivo um minuto sem dor ( Muita dor e sofrimento);
O meu caso é um pouco diferente, pois a causa da minha ATM foi uma lesão ossea no maxilar, causa de uma queda da cama quando eu tinha 9 meses,ou seja eu era u bebe e hoje estou com 30 anos e só agora descobri tal fato, devido a muitas dores em todos a região faceal:cabeça/ouvido/olhos, pescoço/dificuldade para abir a boca/ travamentos e estralos entre outros sintomas.
Quando tinha 23 anos tive um traumatismo, fiquei mais de 6hs com a boca aberta, nessa epóca já era um pessímo sinald e algo estava errado, mas não fui atrás de tratar e deixei os anos se encarregarem de piorar minha situação, até que cheguei ao extremo, comecei a sentir tanta dor de cabeça, que só de tocar na m,inha cabeça sinto dor.Os olhos e ouvidos sofrem , a boca trava, dificuldade até para falar;..a coisa ficou muito complicada , foi ai que busquei um Buco e esse pediu uma ressonancia , nessa ressonancia acusou a lesão, o médico achou estranho e pediu uma tomografia, e lá fiocu confirmado a lesão do lado esquerdo e o descolocamento do lado direito.
Atualmente estou tratando com uma placa, mas essa me faz sentir mais dor, eu sinceramente não sei o que será;A médica disse que teria que fazer uma cirurgia, daqui uns 3 meses, mas no momento fala que pode ser que a placa me salve..não sei não, não estou confiante e de verdade pereferia a cirurgia o quanto antes, assim acho que acabaria com esse sofrimento;
Tenho tido crises de dores que só passam com Tramal, remédios para dores cronicas que causam reações muito fortes;
Gostaria que opinasse no meu caso:
Será que posso ser curada com uso de uma placa aclilica?
Não seria caso de cirurgia?
A cirurgia é muito complexa? Pode causar sequelas?
Desde já agradeço sua atenção;
Ivone, acabei de responder à internauta, Luísa (loga acima, neste mesmo tópico) sobre algumas questões relativas à cirurgia, que também vale para você.
Quanto ao tratamento com placas, dê uma lida nestas duas postagens:
Plaquinha resolve?
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Casos desafiadores, como parece ser o seu, me interessam bastante, de modo que se você tiver interesse, entre em contato aqui com a clínica por e-mail: contato@marcelomatos.com ou por telefone: (71) 3248-4434 / (71) 3248-4111
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.
Gostaria muito da sua opinião sobre o meu caso.
Na adolescencia extrai os 4 pre molares e usei aparelho ortodontico por 6 anos. Desde então comecei a sentir dores e estalos na ATM, principalmente na direita. Ha uns 2 anos tive um episódio de travamento constante, dificuldades para abrir a boca e mastigar.
Procurei um especialista e durante 6 meses usei placa para relaxar a musculatura. Atualmente meu quadro está estável, escuto estalos do lado direito quando abro bem a boca e dores apenas ocasionais. De qualquer forma me preocupo pelo meu histórico.
Procurei um cirurgião buco maxilo com a intensão de fazer uma cirurgia ortognática com objetivo de corrigir uma deformidade classe II moderada.
O especialista me pediu um Ressonancia das ATMs e antecipou a necessidade da extração dos sisos, de uma cirurgia planejada (considerando a possibilidade de operar as ATMs conjuntamente com maxilar e mandibula)e tratamento ortodontico preliminar.
Minha preocupação está em, realizando a cirurgia, mesmo que não seja necessário operar as ATMs, possa acarretar na piora dos sintomas relacionados à ela.
A deformidade da mandibula e maxilar é algo que me incomoda bastante esteticamente. Porém, de forma alguma quero conseguir melhora em um aspecto em detrimento de outro.
Parabéns pela iniciativa e, antecipadamente, obrigada pela sua opinião.
Olá Luisa,
Fico feliz que tenha gostado do blog.
Bom, quanto ao seu caso é importante lembrar que toda cirurgia apresenta riscos… Em particular eu não sou partidário de cirurgias de ATM salvo as seguintes situações que estão bem embasadas na literatura científica e na prática clínica diária:
– Quando há tumores envolvidos;
– Anquiloses verdadeiras;
– Fraturas cominutivas (aquelas com deslocamento de fragmentos ósseos).
Afirmo isso por dois motivos:
1) em vista de atender muitos pacientes que já passaram por diferentes procedimentos cirúrgicos de ATM e chegaram aqui na clínica em estados bem ruins. Aqui pelo blog você encontra muitos relatos também, dê uma lida nesse comentário aqui: relato da internauta Marilac;
2) As principais instituições mundiais relacionadas à ATM não recomendam cirurgias para tratar disfunção. Fiz uma postagem sobre isso, dê uma lida aqui: Recomendações internacionais sobre cirurgias de ATM.
Com relação a cirurgia ortognática com objetivo de correção de deformidades faciais é importante saber se a alteração é decorrente de um problema na ATM, pois se não for, tudo bem, a cirurgia é algo bem eficiente e já bastante aceito,no entanto, se a deformidade for oriunda de uma patologia na ATM as chances de haver problemas na cirurgia (sequelas, recidiva, dores, etc) são maiores. Aliás, neste caso a cirurgia teria de ser categorizada como aquelas não recomendadas conforme a postagem que te indiquei (logo acima) para leitura.
Há também outro fator, este tipo de abordagem atuaria na consequencia, a deformidade, e não na causa, o problema na ATM, de modo que se o problema continuar…
Veja, por exemplo, o caso publicado numa das mais importantes revistas científicas brasileiras, a Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial: Reabsorção condilar progressiva após cirurgia ortognática (pode demorar um pouquinho para carregar o arquivo).
Preste ateção na legenda da figura 16, a paciente volta a ter o mesmo problema que tinha antes do tratamento e a operaram mais de uma vez para fechar a mordida aberta! Isso aconteceu porque o processo patológico na ATM continuou, gerando uma perda suporte posterior, produzindo uma rotação da mandíbula, com ponto de apoio nos dentes de trás e acarretando a mordida aberta anterior. Aí, em casos assim, eu pergunto: Vai ficar repetindo cirurgia toda hora? Quando isso vai terminar?
Bom, por essas e por outras que, aqui no blog, eu sempre “bato na mesma tecla”: conversar com seu dentista para reavaliar o diagnóstico ou consultar outras opiniões, de preferência de escolas (“filosóficas”) diferentes. Nesse sentido, esse outro texto aqui poderá ajudar: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor marcelo eu ja fiz cirurgia da atm e remocao do disco esquerdo, fiz em maio de 2008, as dores melhoraram so que continuam os estalos do lado esquerdo agora o doutor disse q tenho que fazer avanco de mandibula para a outra cirurgia nao fica perdida
Divani
Estalos pode ou não ser patológicos, é preciso investigar. Explique para seu dentista a respeito do que está acontecendo.
Quanto à cirurgia ortognática, imagino que seu dentista a tenha proposto dentro de um contexto de planejamento. Converse com ele e peça para ele explicar. É muito importante entender todos os riscos e benefícios do procedimento pois a cirurgia é irreversível.
Quanto aos seus sintomas, a cirurgia resolveu? Você ainda tem algum tipo de dor? Dor de cabeça?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] exemplo dessa bola-de-neve da qual as seguradoras de saúde tem conhecimento é essa postagem feita por uma internauta aqui no […]
Boa noite, Dr. Marcelo.
Com relação à sua pergunta… Sinto dores de cabeça, sim, porém não são muito frenquentes. Enxaqueca eu nunca tive. Das dores de cabeça que tenho, algumas vezes é aquela dor na região temporal, bem muscular.
Ludmila, uma pergunta: você tem dor de cabeça (cefaléia tensional, exnaqueca, etc.)?
Boa noite, Dr. Marcelo.
Meu nome é Ludmila, tenho 29 anos e há aproximadamente 3 anos estou fazendo tratamento para a ATM.
Quando adolescente eu tinha click mandibular, porém não cheguei a fazer tratamento. Só procurei tratamento quando em um exame admissional a dentista me disse que se eu bocejasse demais, minha mandíbula ia cair. Me assustei! Apesar de ter feito uma placa, acabei não a utilizando.
E então, há um pouco mais de 3 anos, minha mandíbula travou, fiquei com limitação de abertura e sentia muita dor ao mastigar alimentos mais duros. Sem contar a dor de cabeça e a dor de ouvido.
6 meses após esta situação, iniciei o tratamento para ATM. Nas duas ressonâncias magnéticas que fiz, foi constatado deslocamento do disco sem recaptura. A segunda foi realizada aproximadamente 1 ano após o início do tratamento com placa.
Agora minha abertura já melhorou bastante (ainda sinto um pouco de travamento do lado direito), não tenho sentido dores (esporadicamente apenas), mas o que tem me incomodado bastante é a crepitação. Qualquer pequeno movimento que faço com a mandíbula, escuto aquele barulhinho irritante de areia. Estou preocupada! Isso melhora? O que significa exatamente? Meu disco se degenerou? Meu dentista disse que é por causa das rugosidades do osso e também que meu disco pode ter sido perfurado, mas que apesar disso, o disco está estabilizado. É isso? Pode ter alguma relação com doença auto-imune?
Ainda, gostaria de saber se você possui alguma indicação de dentista especializado em ATM aqui em Curitiba.
Muito obrigada!
Olá Ludimila
Você perguntou:
A crepitação é um sinal indicativo de que os tecidos articulares estão iniciando um processo degenerativo.
Depende do que você entende por melhorar. Sugiro que dê uma lida neste tópico aqui: Melhorei da minha DTM, estou curada(o)?
Sim, de fato, o som da crepitação vem justamente da rugosidade das superfícies que estão em contato. Você pode conversar com seu dentista sobre essa questão, afinal você não fez a ressonância magnética (RM) um ano após o tratamento com a placa? Então ele deve ter como te esclarecer melhor. De repente é o caso de fazer uma nova RM para acompanhar a evolução do quadro. Como eu disse, converse com ele.
De poder pode, mas é preciso investigar para saber.
Sobre indicação de profissional, leia aqui essa postagem:
Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Estou com problemas sérios na ATM meu maxilar trava e tem estralos passei por um especilasta e me disse que tenho que fazer a danada da cirurgia estou muito preoculpada com essa cirurgia qual os pros e os contra …
Olá Cristina.
Eu não sei que tipo de cirurgia de ATM você irá fazer, mas praticamente tudo que eu poderia lhe falar a respeito deste tema, você pode encontrar nesses tópicos aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/tag/cirurgia-da-atm/
Leia também esse depoimento aqui de uma internauta que foi submetida a várias cirurgias sem o resultado esperado: http://www.patologiadaatm.com.br/quando-a-cirurgia-da-atm-falha/#comment-122
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Agradeço a informação , e quanto ao caso da Luana ?
[…] Este útimo ponto faz parte das diretrizes das prinicpais organizações internacionais ligadas à ATM e dor crônica, como a AACP – American Academy of Craniofacial Pain, a AAPM- American Academy of Pain Management, dentre outras, justamente por causa dos inúmeros relatos de casos de pessoas tratadas com técnicas cirúrgicas ou ortodônticas que terminam por não dar certo e deixam o paciente em uma situação pior que a da dor inicial. Aqui mesmo no blog há muitos relatos de pessoas que sofreram com este tipo de situação, basta dar uma lida nos comentários dos tópicos sobre cirurgia. […]
Olá Marcelo
Tenho 25 anos e desde adolescencia percebo que minha mandibula é jogada para o lado esquerdo. Realmente minha mandibula é maior que o maxilar, o que faz com que as duas partes não se encaixem, procuro já há uns 3 anos tratamento e já fui em uns 5 ou 6 destistas, buco-maxilos, mas desisto do tratamento com medo de dor e tal, mas as pessoas acabam falando que se não fizer cirurgia pode ser pior, posso ter dores dfe cabeça e ouvido no futuro e etc… Agora tenho um plano de saude legal e penso em fazer a tal cirurgia ano que vem, já que todos dentistas que consultei falaram que realmente meu caso é cirurgico. Sera que em um caso assim somente aparelhos e outros tipos de tratamentos não ajudariam? Não encontro aqui em Sao Paulo alguem que queira tentar somente outro metodo, todos envolvem cirurgia, Mas olha, eu não acho que no meu caso o meu sorriso é feio, sinto dor e cansaço poucas vezes e algumas pessoas so percebem que tenho a boca torta quando eu falo que tenho… será que devo procurar mais uma opinião? Você conhece alguem que não queira resolver tudo só com cirurgia? Obrigada pelas ajuda…
Juliana,
Existem algumas formas não cirúrgicas de compensação da desproporção dentária e maxilo-mandibular, no entanto, a depender da magnitude da discrepância e das diferenças dos segmentos ósseos entre os lados, a correção pode ter de ser realmente cirúrgica. Entretanto, estou partindo do pressuposto de que não há nenhum problema em suas ATM´s, pois se houver a ATM tem de ser tratada primeiro para eviter o aparecimento de sequelas indesejáveis e até mesmo de recidiva do problema inicial. Aliás, problemas estruturais na ATM, especialmente se houver mais dano em um lado só, são algumas das causas de assimetria facial (nome técnico dessa situação que você descreveu), que se não for resolvido pode complicar.
Infelizmente, não conheço ninguém em São Paulo que eu pudesse lhe recomendar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá doutor, preciso de sua ajuda. tenho 25 anos e de uns tempos pra cá tenho percebido que varias vezes ao acordar a noite estou com a lingua presa entre os dentes, antes eram as bochechas. minha lingua esta toda machucada e é exatamente nas laterais e no meio que é onde os dentes pegam , alem de que arde, doi. gostaria de saber do que se trata, qual o tratamento e que tipo de specialista devo procurar. abraços e muito obrigada.
Iara, sua língua pode estar buscando espaço na cavidade bucal e/ou talvez esteja se interpondo entre os dentes tentando compensar algum problema no posicionamento da mandíbula, entretanto, issa é apenas uma impressão sem maior relevância uma vez que não fiz um exame clínico em você. Minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM e um fonoaudiologista da área de motricidade oral.
Quanto à ardência da língua, talvez um dentista estomatologista, possa ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá dr.!sOU ACS E comecei a sentir a 8 dias muitas dores na região da mandíbula e achava que estava com dor de dente,não sabia dos três últimos quem era o causador dessa dor.oS dois dentistas da minha cidade avaliaram e não encontraram nada.Pediram um raio x já fiz e também nada.as dores são muito intensa e me doi toda região perto da orelha pro olho.o dentista que avaliou o raio x falou sobre essa patologia “ATM” que nem sabia que existia.Fui encaminhada à UFRN,mas pra minha infelicidade só tem vaga no mês de março.estou preocupada pois não sei muito sobre essa doença e não sei que riscos eu corro,se for pra fazer cirurgia não vou ter dinheiro e se for para tratamento não sei o que fazer.Fora a ufrn onde encontro esse tipo de tratamento?me ajude Dr. sinto muitas dores,zumbido no ouvido e sempre acho que estou com dor de dente,o que faço pra melhorar esas dores?SERÁ QUE VOU FICAR COM ESSA DOR MUITO TEMPO? ME RESPONDA LOGO DR.OBRIGADA!
Marcélia
Você perguntou:
A dor em sí costuma ser flutuante, tem gente que fica com dor o tempo todo e e há quem tenho períodos que a dor vai e volta, ou seja, eu não tenho como responder a esta pergunta sem fazer uma avaliação do seu caso.
Infelizmente, não conheço um local com atendimento gratuito em seu estado. Minha sugestão é que procure um profissional pois a resposta para sua pergunta vai depender justamente do tipo de patologia da ATM que você possui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. Marcelo a presença persitente em adultos do forame de Huschke na região medial do meato acústico externo pode facilitar a ocorrências de muitas artrites sépticas disseminadas do ouvido. Vc já teve algum caso diagnósticado via imagens(IRM) semelhante. Como vc direciona a antibióticoterapia para esses casos de artrites sépticas?
Muito Obrigado
Fábio Costa
Olá Dr. Fábio!
Certamente. Se você for verificar na literatura, a maioria dos relatos de casos e série de casos, abordaram essas artrites sépticas com artrocenteses acrescida de antibiótico via oral. Aliás isso é algo que se faz também na ortopedia médica. Essa é uma abordagem especialmnte mencionada em casos agudas, entretanto estes são aqueles casos que o paciente chega no hospital, com sinais clássicos de infecção e dificuldade de movimentação (abrir, fechar, mastigar) damandíbula.
Em particular, tenho alguns casos documentados de forame de Huschke, entretanto, nestes casos, a identificação é melhor feita por tomografia que pala IRM.
Também tenho casos que nos fazem questionar se essa abertura, no adulto, é realmente uma permanência do forame de Hushke ou se é uma reabsorção da parede timpânica do osso temporal aasociada a uma patologia da ATM, da mesma forma que, às vezes ocorre, no contorno superior da fossa mandibular.
De muitas maneiras e isso é tema para uma palestra de dois dias e meio (rsrsr), mas quanto a isso eu estabeleci uma parceria com reumatologistas e infectologistas para a abordagem deste componente do tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu sou jerlly tenho problema de atm preciso de tratamento e nao conheco niguem dki da bahia mim manda um numero q eu possa emtra em contato mi ajuda
Jerlly, você pode entrar em contato pelo número (71) 3248 4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, me chamo Ana Carolina e moro em Manaus. No início de 2008 fiz uma cirurgia para remoçao do terceiro molar com um profissional muito competente de minha cidade. Todavia, após um mês desse procedimento comecei a sentir muita dor na articulacao têmporo- mandibular, acompanhada de intensa creptação. No entanto, como essa dor era mais frequente pela parte da manha, fui deixando o tempo passar e observando o que aconteceria, já qu nao era algo que me incomodava tanto. mas claro que procurei o dentista que tinha realizado a minha cirurgia e perguntei se aquilo era normal. Ele me disse que aquela dor nao tinha nada a ver com a cirurgia de remoção do terceiro molar (dúvida que tenho até hoje). Bem, os meses foram se passando e quando menos esperei já estava com uma forte dor à mastigaçao, e uma creptação intensa, que durava o dia todo. Como faço medicina, conseguia durante esses meses me auto-medicar quando sentia muita dor. Mais tardar comecei a procurar em minha cidade profissionais especialistas no problema. Um dentista, que considerei um bom profissional, pediu uma panamorâmica. Ao resutado, ficou comprovado que havia um deslocamento do disco. Pra lhe ser bem sincera, nem eu mesma sei explicar exatamente o meu problema, pois ainda nao encontrei um profissional que estivesse disposto a me explicar. Continuando: esse dentista que havia pedido a panorâmica, me encaminhou pra um buco-maxila. No entanto, como meus pais são médicos e já tinham ouvido falar muito bem de um tambem médico, cirurgiao cranio-facial da cidade, minha mae achou melhor que eu fizesse uma avaliaçao com ele. Ao ver minha panorâmica, ele disse imediatamente que seria necessário uma intervenção cirúrgica: artroplastia para luxaçao recidivante de ATM. Ele nao quis me dar muitas informaçoes sobre a cirurgia, só disse que faria uma escarificação no osso, com um gelcro. Disse que meu problema estava na maxila e nao na mandíbula. Minha mae sentiu muita segurança com esse profissional e decidiu que assim que terminasse meu período da faculdade, em julho desse ano, eu iria me operar. Minhas dores, acho que esqueci de mencionar, eram no lado direito, apesar de algumas vezes eu apresentar creptacoes do lado esquedo (mas sem presença de dor). Realizei a cirurgia em julho. Isso para mim foi traumático até mesmo psicológicamente. Bem, realizei a cirurgia com grande sucesso. E fiquei com aquela placa de platina na boca por 22 dias. Foramm 22 dias sem movimentar a articulaçao, e somente tomando líquidos. Nessa epóca, fiquei muito triste e perdi mais de 7 kg. Bem, me lembro como se fosse hoje, o dia em que fui remover a placa de platina. Estava muito feliz, pois acreditava já ter alcançado a cura de meu problema. No entanto, nao foi bem assim. O médico me orientou que inicielmente eu continuaria com um pouco de creptaçao e dor, mas que seria por pouco tempo, e me encaminhou para a fisioterapia. Comecei com a fisioterapia, e com o passar dos dias notava que nao alcançava melhoras na dor. Em contrapartida a creptaçao já nao era tao constantante como antes da artroplastia. Bem hoje, um pouco mais de dois meses depois de minha cirurgia continuo com intensa dor na articulacao temporo-mandibular e com creptaçao na regiao. Se toco em meu rosco no lado direito, sinto muita dor. É como se tivesse levado um “soco”. Meus pais querem tentar outro recurso agora no final do ano. Pensaram em irmos a Sao Paulo atrás de um grande especialista, já que na minha cidade eles sao muito raros. Gostaria muito de sua opiniao sobre meu caso, Dr. Marcelo. Desde já agradeço a atençao.
Ana Carolina
Ana Carolina,
Como você já deve ter percebido pelos tópicos do blog, eu não costumo recomendar cirurgias de ATM justamente pelo número de pacientes que me procuram com situações semelhantes às que você descreveu.
Bom, cirurgia de ATM não é como as de joelho, enquanto que esta última costuma ter bons resultados e vemos, inclusive, muitos atletas se recuperarem e voltarem a esportes de alto rendimento, o mesmo não se passa com a primeira. A biomecânica da ATM é completamente diferente do joelho e consequentemente a sua constituição histológica também, embora ambas sejam articulações sinoviais… Deste modo, cirurgias de ATM, como é o caso da artroplastia, inspiradas em equivalentes da área de ortopedia e traumatologia médica, não obtém os mesmos resultados, pelo menos não no presente estado de desenvolvimento científico. Desculpe ser tão sincero, mas vamos ao seu caso.
A crepitação na ATM, via de regra, indica a presença de um processo degenerativo e este, pode ter muitas causas diferentes tais como traumatismos, infecções e alterações autoimunes. O deslocamento do disco articular da ATM é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de situação, afinal, quando isso ocorre, as funções atribuídas a esta estrutura ficam comprometidas (amortecimento de cargas, distribuição da sinóvia e consequente nutrição de tecidos, dentre outras coisas). No seu relato, o que não ficou claro para mim, é a forma como a constatação do deslocamento de disco foi realizada, pois uma panorâmica permite a visualização apenas de tecidos duros e mesmo assim, na área da ATM, as distorções de imagem são muito grandes. É por este motivo que para avaliação dos tecidos moles (disco e ligamentos) se utiliza a Ressonância Magnética (RM) da ATM.
Se ocorreu um deslocamento do disco, Do ponto de vista da metodologia que utilizo aqui na clínica, o ponto fundamental é descobrir o porquê, ou seja, “como” e “o que” causou tal deslocamento, qual a extensão dos danos (é aqui que entra a RM) qual o impacto destes danos no funcionamento do aparelho mastigatório, se há alguma doença de base associada, o quanto os danos podem ser revertidos e qual a melhor terapêutica para isso. Apenas depois destas questões respondidas é que iniciar-se-á algum tipo tratamento.
Nesse sentido, minha sugestão é que procure algum profissional com experiência em patologia da ATM, para que seja efetuada este tipo de abordagem. Evite ao máximo, qualquer tipo de procedimento sem que se saiba com que tipo de problemas você está lidando. Essas são as recomendações das principais organização relacionadas ao tema “ATM”, tal como a AACP, AAOP, AAPM, dentre outras.
Abraço e boa sorte,
Marcelo Matos
Olá Doutor. Eu creio que o meu problema mandibular é menos grave, mas não menos preocupante. Aos 15 anos eu era dentuça e o ortodontista colocou aparelho apenas na arcada superior. 3 anos depois, já sem o aparelho, comecei a ter problemas no abrir e fechar a boca. Não encaixava mais direito. Aos 29 anos sentia a mandibula meio solta. Fui a um ortodontista que tratou minha mordida que estava cruzada. Agora, aos 36 anos, faz um mês, minha mandibula sai do lugar e estala para voltar enquanto eu falo. Não sinto dores, mas levo sustos toda hora. Estou preocupada, será que só cirurgia vai resolver isso?
Alexandra, Cirurgia é a última opção. Há tratamentos até mais eficientes sem serem invasivos.
O primeiro passo é verificar o porquê da sua mandíbula ficar se deslocando e atuar na causa. Uma cirurgia, sem que se saiba a resposta para essa pergunta, pode até impedir o deslocamento constante mas não irá impedir que os mecanismos biológicos que provocaram os sintomas continuem ocorrendo e, como resultado, outras sequelas começam a aparecer.
Sugiro procurar um profissional com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Chega em minhauei até seu blog através de pesquisa sobre ATM, busco informações a respeito para possível tratamento. Há alguns meses atrás passei a sentir dor na face do lado esquerdo, não sabia identificar direito a localização, porém o desconforto era maior quando eu mastigava albu alimento mais consistente e ao bocejar. Procurei um dentista, sendo que este recomendou a retirada do dente ciso. alo extrair o dente, ocorreu um alveolite que levou mais de 20 dias com processo de dor. Em razão disso, consultei com outro dentista e este solicitou um raio x panorâmico, constatando o perfeito estado de meus dentes bem como de minhas gengívas. Porém ao análisar o raio x, verificou que havia um desgaste ósseo na mandíbula, indicando o uso de uma placa de acrílico para usar à noite, explicando que não tinha como curar o problema e que esta placa poderia amnenizar o desconforto por relaxar as mandíbulas. Não estou bem convencida da eficácia, mas estou usando a placa. Porém, o desconforto continua, não chega a ser uma dor forte. Procuro orientação a fim de tratar corretamente ou quem sabe até solucionar de vez o problema. Na minha cidade ou região não existe especialidade no assunto, por isso estou a procura. Agradeço-lhe a atenção e aguardo retorno. Até mais.
Olá Gleci,
A alveolite foi resolvida?
Bom, quanto à ATM, o que posso dizer é que o “desgaste” pode ser a sequela de diferentes doenças, de tal forma, que será preciso uma investigação de muitos outros fatores para saber como, então, proceder para ter melhores resultados no seu caso.
Para você ter uma idéia, esse “desgaste” pode ser tanto de origem biomecânica, relacionado ao funcionamento da articulação, quanto em função de alterações sitêmicas que precisam ser investigadas, tratadas e/ou controladas.
As pessoas mais próximas de sua região, que me sinto à vontade para indicar, são: a Dra. Cosétti Bonfadini, em Passo Fundo ( cosettib@yahoo.com.br ) ou a Dra. Lídia Yavich ( lidiayavich@clinicamy.com.br ) em Porto Alegre.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR.MARCELO GOSTARIA DE TIRAR UMAS DÚVIDAS,ESTOU COM DISFUNÇÃO NA ATM,O BUCO MAXILO PEDIU RAIO X E DETECTOU 0,9 MM DE ASFASTAMENTO DA MANDIBULA DOS 2 LADOS NÃO ENTENDO ISSO MUITO BEM, MAIS ESTOU MUITO MAL SENTINDO DORES MUITO FORTES NA ARTICULAÇÃO NO ROSTO , NO OUVIDO E DOR DE CABEÇA, O MÉDICO ME PASSOU SIRDALUD DE 6/6 HS DURANTE O DIA TENHO UMA MELHORA, MAIS A NOITE NÃO DURMO DE DOR,TENTO COMPRESSAS MAIS É EM VÃO.PEÇO SUA AJUDA POIS ESSA DOR É MUITO DESESPERADORA E TENHO MEDO DE NÃO CONSEGUIR OBTER MELHORAS.OBRIGADA
Olá Renata
A primeira coisa a ser feita é conversar com seu dentista a respeito desses resultados que você vem tendo com os medicamentos. Quando um tratamento não está andando bem, o melhor é reavaliar o diagnóstico e verificar se algo passou despercebido. São esses detalhes que, quando identificados, podem mudar completamente o curso do problema.
Dê uma lida também nos tópicos abaixo:
“O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM”
“Disfunção da ATM e remédios”
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola Dr maecelo parabens pelo seu blog .Bom fiz uma cirurgia de atm em 05/02/08 já se passaram 7 meses e sinto muita dor ao mastigar ou falar coloquei 2 pinos de titaneo,uso diariamente a placa dia e noite ,sinto muita dor de ouvido enfim o lado é esquerdo tomo medicamento,tegretol,gabapentina os remedios somente me deixam anestesiada mais nada ador continua ,li sobre nossa amiga Marilac fiquei com muito medo fui ao medico hoje e ele me passou mais 20 fizioterapia o que devo fazer o que pode amenizar minha dor devo continuar o tratamento ,procuro outro especialista por favor estou no centro de são paulo se puder me indicar agradeço
Mari, é por estas e por outras que não aconselho cirurgia de ATM, quando há alternativas reversíveis com resultados muito melhores.
No momento, considerando que você já fez a cirurgia, o melhor é conversar abertamente com seu dentista e verificar com ele o que mais pode ser feito. Pode ser que seja necessário mais tempo para o processo de cicatrização e/ou que mais algum tipo de cuidado precise ser viabilizado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo Matos
Estou sofrendo com um problema de disfunçõa na atm
e sofri muitos anos com dor de cabeça e há 2 anos estou com um zumbido muito forte no ouvido esquerdo. ja fiz ressonancia da cabeça,exame de labirinto, audiometria,e os resultados normal ,ate que o otorrino me mandol para um buco maxilo e fiz uma ressonancia da atm que ele determinou como disfunçao e me encaminhou para uma fonoaudiologa e me disse que os exercicios iriam fazer o zumbido sumir. tenho duvidas que so este tratamento ira me curar? eu ja nao aguento mais, sofrer. gostaria de sua opiniao e se devo ficar so com a fono? Conhece algum profissional em minha cidade que poderei tratar este problema. pois o zumbido esta ficando insuportavel mais de que a dor. me de uma direção que eu possa seguir.
Atenciosamente,
Fabiana
Fabiana Lyra,
Se há um problema na sua ATM, certamente será preciso mais que exercício, aliás há situações em que exercício nem mesmo é a melhor opção.
Outra coisa importante é saber do seu dentista que “disfunção” é essa… Pois esse é um nome genérico para uma gama muito grande de doenças que afetam o sistema mastigatório. Além de saber que é uma “disfunção da ATM”, é importante saber quais estruturas estão lesionadas, qual a implicação dessas lesões no funcionamento e qual as possibilidades de regressão do problema.
Converse com seu dentista sobre essas questões e verifique com ele outras opções de tratamento.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Há mais ou menos 2 anos e meio tenho problemas na ATM. Não sofro tanto com dores, elas até que são moderadas. Talvez uma ou duas vezes por semana as dores ficam mais intensas (dores mandibulares, nas têmporas e atrás dos olhos). Acho que depende do meu nível de stress.
O lado esquerdo do meu rosto está com estalos fortíssimos (ao mastigar, abrir a boca, com movimentos laterais, etc). Além disso, sofro de bruxismo e briquismo.
Já procurei um especialista aqui em São Paulo, mas não achei confiável. Ele queria logo de cara me encaminhar pra uma cirurgia.
Gostaria de uma orientação. Qual sua opinião para meu caso? Qual profissional devo procurar?
Fico no aguardo
Obrigado
André Menoti
André, dores que ocorrem de uma a duas vezes por semana de forma intensa já é algo muito importante a se considerar!!!
Os estalos, indicam problemas estruturais em relação aos componentes internos da ATM, normalmente o disco, que imploica toda uma alteração funcional da musculatura e o quadro de dor. Também possui uma relação com o bruxismo.
A melhor orientação que posso lhe oferecer, é que procure novas opiniões uma vez que você não se sentiu muito seguro com a primeira. Aliás, com razão, pois cirurgia de ATM, salvo raras excessões, costumam trazer mais sequelas e problemas que solução.
Visite outros profissionais e dê um voto de confiança àquele que você sentir que realmente domina o assunto e que lhe passe confiança.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostaria de saber se uma restauração dentária mal feita pode desencadear dor na ATM pois sempre tive esse problema de estalo, mas após ter feito uma restauração dentária desencadeou uma dor justamente do lado da resutauração, isso pode ser o a causa da dor? Qual é o profissional a ser buscado seria o Buco-maxilo-Facial? ou ortodontista?
Irineu,
Sim, uma restauração “alta” pode desencadear dor na ATM. Entretanto se vc já tinha estalo significa que você já tinha um problema na ATM. O estalo é fruto de um problema estrutural importante e a restauração pode apenas ter sido o gatilho da dor. O melhor profissional para solucionar esse seu problema é um dentista com experiência em patologia da ATM ou, na falta deste, um especialista em DTM e dor orofacial.
Você poderá encontrar uma lista de profissionais aqui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo Matos. Venho pedir uma elucidação do meu caso. Tenho hoje 41 anos e desde os 18 anos tenho problemas de ATM pelo menos que me dou conta. Pois retirei dente da arcada inferior os últimos quando menina ainda, até chegar aos 25 já fiz vários canais. Usei placas para correção de mordedura por volta dos 20 anos onde me ajudaram muito com problemas de dor de cabeça e tensional, (pescoço, costas até mesmo dores no peito). Bem os anos se passaram e tive foi a total desarmonia dos dentes. Na mordida meus dentes superiores cobrem os inferiores, e ainda ocorre o aprofundamento dos dentes superiores torcendo a minha mandíbula inferior para o lado esquerdo para que se acomode com a parte superior. Não sinto dores. Mas tenho deslocamento mandibular algumas vezes com travamento não é frequente pois fico me policiando. ocorre mais quando vou ao dentista mesmo. O que ocorre é que tenho um zunido na cabeça que estou tentando sanar deesde os meus 15 anos. Já fiz uma esterectomia para sanar uma questão de anemia que me informaram que poderiar ajudar a provocar esse zunido (o stress sabe?…) Já fui ao Neuros (exames normais) otorrinos (me passaram tratamento de Ginko Biloba por três meses e reavaliar o caso) não voltei mais, Fonoaudiólogo constatou por teste de audimetria perda de audição no ouvido esquerdo de 30%. /Em resumo estou para iniciar um tratamento ortodôntico, já estou com o plano feito… Com o intuito de tentar sanar esta questão do zunido. Veja bem não sinto dores mandibulares. Vi uma resportagem que até a falta de um dente pode provocar o zunido na cabeça e que no hospital da Universidade de Ribeirão Preto SP em Otorrinoralingologia está se especializando nesses casos. Bem… pelo plano que me foi colocado tenho três condições para efetuar a colocação do aparelho. E em um desses planos e aconselharam fazer a cirurgia pois na colocação do aparelho não vai garantir que os dentes que serão empurrados para frente fiquem na posição adequada, ouseja, pode ser que eles voltem a se projetarem pro fundo da boca, então pelo o que entendi eu operaria a arcada inferior projetando para frente para que a arcada superior depois da correção com o aparelho encontre a mordedura confortavél e definitiva com a arcada inferior. Bom me parece ser mais uma questão estética do negócio. Agora!? Se eu fizer essa cirurgia pode cooperar para que não sobrecarregue a ossatura próxima ao ouvido, aliviando a pacada da mastigação e não pressionando músculos auditivos e com que o zunido pare (que é o meu sonho)? Ou se eu operar posso mexer no que está quieto e passar a sentir dores como as relatas pelos colegas pacientes ai já relatados? Ou concerto uma coisa e prejudico outra? Bem Eu faço ou não essa operação. Lembrando que a intençao desse tratamento ortodôntico é a de tenta sanar a questão do zunido no ouvido. O SUS cobre essa operação? Quanto ela custa normalmente?
Irei conversar com o médico cirurgião ainda esta semana.
Grata.
Olá Oslane,
A DOR não é a única indicadora de um problema na ATM, aliás é até um mau indicador, pois é um sintoma cíclico que nem sempre reflete o estado patológico da ATM.
Esse é um indício muito forte de que há um problema nas suas ATM´s ainda não resolvido…
Bom, o zumbido é sempre um dos sintomas mais difíceis de se controlar, até mesmo porque é muito complicado certificar-se que é o problema no aparelho mastigatório que o está provocando.
Se o seu objetivo é tratar os problemas dentários e da ATM no sentido de resolver o zumbido, é muito importante que você esteja consciente de que a relação entre os dois problemas pode não ser tão direta assim… Você pode ter a sorte de obter o resultado esperado mas também pode não ter efeito nenhum, principalmente porque a ortodontia, como você mesmo relatou, tem como finalidade a correção do alinhamento dos dentes e o problema está justamente aí: ter os dentes alinhados e esteticamente agradáveis não significa que os músculos irão trabalhar adequadamente e que a disfunção seja corrigida. Há milhões de pessoas por aí com a dentição perfeita e com a articulação temporomandibular patológica.
No entanto, pelo seu relato é evidente que há problemas dentários e também relacionados à ATM. Assim, considerando seu objetivo (verificar se melhorando este problemas, o zumbido também melhora), é importante você procurar um profissional que possa trabalhar com tecnicas REVERSÍVEIS, pois as principais organizações mundiais que lidam com o tema da ATM (AACP, AAOP, dentre outras) são unânimes em afirmar que procedimentos irreversíveis, como é o caso da cirurgia e da ortodontia, devem ser evitados ao máximo no tratamento das desordens da ATM. Agora se INDEPENDENTE do zumbido, você quer tratar a sua condição bucal, aí é outra coisa… Trate.
Se com um tratamento convencional neurofisiológico o zumbido não regredir, são poucas as chances de regredir com qualquer outro tratamento odontológico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, dr. Marcelo, uma amiga minha é sua paciente em Salvador (Giselle) e recebi sua indicação. Moro em Campinas-SP e tenho problema na ATM, gostaria de saber se você tem indicação de algum odontólogo aqui para me fazeR? Agradeço muito sua atenção! Aguardo retorno por email, obrigada, ML.
Olá Myriam
Infelizmente eu nei sei de ninguém em São Paulo com formação em patologia da ATM ( patologia Crânio Mandibular), que trabalhe numa linha semelhante à minha e que eu me sinta seguro em te indicar. Entretanto, você poderá encontrar especialistas em ATM e dor orofacial na lista do conselho de odontologia e também você pode procurar dentistas especialistas de outras áreas mas que tenham experiência em ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. tive tres luxações,comecei fazer tratamento com a especialidade buco-maxilo!
Fiz uma cirurgia (eminectomia bilateral),no dia 09 de janeiro desde ano!!
E ainda sinto dores,estralos e crepitação!É normal?
Eles pediram sessões d fisoterapia,agora a fisoterapeuta viu q tenho pstura errada(dsvio na coluna)Ela qr tratar 1°a coluna pra ver se a dor da ATM é em função da coluna!!! Oq o Senhor acha?
Se caso a fisoterapia não funcionar ai ele qr fazer uma artroscopia!!!
Me responde!! Me de sua opinião to apavorada!!!
Desde ja agradecida.
Olá Juliana
Você perguntou:
É “normal” mas não é nem um pouco sadio. Para entender o que estou tentando lhe dizer, dê uma olhada nessa postagem que fiz já há algum tempo aqui no blog:
> Normal Vs sadio
A eminectomia diminui a possibilidade do côndilo ficar travado com a boca aberta, mas não trata o problema que ocasionou as luxações. O fato de você continuar com os sintomas indica que o problema continua em progressão.
Quanto à coluna, é interessante tratá-la, independente de ter influência ou não na ATM, mas certamente é necessário diagnósticar e tratar o problema da ATM em primeira instância. Caso contrário a artroscopia será apenas mais uma tentativa.
Se você está receosa, o melhor é se informar ao máximo sobre patologia da ATM e conversar e questionar o seu dentista. Se as respostas não lhe convencerem, o ideal é procurar outro profissional.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] Por tanto pra mim, esse Natal é apenas mais uma data vermelha no calendário…” Fonte: comentário no http://www.patologiadaatm.com.br Situações assim tornam difíceis atividades simples da rotina de qualquer pessoa e o que é pior […]
Dr Marcelo,
apenas se abro a boca a 1 ano já, problemas na ATM viraram en nevralgia atípica do trigêmeo, agora em tinnitus e já não sei mais o que fazer para reverter ou melhorar a situação. Exames de imagem tenho vários e coloquei-os na net. Pode me ajudar à distância? (estou no RS)- Grato.
Olá Santiago!
A melhor ajuda que posso lhe dar é te encaminhar para um profissional com experiência em patologia da ATM, pois vc necessita que seja feito um diagnóstico da condição de saúde ou doença que você por ventura possua na sua ATM.
No Rio Grande do Sul há excelentes profissionais que você pode procurar. Indico duas: a Dra. Lídia Yavich ( http://www.clinicamy.com.br ) e a Dra. Cosétti Bonfadini (cosettib@hotmail.com ).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, lendo alguns relatos desse blog, resolvi contar minha história também, tudo começou a 12 anos com pequenas dores de cabeça, que foram aumentando, até que sentia dores 24 hrs por dia, só não sentia qdo estava dormindo, aí comecei a ficar sempre deitada, só que fiquei pior com dores em todas as articulações, não conseguia nem andar que sentia dores no corpo todo, então decidi fazer Pilates, melhorei muito, mais as dores de cabeça não melhoravam. Um dia comecei a mascar um chiclete e as dores sumiram, fiquei muito alegre. Minha irmã me pediu para procurar um maxilo-buco-facial, só que o mesmo queria colocar um pino na mandíbula, só que só dava 50% de chances de melhora, não gostei de idéia e fui procurar uma fono, fiz vária sessões e não melhorou em nada, por fim fui a um ortodôntista que me acompanhou por mais de 8 meses me endicando uma placa mio-relaxante que ajudou muito mais as dores continuam, estou atualmente com um fisioterapeuta próprio para problemas com atm, tenho uma certa melhora, mais toda vez que tenho algum estress piora e as dores são muito grande no pescoço, nuca, ouvido, couro cabeludo, etc.Gostaria de saber se devo procurar um psiquiatra para ajudar, pois sinto que estou entrando num buraco sem fim, tanho 45 anos, meu medicamento é amitryl 25mg, miosan, dorflex, tenho também enxaqueca que com junta tudo no período menstrual dá vontade de morrer. Tenho fé em Deus que vou melhor, mais acho que este problema não tem cura, vou ter de conviver assim. Forte abraço e parabéns por tudo.
Olá Elivane, bem vinda ao blog!
Bom, certamente um psiquiatra com experiência de atendimento a pacientes portadores de dor crônica é de grande ajuda. Ele poderá ajudar a controlar disturbios que agravam o quadro de dor.
Pelo seu relato, percebo que pode haver sobreposição de sintomas de diferentes doenças, assim é importante você conversar com seu dentista sobre a relação de seu problema odontológico com doenças sistêmicas, pois dor em todas as articulações é algo que precisa ser investigado.
Um bom profissional da área de reumatologia pode ser também de grande ajuda.
Com relação à cirurgia que você mencionou, é necessário realmente avaliar com muito cuidado, pois se não der certo, a coisa sempre fica mais complicada uma vez que cirurgias são procedimentos irreversíveis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
olá Marcelo, sou protesista e estou fazendo curso de dor, DTM e oclusão, gosto muito desse assunto e gostaria de saber de você qual o tratamento conservador e reversível do reposicionamento do disco, seria através de placas e orientação ao paciente? Abraço Sandra Carla
Olá Sandra! bem vinda ao Blog!
As placas às quais você se refere são as chamadas “placas de recaptura”? Há 15 ou 20 anos atrás estas placas que protuíam a mandíbula na tentativa de recapturar o disco eram muito populares e depois entraram em desuso por associação a processos degenerativos discais, embora ainda tenha quem as use bastante.
O tema da recaptura é mais complexo do que parece. O “deslocamento do disco” não é uma enfermidade per si, e a depender do que a tenha causado o deslocamento, a terapêutica pode ficar comprometida.
Atualmente, a técnica neurofisiológica do professor Learreta (que a que utilizo) é bem eficiente em recapturar os discos “capturáveis” (controlados com RM), o que vai depender, obviamente, do diagnóstico etiológico. Recapturar um disco estruturalmente danificado por lesão auto-imune é completamente diferente de outro deslocado por distensão de um ligamento.
Além disso, depois de recapturá-lo tem de saber como mantê-lo posicionado…
Teremos aqui em Salvador um curso específico de patologia da ATM. Veja aqui mais informação sobre o curso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] Relato da Marilac […]
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário postado pela internauta Marilac, foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Os nomes foram substituídos por iniciais maiúsculas]
Dr. eu tenho um problema serissímo de ATM isso já vem ocorrendo a mais de 4 anos, vou lhe enviar minha história, é grande mas espero e peço por favor que leia e me dê sua opinião, pois estou desesperada não sei mais o que fazer. Por favor me ajude, não aguento mais sofrer, e peço por favor responda para o meu email tb se for possível. te agradeço muito. Tenho 48anos e moro em Natal/RN.
Minha História da “Minha dor de ATM”
Em 05/12/2005, Eu Marilac, depois de uma acompanhamento com o meu dentista, sem obter melhora, ele me encaminhou ao consultório da Dra. N., especialista em DTM e DOF, eu compareci em seu consultório no dia 06/12/2005, com queixas de dificuldade para mastigar, cefaléia constante e diária e dor nas articulações tempora-mandibulares, com ruídos e estalos nos ouvidos, sinto dor no rosto, nos arcos maxilares, na região do ouvido e nos dentes persistindo há oito meses, mas que piorou no último mês.
Histórico Clínico:
Ao exame clínico local foi constatado mialgia da musculatura orofacial. Aos testes de palpação, otalgia, estalido bilateral e dor á palpação articular das ATMS.
Foi instituído tratamento medicamentoso para alívio da fase aguda com resposta ineficiente. Conduta diagnóstica com front-plateu foi instituída, porém com resposta terapêutica pobre.
Em 03/02/2006 – Paciente com quadro agudo de Disfunção Têmpora-mandibular de difícil controle terapêutico foi encaminhada para médico especialista em dor, e Cirurgião Buco-maxilo-facial e psiquiatra em 03 de Fevereiro de 2006.
No mesmo dia eu fui ao Dr. S., Cirurgião Buco-maxilo-facial, comecei um tratamento com ele, conforme relatório abaixo:
Relatório médico hospitalar: Do Dr. S. em 03/01/2006
No dia 03/01/2006 a paciente Marilac Fernandes Paiva nos procurou, apresentando DTM bilateral com seis meses desenvolvido e estava em uso de placa oclusal, tipo gig só na região dos incisivos, sem melhora importante.
Faz apertamento dentário mesmo durante o dia, passou por momentos estressantes (Demissão do trabalho) justamente seis meses antes de nos procurar.
Saiu da empresa com forte crise de depressão e em tratamento médico com a Dra. M. – Psiquiatra, e fazendo acompanhamento com A Dra. C. – Psicóloga. A paciente apresenta mordida tipo clone II Esquelética e faz uso de prótese total na parte superior, estava a um ano usando aparelho ortodôntico inferior.
Seguindo o protocolo de tratamento por nós adotado, iniciamos prescrevendo trypitanol 25 mg, e refazendo a placa de mordida com outro especialista, desta vez ocupando toda a arcada.
Em 12/04/2006 como não havia resposta positiva ao tratamento realizado foi feito à primeira ARTROCENTESE que fez suprir as dores por praticamente 42 dias.
Em 24/05/2006, tivemos que realizar a segunda ARTROCENTESE, devido agudização de quadro doloroso em intensidade e igual a da primeira em 12/04/2006.
Em 10/06/2006 – A paciente foi ao pronto socorro com crise forte de dor e por fim chegamos a extremo de fazer morfina intra-articular em 10/06/2006, tão grande era a intensidade da dor.
Foi ai que decidimos optar por condilotomia bilateral por intra oral após discutirmos o caso com Dr. W. – RJ.
Praticamente durante todo o tratamento mantivemos a amitriptilina na dose de 25 mg ao dia, em certos momentos pescrito por neurologista, utilizamos até 75 mg ao dia, prescrito por Dr. B.
Antes de decidiamos pela cirurgia, foi sugerida, acupuntura, análises de hipnose, todos sem resultados efetivam.
A cirurgia foi feita em 10/08/2006 – No Hospital da Policia em Natal/RN.
Atualmente estar em tentativa de cessar ou diminuir o apertamento dentário, que permanece com análise e hipnose mais atividade fisíca.
As dores das articulações sumiram, durante um período de 45 dias, mais o desconforto muscular devido o uso excessivo da musculatura mastigatória, o apertamento dentário permanece embora em menor intensidade.
Toda a sintomatologia é mais severa a esquerda onde a paciente mastiga mais, por ter mais dentes…
Dr. S. – Cirurgião Buco Maxilio Facial – 22/11/2006.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕE TEMPORO-MANDIBULARES
Exame realizado em: 29/05/2007 –
Pelo Dr. F. L. – CRM – xxxx
Técnica do exame:
– Plano sagital seqüência TSE ponderada em DP, com boca aberta e fechada. (1 – 6 esquerda 7 – 12 direita).
– Plano sagital seqüência FFE, ponderada em T1/Cine. (DIN 1 – 3 esquerdas DIN 4 – 6 direita).
OS seguintes aspectos foram observados:
O exame de ressonância magnética demonstra deformidade do côndilo da ATM direita, associada a formação óssea hipertrófica, localizada em sua margem anterior. A cavidade articular mostra-se rasa e o espaço articular está reduzido.
Observamos deformidade, irregularidade nos contorno e deslocamento anterior do disco da ATM direita. Não observamos redução deste disco na fase com boca aberta.
Evidenciamos deformidade do côndilo da ATM esquerda com formação óssea hipertrófica em sua porção anterior. A cavidade articular mostra-se rasa. Redução de o espaço articular.
Deformidade, irregularidade nos contornos, aumento da intensidade de sinal e deslocamento anterior do disco da ATM esquerda. Não observamos redução desde disco na fase com boca aberta.
Redução da excursão dos côndilos da mandíbula, principalmente do lado direito.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
O aspecto de ressonância magnética é compatível com artrose das articulações tempora-mandibular.
Deslocamento anterior dos discos articulares, sem redução na fase com boca-aberta.
Degeneração dos discos articulares, sendo mais acentuada do lado esquerdo.
Exame documentado em 04 filmes 01 CD-ROM
Exame realizado pelo Dr. F. L. – Em 29/05/2007
Observação: O Dr. S. me acompanhou nesse exame o mesmo queria ver as imagem no vídeo. Após receber o resultado levei para o mesmo, o qual me disse que o resultado já era o que se esperava, mas não me adiantou qual era o problema e o que aconteceu que a cirurgia realizada por ele não deu certo.
Em 31/06/2007 – Eu Marilac, vendo que o Dr. S. não tinha nenhuma iniciativa, para dar continuidade ao meu tratamento, e só medicava para a dor, não agüentando mais tanto tormento, pois eu não queria um remédio para passar a dor, eu queria um tratamento para curar a minha dor. Tive crise forte de depressão mesmo em tratamento, fiquei desesperada, revoltada, angustiada, não conseguia dormir bem com tanta dor, e isso me deixava muito irritada, sem a menor vontade de viver, sem a menor auto-estima, pensei até em suicídio.
Ele nunca tinha feito esse tipo de cirurgia, não procurou fazer uma junta médica para ter outras opiniões, e o pior não me falou a verdade, achei uma falta de profissionalismo da parte dele, quando ele mesmo dizia que meu caso era complicado, vim saber disso tudo depois da cirurgia ser realizada.
Em 31/06/2007 Procurei outros cirurgiões aqui em Natal, mas nenhum quis acompanhar meu caso, dizia pra eu conversar com o Dr. S., ele era o responsável, eu sempre o procurava, mas percebi que ele estava se esquivando. Não agüentando mais tanto tormento, com dores permanentes e em grande intensidade.
Foi então que eu procurei a Secretária de Saúde do Estado, Conversei com o Dr. T. e solicitei um encaminhamento para tratamento fora do estado em virtude das dores continuar com grande intensidade, não conseguia mastigar nada, minha boca estava com abertura totalmente limitada. Além disso, o meu rosto ficou muito deformado, em conseqüência da cirurgia. E continuava em um estado depressivo muito forte.
Em 02/07/2007 Fui encaminhada pela secretaria da Saúde, para fazer uma avaliação com Dr. S(02), Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. O mesmo Disse necessário fazer a reconstrução de mandibula, para reposicionamento condilar. Isso aqui em Natal.
O Dr. S(02) deu o seguinte diagnóstico: A paciente Marilac, se submeteu a uma cirurgia sob anestesia geral e a nível hospitalar no Hospital da PM em 10/08/2006. A mesma tem sérias complicações pós-operatória, dor edema, sem a menor condição, de voltar as suas atividades normais. Ao exame radiográfico, verifica-se que a ATM do lado esquerdo encontra-se deslocada, com dor severa e sem condição de mastigar. Por isso há necessidade urgente da mesma se submeter novamente a uma intervenção cirurgica de reconstrução dos condilos mandibulares lado direito e esquerdo, também sob anestésia geral. Neste caso faremos ficção interna rígido, com parafusos e placas de titânio, restabelecendo a ficção e sumindo a dor.
Fui a Secretaria da Saúde com o orçamento, mas não foi autorizado. Como SUS, não cobria esse tratamento aqui em Natal, fui encaminhada para o IMIP em Recife, para fazer uma avaliação por uma equipe de diagnóstico.
No dia 21/06/2006. Eu Marilac solicitei de Dr. S. um laudo para levar para essa equipe que ia me avaliar.
Laudo médico de Marilac: Histórico da doença atual: Desordem temporo-mandibular (DTM) e síndrome dor disfunção mio-facial, que já foi tratada a exaustão com diversos recursos terapêuticos, inclusive cirúrgicos (Condilotomia) sem sucesso, na supressão dos sintomas, a não ser por curto prazo, dois meses. A paciente faz apertamento dentário.
Exame Físico: Dor bilateral nas ATMS, mais acentuada a esquerda, com limitação da abertura da bucal, mialgia crônica nos músculos temporais.
Diagnóstico Provável: Desordem tempora-mandibular e síndrome dor disfunção mio-facial.
Exames realizados: Rx panorâmico, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética.
Tratamentos realizados:
1 – Antidepressivo + ansiolítico + corticoides + analgésicos de ação central
2 – três Artrocentesse
3 – Placa oclusão de mordida
4 – Hipnose
5 – Acumputura
6 – Terapias psíquicas
7 – Condilotomia bilateral
8 – Fonodiologa
9 – Fisioterapia
Tratamento indicado: Alternativos aos que já foram aplicados sem sucesso como, por exemplo, ARTROCOPIA e DISCOPEXIA.
Já exaurimos praticamente todos os recursos disponíveis e que reconhecidamente tratam com sucesso esse tipo de patologia, no entanto o máximo que conseguimos foi manter a paciente por penas um curto período sem dor (Após a condilotomia) não há na cidade, por exemplo, artroscópio para ATM.
Justificar em caso de necessidade de acompanhamento urgente: A paciente tem dores faciais crônicas diárias que não permite uma qualidade de vida adequada. Há procedimentos como, por exemplo: Discopexia, que podem ser necessário, e que não temos experiência em realizá-la ou até mesmo Artrocopia, que exige aparelho específico não disponível em nossa cidade.
Assinado: Dr. S. – Cirurgião Buço-maxilo-facial, 21/06/2007
No dia 22/08/2007, fui para Recife, fui avaliada pela uma equipe médica de diagnóstico no IMIP, composta por dentista, ortodôntico, fonoaudióloga, psicóloga e um cirurgião Buço-maxilo-facial o Dr. R. que me deu o seguinte diagnóstico:
Paciente com história de dor facial crônica (DTM) com inúmeras reduções durante diverso tratamento, inclusive cirúrgico, paciente apresenta indicações para realização de cirurgia de discopexia + artroplastia bilateral de ATM.
No dia 30/08/2007, voltei a Recife para mais uma avaliação com o Dr. R. depois de ter feitos alguns exames, fiquei sendo medicado com analgésico e antiflamatório para aliviar a crise forte que estava, e fiz todos os exames pré-operatórios.
No dia 04/10/2007 fui a Recife me internar e no dia 05/10/07, a paciente foi submetida á desarticulação de ATM esquerda por processo degenerativo local decorrente de seqüela cirúrgica prévia. A mesma necessita de reabilitação fonoaudióloga e eventualmente de outra cirurgia para correção de deformidade mandibular residual. Paciente com quadro prévio de dor facial grave com significativa redução pós-operatória do quadro em questão.
Dr. R. – Cirurgião Buço. M.Facial – 05/10/2007
Após a cirurgia eu fiquei internada durante 12 doses dias, em virtude de fortes dores de contratura muscular, e também por ter ficado muito debilitada.
Dia 13/10/2007, Voltei para casa para terminar de me recuperar, sendo medicada com miosan para contratura muscular, e outras medicação pós-operatório.
13/01/2008, Até hoje sinto todos os sintomas de antes da cirurgia, não abro minha boca normal, não consigo mastigar, sinto dor todos os dias e o dia todo, toda alimentação tem que ser leve, pastosa ou líquida, demoro bastante para ingerir em virtude de forte dor no local das articulações, sinto muita crepitação nos ouvidos, crises muito forte de dores muscular na face irradiando para os ouvidos, cabeça, pescoço, que muitas vezes chega até o braço esquerdo. Muitos dias percebem meu rosto mais inchado. Faço uso de medicamento relaxante muscular, como tandilax, dorflex, miosan, arcoxia, siderlud e outro, muitas vezes não agüento e vou ao pronto socorro. Estou fazendo um acompanhamento com a fonoaudióloga conforme relatório abaixo descriminado:
RELATÓRIO DE ANAMNESE FONOAUDIOLÓGICA: No dia 12/05/2008, foi realizada a anamnese da paciente Marilac, com intuito de coletar informação sobre os seguintes aspectos: dados de indentificações, queixas, antecedentes e desenvolvimento, aspectos respiratórios, hábitos orais nocivos, aspecto alimentares, atendimentos anteriores e resultados, exames solicitados e resultados.
Com relação aos dados de identificação Marilac tem 48 anos de idade, é divorciada e tem dois filhos. A mesma trabalhava como supervisora de recursos humano da AMIL, mas saiu do emprego em setembro de 2005, com forte crise de depressão.
Marilac foi encaminhada para o atendimento fonoaudilógico pelo cirurgião Dr. R. O mesmo realizou uma condilectomia lado esquerdo, na paciente, indicou o uso de aparelho ortodôntico inferior e tratamento fonodiaudiológico para outra cirurgia de avanço da mandíbula.
A queixa da paciente é de problema de ATM, a mesma relata que sente muita dor local ATMS de ambos os lados, dor de cabeça, dor nos ouvidos, apresenta ruídos articulares, tonturas e cansaço. Todos os sintomas citados aparecem com freqüência, é grande o desconforto (sic). Com relação aos antecedentes e desenvolvimento, ninguém na família apresenta o mesmo problema. O problema dela surgiu juntamente com sua depressão em 2005, quando a mesma era submetida a muito estresse no trabalho.
A paciente apresenta movimentos e funções mandibulares limitadas. A abertura de boca é limitada e com dor, o fechamento é normal. Apresenta dificuldade na lateralização para o lado esquerdo, e realiza protusão. Sua dor e limitação não interferem na respiração, porém a mesma refere ter rinite alérgica. Apresenta dor do lado esquerdo durante o bocejo, tem bastante dificuldade na mastigação, que é unilateral, na deglutição apresenta engasgos freqüentes com saliva e alimento. Após a deglutição apresenta restos de alimentos no vestíbulo oral esquerdo. A mesma relata que tens dias que não consegue nem falar com tanta dor.
Com relação aos hábitos orais nocivos, a mesma apresenta bruxismo e brequismo, durante o dia e que tenta se vigiar para tais hábitos que acontecem principalmente quando estar estressada. Ela se julga muito tensa, ansiosa e perfecicionista.
A alimentação é bastante lenta, só usa alimentos triturados devido à dor durante a mastigação, mastiga apenas do lado direito, tem movimentos de cabeça para frente e apresenta ruídos laríngeos ao deglutir.
Com relação aos tratamentos anteriores e resultados, Marilac relata que faz uso da placa de oclusão dentária, se tratou com fisioterapia, acumputura, psicólogo e psiquiatra. A mesma foi submetida a duas cirurgias. Uma em Natal, realizada no dia 10/07/2006 pelo Dr. S., e a outra em Recife no dia 10/10/2007, realizada pelo Dr. R., onde foi feita uma condilectomia do lado esquerdo. A paciente não sabe o que foi feita na primeira cirurgia, relata apenas que foi feita por dentro da boca e de ambos os lados. No momento faz uso de prótese dentária superior total, está usando aparelho ortodôntico inferior, e faz uso de medicamentos.
Com relação aos exames e resultados a mesma já realizou vários exames, desde o início do seu problema, tem todos eles guardados, mas só agora tomou conhecimentos dos seus laudos. Depois que seu tratamento passou para o Dr. R.
Natal, 22 de março de 2008. J. B. – fonoaudióloga
Eu Marilac sabia que tinha alguma coisa errada depois da cirurgia que fiz com o Dr. S, continuava com os mesmo sintomas em grande intensidade, fazias os exames ele via e me dizia que estava ok. Não agüentei mais e busquei um tratamento fora do estado. Não podia estar tudo bem se eu estava com dor.
Ainda continuo com dor, estou com uma cirurgia marcada em Recife no dia 04/06/08 para avanço mandibular. Dia 03/06/08 Viajei para Recife para fazer a cirurgia em virtude dos médicos anestesistas terem parado a mesma ficou remarca para o dia 24/07/2008.
Já fiz várias pesquisas na internet, todos os dias quase eu leu sobre esse assunto e já conversei por telefone com profissionais de outros estados pedindo opinião a respeito do meu caso. Já li vário comentário de pessoas que ficaram boas só com tratamento. Mas o meu caso se complicou muito.
No dia 24/07/2008, Eu Marilac Fernandes Paiva fui submetida a mais uma cirurgia […] em Recife, foi realizada uma osteoplastia de mandíbula para avanço mandibular. Cirurgia realizada para tratamento de seqüela de procedimento presume, sendo a paciente acompanhada em regime ambulatorial com realização de condilectomia ATM esquerda em 05/10/2007, e osteoplastia em 24/07/2008, cirurgião Buço-Maxilo-Facial – Dr. R.
No dia 27/07/2008, tive alta e vim para Natal, me recuperar em casa. Na segunda feira dia 28/07/2008 fiz um RX panorâmico. Após a minha cirurgia, fiquei sentindo uma ardência com queimação muito grande na minha boca, sinto muita dor, são dores insuportáveis, liguei para o meu médico em Recife perguntando a ele se era normal sentir dor com tanta intensidade e constante ele disse que não, o normal em quatro ou cinco dias o paciente estar bem, mas no meu caso como já tem um histórico de outras cirurgias e seqüelas, então devido a tudo isso sinto essas dores… Só sei que não suporto mais de tanta dor… Estou fazendo uso de amoxicilina de 500 MG a cada seis horas, nimesulide de 30 MG a cada dose horas e tylex 30 MG a cada seis horas para dor. E Tomando o mionevrix de 250 MG para contratura muscular, quando não agüento tomo dipirona e outros, faço compressa de gelo 4 vezes ao dia.
Hoje dia 24 de outubro de 2008, fazem três meses da minha última cirurgia, ainda continuo com a mesma reação muito forte e incomoda, a minha boca arde e queima constantemente, minha língua doe muito, do lado esquerdo, tem dias que sinto muita dificuldade em falar, pois não agüento quando a língua toca os dentes são dores insuportáveis. Voltei a sentir dores nos meus ouvidos e dor de cabeça constante, do lado esquerdo do meu rosto tem dias que dói tudo.
Continuo fazendo acompanhamento com o meu cirurgião, já fiz vários RX,, panorâmico, mas continuo sentindo dores todos os dias principalmente do lado esquerdo. E essa ardência bucal que não passa, mas essa reação ele me diz que é os tecidos se reinervando, eu perdi a sensibilade no queixo, lábio inferior, na língua, e numa parte da boca, por isso não consigo comer nada, só tomo líquido e pastoso, é horrível, já não agüento mais… Converso com ele, a respeito disso tudo, ele me diz pra ter paciência, que foi retirado o côndilo do lado esquerdo, existe uma diferença de um lado pra o outro, diz que o meu caso é o pior dos piores.
Tirei um aparelho ortodôntico que usava nos dentes inferiores, dia 23/10/08, piorei muito depois disso, meus dentes do lado esquerdo estão todos doloridos, fui ao pronto socorro odontológico dia 28/10/2008, achando que estava com problema nos dentes, fui atendida pela Dra. W. – Cirurgiã Dentista, fiz RX dos dentes, os mesmo estão sem problema, ela me encaminhou para outro pronto socorro para ser avaliada com um cirurgião Buco-Maxilo-facial, como já tinha ligado pra o Dr. R. em Recife e não tinha conseguido falar com ele, quando estava no pronto socorro a noite ele me retornou e medicou.
No dia seguinte fui para Recife. O Dr. R. diz pra eu ter paciência que a recuperação é, lenta, e demorada, devido à complicação do meu caso. Diz que o meu caso é o pior dos piores. Tem horas que fico revoltada, desesperada, mesmo sabendo que isso não resolve. Tem sido muito difícil pra eu passar por tudo isso, sem contar que sinto fortes crises de depressão. E vivo totalmente sem qualidade de vida… Continuo sentindo dor todos os dias, os dentes permanece doloridos, estava usando uma contenção que ele indicou após remover o aparelho deixe de usar, não agüentando as dores.
Em 06/10/2008, solicitei do Dr. R., um laudo do meu estado atua, foi me dado o seguinte laudo:
Histórico da Doença Atual: Paciente apresentou deformidade dento – facial decorrente de seqüela cirúrgica prévia. Apresenta-se com desarticulação com consolidação viciosa de côndilo mandibular esquerdo e retrusão mandibular secundária.
Exame Físico: Paciente apresenta retrusão mandibular e desarticulação mais condilasção viciosa em ATM esquerda por seqüela de cirúrgica, apresentou dor intensa com disfunção mastigatória grave.
Diagnóstico Provável: Deformidade dento facial por seqüela de cirurgia.
Exames complementares realizados:
* Radiografias de face
* Panorâmica dos maxilares
* Tele radiográfica TC de face.
Tratamento Realizado:
* Condilectomia ATM esquerda
* Orteolâmico sagital mandibular, para retroatismo secundário.
* Fonoterapia/Fisioterápica
* Acompanhamento psiquiátrico para tratamento de depressão
* Tratamento com medicação de uso contínuo
Tratamento indicados: Todos acima indicados.
Duração provável do Tratamento: Aproximadamente um ano e Seis meses
Justificar as razões que impossibilitam a realização do tratamento exames na localidade: Paciente em tratamento de seqüela de cirurgia mal indicada e mal conduzida na cidade de origem, encontra dificuldades em localizar profissionais que optassem por conduzir o seu caso já que se tratava de seqüela de cirurgia de outro.
Justificar em caso de necessidade de acompanhante: Acompanhante presença fundamental para paciente principalmente nos pós-operatórios mediatos (Condilectomia Esquerda + Orteolâmico sagital de mandíbula para avanço)
Recife, 06/10/2008
R. – Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. –CRO XXXX
Hoje dia 11/11/2008 – Fui fazer uma avaliação com um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, na UNP com o Dr. A., mostrei meus exames, contei minha história ele disse que seria necessário fazer outra cirurgia para colocar uma prótese de ATM em ambos os lados, disse que ia conversar com outros profissionais, e pediu que eu voltasse dia 18/11/2008 Terça feira, para me adiantar alguma coisa a respeito do tratamento.
Hoje dia 18/11/2008, Fui a UNP, estive com o Dr. A., ele me disse que as coisas estão caminhando, que cada passo vai ser dado com muito cuidado pra nada sair errado, deixei os exames recente com ele, para ser avaliado.
Hoje dia 01/12/2008, minhas queixas são as mesma, estive com o Dr. A., ele me solicitou o seguinte exame:
Solicito: 1. Tomografia Computadorizada de Mandíbula e Maxila. Realizar o exame com cortes mais alto em maxila, de modo que o caso possa ser enviado para prototipagem completa de segmentos maxilomandibulares. Favor dar atenção especial aos componentes da ATM, pois lê se encontra o foco do nosso tratamento.
Indicação: Paciente com quadro de deformidade facial e múltiplas cirurgias para correção do quadro.
Favor mandar o exame em formato Dental Slice e Dicon.
Natal, 01 de Dezembro de 2008.
Dr. A. – Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial Implantodontia – CRORN XXXXX
Laudo Tomográfico: Realizado em 11/12/2008.
Paciente: Marilac Fernandes Paiva
Foi realizada uma Tomografia Helicoidal da mandíbula através de cortes axiais e, a partir destes, obtidos cortes coronais e sagitais, além de reconstrução 3D no programa Dental Slice. O s achados tomográficos do exame são relatados abaixo:
• Ausência de côndilo mandibular do lado esquerdo (mandibulectomia);
• Presença de facetamento superior de côndilo direito, sem alterações morfológicas importantes;
• Presença de material de densidade compatível com titânio, em região sub-parotídea:
• Reabsorção óssea severa em toda extensão desdentada do rebordo alveolar;
• O exame tem relação de 1:1 com medida real e a escala ao lado de cada imagem deverá ser utilizada como referência;
Obs. As imagens contidas no CD em anexo ao exame poderão ser manipuladas no programa Dental Slice,
Dr. S(03) – CRO-RN XXXX
É Natal!!!!!! Que motivos tenho eu para estar feliz!!!!!!
Hoje dia 24/12/2008 faz cinco meses da minha última cirurgia, nem mastigar comer eu consigo, as reações são as mesma desde o primeiro dia do pós cirúrgico, minha boca arde e queima constantemente, minha língua doe muito e sempre estar machucada, meus dentes continuam muito doloridos… Não tem ser vivo que passe por uma situação dessas sem entrar em depressão… É fácil pra eu contar minha história de quatro anos vividos de dor, lágrimas e sofrimento… Mas pra viver isso tudo é quase impossível… Tenho conhecimento de que meu caso é complicado, até parece que tudo que fizeram na minha boca foi errado… É um médico tentando consertar o erro do outro, e errando também, essa é a verdade e quem sofre nessa história toda sou eu… Às vezes nem acredito que sou eu a personagem dessa história que parece não ter fim…
Estou triste, muito triste mesmo, depressiva… E também não tenho motivo pra estar alegre, depois desse meu problema de ATM, parece que a vida perdeu o sentido pra mim… Primeiro diante das condições física de não poder comer, mastigar, deglutir, sentir o gosto o sabor dos alimentos, segundo sinto dor constante, tento controlar com medicação, e terceiro depois que soube que vou ter que enfrentar outra cirurgia, sendo com essa 4 quatro, todas cirurgias complicadas, sem saber se vai ou não dar o resultado que se espera, vivo num constante sofrimento…estou sempre deprimida, já fiz 3 cirurgias cada uma me trouxe complicações diferentes…
Por tanto pra mim, esse Natal é apenas mais uma data vermelha no calendário… E meus olhos umedecidos de lágrimas…
Hoje 24 de Janeiro de 2009 – As minha queixas são as mesma, e a minha revolta também, não consigo mastigar, meus dentes continua doloridos, já conversei com Dr. R., a respeito disse nos dentes ele me disse que é porque falta os 3 dentes na parte inferior, e por isso que também não consigo mastigar, e nem falar direito, e que isso não tem nada a ver com a cirurgia, como não tem se apareceu após a cirurgia, me indicou uma contenção mandei fazer não consegui usar, por causa do dolorimento nos dentes, mandei fazer a prótese dos 3 dentes, não uso a prótese dos dentes que falta porque não agüento a pressão do grampo em cima dos outros dentes…..Fiquei calada pra evitar aborrecimento, isso é querer subestimar minha inteligência, estou muito depressiva e super revoltada com isso, já procurei vários dentista aqui em Natal e eles concordam comigo, dizem que não tem nada a ver.. Se fosse assim todo mundo que falta dente na boca não mastigava e os outros dentes eram todos doloridos. O que ele me diz é que eu procure meu cirurgião e converse com ele. Procuro e sempre tenho a mesma resposta, que não resolve meu problema e continuo sofrendo.
Ontem falei com o Dr. A. ele já colocou muita dificuldade e disse que ia demorar muito conseguir ese tratamento pelo sus, já que eu não tenho um plano de saúde.
Marilac
Olá Marilac
Antes de comentar alguma coisa, eu preciso lhe esclarecer que devido ao Códico de Ética Odontológica e às questões legais envolvidas, eu só pude colocar seu comentário no ar depois de remover do texto os nomes ou qualquer outra coisa que pudesse identificar os profissionais de saúde envolvidos, pois segundo o código de ética os nomes só poderiam ser mencionados com consentimentos dos envolvidos, de modo que, embora o comentário tenha sido escrito por você, eu, como moderador do blog, poderia ser penalizado e processado legalmente por infração ética. Assim, espero que você compreenda e não se chateie comigo. Tentarei lhe ajudar em tudo que for possível, ok?!
Bom, sua história é realmente bastante impressiontante. Entretanto, e infelizmente, tenho escutado muitas histórias como as suas. O principal problema que vejo é a superficialidade no processo de diagnóstico, que faz com que o profissional se precipite nos procedimentos terapêuticos que, invariávelmente, terão menor chance de sucesso pois não ficou definido exatamente qual era a real necessidade do paciente.
Tratamento com diagnóstico diferencial mal definido é como colocar o carro na frente dos bois. Veja, por exemplo, que um dos principais elementos de diagnóstico, a sua Ressonância Magnética (RM), só foi realizada depois de muitas tentativas de tratamento. O ideal é que o elemento de diagnóstico, no caso, a RM, tem de ser feito na fase de diagnóstico. A idéia é evitar justamente o que aconteceu com você: partir para tratamentos radicais, irreversíveis, sem saber exatamente com o quê se está lidando.
Existe uma crença em muitos profissionais da odontologia de que se o paciente não melhora com tratamentos convencionais ( ex: placas de mordida, fisioterapia, etc) é necessário partir para cirurgia. Entretanto se as cirurgias de ATM já tem taxas de sucesso não muito animadoras, por que pensar que se o tratamento convencional não funcionou a cirurgia vá funcionar???
Como você deve ter visto pelo blog, não sou muito partidário de cirurgias da ATM, tenho recebido cada vez mais pacientes que já foram operados e ainda continuam com problemas sérios de ATM, com muita dificuldade de controlar os sintomas.
Pelo que entendi, você está verificando a possibilidade de se remover as ATM´s para colocar uma prótese bilateralmente, correto? Nesse caso é muito importante você conversar e tirar todas as dúvidas com seu dentista. Verifique com ele também o que a literatura científica diz a respeito deste procedimento.
Contudo, vejo que não estão todas as possibilidades esgotadas. Na minha opinião, todo o processo de diagnóstico precisa ser reavaliado, pois pelo seu relato, percebi que todas as tentativas terapêuticas foram reavaliadas, mas não o processo de diagnóstico em sí. Todos se fixaram na DOR, mas não no diagnóstico diferencial. Isso pode abrir uma brecha com alguma possibilidade de melhora, mas tenha consciência de que não há milagres e nenhum resultado poderá ser 100% pelo tanto que seu organismo já foi modificado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
A cirurgia ortognática muito provavelmente ajudará a reparar a DTM. Entendo que quando o problema é especifico na ATM e principalmente, quando está avançado, deve ser feito a intervenção cirurgica na ATM.
Entretanto a paciente é protrusa então, a cirurgia ortognática não pode ser descartada, além do fato de problemas na ATM muitas vezes derivarem dai.
Lucas, como exatamente a cirurgia ortognática ajudará a reparar a DTM?
Você escreveu:
E o que vc me diz do alto índice de recidiva destas cirurgias? A literatura está cheia destes casos. Vejo indicação de cirurgia primariamente em casos de anquilose e de fratura condilar. Veja na comunidade de Patologias da ATM no Orkut a quantidade de casos de pacientes que foram operados (intervenção direta na ATM) e continuam com problemas.
Você escreveu:
Concordo. Entretanto estaremos falando de correção dentária/oclusal, não de ATM, afinal a ortodontia tem suas limitações de modo que muitos casos são orto-cirúrgicos.
Qual a referência bibliográfica que aponte a protusão dentária como fator etiológico de uma DTM? Poste o link aqui para discutirmos ela.
Dr. Marcelo tenho dores fortissimas na face, pressão na nuca, nos ombros, minha arcada dentária e totalmente para frente, sinto que já estou com problema de zumbido no ouvido, e já tive 02 crises diagnosticadas como disfusão de ATM. Na primeira crise o ortodontista me disse que só de olhar era caso de cirurgia na segunda fiquei tão mal que tomava 02 Serenus, Tilex 500 de 6 e 6 horas e outro medicamento que não me lembro agora, mais me informaram que essa cirurgia custa em torno de 32.000,00 é verdade moro no estado de Goias, o senhor conhece bons profissionais nessa região?
Olá Djane! Bem vinda ao blog!
Cirurgias de ATM podem ser caras realmente. Que tipo de cirurgia indicaram para você?
Eu pergunto porque cirurgia de ATM é algo que tem indicações bastante restritas. No ano passado eu escrevi uma série de postagem sobre cirurgia que começa com o tema das indicações.
Dê uma lida, pois talvez essas informações possam lhe ser úteis.
Pela sua descrição, eu suponho que o ortodontista, vendo sua arcada dentária (que vc mesmo descreveu que é “para à frente”) tenha lhe indicado uma cirurgia ortognática. Se for isso realmente, de antemão, posso lhe dizer que cirurgia ortognática não é indicada para corrigir um problema na ATM nem para tratar a dor, veja o porquê.
Quanto a uma indicação no seu estado, eu não conheço ninguém. Entretanto há uma colega no Tocantins (que não sei se é próximo de você o suficiente), Dra. Luiza Fanco, que você pode procurar. Veja o contato dela no blog do Ge-JAL.
Legal o post, tenho problema de ATM e estou em tratamento mas não precisei fazer cirurgia, mas aconselho porque no meu caso melhorou muito minha dor de cabeça constante.
Michelle
Olá Michelle!
Valeu pelo comentário e que bom que você não precisou de cirurgia!
É UM ORGULHO VER UM COLEGA DISCORRER SOBRE O ASSUNTO DE FORMA TAO SEGURA , ADMIRO PLENAMENTE E DIGO MAIS ESTAMOS NO CAMINHA CERTO – INFORMAÇÃO É TUDO .
PARABÉNS E DIGO QUE ACOMPANHO O SEU BLOG POIS ESTUDO TODOS OS DIA O ASSUNTO; FAÇO PARTE DE UMA LIGA DE DOR E DE UMA CLÍNICA DE DOR EM UBERABA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO , COM PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS E COM A MAIOR PREDOMINÂNCIA MÉDICOS COM FORMAÇÃO EM DOR . TEMOS O ORGULHO DE TER NA EQUIPE O PROF DR JAIME OLAVO MARQUES QUE NOS ORIENTA MUITO E SINTO A VONTADE PARA DIZER QUE DR MARCELO ESTA CERTO EM SUAS COLOCAÇÕES .
UM FORTE ABRAÇO
ALEXANDRE EDUARDO DE OLIVEIRA GOMES