Essa é uma pergunta que com certeza aparece na mente de muita gente: Existe tratamento para quem tem o queixo grande?
Sim, existe!!! Pelo menos na maioria das vezes. O que acontece é que boa parte das vezes o diagnóstico das chamadas Classe III, ou Prognatismo que é como chamamos os casos com o queixo muito grande, não se baseia na questão muscular e/ou articular. A maioria dos profissionais faz o diagnóstico baseado apenas no encaixe dos dentes e não levam em consideração a questão funcional. Com mais de 13 anos trabalhando exclusivamente com Ortopedia Funcional e Ortodontia, tive oportunidade de tratar muitos casos que eram considerados “casos cirúrgicos”, mas que com o diagnóstico correto, conseguimos resolver o problema da CLASSE III apenas com o uso de aparelhos.
Muitas vezes, diagnóstico de casos de Prognatismo não se baseia na questão muscular e/ou articular
Claro que há muitos casos onde há um crescimento exagerado da mandíbula e são esses os casos onde não podemos resolver com aparelhos.
É importante lembramos que a mandíbula é um osso móvel e que se prende ao crânio através de músculos e ligamentos e que se prende também à língua e ao osso hióide, e são estes que devem ser analisados para que possamos identificar as possibilidades de tratamento do prognatismo. Uma vez reconhecida a causa da CLASSE III podemos, através de estímulos individualizados, reposicionar a mandibular e readequar a musculatura e a língua. Lembremos que a cabeça da mandíbula, que é parte da ATM, possui um tipo de crescimento ósseo que é diferente da maioria dos outros ossos.
Ela possui crescimento endocondral e não intramembranoso. como os ossos longos do corpo. Isso permite mudanças na direção de crescimento da mesma, fazendo com que através de aparelhos ortopédicos funcionais bem indicados possamos redirecionar a cabeça da mandíbula, reduzindo seu tamanho final, sem prejuízo para seu funcionamento.
Mais recentemente pude associar os conhecimentos adquiridos com a Escola Neurofisiológica para tratamento da ATM no tratamento dos pacientes portadores desse tipo de maloclusão e tenho tido ótimos resultados pois além de um melhor diagnóstico, com as técnicas utilizadas nessa terapia podemos achar a melhor posição de funcionamento para esses músculos, individualizando os estímulos e conseguindo resultados ainda melhores em nossos pacientes.
Muitos pacientes que possuem esse problema relatam muita dificuldade para mastigar, dor durante os movimentos mandibulares, além da queixa estética estar quase sempre presente. Por isso recomendamos uma avaliação por um profissional qualificado em realizar o diagnóstico de forma precisa pois podemos reduzir o numero de cirurgias, tratando muitos casos através da Ortopedia Funcional dos Maxilares em associação com a Ortodontia e o tratamento das ATMs.
olá eu me chamo Henrique tenho 17 anos, ultimamente ando percebendo que meu queixo é um poco grande de mas para minha face ele parece uma seta para baixo grande e que desarmonia meu rosto e me deixa bastante incomodado como faço para solucionar esse problema o mais rápido possível ?
Olá Henrique!
Pela descrição, imagino que você se refira a uma condição que é chamada de prognatismo na odontologia, entretanto há diferentes tipos. Há por exemplo, uma forma que é relacionada à herança genética, outra que está associada alterações de crescimento dos côndilos da ATM, uma terceira relacionada aos problemas verticais da face… Enfim, é preciso analisar teu caso para definir o melhor tratamento, que pode ser cirúrgico ou não.
Caso deseje fazer uma avaliação, entre em contato no WhatsApp +55 71 9694-3298
Me siga também no Instagram! @marcelomatosatm
Vc tem consultorio em Recife, pois meu filho tem 5 anos e tem classe lll.
Meu filho tem 17 anos e ele tem o queixo um pouco grande. A dentista me explicou que é a formação de seus ossos, os dentes possuem a mordida perfeita( ela ja vinha acompanhando). Ate hoje não usa aparelho, mas levamos sempre no dentista. Sou de Volta Redonda, RJ. Como posso obter ajuda, pois como li a casos que nao precisam de cirurgia e fico achando que tenho que dar mais atenção a isto.
Simoni, algumas vezes é apenas um padrão facial sem nenhum consequência patológica. No entanto, o prognatismo (queixo para frente) pode ter um impacto social negativo na pessoa. O ponto chave é avaliar se é uma questão para correção ortopédica ou cirúrgica. Entre em contato conosco por este link aqui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite. Minha filha de 5 anos foi diagnósticada com classe III. Vocês tem consultório em Minas Gerais?
Olá Luciana!
Não atendemos em Minas Gerais, no entanto, talvez possamos ajudar.
Muitas vezes, a Classe III em crianças pode ser solucionada estimulando o correto crescimento da parte de cima (maxila), em combinação com uma correção da postura ortopédica da mandíbula. Entretanto é preciso fazer uma avaliação detalhada pois as Classes III não são todas iguais e podem ter diferentes componentes associados que precisam ser identificados como, por exemplo, o posicionamento da língua, a situação as vias aéreas superiores e o estado de crescimento da ATM. Caso queira mais algumas orientações, entre em contato através deste link aqui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde! Meu filho tem 8 anos (faz 9 em Abril) e foi identificado como Classe III a cerca de 2 anos. A profissional que esta cuidando dele introduziu aparelho para correção da mandibula, porém após este período de uso do aparelho (cerca de 2 anos) ele ainda continua com o queixo para frente e na minha visão não melhorou em nada. Qual seria o tempo para correção usando o aparelho? Existe alguma outra ação? Obrigado!
Olá Mauro!
Há muitas variáveis envolvendo as classes III, desde componente genético até problemas relacionados ao posicionamento da língua e da ATM. Por exemplo, se houver uma tendência a respiração bucal e, durante a noite, a língua não toca na maxila (na parte de cima), permanecendo apoiada na parte de baixo (mandíbula), haverá uma grande dificuldade de rever a situação. Aos 09 anos é importante definir bem o diagnóstico para tentar trabalhar com o crescimento e evitar que haja necessidade de cirurgia ortognática no futuro. Para eu poder ajudar, precisaria conhecer mais sobre o caso. Se puder, acesse o link a seguir e conte-me um pouco mais sobre seu filho: https://app.pipefy.com/public/form/KycS23Hd
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Em mogi mirim sp vocês tratam?
Olá Leandro, não.
Vocês possuem Clínica em Porto Alegre?
Minha filha tem o Classe III a cirurgia é muito cara e ela tem muita vergonha da aparência ela chora todos os dias por causa disso e eu não tenho condições de pagar uma cirurgia desse valor ( de 30 a 40 mil reais)
Li agora que somente cirurgia ortognatica não trata a DTM vou trocar de bucomaxilo esse de hoje so quer meu dinheiro mesmo! Ele disse que curava DTM
Bom dia. Minha filha tem 12 anos e foi diagnosticado com classe lll. A dentista disse que terá que colocar um aparelho pra abrir o céu da boca e um aparelho externo para puxar pra frente à parte superior mas a respeito do queixo que está muito pra frente ela não pode fazer nada. E genético. Existe algo a fazer sem ser a cirurgia?
Talvez haja uma alternativa não cirúrgica. Mande seu WhatsApp para o e-mail contato@marcelomatos.com ou entre em contato no WhatsApp da clínica: +5571997267171
Atenciosamente, Marcelo Matos
Dr.Posso escrever tbm?
Olá,vocês teriam algum profissional da área na região de Manaus?Grata
Não…
Olá tenho 50 anos, a um ano uso aparelho para correção..minha ortodontista disse que só melhora. Preciso de uma nova opinião, pode ajudar?
Olá eu tenho 17 anos, a doutora que me atende em uma clínica em Brasília-DF fala que eu preciso dessa cirurgia, por que o meu estagio já é de classe 3, será se é necessáriamente ser feito está cirurgia?
Olá Breno. Como o texto explica, há casos em que não é necessário a cirurgia. Mas somente avaliando caso a caso para saber se o seu é um caso realmente cirúrgico ou não.
Vocês possuem clínica em Brasília?
Olá Breno. Possuímos sim! Em Brasília temos o Dr. Jener Alvarenga e eu, Dra. Edcléia Brandão. Estamos a disposição para lhe ajudar.
http://www.patologiadaatm.com.br/equipe aqui você encontrará nossos contatos.
Eu também tenho esse problema.Eu creio que veio ficar mais evidente com a perda dos dentes.e horrível.pois da uma aparência mais envelhecida.o meu rosto e fino.mas fazer o que?
Teriam algum profissional que me oriente apenas aparelho ortodôntico em Campinas SP?
De onde vcs são, gostaria de uma consulta, obg
Olá, moro em Brasília sou dentista e tenho alteração na atm sou classe III e tenho apertamento, sinto dores na face que foram diagnosticadas como síndrome miofaicl, queria saber como podem me ajudar?
Olá Priscila, meu nome é Edcléia Brandão e nossa clinica fica na Asa Sul. Estamos a disposição para lhe ajudar.
Olá, eu tenho o queixo pra frente, e além de me incomodar esteticamente, eu sinto dores ou certa dificuldade na mastigação de alguns alimentos (tipo coco)…
Gostaria de saber se vocês tem alguma clínica na região de Piracicaba-SP.
Gostaria de saber se tem algum consultório aqui em São Paulo que atende ? No caso e para minha filha ela tem 13 anos e o caso dela e queixo pra frente classe 3 .E preciso de um dentista .
Olá Sheila.
Sim, em SP temos como profissional de nossa equipe a Dra. Marlene. Você pode entrar em contato com ela através dos telefones +55 (12) 31322383 / (12) 981708302 ou deixar seus dados no link abaixo que a Dra. Marlene entrará em contato contigo:
Tratamento da ATM em SP – Dra. Marlene Avellar
Tem profissionais nessa área em Teresina Pi?
Minha filha tem 6 anos e a pediatra dela achou o queixo dela um pouco grande, ou seja, crescendo além do normal…
Boa tarde doutor.
O meu filho tem 10 anos e acho que ele nasceu com algum problema na formação dos seus dentes, pois os dentes dele já nasciam porosos e amarelados e estragavam muito rápido. Fomos a vários dentistas, no entanto, nenhum deles conseguiu dar uma explicação satisfatória, apenas pediam para melhorar a escovacão. Percebi desde há alguns anos atrás que o formato do rosto dele estava alterando. É como se estivesse ficando com a boca mais pra dentro alrerando com isso a simetria do seu rosto. Queria saber se é possível corrigir isso.
Olá Wagner. Em relação aos dentes do seu filho, seria importante uma avaliação clínica para dizer exatamente o que está acontecendo, mas quando vários dentes nascem com esse tipo de alteração, é comum que seja uma má formação do esmalte dentário durante o processo de calcificação, que acontece ainda dentro da gengiva, antes do dente erupcionar. O fato dele estar ficando “com a boca mais para dentro”, alterando o formato do rosto e causando assimetria, pode ser sim alguma alteração no “sítio” de crescimento da mandíbula, que são as ATMs. Processos infecciosos, traumáticos ou autoimunes podem provocar danos na ATM e isso pode levar a uma mudança no crescimento da face provocando esse tipo de alteração. Você deve levá-lo em um profissional qualificado que irá fazer a análise clínica e deverá pedir uma Tomografia e/ou uma ressonância magnética das ATMs para fazer uma avaliação mais completa do caso.
Boa noite, durante minha infância e adolescencia fiz tratamento ortodôntico, com uso de aparelhos internos e externos, mas não resolveu, meu queixo continuava muito cerca de 8 anos atrás fiz a cirurgia ortognática. Eu tinha o queixo muito alongado para frente (clase III) além de disfunção na ATM. Segundo a dentista, iria corrigir não só a posição do queixo e dos dentes, mas também resolveria o meu problema na ATM. No entanto, meu problema na ATM continuou, estalos, dor, barulho no ouvido, e quando a questionei ela disse que em momento algum me havia dito que isso seria solucionado com a cirurgia. Ok, achei um absurdo, mas eu estava tão feliz com o resultado estético que deixei pra lá o problema na ATM.
Realmente eu precisaria fazer duas cirurgias? Ou o problema da ATM poderia ter se resolvido nesta mesma cirurgia?
Outra dúvida, que é o que mais tem me incomodado, o meu rosto ficou torto, meu queixo é inclinada para um lado. Isso foi erro durante a cirurgia? Ou é algo que com o tempo pode passar, ou seja, problema gerado pelo meu proprio corpo e ñ pela cirurgia?
Desde já, muito obrigada!
Na verdade Bruna, as indicações de cirurgia para tratamento da ATM são bem raras. O detalhe é que provavelmente não era a Classe III a responsável pelo seu problema na ATM. A solução da Classe III cirurgicamente praticamente não muda as condições das ATMs. Acredito que seu caso tenha sido resolvido apenas no que se refere à classe III. Você realizou exame de ressonância para avaliar as ATMs? Sem ele é muito difícil saber que tipo de problema elas têm. É provável que não era possível reverter o quadro apenas com a cirurgia ortognática. Também não creio que o queixo torto para o lado seja um erro da cirurgia, mas sim uma posição onde a mandíbula se sente mais confortável devido a alguma patologia que possa estar ocorrendo nas ATMs.
O meu filho está usando aparelho para este caso ( grau 3) mas a dentista quer arrancar os molares dele e os do siso ( que nem nasceram Ainda) será mesmo necessário?
Olá Andréa. Extração de molares não é uma terapia indicada para tratamento ortodôntico. Em alguns casos, pode ser necessária a extração de pré-molares, mas não de molares. A remoção antecipada dos sisos também não é indicada pois o problema de classe III é causado por uma proporção alterada entre a maxila e a mandíbula ou um mal posicionamento da mesma, não por problemas de espaços para os dentes.
Boa noite Dr. tenho uma filha de 16 anos e fui a um cirurgião plástico para tentativamente avaliação para diminuir o queixo dela. O esqueleto do rosto dela é normal, os dentes também são normais, segundo o cirurgião o que ela tem de mais no queixo é apenas músculos e músculo não se retira. Teria alguma outra alternativa para que deixasse minha filha mais feliz, percebo que ela tem trauma e todas as Fotos é segurando o queixo p não mostrar
Po boa tarde tenho classe 3 e estou fazendo um tratamento para descruzar a mordida mais estou com muitas dúvidas pois o tratamento tenho que usar um aparelho ortopédico removivel estou fazendo esse tratamento a 5 meses e ate agora nao vi reltado sera mesmo que vai funcinar pois o tratamento e muito caro nao sei o que fazer me ajude por favor
Dr. Marcelo Matos estou sentindo muitas dores, em 2010 fiz todos os exames para então usar aparelho ortodôntico, no entanto no dia que a ortodontista iria colocar ela descobriu através dos raiox que eu tinha um dente incluso um canino inferior 43, nesse caso ela me orientou que ele fosse retraído ,porém foi na mesma época que meu filho estava passando por sérios problemas de saúde ele tem espondilite anquilosante, então me dediquei a cuidar dele, e logo em seguida passei por cinco cirurgias entre elas nódulos mamários, passei por duas nas pernas varizes é uma histerectomia, essa ultima tem quarenta e nove dias nessa eu fui entubada e com aproximadamente um mês e dez dias comecei a.sentir dores nos meus dentes superiores, depois nos dentes inferiores minha boca fica querendo travar, sinto um peso na mandíbula e quando abro a boca parece que ela deslisa, sinto dores tambem no maxilar inferior, meus ouvidos em alguns momentos sinto estalo e parecem tampado. Então fiz uma avaliação com uma dentista que me encaminhou ao otorrino que já me encaminhou a um cirurgião buço maxilo facial e o mesmo me indicou cirurgia ortognatica, no entanto devido ter passado por algumas cirurgias senti que a ansiedade e nervosismo até contribuíram pra tudo que estou sentindo, Também percebo que aperto muito os dentes e como tenho a mordida errada acho que tudo faz piorar, ainda estou de licença saúde porém já volto a trabalhar dia 21/03 sou professora não sei como vou conseguir. Gostaria de saber se você conhece alguém que tem a mesma linha de tratamento aqui no meu estado, sou de Santa Izabel do Pará área metropolitana de Belém do Pará. Desde já agradeço.