As recomendações do Instituto Nacional Americano de Saúde traz as seguintes considerações:
Surgery
(…) Surgical treatments are controversial, often irreversible, and should be avoided where possible. There have been no long-term clinical trials to study the safety and effectiveness of surgical treatments for TMJ disorders. Nor are there standards to identify people who would most likely benefit from surgery. Failure to respond to conservative treatments, for example, does not automatically mean that surgery is necessary. If surgery is recommended, be sure to have the doctor explain to you, in words you can understand, the reason for the treatment, the risks involved, and other types of treatment that may be available.
Tradução:
Cirurgia
(…) Procedimentos cirúrgicos são controversos, IRREVERSÍVEIS e devem ser evidados sempre que possível. Não há nenhum estudo científico de longa duração que dê suporte à segurança e a eficiência de tratamentos cirúrgicos para as desordens da ATM. Também não há parâmetros científicos que permitam identificar quais pessoas seriam mais prováveis de se beneficiar de uma cirurgia. A falha dos tratamentos conservadores [como as placas oclusais – nota da tradução] não torna necessariamente o paciente indicado para uma cirurgia. Se uma cirurgia for recomendada, certifique-se que o profissional tenha explicado para você, em palavras que você tenha compreendido, a razão do tratamento, os riscos envolvidos e outros tipos de tratamentos que podem ser disponibilizados
Recomendações similares podem ser encontradas em várias outras entidades e o motivo pelo qual isso ocorre é porque quando os procedimentos cirúrgicos não dão os resultados esperados, a situação além de ser irreversível, é frequentemente pior que antes.
Um ponto extremamente importante é o fato do Instituto Nacional de Saúde dos EUA chamar a atenção para o fato de que a falha dos tratamentos conservadores não implica dizer que a alternativa que resta é a cirúrgica. Aliás, na clínica diária o que vemos o exatamente o oposto: os casos que fracassaram com técnicas conservadoras apresentam maior chance de fracassar com a cirurgia também.
No consultório, sempre me chegam casos de pacientes que já fizeram algum tipo de cirurgia de ATM ou mesmo ortognática (que, por algum motivo, foi oferecida como tratamento da DTM) e que desenvolveram algum tipo de patologia, na maioria das vezes um processo degenerativo.
Ainda assim, não quero dizer que as cirurgias não sirvam, acredito que tem seu espaço, especialmente em casos de anquilose verdadeira, tumores e acidentes com lesões faciais importantes.
Se lhe foi sugerida uma cirurgia da ATM pense duas vezes (ou três), lembre das recomendações internacionais, converse com seu dentista sobre os riscos, benéficios e principalmente sobre o diagnóstico, pois se o diagnóstico estiver incorrreto, nem o melhor tratamento poderá fazer muita coisa para resolver o problema.
Fique esperto!
Dr marcelo
Minha ressonância diz que tenho leve anteriorizacao do disco articular com redução com a boca aberta.o buco que estou indo sugeriu de primeira que eu fizesse uma artroscopia para lavagem da articulação,segundo ele os medicamentos nao fazem efeito se a inflamação esta imstalada.
Estou em dúvida!me dê uma luz!
Andréia e o que deslocou o disco em primeira instância? Sem controlar a causa, mesmo com a artroscopia a inflamação retorna…
Meu primeiro atendimento de 2019 foi uma paciente da Suíça, que chegou aqui com histórico de duas artroscopias e uma cirurgia ortognática e ainda com dor…
Entre em contato via whatsapp:
+55 71 9 726-7171
Me siga no instagram: https://www.instagram.com/marcelofreirematos/
DR.MARCELO GOSTARIA MUITO DE UM ESCLARECIMENTO SOBRE UMA CIRURGIA QUE FIZ DA ATM E MANDIBULAR HA 1 ANO . DESDE QUE FIZ, ATE HOJE A MINHA VIDA E IR PARA FISIOTERAPIAS SESSÕES DE LAISER E CHOQUES…PERDI TOTALMENTE A AUDIÇÃO E TIVE PARALISIA FACIAL.O MEU ROSTO FICOU TOTALMENTE TORTO E OS MEUS OLHOS CHEGOU QUASE NA BOCHECHA,AGORA QUE ESTA VOLTANDO, MAIS AINDA FALTA. SEM CONTAR QUE TUDO ACONTECEU APOS CIRURGIA,DESDE QUE SAI DO HOSPITAL RECLAMEI PARA MÉDICO E ATÉ ESSE EXATO MOMENTO ELE DIZ QUE É NORMAL, E VAI VOLTAR O ROSTO E A AUDIÇÃO. O MEU OTORRINO DISSE QUE SE Ñ VOLTOU ATÉ AGORA Ñ VOLTARÁ MAIS.PRECISO FAZER UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA MAIS O MEU MÉDICO OTORRINO ESTÁ COM MEDO PQ COLOQUEI UMA PLACA, DOIS PARAFUSOS E UM GANCHO DE TITÂNIO…DESDE QUE FIZ A CIRURGIA TENHO COMUNICADO COM O MEU BUCO QUE É O Q FEZ A CIRURGIA, SE ELE TINHA COLOCADO ALGUM TIPO DE MATERIAL EM MEU ROSTO, ELE DIZ Q Ñ, MAS FAZENDO A PEDIDO DO MEU OTORRINO UMA TOMOGRAFIA DEU +. AGORA QUE ELE FEZ UM LAUDO FALANDO Q EU POSSO FAZER A RESSONÂNCIA, MAS O MEU MÉDICO ESTÁ COM MEDO.
GOSTARIA DE UM ESCLARECIMENTO SOBRE O MEU CASO IMEDIATO? MINHA AUDIÇÃO VOLTARÁ…O QUE NA VERDADE ACONTECEU? LEMBRANDO QUE PERDI TOTALMENTE A MINHA AUDIÇÃO DO OUVIDO D. POSSO FAZER A RESSONâNCIA SEM MEDO?
DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO O SEU ESCLARECIMENTO.POR FAVOR ME AJUDE!!!
Kelly, muito difícil te responder a respeito das complicações de sua cirurgia sem fazer uma avaliação pessoalmente.
Quanto à segurança do exame, de um modo geral, as placas de titânio de boa qualidade não oferecem risco para o exame de ressonância magnética pois esse tipo de metal é pouco susceptível ao campo magnético do aparelho.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. boa noite. Tenho 31 anos e desde criança ouvia esses estalos na minha articulação, porém como não provocavam dores, fui deixando. Recentemente, sofri um acidente e fraturei o nariz, etmo orbital esquerda. Operei a fratura e sai com muita dor do pós operatório. Dias depois comecei a sentir dores de ouvido, tonturas, vista embaçada,manchas negras na visão, sensação pisar no vazio, aquele som de areia no ouvido, zumbido.Acho q meu disco auricular está gasto.Um dentista já me disse que só aparelho não vai acabar com as dores.abdomen projetado para frente, dor na coluna, tudo isso quase pro lado esquerdo e minha mandíbula inferior está meio torta para direita. Gostaria de saber do senhor o seguinte: no caso isso começou depois da fratura do nariz. O senhor acha sensato uma cirurgia de ATM?
Luciano dê uma lida aqui:
Debate sobre cirurgia
At.te,
Marcelo Matos
Durante minha infância e adolescência fiz correção ortodôntica com diversos aparelhos fixos e removíveis (incluindo arco facial exterior) mas não me encontro satisfeita com os resultados. Embora tenha minha dentição bem alinhada, meu queixo continua muito retraído e meu maxilar superior avançado o que me deixa com um perfil pouco harmonioso e um sorriso exagerado uma vez que mostro muita gengiva, meus dentes são grandes e o lábio superior é um pouco subido. Gostaria de saber quais as diferentes opções que existem para casos como o meu. Me falaram na Técnica do Arco Segmentado. Qual a sua opinião acerca? E outras técnicas inovadoras ou pouco divulgadas, existem? Muito obrigado por sua atenção.
No meu laudo da RM, consta: “Disco articular descolado anteriormente na posição de fechamento bucal, sem retorno à sua localização habitual ao movimento de abertura”, “Cabeça mandibular direita com retificações nos contornos, notando-se a presença de osteófilo na vertendte anterior e esclerose reacional da medula ósse subjacente”. ” Pequena redução da amplitude de translação da cabeça mandibular direita, ao movimento de abertura máxima buca”. Estou com cirurgia de Artroplastia marcada. Sinto fortes dores. Será que a cirugia é o melhor a fazer?
Magda, posta aqui se sua cirurgia deu certo!
At.te,
Marcelo Matos
Olá!Meu destista me recomendou um cirurgião buco maxilo facial pra fazer a extração dos meus sizos, para fins ortodonticos. Chegando lá ele examinou minha panoramica e constatou algo na parte da atm. Pediu que eu fizesse uma ressonancia e uma radografoia da atm. Não sinto dor alguma, somente pude perceber que acontecem alguns estalos. Porem não sofro com dor alguma. Nunca iria perceber nada de errado se ele não me fala.Enfim, estou morrendo de medo de fazer esta cirurgia, que meu rosto mude. Estou quase desistindo de tudo. o que faço?
Bom dia a todos,meu buco-maxilo-facial recomendou que eu fizesse uma Videoartroscopia da Articulação Temporomandibular,pois devido aos exames que eu fiz consta que tenho um derrame na articulação e muita dificuldade para abrir a boca e até mesmo mastigar alimentos sólidos,acontece que eu estou morrendo de medo pq não sei como é a recuperação,se doi muito depois da que a anestesia passar etc…..alguém já fez esse procedimento? me ajudem? aobrigada
Olá, Doutor! Tenho 38 anos e tenho deslocamento do maxilar há mais de 8 anos e todas as vezes que meu maxilar se deslocou eu nunca consegui voltá-lo pro lugar sozinha. Sempre tenho que ir para o hospital com muitas dores e a boca vai abrindo mais se demorar o atendimento. Agora desloca com muita frequen-cia e não posso mais nem abrir a boca para passar baton, sinto que vai deslocar se eu insistir. Sinto às vezes zumbido no ouvido, dores de cabeças eternas, enxaquecas, dores nos olhos,já deixei de ir ao dentista com medo de abrir a boca pois ele diz que a cirurgia não resolve o meu caso. É verdade? Quem eu devo procurar? Que tipo de cirurgia ou tratamento pode me ajudar? Obrigada!
Tereza, procure um profissional que tenha treinamento em patologia da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Ola?Tenho desgate na atm fiz ressonancia magnetica que comprovou isso.Tenho muita dor de cbeça,nos olhos,pescoço e nas articulaçoes.Meu medico recomendou que eu faça a cirurgia com artroplastia com osteomia glenotemporal ou colocaçao de placa de titanio pq tenho luxaçoes redicivantes da articulaçao temporomandibular.Queria saber se essa cirurgia e segura e se vcs recomendam?Como e o tempo de recuperaçao?
Kátia, em eu não recomendo cirurgia de ATM, a menos que seja um caso de tumor, fraturas graves ou anquilose. Dê uma lida nesse texto aqui: Devo fazer cirurgia da ATM?
Tenha em mente que as luxações recidivantes podem até melhorar, mas isso não significa que seja restabelecido a sua saúde da ATM. As chances são de ocorrer uma mudança mas continuar com diferentes dores nos músculos da face, pescoço e cabeça.
Dê uma olhada na postagem sobre a jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também o próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.
Portanto, se lhe indicaram cirurgia de ATM (estou supondo que é a esse tipo de cirurgia que você está se referindo) sugiro que vá a mais de um dentista especialista em DTM e dor orofacial para ouvir outras opiniões. Lembre-se: cirurgias são irreversíveis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
A PELO MENOS 4 ANOS SOFRO COM A SINDROME MIOFACIAL,MEU DENTISTA ME ACONSELHOU A AGUARDAR UM POUCO PORQUE SE A DOR FICASSE MUITO INTENSA A INDICAÇAO SERIA CIRURGICA,E AGORA AS DORES PIORARAM MUITO,FIZ EXAMES E O RESULTADO FOI:SINUSOPATIA MAXILAR CRONICA E LINFONODOLOMEGALIA SUBMANDIBULAR E NO ESPACO CERVICAL ANTERIOR A ESQUERDA E LUXACAO DO DISCO ARTICULAR ESQUERDO QUE NAO SE DESFAZ COM A ALBERTURA DA BOCA. O MEU BUCO ME ACONSELHOU A CURURGIA E DEPOIS A COLOCACAO DE APARELHO.O QUE EU DEVO FAZER. OBRIGADA DR.
Mônica Marins
Tenha cuidado para não se precipitar… O aumento dos linfonodos indicam infecção, que inclusive pode ser da sinusite e isso precisa ser tratado antes de qualquer cirurgia para não trazer problemas depois. O outro ponto é que cirurgia de ATM para tratar síndrome miofascial é como contratar um mecânico de automóveis para concertar seu computador… São duas coisas distintas. Está certo que eu não te avaliei, nem sei exatamente quais são as particularidades do seu caso, mas acontece que as indicações de cirurgia de ATM são para tumores, fraturas graves e anquiloses. Talvez, em algum caso de processo degenerativo com muita deformação articular se possa também utilizar algum tipo de cirurgia. Fora isso, os problemas de disco articular podem ser tratadas de maneira mais eficaz e mais eficiente com métodos clínicos.
Att.,
Marcelo Matos
Oi já usei aparelhos por três anos em diferentes Dentistas mais não consegui o resultado desejado a segunda Dentista falou que eu tinha Mordida Cruzada e que era pra min fazer uma cirurgia no meu Maxila pois mudará minha mordida torta meu perfil que e feio meu queixo fica muito pra frente quando eu . Gostaria de saber quanto custa a Cirurgia e as consequencias o repouso e os riscos que corro? Obrigada DR.
Marcele
Essas são dúvidas que seu dentista precisa tirar, pois não sei quais são as suas condições clínicas e qualquer recomendação seria imprudente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi, há 4 anos fraturei a mandibula direita em dois lugares num acidente de carro, e nunca fiz cirurgia, desde então passei a sentir muitas dores de cabeça que duram de 3 á 4 dias seguidos isto noite e dia,´as vezes passo horas na emergencia tomando medicação para a dor que não passa, e os estalos são altos e salientam minha bochecha próximo do ouvido sinto dores de dente até onde não tem, fico com um dos lados do rosto inchado, e minha boca as vezes não consigo abrir apenas uma frestinha para tomar liquidos, fora dores de cabeça,dente,ouvido, tenho crise de coluna e muita tonturas, devo fazer cirurgia pois venho fazendo fisioterapia,fonoaudiologia á mais de 4 anos,e os remédios que tomo é Cevaliv,Artrolive,Toragesic e faço compresas e sempre tenho dores crônicas, o que fazer?
Oi, há 4 anos fraturei a mandibula direita em dois lugares num acidente de carro, e nunca fiz cirurgia, desde então passei a sentir muitas dores de cabeça que duram de 3 á 4 dias seguidos isto noite e dia,´as vezes passo horas na emergencia tomando medicação para a dor que não passa, e os estalos são altos e salientam minha bochecha próximo do ouvido sinto dores de dente até onde não tem, fico com um dos lados do rosto inchado, e minha boca as vezes não consigo abrir apenas uma frestinha para tomar liquidos, fora dores de cabeça,dente,ouvido, tenho crise de coluna e muita tonturas, devo fazer cirurgia pois venho fazendo fisioterapia,fonoaudiologia á mais de 4 anos,e os remédios que tomo é Cevaliv,Artrolive,Toragesic e faço compresas e sempre tenho dores crônicas, o que fazer?
Sandra (que postou com o “Muito Interessante”)
Para saber o que fazer é primeiro preciso identificar o que exatamente está errado em suas articulações temporomandibulares (ATM), bem como em várias estruturas da face que podem estar dando sintomas similares. Alguns dos sintomas que você descreve são típicos realmente de uma lesão articular.
Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
paciente com 73 anos deslocamento na mandibula esquerda,fez colocação de estender a uns tres meses, isquemia celebral, quadro depressivo,pressao arterial controlada por medicamentos.pode fazer a colocação de placa ou tem outro procedimento atualizado que podemos tentar? sexo feminino.
grata.
Lenir, é um quadro complicado, tanto em termos de definição do diagnóstico da situação da ATM quanto em termos de tratamento.
Para o tipo de trabalho que eu faço, é bem provável que eu não poderia/possa oferecer tratamento a ela, pois a situação dela, pelo que você descreveu, envolve uma das contra-indicações absolutas da ressonância magnética (por causa do artefato metálico intracraniano) que é o exame que guia do meu processo de diagnóstico e do tratamento (incluindo aí a confeção da placa).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde Dr. Marcelo.
Gostaria de lhe explicar o que ocorreu comigo, aos 3 anos a trás durante minha visita ao dentista, ocorreu q fiquei muito tempo com a bouca aberta tipo mais de hora e depois eu comecei a sentir dor no mandibula bem perto no ouvido, dependendo até na posição que durmo no dia seguinte a dor está a encomodar, agora dia deste dei um bocejo que resultou numa dor intensa o dia todo até para engolir a saliva doi, mas somente da parte direita do rosto, ficou quente tipo febre neste local. não procurei o dentista ainda, mas sinto que terei pois a dor não parou q faço?
Roseli
Como você mesmo disse, será preciso procurar o dentista… O que acontece é que algumas vezes quando se permanece com a boca aberta por muito tempo, pode acabar forçando um ligamento, distender algum músculo ou lesionar alguma outra estrutura na região da ATM. Daí a necessidade de voltar no dentista para fazer uma avaliação do que ocorreu para fim de reverter ou controlar e, caso ele(a) não possa ou não tenha experiência no manejo deste tipo de situação, verificar uma indicação de um especialista em ATM e dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, tenho 34 anos e moro em ES. Descobri que tenho Disfunção da ATM há 03 anos, quando fui parar na mão de um cirurgião de cabeça e bescoço que me encaminhou para um ortodonto-buco-maxilo, o mesmo descobriu que nasci com má formação na arcaria dentaria (dentes de leite que cairam e não nasceram) dos 6 que não nasceu só implantaram 02, pois não tem espaço para implantar mais.
De 01 ano pra ca minha mandibula tem travado hoje 29/04/11 é a terceira vez, não deixando eu abrir muito minha boca e nem falar muito por que a dor é insuportável.
Hoje 29/04/11 Faço tratamento com cirurgião buco-maxilo. Fiz uma nova panoramica para ver a localização dos pinos e da ATM, a mesma me pediu para fazer uma ressonancia magnetica assim que eu consegui abrir a boca.
Como sou Tec. enfermagem e pesquiso muito na internet vi que na panoramica tem diferença da ATM que fiz há um ano atras, a mandibula encosta no cranio da parte frontal.
Gostaria de saber sua sugestão, pois a minha Dra pensa numa hipótise de uma lavagem ou artroscopia.
Relato que uso um aparelho mio-relaxante ha total de 03 anos, que antes aliviava a dor hoje ja não alivia mais. Faço uso de miosan 10mg a noite e as vezes tramal que não tira a dor, só me faz dormir.
Aguardo sua sugestão.
Att.
Roselaine
Roselaine
O que você relata indica que, possivelmente, a doença tenha avançado mesmo tendo feito tratamento ao longo destes três anos. Quando isso acontece é importante rever o diagnóstico e explorar os detalhes que, por ventura, tenham passados despercebidos antes de sair tentando outro tratamento, especialmente porque podem também não dar certo e, sendo cirurgia, pode haver seqüelas.
Assim, converse com seu dentista a respeito dos detalhes do diagnóstico do seu caso e, se for o caso, procure entender em detalhes em que aspectos a cirurgia iria resolver.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo!
Bom, minha cirurgia foi feita, fiz artroscopia da ATM bilateral, hoje ja tem 6 meses que há fiz e to bem, não tomo mais remédios e so uso placa mio-relaxante para dormir. Gostaria de te agradecer pelas informações que me deu neste blog. Na cirurgia viram meu disco da mandíbula esquerda estava rompida e por isso não conseguia abrir a boca mais que 1cm. Gostaria de frisar que é muito bom ter médicos como Sr. para tirar nossas dúvidas, pois pesquisei e todos os médicos que ia falavam que teria que fazer uma artroscopia e não fazer cirurgia aberta( para quem não sabe o que é artroscopia: é uma cirurgia por vídeo e não deixa cicatriz, ficaram só dois furinhos minúsculos que não da nem pra ver) hoje abro a boca normal e como de tudo. Como a ciência de hoje ta evoluida nem!!!
Lhe agradeço de coração pelas dicas!
Que DEUS lhe abençoe!
Abraço!
Roselaine N. Vieira
03/07/2012.
Roselaine, essa é uma notícia muito boa!!!
Att.,
Marcelo Matos
Oi Roselaine, me diga uma coisa, nessa cirugia de artroscopia, vc disse que viram seu disco articular esquerdo rompido, então o que eles fizeram lá dentro? Restruturaram o disco? Como foi? Sofro a 10 anos de DTM, já fiz de tudo e nada repõe meu disco no lugar. Sofrimento dia e noite com dores na face, pescoço e cabeça. Fiz artrocentese em 2011, melhorou por meses, mas o disco creio que não tenha voltado para o lugar. Agora quero partir para a artroscopia. Me conte o que eles fizerem na sua articulação, por favor.
Abs.
Vivianne.
Boa Tarde Vivianne, Olha eu nasci com má formação na arcaria dentaria e só 30 anos depois que descobriram e quando foram ver, meu disco estava rompido! Vivianne, após a cirurgia de artroscopia meus médicos falaram que eles tentaram colocar o disco no lugar sem amarrar e que se não colasse teria q submeter nova cirurgia aberta para amarrar o disco, hoje tem 01 ano e 9 meses de cirurgia e como de duto, abro a boca normal, e o principal não tenho mais dor, só uso uma placa de miorrelaxante para dormir, por que quando durmo eu forço a mandíbulas em dias estressante, então uso toda noite e tiro de dia, e continuo fazendo acompanhamento com Cirurgiã Buco-maxilo-facial ! Sou do Espirito Santo, não sei de que cidade você é, mais se quiser entrar em contato para mais esclarecimento, me envia mensagem, te responderei com maior prazer! e-mail é laniresgate@hotmail.com
Vivianne, meu e-mail é laniresgate arriba hot mail ponto com . Entre em contato para qualquer esclarecimento!
Abraço
Roselaine
Olá! Tudo bem? Eu tenho espondilite anquilosante e por mais de 8 anos fiquei sofrendo(com dores e dificuldade de comer) com uma oclusão que afetou primeiro a atm esquerda e posteriormente a direita,fiz duas cirúrgias(para correção) uma em 2007 e a última em 2008,foi colocadas plaquinhas de silicone em ambas,mas agora em 2011 o local operado em 2008(a plaquinha de silicone se destruiu segundo o meu médico cirúrgião) causando dores e inchacho no local,o procedimento de remoção e reparo será feito,quais os riscos? Obrigado!
Josué
Toda cirurgia apresenta riscos… As de ATM lidam com uma área rica em estruturas delicadas, próximo de artérias e nervos importantes e nesse sentido, muita coisa irá depender da habilidade do cirurgião e de um bom planejamento.
Além disso, cirurgia de ATM são extremamente limitadas no quesito corrigir a biomecânica e a fisiologia articular, ou seja, via de regra, ocorrem sequelas funcionais como as que você já está vivenciando. Se você der uma busca aqui no blog, irá ver muitos relatos de internautas que pioraram com cirurgias de ATM.
No seu caso em particular, não sei quais são as implicações pois não avaliei você pessoalmente, logo o melhor a fazer é conversar bastante com seu dentista/médico responsável e avaliar com ele as implicações em todas as esferas envolvidas no contexto da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá gostaria de saber sobre problema degenerativo do condilo,estou sofrendo a muito tempo com isso mas só agora foi descoberto que tenho uma doença degenerativa,estou fazendo o tratamento com leizer e fisioterapia no início achei que estava melhorando mas estou novamente em crise e ñ aquento mais esse é o tratamento correto para esse tipo de problema ou tem outro mais eficaz.Um abraço!!!QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE!!!
Vanessa
A expressão “processo degenerativo” é bem genérica e se refere a uma variedade de problemas. Para saber se o seu tratamento é o correto, precisaria saber o que desencadeou tal processo, por exemplo: é causado por um fator local como traumatismo e/ou questões biomecânicas? Está relacionada a algum problema sistêmico metabólico? Autoimune? Bacteriano? Etc.
Enfim, para cada variável destas há uma maneira específica de tratar e, às vezes, o que é bom para uma coisa, não é para outra. Assim, minha sugestão é que você procure um dentista com experiência em patologia da ATM, que possa avaliar todas essas possibilidades.
Atenciosamente,
Marcelo Matos