É muito comum o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor de cabeça e a dor relacionada à disfunção da ATM. Mas você sabia que os anti-inflamatórios de venda livre nas farmácias estão entre os medicamentos que mais produzem efeitos colaterais?
Para se ter uma idéia, nos EUA, 13 milhões de americanos consomem anti-inflamatórios diariamente e esses medicamentos levam a cerca de 16.500 mortes e 103.000 hospitalizações todo ano por complicações gastrintestinais, renais e doenças ligadas à hipertensão como acidente vascular cerebral e problemas cardíacos!
Os anti-inflamatórios não esteróides, ou simplesmente AINES (como são mais conhecidos no meio odonto-médico), como a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco sódico e o potássico, dentre outros, são facilmente encontrados nas farmácias e em muitos casos são de venda livre, ou seja não precisam de receita.
Esses medicamentos inibem uma classe de substâncias chamadas prostaglandinas, que estão relacionadas à resposta de dor e inflamação no organismo. Entretanto estas prostaglandinas também participam de muitos processos importantes e vitais para a saúde: elas ajudam na regulação da pressão arterial, participam da coagulação sanguínea, da secreção dos ácidos gástricos, da regulação renal dentre outras coisas.
Assim, ao ocorrer a inibição dessas substâncias pelos AINES, não apenas a dor e a inflamação serão afetadas, mas também diversas funções normais serão alteradas!
Dentre os efeitos colaterais negativos que o uso constante de AINES podem causar encontramos:
- pressão alta
- úlceras ou hemorragia estomacal
- náusea
- cólicas
- constipação
- hipersensibilidade aos raios solares
- nervosismo
- confusão mental
- sonolência
- dor de cabeça
- parto prematuro
- crises de asma
- inchaço nos dedos, mãos e pés ligados ao aumento de peso e problemas urinários, que podem indicar um comprometimento cardíaco ou renal (nesse caso é preciso comunicar imediatamente o seu médico!!!)
Quanto maior for a dose e o tempo de uso, maiores serão as chances de ocorrerem alguns desses sintomas acima mencionados. Por outro lado, em períodos curtos de tempo, eles podem ser útil para o alívio temporário da dor.
Dores Crônicas, Medicamentos e Alimentação Anti-Inflamatória
Considerando que os problemas na ATM tem uma tendência à se tornarem crônicos, principalmente quando se instala uma osteoartrite na articulação, não é muito prudente correr até a farmácia mais próxima e comprar o primeiro AINE que encontrar, pois esse é o primeiro passo para um uso constante desse tipo de remédio. O melhor é buscar um profissional médico com experiência em tratamento de dores crônicas, ou dentista, especialmente se tiver formação em patologia da ATM, que deverá saber encontrar alternativas mais saudáveis de controle da dor e do estado de saúde de sua ATM.
Entretanto, é possível tomar atitudes que possam ajudar a combater a dor sem o uso de medicamentos. Afinal, quando sentimos dor e tomamos um medicamento para aliviar, não é por que nosso organismo possui uma “carência” de medicamentos que ele funciona. Como expliquei acima, o mesmo mecanismo que inibe a dor inibe também substâncias que são fundamentais para processos vitais do organismo.
Pense sobre isso agora: Muitas vezes apenas, modificando os hábitos alimentares e dando ao organismo o que falta a ele através de alimentos saudáveis e anti-inflamatórios, é possível melhorar e até mesmo eliminar por completo a dor crônica. Então qual a razão para não fazer isso? É importante ressaltar que eliminar a dor é apenas eliminar um sintoma, mas não necessariamente a causa do problema. Por isso que o acompanhamento de um profissional de saúde é fundamental para combater o problema por completo.
Depois de muito tempo pensando em como ajudar o máximo de pessoas a livrar-se da dor através de hábitos alimentares eficientes, eu criei uma série de vídeos que explica detalhadamente tudo o que você precisa saber para começar a melhorar a sua alimentação e a obter resultados no combate a dor. Para assistir aos vídeos e receber também os meus e-mails com dicas sobre alimentação e combate da dor, clique no link abaixo:
Vale a pena investir na saúde agora, para não ter que investir tempo e dinheiro para tratar a doença.
Fique esperto e proteja sua saúde!
o problema é que os proprios medicos receitam medicamentos contra dor sem focar no que está causando a dor
minha mae mesmo foi no pronto socorro hoje com dor de cabeça e só aplicaram um remedio de dor e receitaram mais medicação contra dor
onde ela se operou eu comentei que ela estava sentindo dores de cabeça deste que teve uma complicação na anestesia , e sequer encaminharam ela para verificar a causa, só receitaram mais dipirona
Infelizmente, essa é uma realidade.
Dr e possível diagnosticar umas disfuncao da Atm e dtm .através de uma panoramica.
Olá Josi , Por uma panorâmica você não tem como diagnosticar uma DTM.
Olá Dr. Marcelo,
Por favor, serei muito grata se ao menos me responder por aqui.
Eu sofri um corte na testa, e por ficar sentindo dores do mesmo lado, fui em vários neurologistas, e então fui diagnosticada com neuralgia. Passei a tomar carbamazepina. Mas, depois comecei com sensação de ouvido tapado e algumas vezes com mal estar, sensação de morrer, sonolência. Em fim descobri depois de ir a otorrino que estava com labiritite. Fiz o tratamento para labiritite. Passei uns 6 meses bem, sem remédios nenhum. Mas há uns 4meses começou tudo novamente. E, já nao sei o que tenho, pois mesmo tomando o remédio para labiritite a dor no ouvido e ao redor, no olho, permanece. E quando falo, fica cansando, puxando o ár. Me canso falando, me canso comendo… E agora um otorrino que fui acha que estou com ATM. O que me deixa aflita é ficar de consultório em consultório. Sem saber o que tenho. Seringue minha vida mudou completamente com essa dor. O que achas que tenho? Achas que tenho ATM por conta de que? Do corte, que tive na testa no qual pegou um nervo? Também extrai 3 dentes, os da mastigação. Por favor me responda. E se souber qual profissional procuro em Recife, me diga por favor. Abraços. Muito obrigado.
Os sintomas que você descreve NÃO são típicos de DTM, nem o corte na testa é fator de causa de DTM. No entanto, caso você tenha realmente problema nas ATM (por outro motivo) pode haver sim um agravamento de sintomas ligados ao labirinto e dores.
Talvez valha a pena procurar um especialista em DTM em Recife, mas infelizmente não conheço um para lhe indicar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Amigos também sofro com este problema de ATM há um ano. Já fui há vários médicos com dor de cabeça foi descoberto o problema estou usando a placa estava bem melhor mais fui colocar uma coroa e magoei estar voltando tudo de novo mais eu creio no Deus vivo que ele vai me curar que nao vou fazer cirugia e vou deixar de usar a placa porque o Deus que sirvo é o Deus do impossível.
A paz do Senhor Jesus para todos.
Pessoal, sofro de ATM e até colocar o aparelho ortodôntico as dores eram terríveis.. procurei um especialista e o remédio que ele indicou é o único que aliviou minhas dores… Podem apostar no relaxante muscular MUSCULARE. Espero ter ajudado.
Ellen
Essa medicação deve ser prescrita por um médico ou um dentista, não por indicação de colegas virtuais. Além disso, o que funcionou para você pode não funcionar para outras pessoas e ainda ter efeitos colaterais importantes. Tenho aqui na clínica vários casos de dor “rebote” provocada por abuso de medicação, bem como paciente com intoxicação muscular pelo uso de “relaxantes musculares”.
Assim, fica a dica, saúde não é brinquedo nem loteria, procure um profissional.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo boa tarde,ha seis anos venho sofrendo muito com dor na mandibula,dor de cabeca ,nos olhos na nuca,pescoço,costas enfim em todo lugar ñ aguento mais tanta dor por favor me ajude o que devo fazer? pois ja usei aparelho ortodontico fixo e hoje uso a placa movel mas sinceramente de nada adianta sinti dor na articulação do lado direito todos os dias sem falhar um se quer e é muita dor mesmo me ajude.moro na bahia.aqui na bahia posso encontrar ajuda na rede publica?
Lene
Tratar um problema na ATM vai muito além de aparelhos ou usar uma placa móvel. Sobre esse tema, sugiro que você leia essas duas postagens aqui:
Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Plaquinha resolve?
Quanto à sua pergunta:
Eu creio que seja possível encontrar, mas certamente será uma abordagem mais paliativa que corretiva. Dê uma lida nessa outra postagem aqui:
Tratamento gratuito para disfunção da ATM: onde encontrar?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Len, me sensibilizo com o seu problema, eu mesmo escrevo esta com lágrimas nos olhos devido a tanta dor que sinto, como você, do lado direito da mandíbula, cervical, dores musculares, enfim todos os lugares do lado direito do corpo até os pés, não tenho paz, ja fiz tratamento na USP no Centro de Tratamento da USP em minha cidade Ribeirão Preto, com psicoterapia em grupo associada à acupuntura, lazer, massagens, placa sob medida ( não acertaram oclusão ) pois tenho dois pre-molares superiores adesivas, que se soltam sempre, foram colocados há 10 anos ( na verdade, se soltaram depois de 1 ano de colocados ) optaram pos adesivas devido a erros na própria USP Odontologia por perfuração de canal, e também na epoca a extração dos dois penultimo e ante penúltimos dentes inferiores também do lado direito para colocação de um aparelho movel com os dentes, para a reposição dos mesmos, e do lado esquerdo inferior igual porém com um dente duplo fixo. Mas tudo foi bem até uns 6 anos atrás quando começcaram as dores, até tratamento com antidepressivos já fiz várias vezes ( parei novamente há uns 4 meses ) com paroxetina ). Não sei mais o que faço, não tenho mais qualidade de vida, e na USP enquanto tratei foi bom, depois tudo voltou novamaente. Socorro….Ajudem-me.
Há exatamente 7 anos corro com minha mãe para p. socorro com dores, dores infinitamente terríveis.
Não consigo tratamento, ela tem Disfunção de ATM, e ja não tem vida útil. Me ajudem , preciso de tratamento público para ela !!!!
Neiva, para tratamento gratuito, você precisa procurar uma universidade ou outra instituição de ensino que ofereça atendimento à população.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bah minha mãe tbm disse que só tem médicos grátis em universidade, pelo S.U.S n tem… e aqui em florianópolis tem que correr atrás pq são muito poucos especialistas…
[…] postagens anteriores, descrevi alguns dos principais efeitos colaterais dos AINES (antiinflamatórios não esteróides, como a aspirina, paracetamol, diclofenaco etc) e […]
Só Deus sabe o meu martírio no tocante a ATM (ou DTM). Seja pela perigrinação de quase 03 anos em consultórios médicos para descobrir a causa de tantas dores de cabeça e facias, seja pelas constantes dores musculares e encefálicas enfrentadas até hoje. Primeiramente parabenizo profissionais como o senhor Dr. Marcelo que especializam-se neste misterioso problema e assim trazem alívio e informação aos pobres mortais que sofrem com a ATM. Pois se eu soubesse que sofria de DTM, já teria procurado ajuda há muito tempo e hoje já estaria livre do problema. Só a título de informação ou desabafo, vou descrever o que aconteceu e acontece comigo até hoje, por causa de tal disfunção. Há mais ou menos 05 anos, comecei a sentir fortes dores de cabeça, dor em volta dos olhos e na nuca; como as dores aumentavam procurei um neurocirurgião, que após realizar todos exames, disse que se tratava apenas de uma dor de cabeça tensional. Como doía também ao redor dos meus olhos, fui ao oftalmologista e fiz todos os exames, mas para o meu alívio ou decepção nunca era constatado nada, cumpre salientar que o mesmo se deu com o Otorrinolaringologista. Durante todo esse tempo, fui a vários neuros e oftalmos, oftalmos-rásticos, otorrinos, mas nada era diagnosticado e as dores continuavam. Pensei que estava louca, e que minhas dores eram psicológicas, e assim fui me entupindo de remédios e vez ou outra fazia uma visita a emergência hospitalar, pois, em alguns casos nenhum medicamento aliviava minha dor. Quando já havia me conformado com as “dores imaginativas”, eis que surge a luz no fim do túnel, ao assistir um programa de enternimento americano, ouvi pela primeira vez sobre a ATM, e conforme o médico falava, eu ia me encaixando perfeitamente no diagnóstico. Não tive dúvidas, procurei um especialista e há 02 anos uso aparelho ortodôntico fixo, além de fazer sessões semanais de acupuntura. Só que ultimamente devido aos movimentos do aparelho, tenho sofrido terrivelmente de dores na cabeça, mandíbula e ao fundo dos dentes, o que atrapalha e muito a minha vida profissional. Infelizmente para me livrar de tais dores, tenho abusado diariamente de analgésicos de vários segmentos, o que sem dúvidas me traz diversos efeitos colaterais, tais como azia, queimação no estômago, tontura, náuseas, cólicas e queda de pressão. Meu único consolo neste calvário, é que o meu ortodentista garantiu que assim que consertar a minha oclusão a dor sumirá ou diminuirá consideravelmente, por isso aguento as dores com resignação. Encerrando, peço a Deus que profissionais como o senhor Dr. Marcelo, continuem levando a luz ao fim do túnel a quem já se “acostumou” a viver com dor, pois, se entre os profissionais de saúde houvesse uma interação do assunto, muitas pessoas seriam beneficiadas.