A mordida aberta anterior é responsável por um grande índice de recidivas ortodônticas e, muitas vezes, além da interposião lingual, a ATM é a grande responsável. Na ressonância magnética (abaixo à esquerda), pode-se ver a presença de processo degenerativo caracterizado por osteófito, deslocamento de disco e retroposicionamento condilar que, em conjunto, fazem a mandíbula rotacionar tendo os molares como fulcro, gerando a mordida aberta. Para tratar casos assim, é preciso ir além do tratamento dos sinais e sintomas das DTM, pois é necessário descobrir o que está por trás dessa artropatia, bem como restabelecer a relação craniomandibular adequada para estabilizar a situação.
Sequelas ortopédicas e patologia da ATM
O Dr. Marcelo Matos é um entusiasta da boa saúde em todos os sentidos. Com vasta experiência em patologia da ATM, criou em 2008 um blog para servir de utilidade pública e ajudar as pessoas que sofrem com dor, com o lema de que a boa informação é sempre o primeiro passo para ajudar todas as pessoas.
Quer orientações para seu caso? Acesse o link a seguir: Conte sua história!
Site: www.dtmnuncamais.com.br
Instagram: www.instagram.com/marcelofreirematos
[…] levar em consideração a natureza dos processos patológicos que acometem a ATM e geram sequelas crânio-maxilo-mandibulares. Essas sequelas, para serem solucionadas seja por cirurgia, ortodontia ou prótese precisam […]