Ao contrário do que muitos pensam, problemas nas ATM de crianças é bastante comum e é, inclusive, causa de várias alterações de crescimento e desenvolvimento da face e dos maxilares. Alguns exemplos de alterações faciais que podem ser causadas por artropatias temporomandibulares (ou seja, doenças da ATM) são:
1. Retrognatismo, que é quando o queixo fica muito pequeno e “para trás”. Isto ocorre quando as duas articulações temporomandibulares (ATM) são afetadas ao mesmo tempo durante o crescimento
2. Assimetria, que é quando o queixo fica desviado para um dos lados. Isto ocorre quando uma ATM é mais afetada que a outra
3. Prognatismo, que é quando o queixo fica muito para frente, passando da arcada superior e invertendo a mordida. Isto ocorre quando há um crescimento exagerado dos côndilos associado a certas alterações de posicionamento da língua que modificam o padrão de crescimento dos maxilares
4. Mordida aberta, que é quando os dentes de trás se tocam mas os da frente ficam afastados. Isto é muito comum em processos degenerativos da ATM, que pode inclusive ser um dos primeiros sintomas de doenças como a artrite reumatóide juvenil.
5. Atresia das arcadas que é quando as arcadas ficam pequenas por não desenvolverem direito. Isto é muito comum quando algum problema na ATM produz um desconforto mastigatório, que faz com que os músculos diminuam os estímulos nos ossos dos maxilares. Muitas vezes, a criança não sente dor propriamente dita, ou sente mas não consegue verbalizar (especialmente as as crianças menores) e manifesta como refugo de certos alimentos, “preguiça” para mastigar alimentos mais duros e preferência por alimentos líquidos, e pastosos.
Estalos na ATM, dor ou desconforto ao mastigar pode ser sinal de problemas na ATM da criança.
Esses problemas na ATM são muito comuns, muito mais do que se imagina e até pode confundir os profissionais da área, que acabam atribuindo a maior parte desses problemas a hábitos, como o da mastigação unilateral, por exemplo.
É claro, que esses problemas que eu listei, não são frutos apenas de artropatias temporomandibulares. Por exemplo o retrognatismo, assim como o prognatismo podem ser frutos de doenças congênitas, distúrbios de desenvolvimento de origem sistêmicas ou podem ser simplesmente um padrão facial familiar, ou seja, uma característica genética. De igual maneira os casos de mordida aberta e as atresias, podem ser por problemas relacionados à língua e à respiração, dentre outras possibilidades.
Se você nota estalos na ATM de seu(ua) filho(a), dor ou desconforto ao mastigar, ou mesmo sinais mais sutis como refugo de alimentos duros e preguiça para mastigar fique atento(a), pois pode ser sinal de problemas na ATM!
Meu filho tem 8 anos e tem o queixo pequeno, exite alguma maneira de fazer o queixo crescer de forma tranquila sem cirurgia?
Qual seria?
Olá Elialda, existem várias técnicas não-cirúrgicas para estimular o crescimento da mandíbula das crianças! Entre em contato no nosso WhatsApp: +55 71 9694-3298
Marcelo Matos
https://www.instagram.com/marcelomatosatm/
Quem tem desconforto na atm, estalos .pode usar aparelho ortodontico?
Roberta, se tem desconforto e estalos já é sinal de algum problema na ATM.
Entenda que a ATM é como a fundação de um prédio e a oclusão (encaixe da mordida) é como a arquitetura. Se a fundação tem problema, a arquitetura fica em risco. A ortodontia irá atuar na “arquitetura” e, por isso, é importante tratar a ATM primeiro.
Uma ATM com problemas pode desestabilizar a oclusão e provocar recidivas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
o meu queixo e grande eu queria diminui-lo e deixar ele pequeno?
Tenho 13 anos e tenho um queixo pequeno e para trás, o aparelho pode ajudar ?
Talvez. Vai depender do diagnóstico. Peça para seus pais entrarem em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Atenciosamente,
Marcelo Matos