sindrome-da-inflamacao-cronica-e-nutricao

O que há de comum em diversos tipos de doenças como as disfunções da ATM, artrite reumatóide, alergias, cefaléias crônicas e periodontite?

Se seu palpite for inflamação, você acertou! Mas o mais importante é que entender isso é entender uma peça chave para se possuir uma vida melhor.

Mas o que é exatamente uma inflamação?

A inflamação é um processo natural importante e que pode salvar sua vida. Quando, por exemplo, você tem um leve corte na mão ou quando você cai e machuca uma parte do corpo ou lesiona um músculo enquanto pratica alguma atividade física, nosso sistema imunológico provoca uma inflamação para que aquele fator externo seja combatido.

Se você se corta e alguma bactéria entra na corrente sanguínea, sem o processo inflamatório causado pelo nosso corpo, você poderia até mesmo vir a falecer! Porém, o nosso sistema imunológico está ali para nos salvar e combater esse corpo estranho, além de também ser o responsável em acelerar o processo de cicatrização do corte e evitar que entrem mais bactérias. Simplificando, a inflamação é um processo natural do corpo humano, extremamente importante para nossa sobrevivência.

A Inflamação Crônica pode ser combatida e vencida.

A Inflamação Crônica pode ser combatida e vencida.

Entretanto, em algumas situações de desequilíbrio orgânico a inflamação se torna crônica, isto é, se torna uma condição persistente, o que resulta em constantes dores (muitas vezes fortes), inchaços, rigidez das articulações ou até dificuldade de se locomover. Uma maneira clara de se perceber a prevalência da inflamação crônica no Brasil é a grande quantidade de medicamentos analgésicos (tais como aspirina, ibuprofeno, dipirona) vendidos  mensalmente em farmácias espalhadas por todo o País.

Você já parou para pensar quantos destes medicamentos você compra e toma por mês?

Por causa da constante presença de dor, inchaços e outros sintomas, muitas pessoas ficam descrentes sobre uma possível melhora, e acabam sem saber que a inflamação crônica pode ser reversível quando identificada e tratada corretamente.

A boa notícia é que existe algo presente no nosso dia-a-dia que pode ser a peça chave para combater e até mesmo extinguir com sucesso dores e outros efeitos da inflamação crônica. E algo de fácil acesso. Sabe o que é? É a nossa alimentação!

A ingestão correta dos alimentos certos, pode favorecer uma melhora significativa e, em muitos casos, cessar o processo crônico inflamatório, enquanto que comendo alimentos errados, de maneira desordenada, pode favorecer o processo inflamatório ou mesmo causá-lo.

Nas próximas postagens, falarei com mais detalhes sobre quais tipos de alimentos devemos evitar e quais alimentos devemos incluir ou favorecer em nossa alimentação diária para combater a inflamação crônica.

O ser humano não foi feito para viver sentindo dor constantemente. E a melhor forma de combater esta síndrome que afeta muitas pessoas está mais próxima de nós do que imaginávamos. Você tem alguma história que deseja compartilhar sobre a sua inflamação e a alimentação? Compartilhe sua história!

* Este post é o primeiro de uma série de posts escritos pela nutricionista convidada, Itala Geraldine. Acompanhem aqui no portal nas novas seções sobre Nutrição e Dor e Síndrome Inflamatória.