A pergunta do título está entre as mais freqüentes feitas aqui no blog e, normalmente, vem acompanhada do seguinte complemento:
” (…) meu dentista disse que só precisaria realizar o tratamento da ATM se tivesse dor.”
No entanto, a situação é mais complexa que simplesmente ter ou não a dor. Por quê?
Porque a dor é apenas um dos sintomas das disfunções da ATM. Geralmente quando escuto uma pessoa me relatar que tem estalos e não tem “dor”, a primeira coisa que pergunto é: que tipo de dor você espera que uma pessoa com disfunção da ATM tenha?
Normalmente, o que acontece é que as pessoas, sejam elas pacientes ou profissionais de saúde, esperam que haja dor na face, nos maxilares ou ao mastigar, mas estas não são únicas regiões do corpo que são afetadas pela disfunção da ATM. Quando me deparo com esta situação, onde o paciente diz não ter dor, é muito comum que numa rápida entrevista eu encontre queixa de cefaléia (dor de cabeça), que normalmente está sendo justificada por algum outro motivo e sendo tratada como se fosse uma enxaqueca ou uma cefaléia tensional. Além disso, uma grande parte possui também dores cervicais, fraturas “espontâneas” de dentes ou próteses, abfrações (que são danos na base do dente próximo á gengiva e que produzem a incoveniente sensibilidade ao frio, escovação, etc.) e, até mesmo, sintomas auditivos como tamponamento e plenitude do ouvido.
Se você tem estalos articulares, existe uma grande chance de você estar com um processo patológico em atividade na sua ATM
De maneira curta e rápida: se você tem estalos articulares existe uma grande chance de você estar com um processo patológico em atividade na sua ATM, especialmente se houver algum desses outros sintomas que mencionei acima (eu expliquei a respeito disso em outro tópico).
Obviamente que é preciso fazer uma cuidadosa avaliação, afinal esses outros sintomas podem ser por causa de outros problemas que não o da ATM. Mas o fato é que o estalo indica uma grande possibilidade de haver danos ao disco articular e aos ligamentos da ATM, pois o tipo mais comum destes estalos ocorre quando o disco se movimenta fora de sincronia com o côndilo da mandíbula que, ao sair e/ou voltar para o lugar, gera o som de clique que caracteriza o estalo.
- Confira também – Controle da dor e auto cuidado: Clique AQUI e acesse gratuitamente uma série de 3 vídeos que ensinam a controlar e combater a dor através da alimentação.
Esse disco é uma estrutura que lembra o menisco do joelho e, de certa forma, ambos possuem várias características em comum. É este disco que impede que haja contato direto de osso com osso, amortece e distribui as cargas mastigatórias dentro da articulação e é também o responsável por espalhar o líquido sinovial, um tipo de filtrado sanguíneo, que lubrifica e nutre todas as células da superfície da articulação, mantendo-a lisa e em perfeito estado de funcionamento.
Com a lesão dos discos e ligamentos da ATM, essas propriedades vão se perdendo e propiciando o aparecimento de um processo degenerativo, portanto, os estalos não são tão “inocentes” quanto podem parecer e merecem uma avaliação específica para isso, que é possível hoje com o avanço da odontologia na área de patologia da ATM.
Portanto, se você tem estalos, é importante passar por uma avaliação mesmo que aparentemente você não tenha dor, pois além de outros sintomas, pode ser que haja um processo patológico em andamento que venha a lhe prejudicar no futuro.
Fique esperto!
Dr. Marcelo, é possível a regressão total da plenitude auricular causada por DTM? Já fiz um bom tratamento (de um aluno do Learreta) que melhorou bem a plenitude, mas não sanou completamente.
Olá Paulo, possível é sim. Entretanto, como podem haver outros componentes além da influência da ATM, resolver a plenitude em sua totalidade é, por vezes, difícil. Entre em contato com a fisioterapeuta especialista em zumbido e outros transtornos auditivos, a Dra. Carina Bezerra. Possivelmente ela poderá te ajudar: https://www.instagram.com/carinabezerrarocha.fisio/
Boa noite. Meu filho caiu com o queixo no chão. Reparei depois de alguns dias que parece ter um caroço duro no lado esquerdo, na ponta do queixo. O que poderia ser? Ele tem 4 anos
Diogo, se for no local do ponto de impacto, pode ser uma reação do osso e do periósteo ao traumatismo. Mas também pode ser outra coisa e que merece ser investigado. Procure um dentista estomatologista ou um buco maxilo facial.
Atenciosamente,
Marcelo
Boa noite doutor, há uns dois anos, comecei a ter estalos na mandíbula, nada sério mas agora a minha mandíbula abre dois dedos e meio, fui a um dentista cirurgião especializado, ele me disse que eram os sisos que estavam oclusos e que por isso eu tinha esses estalos, pois a mandíbula estava sendo pressionada o tempo todo. Fui a outro dentista e ela disse que a abertura da minha boca era normal, voltei no primeiro dentista e tirei um siso. Pretendo tirar os outros em outro dentista, queria saber sua opinião pq me incomoda mto
Obs: não sinto dor nem nada, só me incomoda.
Thamirys, Quando temos estalos e subitamente eles somem e a boca trava ou passa a abrir pouco, o mais comum é que a situação tenha progredido para um agravamento da situação do disco. Entretanto, algumas afecções musculares podem gerar limitação da abertura de boca. No caso de inflamação dos sisos inferiores, eventualmente o tendão do músculo temporal pode ser afetado, dificultando a abertura de boca. Também podem haver outras causas de limitação da abertura de boca, mas são menos comuns.
Para eu dar uma opinião definitiva, só marcando uma avaliação. Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Boa noite, eu tenho um problema, q se eu deitar muito tempo no ombro do meu noivo do lado esquerdo, minha mandíbula desloca e eu não consigo abrir a boca mais de 2 dedos pq dói muito, e eu tenho q colocar pro lado direito com a mão pra poder destravar. Quando eu mastigo costuma dar uns estamos tbm. De um tempo pra cá, quando eu vou falar, meu ouvido tampa, e eu ou tenho que ou coçar ou abrir a boca até destampar, isso me incomoda muito. Gostaria de saber oque é isso e qual o tratamento
Olá!
Que ótimo texto! A complexidade de fatores, todavia, deixa-nos ainda mais preocupados.
Em meu caso, há um longo tempo tinha estalos quando atingia o ponto de (digamos) “maior abertura da boca”. Sei que há muito tempo tenho bruxismo, mas sempre busquei controlar minha ansiedade e estresse (e creio que funcionou durante um bom tempo). Até muito recentemente, não recorri a nenhum cuidado especial: nada de fisioterapia, nem uso de placa para bruxismo, etc, etc, etc.
Todavia, no fim do ano passado eu tive uma impressão de ter “aberto demais o maxilar e não o ter sentido retornar naturalmente”. Conseguia, ainda, realizar os movimentos, apesar da suspeita. Dias depois, comecei a sentir uma tensão muito grande, difusa e vaga: da nuca à proximidade da orelha (onde, creio, que haja o ponto de contato do maxilar), e até mesmo nos músculos (? ou algo do tipo) que sentimos na lateral da bochecha ao pressionar os dentes… a tensão era insuportável.
Devido à constância da dor, fui à emergência. Receitaram-me anti-inflamatório e relaxante muscular por cerca de 5-7 dias. Depois, recorri ao uso da placa para bruxismo. A constância e a intensidade da dor diminuíram consideravelmente. Mas percebi que, atualmente, ouço muito mais estalos do que antigamente, muito antes do “ponto de maior abertura da boca”. Às vezes, ao longo de quase todo o movimento.
Ainda não consegui resolver o problema, tenho ido a odontólogos e outras especialidades… Será que um simples raio-x do maxilar/da mandíbula poderá revelar a raiz de meu problema? Será que isso me impedirá de “dar aulas”, na escola onde trabalho? Devo me aterrorizar com os estalos ou pode ser algo menos grave? Atualmente, não tenho utilizado medicamentos, estou aguardando novos encaminhamentos médicos.
Grato pelo compartilhamento das informações!
Espero que possa esclarecer algumas de minhas dúvidas sobre a “gravidade” ou não dos estalos/dores.
Olá,meu nome é Renata e eu tenho esses estamos quando eu abro completamente a minha boca,há um tempo quando eu mastigava,minha bochecha doía,mas depois parou de doer. Agora quando eu mastiguei,senti um estalo forte de um dos lados e agora está doendo quando eu mastigo. Eu passei há alguns anos atrás pro uma cirurgia de adenóide em que é deslocado o maxilar…será isso? Ou pode ser uma ATM?
Renata, neste ocorrido (mastigar e sentir um estalo) é provável que tenha ocorrido um estiramento ou ruptura de ligamentos, permitindo que o disco articular se desloque de maneira inapropriada. A cirurgia da adenoide pode ter tido algum efeito negativo sobre a ATM, mas é difícil saber se não houver sido feita imagens da ATM antes e após a cirurgia.
De uma forma ou de outra é importante você buscar um profissional qualificado para lhe atender. Se preferir, entre em contato por meio do link a seguir: conte-nos sua história
Olá, meu nome é Rafael e eu tenho esses estalos mas só quando minha mandíbula mexe demais, por exemplo, quando eu estou correndo fica estralando a cada passo que dou e é bem irritante. Será que estou com problema na ATM mesmo? Isso começou faz poucos dias..
É possível que seja sim um problema na ATM e se começou por agora é ainda mais importante verificar!
Sinto pressão ao lado dos ouvidos uso aparelho me sinto agoniada que devo fazer
Samya, pressão nos ouvidos podem ter muitas causas diferentes, incluindo as otológicas, as relacionadas à ATM e as relacionadas a postura. Entre em contato no WhatsApp +55 71 9694-3298
Me siga também no Instagram: @marcelomatosatm
Que profissional procuro para investigar esse problema?
Desde já, grata!
Procure um dentista com experiência em patologia da ATM. Aqui no Portal de patologia da ATM, temos algumas indicações no menu “Clínicas recomendadas”.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite! tenho muitos estalos na mandíbula e vendo esse post sinto tanta dor no ouvido na cabeça no pescoço talvez seja ATM,já fui em muitos dentista e nenhum resolveu,gostaria de saber qual aparelho certo para esse caso de ATM?
Vai muito além de aparelho…
Entre em contato pelo link: conte-me sobre seu caso!
Ola, tenho a mandíbula solta do lado esquerdo, causa: uso aparelho e a dentista sempre apertava muito os ferrinho do aparelho na parte final dos dentes. Mas queria saber por que meu ouvido esquerdo entope as vezes tem algo relacionado?
Mariana, pode ter relação sim. O músculos da ATM possuem relações neurológicas com os do ouvido e pode interferir na forma como seu ouvido regula a pressão interna. Entre em contato conosco no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Boa tarde á alguns dias comecei a ter uma estalo do lado direito maxilar, ao comer e até mesmo em falar…alguém pode ajudar …?
Boa noite, eu tenho estalos, mas não sinto dores. Tem um ano e meio que apareceu um zumbido no meu ouvido direito, já fiz vários exames e não foi encontrado a causa do mesmo, já tomei vários remédios e nada de melhorar.
Será que este zumbido pode ser causado por esses estalos? Eu fiz um raio X de ATM com indicação de zumbido, mas o mesmo deu normal.
Luisa, os zumbido que possuem relação com a ATM e os estalos, normalmente variam com algum movimento mandibular e apresentam certas características na audiometria.
Outro ponto importante é que radiografias convencionais são insuficientes para avaliar a ATM.
O estalo nunca some ? É para a vida toda ?
Pode sumir sim, especialmente quando a lesão interna da ATM se agrava…
Eu tenho um estalo, um track tipo deslocamento no fundo da garganta /céu da boca com a nuca {não sei} quando engulo.. Muito ruim.. Estranho
Concordo, estranho…
E quais a solucao q a medicina rem pra esse problema? Por exemplo tem alguma cirugia pra recolocar o disco no lugar? E se ele tiver quebrado o q pode see feito?
Sim existe cirurgia para colocar o disco no lugar, entretanto existem vários problemas relacionado a este tipo de procedimento.
Existe ainda tratamento clínico que pode recuperar o disco. Veja: recuperação total do disco
Olá.
Eu tenho estalos em apenas um lado faz uns meses, mas é o único sintoma, não tenho dor, nem de cabeça nem dificuldade em abrir a boca, nenhum sintoma além do estalo que acontece quando abro muito a boca ou movimento a mandíbula pro lado direito.
Fui ao dentista e pela “documentação” para um aparelho ele disse que talvez meu osso esteja desgastado por causa disso e pediu uma tomografia.
Vi que o problema pode ser o disco e só uma ressonância mostraria, oq devo fazer? Será que é um caso grave?
Caiky
O que se deve fazer é verificar qual é a real situação do disco e se há alteração no funcionamento da musculatura e na relação entre os maxilares, o que pode gerar algum impacto na harmonia facial.
Também é preciso saber o que levou o disco a se deslocar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
Bom eu tenho 12 anos.
e venho sentindo minha mandibula estralando mas não tenho dor.
faz uns meses que esta assim eu acho q começou quando tive um surto de raiva.(por besteira) eu tenho medo que precise fazer cirugia..? venho pesquisando bastante esse caso.
Mariana, entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, eu consigo estralar meu atm e faz um som bem alto, dos dois lados, e me falaram que faço isso enquanto estou dormindo também, quando abro e fecho a boca também tem o estralo, em hora de nervosismo sem perceber começo estralar e da uma leve dor no fim do dia. Gostaria de saber se eu devo me preocupar?
Olá Laura!
Os estalos são sintomas de que algo está mal em sua ATM, em especial nos discos articulares. Oou seja, é alta a probabilidade que você esteja com algum processo patológico em sua articulação.
Talvez você não tenha os sintomas de dor, mas pode ter outros sintomas que não relaciona com este problema. Portanto, a recomendação é que vale a pena sim investigar sua articulação de maneira cuidadosa para verificar qual o estado dela, que tipo de problema pode estar presente e até que ponto está ou poderá prejudicar ainda mais sua saúde, além de meros estalos.
Olá, Dr Marcelo
Você tem algum especialista de confiança para indicar na cidade de São Paulo?
Olá Danilo,
Na cidade de São Paulo não, mas no Estado de São Paulo temos uma das melhores profissionais de nossa equipe, a Dra. Marlene Avellar.
Confira no link abaixo como entrar em contato com a Dra. Marlene:
– Clínicas recomendadas para tratamento da ATM em todo o Brasil
Também sinto esses estalos, se eu dormir de lado e forçar o maxilar, parece que ele trava e não consigo abrir a boca por completo. Aí vou movendo devagar e da aquele estalo como se tivesse voltado pro lugar, sinto sensação de cansaço nessa área tb. Tenho 28 anos e sempre rui unhas por sofrer com ansiedade.
Nayara, isso indica que você está numa fase um tanto quanto limítrofe do funcionamento do disco articular. Em geral, o disco está sendo “recapturado” durante o movimento, mas com o tempo tende a não ocorrer mais e a lesão tende a progredir. Obviamente, estou explicando em termos gerais, pois não sei sobre seu caso em particular.
Se quiser analisar mais a fundo acesse o link a seguir: Entre em contato pelo link: Conte-me mais sobre seu caso!
Boa tarde Dr Marcelo, acompanho o site a alguns anos, pois convivo com disfunção de ATM e como o próprio título dessa matéria diz, tenho apenas os estalos e pressão constante, mas sem dor. Porém na última semana depois de começar um tratamento de canal estou com o ouvido do lado direito tamponado, “entupido” e não há nada que eu faça que melhore a situaçao, gostaria de saber se tem relação e se possui uma solução, pois é uma situação o muito chata.
André, nossa linha de pensamento é: se há uma dúvida, então melhor investigar. Dito isso, você sabe que possui sintomas de problemas na ATM. Então, é possível sim que esse seu novo sintoma seja relacionado com a ATM. Mas para remover a dúvida, é importante consultar um otorrino e verificar o que ele pode dizer sobre o caso. Se ele mesmo concluir que pode ter relação com a ATM, então vale a pena buscar um profissional com experiência em Patologia da ATM para realizar um diagnóstico, pois de acordo com seu relato, você possui um processo patológico na ATM que pode estar progredindo. E valerá a pena ter um diagnóstico, saber a causa do problema e iniciar um tratamento adequado.
Sinto clicks em todos os movimentos que faço da ATM, não sinto dores, sentia algumas vezes dores de cabeça, fui indicado ao fisioterapeuta. Ele encontrou pontos de tensão no trapézio, escaleno e ecom. Sentia dores de cabeça de vez em quando. Esses clicks podem sumir????
Fernando, os cliques podem sumir sim mas nem sempre isso quer dizer que o problema tenha sido resolvido… Para saber é preciso avaliar de onde vem o clique e se for de danos internos da ATM, descobrir a causa e tratar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
https://www.instagram.com/marcelomatosatm/
Uso aparelho ortodôntico há um bom tempo, pois meus 2 dentes superiores da frentes estavam diminuindo de tamanho. Sempre tive essa estalo na mandíbula quando abro a boca e nada me sugeriu q tinha bruxismo. Hj tive q fazer canal em um dos dentes q estava diminuindo e a médica disse q com certeza ficou assim devido a desgaste q ele sofreu e q provavelmente tenho bruxismo. O q faço e q tipo de médico procuro?
Olá Michelle. O fato de que você tem desgastes no dente e estalos na mandibula é sinal de que é muito mais provável que você tenha de fato uma DOENÇA ARTICULAR (Artropatia) atacando sua ATM, causando disfunção em seus músculos e gerando o desgaste e os estalos, além de outros possíveis sintomas. Muitos pacientes chegam a nós pensando que tem bruxismo justamente por conta deste tipo de desgaste e por estarem rangendo os dentes, mas isso é sintoma de mal funcionamento nos músculos causados por uma doença articular. Por isso o ideal é você buscar investigar esta hipótese e verificar se possui ou não uma Artropatia da ATM. O profissional adequado para isso é um profissional dentista com experiência em Patologia da ATM.
Meu dentista disse que não tem como voltar ao normal!
E mt chato conviver com esse estalo, o meu nao tem dor, nao tenho bruxismo e nem tenho stress, só queria ter certeza!
Nao tem como mesmo voltar ao normal??
Ana Luiza
Dependendo do caso, pode ter sim, veja:
Caso de recuperação dos discos de Cid Pinheiro
Bom dia.
Faço uso de aparelho ortodôntico há mais de 2 anos, não lembro ao certo quando começou os meus estalos, eu sinto como se eu tivesse mascado chiclete o dia todo, é uma sensação de cansaço na mandíbula além dos eslatos, não é direto, mas eles vem quando querem… Além disso tenho dores de cabeça as vezes e quando tenho esse ‘ cansaço ‘ na mandíbula normalmente vem junto com a dor de cabeça e e dor zona T, procurei um denstista antes do aparelho, e ele me aconselhou a retirar os sisos, que aliviaria as dores. Tirei os 4 e continuo com os mesmo sintomas, estou na fase dos eslásticos e com isso piora a dor na mandíbula e os estalos e as dores de cabeça, enfim… devo procurar um especialista?
Olá…eu tenho estalos ao abrir a boca e sinto dor quando mastigo.N tenho bruxismo…o médico bulco me disse pra tomar relaxante muscular e procurar um psicólogo pq é estresse e preocupação.Tenho dentes tortos na parte inferior e retirei três sisos recentimente.mas já tinha esses estalos…so q aumentaram.oq devo fazer?
Catiane, estalos não são psicológicos!
São sim um dos primeiros indícios de problema nas ATM!
Procure outro profissional
Bom dia.
Eu retirei o dente do siso faz 3 dias e percebi que não estala mais minha mandíbula, será que era o siso que estava causando isso? Vou ficar analisando pra ver se não volta os estalos.
Pouco provável o siso ser causa do estalo…. Para responder sua dúvida só com exame de imagem apropriado para verificar a situação do disco articular. Se os estalos eram do disco, quando deixa de estalar as chances são de progressão da lesão.
Olá, hoje a tarde estava dormindo e quando acordei não conseguia abrir totalmente a minha boca, tive de fazer grande esforço para abri-la e fez um estalo durante isso, isso já me aconteceu uma vez a um tempo atrás… O que pode ser? E o que faço pra poder parar?
Valéria, tipicamente isso é o que ocorre quando o disco articular sai do lugar e passa a atrapalhar o movimento da mandíbula. Para parar, há duas maneiras: 01) lesionando ele ainda mais até que não volte mais para o lugar ou 02) recuperando ele via tratamento específico, a exemplo destas postagens aqui:
– http://www.patologiadaatm.com.br/cid-pinheiro-sem-dor-e-com-discos-da-atm-recuperados-cid-pinheiro-no-pain-and-total-recovery-of-disc-perforation-and-displacement/
– http://www.patologiadaatm.com.br/qualquer-coisa-trata-dtm-diagnostico-tratamento-atm/
Por incrível que pareça, a opção 01 é o que ocorre em boa parte das manipulações forçadas da mandíbula e predispõe a processos degenerativos futuros.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi, tenho 17 anos, e é o seguinte: Quando abro minha boca faz um estalo, e eu percebi que minha mandíbula faz um leve e brusco movimento pra direita. por que isso?
Lucas, leia o texto de abertura desta postagem, pois a sua pergunta já está respondida lá!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá dr. Comecei um tratamento pq nao aguentava os estalos tão altos na minha mandíbula. A 3 meses iniciei o tratamento c a placa rígida de acrílico e manutenção semanal na clínica. Só q até o momento eu não obtive nenhuma melhora, além dos estalos estarem do mesmo jeito, sinto q minha mordida ficou alterada o q está me levando a morder as bochechas e ficar c a musculatura da face muito cansada. O dentista não fez nenhum exame p começar o tratamento, ele falou q tinha certeza que era DTM. Agora ele está falando q terei q fazer uso de aparelho ortodôntico. Gostaria de saber se o aparelho é realmente um tratamento eficaz, pois já fiz uso de aparelho a uns 5 anos atrás p correção dos dentes tortos e não gostaria de usar novamente. Falei sobre cirurgia e o dr não aconselhou. Como devo proceder nesse caso?
Mari, leia esse texto aqui sobre ortodontia e tratamento da ATM: Ortodontia o que ela faz e não faz pela sua saúde!
Particularmente, minha forma de trabalhar é muito diferente dessa que você está passando. Assim sugiro que você converse com seu dentista a respeito dessa insegurnaça que você está ou procure outro profissional.
Conheça também a Maratona da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá capitão!
Sabe que tenho minha mandíbula levemente avançada e estala de vez em quando mas o que percebo agora e que escuto muito pouco. Certeza que tenho algo na ATM. Vou no otorrino ou busco logo um especialista na área
Olá, gostaria de saber o que de pior pode acontecer se eu não tratar isso. Tenho medo e gostaria de receber mais informações sobre quais as consequências do não tratamento.
Evelin o que pode acontecer é o problema piorar e complicar a vida da pessoa de tal forma, que só você escutando direto de quem passou por isso:
http://www.patologiadaatm.com.br/o-emocionante-depoimento-de-monique-eloy/
Veja mais aqui: https://www.youtube.com/watch?v=50GHtEXnPGU
Olá, Eu tenho uma dúvida, e que eu não consigo abrir totalmente a minha boca, quando eu tento o lado esquerdo não deixa ai eu mexo um pouco para os lados e consigo. Antes estralava so que paro, eu começei a perceber ano passado. Isso e normal? Eu ainda não disse para os meus pais pq talvez não seja tão grave. O que poderia ser?
Olá Eduardo. O estalo que vc tinha acontecia devido ao deslocamento do disco da ATM, que se movimentava ao abrir a boca, do lugar errado que estava, para a posição correta. Com o tempo, o que acontece, é que os ligamentos que sustentam esse disco podem perder a capacidade de trazer o disco para a posição novamente, com isso os estalos param de acontecer. Na verdade o problema se agravou, por isso há esse travamento durante a abertura. É importante que vc procure um profissional capacitado e que se façam os exames corretos para que o diagnóstico seja bem feito. Só aí é possível propor o tratamento adequado.
Olá! Hoje acordei com o meu maxilar meio esquisito. Tipo, quando eu tento abrir a boca totalmente escuto um leve estalo e um desconforto no lado esquerdo(no fundo) Aí eu tento abrir de novo e não estala, mas depois eu abro de novo e estala. Não sinto dor. Eu devo me preocupar?
Como vai Júlia? Entendi a sua dúvida, e essa é uma das mais comuns entre os nossos pacientes. Como você pode ler no texto do Dr. Marcelo sobre os estalos, é importante entender que a dor não é o principal parâmetro que devemos levar em conta quando estamos diante de um problema de saúde. Até porque em muitos problemas ela não fica presente o tempo todo. Isso quer dizer que nos curamos quando ela some? Claro que não. Portanto, se a sua ATM apresenta estalos ela já demonstra que possui algum tipo de dano. A extensão desses danos é que deve agora ser investigada para que você possa decidir se vai ou não precisar de tratamento, entende? É muito importante uma avaliação criteriosa, exames de imagem e análises mensurativas para que se chegue ao diagnóstico, não se pautando apenas na presença ou ausência de DOR. Aí sim saberemos se você tem ou não motivos para se preocupar, ok? Um abraço!
Olá Dr. Tenho estalos ao abrir a boca no lado esquerdo da mandíbula á uns 9 anos, não sinto nenhum tipo de dor seja na mandíbula, pescoço, ouvido ou cabeça. Procurei tratamento com 2 especialistas em buco maxilo facial, fiz ressonância magnética e tudo, não se sabe a origem dos estalos, pois não sofri nenhuma lesão e não tenho bruxismo, o primeiro especialista disse que eu deveria fazer uma artroscopia da atm que iria resolver o meu caso, já o segundo especialista disse que o meu caso de deslocamento de disco só se resolve com uma artroplastia, porém devido aos riscos que tem na cirurgia de artroplastia, não tive coragem de fazer. A minha dúvida é, qual seria o tratamento ideal para o meu caso e quais são os riscos do tratamento e não-tratamento?
Boa Noite Tatiane!
O fato de você ter estalos significa que algo não vai bem com sua ATM.Alguma alteração existe.O fato de não saberem a causa, não quer dizer que não exista. Há ligamentos rompidos? Distendidos? Há integridade no tecido do disco? Etc. Há muitos detalhes que dão a dica de onde buscar a causa, que podem passar despercebidos …É necessário então investigar o por que dos estalos,o que causou esta alteração, definindo o diagnóstico para selecionar o tratamento ideal.
O diagnóstico é realizado através dos exames de anamnese,físicos, sorológicos, ressonância magnética,entre outros que forem necessários.Todos de suma importância para o diagnóstico correto.
A ressonância é o único exame que permite melhor visualização das articulações: posição do disco,grau de desidratação ou integridade estrutural do mesmo, se há uma distenção ou ruptura de algum ligamento, se há necrose medular no côndilo,entre outras lesões.
E a qualidade da Ressonância, das imagens, podem interferir nessa visualização,impedindo o profissional de fechar o diagnóstico.
Respondendo sua dúvida,qual seria o tratamento ideal?Quais os riscos?Tudo vai depender do diagnóstico.Não tem como iniciar um tratamento apropriado sem saber o que está acontecendo na ATM.
Espero ter ajudado!
Abraços!
Veja sobre isso no post dos links abaixo:
http://www.patologiadaatm.com.br/tratamento-da-atm-e-ressonancia-magnetica/
http://www.patologiadaatm.com.br/qualidade-das-ressonancias-magneticas-da-atm/
Dra.Lucíola
Olá Marcos, eu descobri que tenho problemas na ATM a uns 8 anos, desde quando um dentista arrancou um dente pré-molar. Imediatamente percebi que alguma coisa tinha acontecido e desde então ouço estalos, como se minha mandíbula estivesse fora do lugar. Consultei um dentista e ele disse que o primeiro passo seria fazer um tratamento ortodôntico, o que me fez usar aparelho por quatro anos. Atualmente faz dois anos que terminei o tratamento ortodôntico e mesmo sem dor, os estalos só aumentam, não encontro nenhuma posição de mordida que ao abri a boca não leve a estalos e ao rearranjo da mandíbula. Gostaria que você pudesse me indicar um dentista especializado em Florianópolis/SC e eu realmente espero não precisar de procedimento cirúrgico. Obrigada.
Olá, Cristiane , você precisa de uma boa avaliação para um diagnóstico que lhe indiquem as causa desses estalos e desses seus desconfortos , além de descobrir extensão dos danos causados e a relção deles com alguma enfermidade sistêmica. Quanto a um profissional o portal não tem nenhuma clínica recomendada em Florianópolis, por enquanto apenas em Salvador e Fortaleza
Vc conseguiu encontrar um bom profissional em Florianopolis?
Oi doutor, eu sinto um estalo no lado direito da mandíbula todas as vezes que abro a boca, quando acordo sinto uma espécie de incomodo, isso pode ser decorrente de alguma pancada que levei no maxilar? Seria necessário algum acompanhamento médico?
Olá Cristini, Este estalos podem ser decorrentes de diferentes causas inclusive de pancadas. Então o mais importante é descobrir a causa desses estalos.
Bom dia Dr. eu gostaria de saber, que faz anos que eu tenho um instalo do lado direito do meu rosto quando abro a boca, quando mastigo, mas não sinto dor alguma, gostaria saber se há tratamento sem ser cirurgico?
Muito obrigado e uma excelente semana pro senhor.
Olá Ricardo , Antes de tratamento você tem que fazer um diagnóstico da sua patologia da ATM. Mas existe sim tratamento sem cirurgia , vai depender da extensão dos danos de sua artropatia , isto é, qual o estado do seu problema da ATM.
Olá doutor, tudo bem? Eu li o seu post, o achei muito bom! Eu gostaria da sua opinião sobre o meu caso. Eu moro em Goiânia-GO, e aproximadamente há uns quatro ou cinco meses atras eu sofri uma pancada forte na mandibula do lado direito. lembro de no momento sentir uma dor lascinante, e de ouvir um estalo muito alto. Ate quem estava proximo a mim no momento ouvi o estalo e se assustou muito. Não consegui abrir a boca para falar por uns dez minutos, sentia a mandibula travada e mto dolorida. Após esse tempo, abri a boca, porém a dor foi insuportável. Meu rosto começou a inchar muito e a ficar roxo, e fui levada à emergencia do meu plano de saúde. Chegando lá, um ortopedista plantonista me analisou, e disse que não era nada, e que havia ocorrido apenas uma compressão em algum nervo da mandibula, porém eu mal conseguia falar.. Ele me deu uma injeção pra dor e me receitou alguns remedios para controlar a dor. Enfim, fui embora e fiz como ele havia pedido. Porém, desde que a dor passou, eu tenho estalos bem altos ( audiveis a quem estiver perto) do lado direito da mandibula, aonde levei a pancada. E quando abro a boca, eu sinto um osso descendo além de seu limite normal..Quando abro a boca para falar normalmente, ou mastigar, os estalos sao menores e desprovidos de dor. Porém, ao bocejar ou abrir um pouco mais a boca, o estalo é muito alto e vem acompanhado de uma dor que dura alguns minutos. Eu li o seu post e me preocupei, porque na época não me foi pedido nenhum exame de raio x do local. Estou com receio de ser um caso apenas cirurgico, porque eu estou sem tratamento algum há tempos. Sei que o senhor não tem como me dar um diagnotisco por aqui, sem uma consulta e exames adequados, porém eu gostaria muito de saber como deverei proceder daqui pra frente. Esses sintomas indicam uma lesão aparente? Ando preocupada, porque sinto muitas dores de cabeça, quase insuportaveis, e ando tendo muita sinusite. O senhor poderia me aconselhar? Muito obrigada pela atenção, e aguardo resposta.
Att,
Thainá.
Olá Thainá , realmente o que você precisa é de um diagnostico para avaliar a extensão dos danos e relação desses danos com seus sintomas. Aconselho então procurar um diagnostico com um profissional capacitado…
Olá Dr Marcelo.
Primeiro quero lhe parabenizar pelo post, bastante útil e esclarecedor!
Eu tenho a maioria dos sintomas citados, fui no clínico geral, e ele me pediu uma ultrassom superficial da região atm, e eu realizei o exame, mas não constatou nenhum problema. Mas continuo com os mesmos sintomas, e agora piores. Melhora quando tomo um relaxante muscular. Eu usei aparelho 6 anos, retirei a pouco tempo, após retirar foi que se iniciaram os sintomas. Mas se agravaram muito após uma queda em que bati com o queixo. Como eu já fiz o exame é não constatou nada, você pode me indicar o que devo fazer agora?
Olá Mikaelly ,para esses sintomas que você sente o profissional mais indicado para você procurar é um dentista com experiencia em patologia da ATM. O ultrassom não é o exame ideal para detectar um problema na ATM, portanto
outros exames de imagem como uma ressonância magnética ou tomografia são mais indicados, mas também sao muito importantes outros estudos como de abertura e fechamento , mastigação , avaliação dos másculos e uma boa anamnese.
Dr. Sofri uma lesão no maxilar há uns anos atrás no treino de karate , antes era só estalos no maxilar agora estou com dores tbm ao mastigar ,no lado esquerdo com quem devo tratar e existe maneira de cura sem cirurgia?
Olá Ronaldo , a primeira coisa a fazer é procurar um profissional capacitado para fazer uma avaliação detalhada do seu problema. Se houve fratura de osso ou de dente, por que doe ao mastigar e o que está provocando os estalos , avaliar a extensão desses danos e se pode ser recuperado e como . Se a solução vai ser cirúrgica você só vai saber depois desta avaliação.
É verdade, o desinteresse pela avaliação pra saber o q é esses estalos, podem levar a uma situação irreversível, eu sou prova viva, a 12 anos atrás senti esse incomodo dos estalos, realmente não doía, porém achava estranho e procurei um médico, porém procurei anos área errada, nunca imaginei q tinha o especialista buco maxilo, busquei um ortopedista, pq achei q esse fosse me ajudar, era a área correta, existiria foi essa resposta q tive, NÃO É NADA, hoje estou 4 anos em busca de um um tratamento para aliviar anos livrar dores, já tenho uma prótese na atm esquerda, a direita já está lá cm dores intensas, e as dores vieram, e só pioro, pois ela se generalizou e é 24 horas, não posso mastigar, conversar, sorrir, não posso fazer exercícios, ou algum esforço físico, seja qual for o esforço que tento fazer, sinto dores 24 hrs e o esforço fazem aumentar ainda mais, fisioterapia, acupuntura, tens, movimentos, nada ajuda, pois as dores aumentam, apresento hematomas e inchaços, tem dias q só o exercício q o buco maxilo tenta fazer para estimular a musculatura, me deixam acamada no outro dia, e muitas vezes até mais, me impedindo de andar, comer, só sirvo pra tá em uma cama dando trabalho!!!
preciso muito de ajuda, de uma luz pra q meu tratamento seja descoberto…
Dizem q não é só uma disfunção na atm, tem mais coisas, mas são essas outras coisas q não se descobre…
Sonho cm o dia de não sentir mais dores e poder viver minha vida, trabalhar, cuidar do meu filho, ser mulher q ajuda meu esposo, e suprir as necessidades da minha família em geral…
Pois é, Luciana Benarros, infelizmente existe essa tendência a subestimar a importância dos estalos…
Entretanto a sua descrição realmente faz-me pensar que há questões sistêmicas importantes. Inchaço, hematoma sem causa aparente precisa realmente ser investigado, mas por um bom médico. EM outra postagem sua aqui no blog, você mencionou que alguns parâmetros nos exames de sangue deram alterados, que parâmetros foram esse?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado doutor.
Tenho estalos no maxilar, mas somente quando há mudanças de temperaturas bruscas, sobretudo do calor para o frio e do seco para o úmido, com certa frequência. Raramente tenho dores, mas dores nas têmporas são frequentes assim como um tipo de zumbido, ouvido trancado e às vezes tontura. Sempre associei os sintomas a rinite, que já foi diagnosticada. Mas lendo sua matéria parece bem familiar os sintomas. Acha que posso ter a patologia? Obrigado.
Olá Rodrigo . Pose sim ser da sua ATM . No entanto como seus sintomas estam muito relacionado ao ouvido , lhe aconselho procurar antes um Otorrino
Olá Dr. Eu tenho esse estalos no lado direito e sinto uma pressão na face não sinto dor, poucos dias atrás peguei uma infeção no ouvido passepassei vários dias surdos fui no Ortorrino ele passou comprimidos e uma gota graças à Deus fiquei bom do ouvido, mais ainda continuo com esse estalos incomoda muito qual especialista você me recomendaria sou do estado do Ceará obrigado pela a atenção
Aristeu, procure um profissional com experiência em Patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
Olá,vi que o site ainda esta respondendo as perguntas . Faz mais ou menos uma samba que eu acordei com muita dor no maxilar esquerdo,de não conseguir abrir de dor,como se tivesse levado um soco.Esse lado do meu maxilar sempre que eu abro muito sinto que ele meio que se mexe e pra fechar eu meio que tenho que jogar ele pro lado direito porque reto ele não fecha de cheito nenhum parecendo que tem uma barreira na frente,então soltar um estralo e já que eu jogo pro lado direito esse lado também sinto um pequeno estralo desse lado.
Desculpas por não explicar bem isso,eu fiquei preocupada com o fato dele doer sem acontecer nada e decidi procurar sobre esse estralo que eu sempre tive
Oi Camila , existe basicamente dois tipos de travamento da mandíbula com boca fechada : um muscular e outro mecânico. O mecânico normalmente é causado por um deslocamento de disco para anterior ou medial.Este fato relatado por você de jogar a maçarandiba para um lado e para outro para poder abrir nada mais é que sua mandíbula procurando recapturar o disco.Veja os posts http://www.patologiadaatm.com.br/meu-maxilar-fica-estalando-o-que-fazer/ e http://www.patologiadaatm.com.br/travamento-da-mandibula/
Ola Doutor como vai?
Passei a notar que toda vez que bocejo escuto um estalo do lado direito isso passou a ocorrer logo apos a retirado do dente do siso que também fica no lado direito. Será que tem algo haver?
Michele, muitas vezes na cirurgia de remoção do dente do siso, ocorre a aplicação de forças sobre a mandíbula que, por sua vez, podem distender algum ligamento e desestabilizar o disco (supondo que seus estalos sejam do disco…). Mas para ter certeza só se você tiver imagens de ressonância da ATM antes e após a cirurgia, senão não há como confirmar.
Não tenho estalar na boca ao abrir e fechar a boca. Porém, desde criança eu tenho um tique de estalar a mandíbula propositalmente e eu simplesmente não consigo parar de fazer isso. Faço o mesmo com o pescoço, os dedos, os pés e até as costas, mas com menos frequência. Isso é um problema?
Doutor ouço estralos toda vez que abro muito a boca, há algumas semanas venho tendo zumbidos no ouvido e ao dormir sinto o maxilar cansado. Vale lembrar que uso aparelho móvel a muito tempo. O que pode ser ?
Luiza, estalos geralmente indicam problemas internos da ATM, embora possa haver outras causas. Se você usa aparelho móvel, é importante saber quais os objetivos do uso do mesmo e qual q relação dele com a situação de sua ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Tem ocorrido estalos somente ao mastigar alguma coisa. Posso tranquilamente abrir e fechar a boca, porém, ao mastigar, os estalos surgem. São somente no lado direito do maxilar. Não há nenhuma dor e também nenhum dos sintomas que você descreveu.
o mesmo!!
Bom dia Dr. Marcelo
Tenho um problema na ATM em que há um deslocamento além do limite que deveria. Consultei com um especialista e ele me indicou utilizar uma placa, estou usando a noite a placa faz quase 2 meses. Esta placa vai melhorar apenas as dores porque não sinto diferença nenhuma quanto ao deslocamento e consequentemente os estalos?
Obrigada
Juliana, os deslocamentos não são todos iguais. Há casos que não dá para recuperar o disco deslocado e outros em que isso é possível. Há casos em que não valem a pena insistir em tenar recapturá-lo (fazer o disco voltar à posição original) e há outros que recapturar o disco é o melhor a fazer. Tudo depende do diagnóstico, do que causou o deslocamento, do estado de conservação da estrutura e de outros fatores. A placa é uma ferramenta para obter tal recaptura, mas apenas quando construída para essa finalidade e monitorada por exames apropriados para medir o resultado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. perguntar: se uma pessoa tem uma necrose subcondral, e de repente dá aquele estalão, que parece q bateu osso com osso e depois a pessoa vem engolindo às vezes uma areia, seria o osso degenerando, ou seja, pedaços do osso onde tinha a necrose?
Desde muito tempo (tanto tempo que nem lembro com que idade começou, ou se tenho isso desde sempre), meus maxilares estalam muito. E são estalos altos. Às vezes, isso é raro mas acontece, dependendo do movimento que eu faço, sinto que as mandíbulas se deslocam um pouco e dói muito!! Os estalos me incomodam, porque sempre que abro a boca, seja pra bocejar, comer, gritar, eles soam muito alto!! Não sinto dor de cabeça, porém tenho dentes muito frágeis e eles entortaram um pouco de uns anos pra cá. Será que isso está relacionado? Será que tenho DTM?
Obrigada.
Tainá, é bem possível que esteja tudo relacionado.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. marcelo,
Tem algum tempo já , estou tendo estalos no maxilar em ambos lados , sem dor . Também sinto estalos nos ouvidos ao engolir a saliva , porém também não sinto dor . O que o senhor acha que pode ser? O que me aconselha a fazer?
Desde já agradeço.
Gey, estalos no maxilar e estalos no ouvido podem indicar coisas diferentes. Por exemplo, os do maxila com frequência são fruto de alterações do disco articular e os do ouvido costuma estar relacionado com o controle de pressão do ouvido médio.
Sugiro que procure tanto um dentista especialista em DTM como um médico otorrino.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo
Tenho disfunção na ATM há 9 anos, estalos altíssimos dos dois lados, principalmente do esquerdo, já fui a um especialista em ATM e ele me disse que era devido ao deslocamento do disco e não era cirúrgico e que poderia aprender a conviver com isso. Não sinto nenhum tipo de dor quando estala, mas lendo o seu post relacionei a dores de cabeça que sinto e que sempre acreditei que se devem a muitas horas em frente ao computador devido ao meu trabalho. Desde então nunca mais procurei nenhum profissional, mas gostaria de fazer uma consulta.O senhor conhece algum especialista no Rio de Janeiro que possa me indicar? Obrigada.
Naiara, infelizmente não conheço no rio alguém que eu conheça pessoalmente o resultado do trabalho de modo que eu me sinta seguro em te indicar. No entanto há muitos especialistas em DTM e dor orofacial em sua cidade que você pode tentar localizar pelo conselho de odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr. eu fiz uma artroscopia hj de manha no maxilar devido a um estalo. só fiz mesmo pq o bucomaxilo disse q seria bom apesar de talvez nao parar o barulho. o problema é q nao estou conseguindo abrir a boca mais q 1 dedo e meio, quando chega no ponto em q estalava minha boca trava e se eu tentar abrir mais doi MUITO, isso é normal?? estou muito assustado
Não é normal, não. Converse com seu bucomaxilo para verificar a situação.
Dr ultimamente venho sentindo dores quando mastigo , abro a boca e as vezes até em falar doi .. já usei aparelho durante dois anos .. minha cabeça doi muito .. o que pode ser ?
Dentre outras coisas, uma disfunção e/ou patologia da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo, sou de Curitiba, tenho 55 anos, há vários anos o zumbido me acompanha, ultimamente sinto o ouvido ( entumecido) como se um nervo do ouvido estivesse inflamado, quando faço movimento com o maxilar para a esquerda o ouvido direito aumenta o zumbido, o mesmo não ocorre quando movimento o maxilar para a direita o ouvido direito não aumenta o zumbido. Na ultima semana visitei o dentista para checar uma dor de dente, foi diagnosticado apenas a necessidade de “desbastar” o dente inferior de trás pois havia contato com o dente superiores. Meu dentista não é especializado em ortodontia. No passado há 15 já fiz tratamento com ortodontista fiz raio x panoramica, etc etc usei aparelho, mas o zumbido não desapareceu, convivo com o zumbido mas ultimamente aumentou o volume e a sensação de ouvido inflamado e com pequena dor no ouvido aumentou. A quem recorrer em Curitiba? Grato antecipadamente por suas orientações. Francisco Gélamo
Olá, Dr. Marcelo. Tudo bom?
Gostaria de saber se os estalos no maxilar pode ter alguma ligação com o nascimento do meu siso superior?
Digo isso, pois a quase um mês venho tendo muitos estalos no maxilar do lado esquerdo, justamente o lado em que meu siso está nascendo.
Há algum tempo descobri que tenho bruxismo, sei que isso pode influenciar, mas nunca tive esses estalos. Devo procurar um profissional? A retirada do siso pode melhorar isso?
Abraços,
Aline Angélica.
Aline, é mais provável que os estalos e o surgimento dos sisos tenham ocorrido no mesmo período por coincidência que por haver relação entre eles, de modo que a retirada do siso não tem correlação com o tratamento dos estalos.
Procure um profissional sim.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, tudo bom?
Gostei muito do seu post. A mais ou menos um mês, venho percebendo muitos estalos no meu maxilar, no lado esquerdo o mesmo lado em que meu siso superior está nascendo. Já soube pelo meu dentista que terei que fazer a remoção deste dente, já que não há espaço para ele em minha boca. Ainda não tirei, pois depois que tirei o de baixo, fiquei com um pouco de trauma já que ele ainda estava no osso e doeu bastante para retirar, por isso ainda estou tomando coragem.
Enfim, gostaria de saber se há alguma relação entre o nascimento do siso e os estalos do meu maxilar?
Saliento que tenho bruxismo e sempre tive dor de cabeça frequente, desde pequena e os médicos dizem ser enxaqueca.
Obrigada, um grande abraço.
Aline Angélica.
Aline, te respondi em outro tópico.
Quanto aos estalos, leia aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
e aqui:
Tenho disfunção da ATM e o dentista disse que tenho de extrair o dente do siso, é necessário?
At.te,
Marcelo Matos
Tenho estalos todas as vezes que eu como ou abro a boca… chega ser constrangedor para mim pois todos que estão perto de mim ouvem… ja coloquei novamente aparelho dentario,mais meu dentista disse q n tem cura, agora o que faço com esses estalos e é dos dois lados.. o que vc me indicaria esta fazendo… pois tenho medo de fazer novamente tratamento com aparelho e n resolver…
Samara
Aparelho dentário não corrige os problemas próprios da ATM. Leia aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
Mas sim, existe tratamento e, para muitos casos, existe como recuperar os discos articulares. Veja aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
At.te,
Marcelo Matos
Olá Marcelo
tenho ATM sem dor por um bom tempo, já passei por vários dentistas, usei diversos tipos de aparelho e atualmente utilizo uma placa de acrilico na hora de dormir, no entanto nada faz desaparecer os estalos.
A última consulta que tive, o dentista afirmou que não tem cura, que esses estalos serão continuos por toda a vida como ocorre em pacientes com problemas articulares em membros, por exemplo.
Isso é verdade? há algo que eu possa fazer? Pois esses estalos incomodam bastante.
Jéssica, estalos podem eventualmente serem difíceis de tratar, mas é possível resolvê-los na grande maioria das vezes, dependendo do diagnóstico diferencial. Em que cidade você está?
Vitoria da Conquista -BA
Vc costuma atender em outras cidades do estado?
Não, mas poderia ser que houvesse algum colega dentista em sua cidade que eu confiasse em indicar…
Estando em Vitória da Conquista, caso tenha disponibilidade de vir a Salvador, talvez, eu pudesse lhe ajudar.
Leia aqui: Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
At.te,
Marcelo Matos
Recebi indicações e fui em dra Thais Fraga, especialista em bulbomaxilo que me pediu uma panorâmica e depois uma ressonância magnética que irei fazer!
Ela me indicou Dr Alexandre Ignez para olhar minha placa de acrilico que utilizo para dormir, ele indicou uma outra placa GIG e a depender, poderei fazer fisioterapia e outra técnicas…
Conhece esses médicos?
Será um tratamento caro e tenho medo de fazer e não melhorar minha situação…
Jéssica
Não conheço os profissionais que citaste os nomes. O que, sim, conheço são as técnicas de tratamento que você descreve, entretanto não as uso.
Quanto ao tratamento ser “caro” e eventualmente não melhorar a sua situação, tenha em mente que isso não é só com ATM que acontece. Por exemplo, um paciente que vai fazer uma cirurgia cardíaca, não tem nenhuma garantia de que vá sobreviver ao procedimento, pois isto está fora do controle do médico, embora ele tenha de tomar todos os cuidados pertinentes ao procedimentos. Ou seja, há a premissa de que todos os aspectos técnicos serão realizados conforme os padrões científicos, ético e de biossegurança, nos quais normalmente se se espera os resultado mais satisfatório possível. O nome disso é obrigação de meio e os tratamentos da ATM possuem exatamente essa característica.
O que você precisa fazer para aumentar as chances de dar tudo certo é conversar com seu dentista a respeito de diagnóstico diferencial, de como o tratamento proposto está alinhado com tal diagnóstico e como será mensurado e controlado os efeitos de da cada elemento (placa, fisio, etc) em termos de recuperação da saúde da ATM e restabelecimento da neurofisiologia.
At.te,
Marcelo Matos
Oi doutor me mande seu número sou de Camaçari preciso de ajuda na dtm
Doutor, já estou com DTM já faz 1 ano. ainda há chances de cura mesmo depois de 1 ano?
João, sim é possível a depender do diagnóstico, mas tenha em mente que a palavra “cura” tem diferentes significados para você e para mim. Dê uma lida aqui: Melhorei da minha DTM, estou curada(o)?
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Ainda bem que existem pessoas como o Senhor, compromissados com seu trabalho e compreensíveis em relação aos problemas dos outros…
Tenho o mesmo problema, estalos no maxilar do lado esquerdo, sem dor ao abrir e fechar a boca, porém, sinto muitas dores de cabeça…
A matéria me ajudou muito a saber o que se passava… muito obrigado.
Valeu Wesley!
Ola doutor minha filha tem seis meses e de um dias pra ca ela comecou a estalar o maxilar o que devo fazer obrigado
Fernando
Tenho um caso similar em uma criança de 04 meses, onde descobri que a criança havia sido derrubada no parto e sofrido um trumatismo na mandíbula. Aliás, essa é a principal causa de estalos em crianças pequenas, pois pode provocar uma fratura da cartilagem condilar, bem como outros danos.
Em termos práticos, o tratamento é apenas sintomático, ou seja, se você notar que isso produz desconforto/dor ao mamar e/ou quando começar a mastigar, relate ao pediatra para que seja feita alguma medicação analgésica.
Em paralelo, estimule o máximo que puder os movimentos mandibulares (sem forçar ou manipular), especialmente a amamentação.
Não se faz cirurgia para esse tipo de coisa a menos que a criança estivesse impossibilitada de mover a mandíbula.
Quando ela estiver maior, entre 5 e 7 anos de idade, já é possível fazer certos exames de imagens que permitirão avaliar melhor a articulação da mandíbula e, possivelmente, entrar com algum tratamento para evitar maiores sequelas.
Se você for de Salvador, terei o maior prazer em acompanhar o caso pessoalmente.
At.te,
Marcelo Matos
Há uns 3 meses começaram a aparecer uns estalos no meu maxilar abro a boca e quando mastigo é horrível.
o q deve ser isso?
Olá Dr. Marcelo!
Tenho DTM e a 10 dias não consigo abrir a minha boca. Senti algumas dores perto da sobrancelha direita, lado em que a trava existe. Fui ao ortodontista, e a médica me receitou um relaxante muscular, que ainda não deu resultado, e pediu uma documentação ortodôntica (raio-x e as fotos), mas algumas fotos não podem ser tiradas, já que minha boca não abre completamente. Nunca fiquei tanto tempo assim sem abrir minha boca. Somente duas vezes aconteceu de travar e se estender por mais tempo, tempo este que era somente um dia. Das primeiras vezes, passava em questão de minutos ou horas, mas desta vez permaneceu por muito mais tempo. Como estou assim já a 10 dias, comecei me preocupar. A DTM pode ser permanente ou minha boca voltará a abrir?
Nayla
Travamento da boca envolve um tipo de investigação bem específica. Primeiro, pela própria anamnese , já é possível fazer algumas suposições e, segundo, pelos exames de imagem é possível verificar se o problema está dentro da própria ATM ou fora dela em estruturas vizinhas. Os exames utilizados para isso necessitam ter a capacidade de mostrar os tecidos moles de dentro da articulação da mandíbula e também os detalhes ósseos da anatomia ao redor da área travada. Entretanto, esse tipo de exame não costuma fazer parte, na maioria das vezes, das documentações ortodônticas. Se certifique com seu dentista se a avaliação está sendo feita no sentido de descobrir a causa do travamento ou para estudo de problemas dentários, pois são duas coisas completamente distintas em termos de ponto de partida para um tratamento.
Quanto ao travamento, quando ele ocorre por problemas no disco articular, por exemplo, costuma melhorar um pouquinho ao longo do tempo. Às vezes a pessoa chega inclusive a ficar sem dor por algum tempo e com uma abertura de boca razoável, mas quando isso acontece não quer dizer que o problema tenha realmente melhorado, pois normalmente isso é resultado da ocorrência de ainda mais danos aos ligamentos internos. Com o tempo, novos sintomas costumam aparecer, conforme descrevi no texto de abertura deste tópico.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde minha filha tem 11 anos e ultimamente ela esta tendo essa dor assim que ela abre a boca estrala e ela me falou que a dor é muito forte mais eu pensei que era uma dorsinha que passa mais daki a diante a dor não passou e então pesquisei no google essa dor e descobri que era ATM, mais aki esta dizendo que apartir dos 30 anos a pessoa vai ter sera que tem possibilidade de ela ter ATM? devo procurar o dentista ? me respondem por favor Grata!
Gabrielle
Ao contrário do que muitos dentistas pensam, problemas nas ATM de crianças é bastante comum e é, inclusive, causa de várias alterações de crescimento e desenvolvimento da face e dos maxilares. Alguns exemplos de alterações faciais que podem ser causadas por artropatias temporomandibulares (ou seja, doenças da ATM) são:
1. Retrognatismo, que é quando o queixo fica muito pequeno e “para trás”. Isto ocorre quando as duas articulações temporomandibulares (ATM) são afetada ao mesmo tempo durante o crescimento
2. Assimetria , que é quando o queixo fica desviado para um dos lados. Isto ocorre quando uma ATM é mais afetada que a outra
3. Prognatismo, que é quando o queixo fica muito para frente, passando da arcada superior e invertendo a mordida. Isto ocorre quando há um crescimento exagerado dos côndilos associado a certas alterações de posicionamento da língua que modificam o padrão de crescimento dos maxilares
4. Mordida aberta, que é quando os dentes de trás se tocam mas os da frente ficam afastados. Isto é muito comum em processos degenerativos da ATM, que pode inclusive ser um dos primeiros sintomas de doenças como a artrite reumatóide juvenil.
5. Atresia das arcadas, que é quando as arcadas ficam pequenas por não desenvolverem direito. Isto é muito comum quando algum problema na ATM produz um desconforto mastigatório, que faz com que os músculos diminuam os estímulos nos ossos dos maxilares. Muitas vezes, a criança não sente dor propriamente dita, ou sente mas não consegue verbalizar (especialmente as as crianças menores) e manifesta como refugo de certos alimentos, “preguiça” para mastigar alimentos mais duros e preferência por alimentos líquidos, e pastosos.
Esses problemas na ATM são muito comuns, muito mais do que se imagina e até pode confundir os profissionais da área, que acabam atribuindo a maior parte desses problemas a hábitos, como o da mastigação unilateral, por exemplo.
É claro, que esses problemas que eu listei, não são frutos apenas de artropatias temporomandibulares, por exemplo o retrognatismo, assim como o prognatismo podem ser frutos de doenças congênitas, distúrbios de desenvolvimento de origem sistêmicas ou podem ser simplesmente um padrão facial familiar, ou seja, uma característica genética. De igual maneira os casos de mordida aberta e as atresias, podem ser por problemas relacionados à língua e à respiração, dentre outras possibilidades.
Assim, o melhor é você procurar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM e também em ortopedia crânio mandibular.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.
Me chamo Luisa e acabei de completar 20 anos de idade no mês de Dezembro. Há algum tempo tenho sentido estalos ao abrir a boca, porém sem dores. Às vezes, sinto uma leve dor na parte lateral do rosto, que se espalha para as têmporas, olhos e ouvidos. Quando abro muito a boca, meu ouvido esquerdo “tampa”. Tais sintomas podem estar relacionados à ATM?
Obrigada!
Luisa.
Luisa, sim podem…
Gostei muito de ler as opiniões do Dr. Marcelo Matos e estou esperando com ansiedade uma resposta.Muito obrigado.
Há coisa de quinze dias comecei com dores de cabeça e cada vez que mastigo começam os estalos do lado direito.Comecei também com zumbidos no ouvido direito que são constantes e perdi alguma audição no ouvido esquerdo.Há certos ruídos que não ouço e quando uma pessoa está a falar se tapar o ouvido direito ouço a voz da pessoa distorcida.Fiz um exame auditivo e deu igual ao que fiz em 2010,o que é certo que não ouço da mesma maneira.Se houver água a correr de uma torneira ouço bem,se for um ruído de um exaustor não consigo ouvir.Sinto constantemente no ouvido esquerdo o coração a bater O que será que eu tenho,Será que a minha audição voltará ao lugar?Obrigado.
Fernando
Se houver uma perda auditiva condutiva ou “aérea”, há uma pequena chance de ter relação com a ATM. Neste caso, o passo seguinte seria avaliar a ATM também já que o ouvido você vem avaliando com o otorrinolaringologista.
At.te,
Marcelo Matos
Ah, e esqueci de relatar que de vez em quando sinto gostos estranhos na boca, nao sei muito bem dizer do que é, do nada sinto gostos de metal, ferro, algo assim… sao gostos que eu sinto do nada e me incomoda. isso é um sintoma?
Hanna
Gosto metálico na boca não é sintoma de disfunção da ATM, não. Mas pode, eventualmente, ser de outras doenças. Relate isso para seu médico!
At.te,
Marcelo Matos
Olá doutor!
Sempre tive estalos, mas pensava que não era nada… Como eu iria usar aparelho ortodôntico a dentista recomendou a retirada dos meus cisos. Após a cirurgia, além do inchaço extremo (que é um sintoma considerado normal após a retirada) eu perdi totalmente o movimento de abre e fecha da boca, não conseguir de jeito nenhum fechar a boca e nem movimenta-la, como se ela estivesse travada realmente, sentia muita dor no local também, e na região da cabeça, ouvido, e face. Eu pensei que era algo normal por causa da cirurgia e que isso iria passar, pensei até que era pelo fato de eu estar comendo apenas coisas mais molinhas e liquidas por causa da cirurgia, então após uns dias voltei ao cirurgião, ele me comentou que poderia ser ATM, mas mandou eu fazer sessões de fisioterapias, fiz algumas sessões, e o meu movimento de abrir e fechar a boca voltou ao normal, a dor diminuiu, então acabadas as sessões, após alguns dias, o inchaço voltou, acordei certo dia com a buxexa inchada e com dor, sem movimentos de movimentação da boca, fiquei bastante assustava, procurei um especialista em atm, ela mandou eu usar uma plaquinha na arcada superior, durante 24 hrs por dia, para voltar a movimentação ao normal, e mais tarde outro placa, porém essa apenas a noite para dormir, era como se a minha mandíbula voltasse para a zona de conforto enquanto eu estava com a placa. Após um tempo usando essa placa para dormir, voltei a médica da ATM e ela me deu alta para usar o aparelho ortodôntico pois disse que a minha ATM já estava curada. Porem, eu estava com medo de já colocar o aparelho, pois ainda sentia dores, porém nao sentia mais estalos, e havia dores de cabeca, ouvido, zumbidos, mas a minha abertura estava quase normal, nao totalmente normal como era antes, mas havia melhorado bem. Parei de usar a placa a noite por uns dias, e a miha dor na cabeca, face e ouvidos dimunuiram bem, talvez precisasse regular melhor a placa, lixar algo assim, pois eu acho que com o passar do tempo ela estava já nao estava mais adaptada para a minha boca, pode ser que seja isso? Hoje em dia, coloquei o aparelho ortodontico na arcada de baixo, daqui um mes, colocarei na de cima, a médica da ATM disse que por eu ter a mordida cruzada, pode ser que com o uso do aparelho acabe ajudando até na mandibula, pois corrigira minha mordida, realmente isso tem relacao? Será que eu nunca mais terei uma abertura da boca normal como era antes? O que eu posso fazer para ajudar a relaxar minha face quando sinto dor ? E, os zumbidos, como ajudar?
Obrigada, beijos
Hanna, é relativamente simples saber se sua ATM está ok, basta fazer novos exames de imagem específicos e verificar qual o efeito que o tratamento teve sobre a ATM. Converse com seu dentista da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Oi Dr° Marcelo
Uso aparelho ortodôntico a 6 anos e há dois meses estou sofrendo muito com uma dor na dentição 26,27,36 e 37 esquerda, somente nesses dentes. Já fiz uma radiografia e não foi constatado nada de errado com essa dentição.Não estou conseguindo usar nenhum fio que é posto quando faço a manutenção mesmo o fio mais leve está causando muita dor em todo lado esquerdo da minha face,nesse momento não estou usando nenhum fio pois não consigo suportar essa dor e também nenhum analgésico que tomo tem efeito. O que será isso? Será que essa dor está sendo causada pelo fato de usar aparelho a muito tempo deixando então essa dentição sensível?
Muito obrigada!
Regiane, muitas coisas podem causar isso… Por exemplo: Excesso de resina em bráquetes e anéis ortodônticos que gerem acúmulo de alimentos e inflamação da gengiva, distância entre os dentes com perda de ponto de contato, lesões no próprio dente que deixem áreas de dentina exposta… Enfim, um bom clínico e/ou talvez um periodontista possa lhe ajudar.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. poderia então responder a minha pergunta?
Há cerca de 6 meses sofro com zumbido no ouvido, dores de cabeça… Procurei um especialista em atm e ele solicitou uma RM, neste exame constou subluxação anterior do disco articular esquerdo, discreto derrame articular bilateral e discreta hipoexcursão dos condilos mandibulares. Logo de cara ele já solicitou a artroscopia, esse seria o método ideal ou usando o imobilizador e fazendo fisio já não seria o suficiente?
Grata!
Carla
Reflita um pouco, será que o disco articular tem vontade própria? Será que ele disse assim: “vou luxar para complicar a vida da Carla”?
A luxação do disco e demais lesões encontradas são causadas por ALGUMA COISA, e é essa “alguma coisa” que precisa ser descoberta pois é isso que irá determinar o tipo de tratamento mais adequado. Fazer fisioterapia e artroscopia pode ser bom ou ruim dependendo dessa resposta.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor, corrigindo, o correto é subluxação… acredito que haja uma diferença p/ luxação!!! Segundo o dentista estes problemas podem ter surgido por diversos fatores, um deles por ter utilizado aparelho ortodôntico por muito tempo!! Além da ressonância, radiografia, moldes e tomografia tem outro diagnostico para descobrir o motivo dessas causas?
Obrigada.
Carla, sim subluxação e luxação são coisas parecidas mas que tem diferenças entre si.
Quanto à causa, os exames de imagem que você citou permitem que o profissional veja as lesões nas estruturas da ATM e a extensão delas. Para saber a causa, é necessário associar isso à história da doença do paciente e mais os exames que forem necessários (às vezes, alguns de laboratório). A partir daí é que se define o tipo de tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
PQ APAGO A MINHA DÚVIDA????
Olá Carla, ninguém apagou não. Estou vendo a sua outra mensagem aqui na página administrativa do blog. As mensagem precisam ser aprovadas antes de irem ao ar, pois há muitos spam automáticos da internet.
São muitas mensagens por dia e, em função de questões pessoais, fiquei com pouco tempo para responder todas de imediato. Aos poucos todas serão respondidas.
Abs.,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, achei o seu texto interessantíssimo e aproveito para lhe fazer uma pergunta: tenho 15 anos e á 3 dias que sinto um estalo do lado esquerdo da boca, mas é so mesmo do lado esquerdo, eu sinto o estalo quando mastigo e quando “rodo o queixo para os lados”. eu queria saber se tenho mesmo uma DTM ou se pode ser outra coisa pois não costumo mascar pastilhas elasticas nem forçar muito os dentes. Responda pf. ando a ficar preocupado.
Carlos, há diferente motivos para estalos, como por exemplo um descompasso entre o movimento do disco articular e o côndilo ou quando o côndilo passa pela eminência. Alem disso, ambos os casos podem afetar de maneira distintas o funcionamento mastigatório e muscular, de modo que determinar se você tem ou não uma DTM implica saber que tipo de estalo é esse que você tem e que tipo de prejuízo pode ou não estar causando. Nesse sentido, é preciso uma avaliação com um profissional.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo
meu problema começou com um zumbido pulsante e um pouco de abafamento nos ouvidos.Fiz audiometria e exames de labirintite e nada de anormal.
Lendo artigos na internet cheguei a este artigo.
Os sintomas perduram até agora, 2 meses.
Sinto a região abaixo dos ouvidos inflamadas e doloridas e quando aperto abaixo dos ouvidos o zumbido diminue.Baixando a cabeça ou fazendo algum esforço o zumbido piora.
O sr.acha que posso estar com um problema de atm?
tenho mania de roer as unhas,apoiar a mão no queixo,domir sem travesseiro,apoiar o ombro com o telefone.Estas manias pioram a atm?
obrigada
Dr.Boa Noite
Minha mãe sofre de dor de cabeça e dor no ouvido indo ao dentista o mesmo falou que ela sofreu um desgaste na articulação temporomandibular e osso, devido ao mal uso ou defeito de protese dentaria ao longo dos anos.Ele solicitou uma radiografia e diz que é caso de cirurgia mas que os custos seriam altissimos.Minha mãe não tem muitos recursos financeiros e aqui onde moro tem poucos especialistas o que devo fazer? A cirurgia é a melhor solução para esse tipo de desgaste? Muito obrigado.
Marcelo
Duvido muito que a cirurgia resolva “desgaste” na articulação temporomandibular… Procure um especialista em DTM.
At.te,
Marcelo Matos
Doutor Boa noite, então eu tenho 23 anos, e a 3 dias estou sentindo etralos quando eu vou abrir a boca para mastigar, ja li diversos topicos seus com bastante atenção, ja procurei um especialista aqui na minha area moro em Campinas – SP, mas elé so podera me atender no dia 01/07 , mas estou com muito medo,stressado, sabe ta refletindo no meu trabalho afinal é uma lesao no rosto, eu quero saber do senhor se tem cura? e se eu não posso ser atendido com urgencia?
Tiago, leia aqui: Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Boa noite, sou um jovem que tem problemas de atm, durante 3 anos tive dores nos ouvidos ,devido a uma má oclusao, usei uma placa de relaxamento para aliviar as dores do ouvidos, e alivou o problema é que fiquei com estalos no ouvido quando engulo ou movimentos a mandibula..será que isso do estalo vai melhorar? ou ficarei com estalo para sempre?
Atenciosamente,
PS. Uso sempre a goteira de relxamento para nao ter as dores nos ouvidos ,mas o estalo nao desaparece,segundo a especialista disse que o o estalo ja estava quando tinha dores nos ouvidos,mas a dor era maior e nao prestava atençao ao estalo,agora que as dores no ouvido desapareceram o estalo ficou e a a cada 5 segs sinto o estalo quer a comer a falar ou movimentar a mandibula.. gostava de ouvir a sua opiniao! qual a melhor solução?abraço
Sílvio
Se ocorrem estalos, é provável que haja algum tipo de dano em estruturas
internas da articulação como ligamentos e disco. O que pode acontecer se
isso não for tratado é que com o tempo o problema vai se agravando e pode
evoluir para um travamento da mandíbula, com processo degenerativo articular,
independente de ter dor ou não.
Para tratar isso, é necessário primeiro verificar o que causou a lesão, a
extensão dos danos e então planejar um tratamento que, via de regra, não é
com ortodontia, não.
Consulte um especialista em DTM e dor orofacial ou um que tenha formação em
Patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Sílvio, primeiro é preciso saber se os estalos são mesmo da ATM, pois o ouvido pode produzir estalos independente da ATM. Em se for da ATM, vale as considerações que fiz em sua outra postagem.
Att.,
Marcelo Matos
No meu caso doutor é o seguinte.. eu tenho ma o oclusão , so sinto a boca bater de um lado da cara..fiz uma correçao com aparelho seis meses.. mas nao resultou.. e meteram coroas para tentar equilibrar o maxilar.. resultado fiquei com dores nos ouvidos tres anos..fui procurar um especialista em atm e oclusao.. onde disse me como aparelho nao ia resultar.. entao a hipotese foi a placa de posicionamento e relxamento ,axo que é a msma coisa.. onde faço alinhamento de 3 em 3 meses ..e aliviou a dor dos ouvidos… sem duvida, de facto é que fiquei com uns estalos de 5 em 5 segs..a propria especialista nao sabe se isso desaparece, pq diz que isso é uma lesao no condulo, segundo ela diz a placa serve pra aliviar a dor , é como quem fratura o joelho e usa uma muleta ..a minha questão é a seguinte.. segundo a minha especialista em oclusao e atm que sou seguido a dois anos.. diz que consegue aliviar as dores mas nao conserta ossos e os estalos sao uma consequencia dos má oclusao ,ou seja, disse como tinha a mandibula desiquilbrada e agora ta equilibrada e como tinha o endema ficou o estalo.. e agora pergunto nao é possivel equilibrar oclusao pq sinto so bater de um lado a boca e a lingua vai sp lá? e para final q tipo de medicamentos se pode dar para aliviar o estalo? ja que a minha médica diz que todos os pacientes que tem dor no ouvido e usam placas de relaxamentos ficam com estalos e vivem com esses estalos ou entao sao encaminhado para um psiquiatra para ajudar a viver com esses estalos..no ouvido .. fazendo um tratamento.. é possivel? que sugestão me dá ou tecnicas pra aliviar o estalo ?uso a goteira pra dormir…obgdo pela sua atençao dispendida..
att.
Sílvio,
Dê uma lida aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
No
Boa noite Dr. a região afetada pela ATM pode ficar inchada ? como se tivesse caxumba ?
Claudiomiro, sim, pode.
olá bom dia
bom tenho 15 anos e desde 2007 eu tenho tido esse problema de DTM,pois todos os sintomas eu tenho,menos a dor.
tenhos estalos quando engulo,as vezes até quando falo,quando,ando,enfim,quando movimento a cabeça,antes não chegava a ser um ‘estalo’ mas agora é,além disso meu ouvido vive tampado,depois de um tempo,de algumas horas melhora.
Será que eu DTM mesmo?Qual o tratamento,é realmente preciso a cirurgia?
Maria, para saber se é mesmo DTM precisa passar por uma avaliação, especialmente por haver muitos tipos diferentes de DTM. Quanto ao tratamento, não dá para dizer pois ainda não há um diagnóstico… Você já foi em um especialista em DTM?
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo.Há mais de um ano,em um momento de grande Stress,minha mandibula travou.Ao tentar abrir a boca houve um estalo e dor na articulação junto ao ouvido.No dia seguinte,um grande zumbido apareceu(com variadas intensidades,conforme o dia).Já fui a diversos especialistas(otorrinos,neurologistas entre outros) sem nenhum resultado.Exames de RM,ARN de mastoides e cervical não mostraram nenhuma anormalidade siguinificativa.Seria o caso de consultar um dentista para pesquisar uma DTM?
Obs:O “gatilho” para o referido zumbido é sempre ao acordar e/ou fazer exercicios com o pescoço(Sim/Não/Talvez).
Se o Senhor puder me orientar,ficarei eternamente grato.
Christiane
Se ocorre zumbido ao fazer exercício para o pescoço é preciso então pesquisar uma possível compressão da artéria vertebral e de lesões cervicogênicas específicas. Bons neurologistas e angiologistas podem fazer isso, mas é sempre uma situação difícil de pesquisar.
Quanto à DTM, se houve um travamento da mandíbula e estalo é bem provável que haja sim um problema na ATM que precisa ser pesquisado. Quanto a não haver aparecido nada nos exames, imagino que esteja falando dos exames de crânio, pois se forem RM de ATM, com a descrição que você mencionou é muuuuuito estranho que não “apareça nada”.
Portanto, procure um dentista experiente em patologia da ATM para fazer uma avaliação.
Att.,
MArcelo Matos
dr moro no exterior ,estou alguns anos com problemas na atm,
fui ao medico aq ,disse q esta com infecção e receitou apenas remedio de dor, estou com muita dor ,mesmo assim mal consigo comer ,a cirurgia resolveria meu problema?
Bruna, se há infecção é preciso resolver com antibióticos. Se houver edema e pus, aí sim uma drenagem cirúrgica pode ser utilizada.
Doutor eu esqueci de falar, mas os estalos não são frequentes é só quando tento passar a lingua nos locais da cirurgia.
Olá Doutor, há um mês fiz a cirurgia para a extração dos sisos, senti dores no ouvido, que era uma inflamação nos ligamentos da atm.
E agora estou ouvindo estalos na atm, devo ou não procurar o dentista novamente? não estou sentindo dores de cabeça.
obrigado doutor, até mais!
Bruno, o texto desse tópico não responde a esse questionamento?
DR. Marcelo boa tarde,
Ha mais ou menos 1 ano e meio para 2 anos estou com sintomas da ATM, bem, no momento nao doi, mais tem uma especia de ruido ao abrir bem a boca e estou ha mais de 1 anos com zumbino e sensaçao de tapamento no ouvido direito. A pergunta é…qual o tratamento e se nesse tratamento posso voltar a ouvir normalmente depois, pois fiz um exame e mostrou que minha audição reduziu uns 40%.
grato.
Alexandre, alguns estudos apontam uma possível relação entre certas perdas de audição e disfunção na ATM, mas não é fácil determinar clinicamente qual caso podemos relacionar uma coisa com a outra. Um dentista especialista em DTM, em tese, deve ter o preparo para avaliar esse tipo de coisa e buscar indícios desse tipo de relação entre os problemas (se houver). Marque uma consulta e leve seus exames otológicos.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor,existe de fato uma cura para a ATM,e existe solução para que a maxila pare de estalar sem que esse problema seja percebido em radiografias panorâmicas?Qual a eficiência das radiografias panorâmicas comuns no diagnóstico dos problemas da ATM?Tenho apenas estalos no lado esquerdo do meu maxilar,desconfio que seja atm,porém não sinto esses sintomas citados pelo senhor,gostaria de saber sua opinião,desde já agradeço
André, radiografias panorâmicas são muito limitadas para detectar problemas na ATM, pois não são exames específicos para isso. Apenas grandes alterações de forma das articulações são percebidas na panorâmica. Existem exames muito mais precisos para esse tipo de investigação.
Se há estalos, há a possibilidade de haver danos articulares que podem ou não vir com sintomas. Eu utilizei o termo “possibilidades” pois nem sempre o estalo percebido pelo paciente é originário de danos no disco e nos ligamentos da ATM, circunstância em que, de fato, mesmo sem dor, podem ocorrer problemas a longo prazo como processo degenerativo e travamento da mandíbula.
Att.,
Marcelo Matos
estou com limitação em abrir a boca , derrame na atm e indicação de c irurgia para recolocar o disco .o que faço
Fernanda, procure outro dentista para ouvir outras opiniões. De preferência de especialistas em DTM.
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia Doutor Marcelo
Faz três dias que estou com estalos no maxilar quando mastigo, mas não sinto dor
A dois anos atrás eu cai sentado de uma escada , depois desse dia eu fiquei com facilidade de estalar o maxilar mas só quando eu queria, mas agora esta com freqüência quando mastigo.
O que devo fazer?
Francisco, possivelmente você tenha machucado algum ligamento da articulação. Procure um dentista especialista em DTM para fazer uma avaliação.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.
Eu tenho 22 anos e a mais ou menos 1 ano tenho problemas na mandíbula. Ela começou a estalar e a sair do lugar. Tenho muitas dores no pescoço, cabeça e mandíbula. Eu não retirei os dentes siso e eles inflamam constantemente, será que o dente siso esta causando esse problema? Estou com muito medo, já não posso mais bocejar e nem me alimentar direito. Mesmo quando estou apenas falando o maxilar estala e sai do lugar.
A Giovanna
As dores do siso e da ATM são duas “dores” diferentes.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Estou com medo. Na verdade sou muito medrosa com essas coisas.. Estou com um estalo enorme na minha mandíbula, e essa semana vinha sentindo uma sensação de sensibilidade nos dentes perto da gengiva. Além disso, de uma hora para outra comecei a sentir dor em frente ao ouvido direito. Já haviam me dito que era ATM, mas antes não doia, mas vez ou outra ficava dificil de falar direito e estou preocupada pq sou professora. Tentei ligar para a clínica da dor hoje, deixei meu nome e meu telefone, pq não sei quem procurar para fazer um estudo do meu caso e tentar resolver. Estou sem saber o que fazer.
Obrigada,
Emília
Emília, em que cidade você está?
Dr. O que eu devo fazer para parar de ter esses ” estalos ” ? tenho 15 anos e a aproximadamente 1 ano venho percebendo esses ” estalos ” no maxilar ao abrir e fechar a boca, mais não sinto nenhum tipo de dor frequente que possa ser causada por esse problema. Abraços!
Carlos, dentro da articulação da mandíbula existe uma espécie de menisco que se chama disco articular. Essa estrutura é quem permite o correto funcionamento d articulação e quando há algum problema, os estalos aparecem. Assim, para resolver os estalos é preciso descobrir que tipo de lesão ocorreu e a causa, para poder revertê-la ou controlar a situação.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor!!
Preciso de sua ajuda. Há umas duas semanas mais ou menos fui ao dentista e fiz algumas restaurações, e fiquei muito tempo com a boca aberta, e notei que duas delas ficaram altas. Além das resturações, foi colocado uma borrachinha separadora entre dois dentes, para outra restauração e meus dentes também ficaram muito doloridos. Desde então tenho sentido estalos ao abrir muito a boca ou ao mastigar. Voltei ontem ao dentista,e ela tirou a borrachinha, e fez o procedimento, e também pedi p ela baixar as restaurações. Comentei c ela dos estalos e ela me receitou Tandrilax. Esses estalos podem ser sintomas de Atm e podem ter como causa um desses fatores que relatei? Se sim, o fato de tê-los sanados faria desaparecer esses sintomas? E esse medicamento ajuda realmente nesses estalos?
Obrigada pela atenção
Michele
Sim os estalos (não todos) costumam ser sintomas de disfunção da ATM.
Sim, é possível. Mas é bastante difícil comprovar isso, pois há outras possibilidades como, por exemplo, o problema já estar lá e apenas ter sido desencadeado durante o procedimento.
Não necessariamente, pois depende do que exatamente aconteceu com a estrutura. Por isso o melhor é fazer uma avaliação com um dentista que tenha experiência em patologia da ATM e poderá estudar o que , exatamente, aconteceu.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. um certo dia do nada senti dificuldade em abrir a boca e não consiguia mastigar direito ,a articulação que faz esse movimento ficou dias muito dolorida , agora melhorou a dor mas ainda sinto um pouco de dificuldade em abrir bem a boca e quando abro sempre estala, e tem uma pequena elevação na frente do meu ouvido direito. O que e isso doutor? me ajude
Genilce
Isso indica que mesmo a dor tendo melhorado, ainda pode haver problema em sua ATM, além disso, muitas vezes quando a dor na ATM diminui, mas a limitação permanece, ocorre um aumento das dores de cabeça… O melhor é você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marcelo, sou sua colega e recebi em meu consultório um bebê de 6 meses aonde a mãe relatou “estalos” frequentes sem associação de dor.
Gostaria de saber se vc tem algum caso semelhante e qual sua conduta?
Obrigada
Olá Patrícia
Tive dois casos similares e em um deles, uma bebezinha de 4 meses, consegui descobrir que ela tinha sido derrubada no parto, inclusive consegui as imagens que fizeram no hospital, de modo que pudemos concluir que foi uma lesão traumática. O outro caso, fiquei limitado ao diagnóstico clinico e sem imagens pela limitação da idade do paciente (1 aninho).
Em ambos, a conduta foi apenas orientação especialmente com relação a manutenção de atividades funcionais da mandíbula (amamentação, mastigação, brincadeiras com a criança estimulando caretas com variados movimentos mandibulares, etc) afinal não há protocolo “oficial” para esse tipo de situação. O segundo ponto, foi alertar os pais, para observar sinais e sintomas precoces de osteoartrites/osteoartroses que possam surgir (enisinei a eles a fazerem um exame “básico” de ATM). É fato conhecido através de relatos de casos, de que em crianças, a capacidade de remodelação dos côndilos pode permitir que tudo siga funcionando normalmente. No entanto esse alerta aos pais poderá ajudar a perceber precocemenete situações que se não forem tratadas (coisa que poderemos fazer quando essa criança chegar aos 4, 5 ou 6 anos de idade) poderiam levar sequelas esqueléticas e ao aparecimento de dores.
Se preferir, entre em contato comigo pelo número da clínica (71) 3248-4434 que falamos sobre o tema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom Dia Doutor
Tenho 19 anos e a uns 15 dias venho sentido uns estalos do lado esquerdo do maxilar, não sei o porque isso está acontecendo, faço usso de aparelho fixo a 1 e meio e a 1 mês estou usando um aparelho tmbém fixo no seu da boca (um tipo de aparelho para não perder o espaço ), faço uso deste pois meus dois caninos na parte de cima são de leite, um dele minha dentista já estraiu, pois o canino permanente já nasceu atras, mais o outro não arranquei ainda, pois o permanente não nasceu, vendo na radiografia ele se encontrar dentro do osso, algo assim.
Quando eu coloquei o aparelho fixo eu não sentia nada de estalo, mais quando eu coloquei o aparelho no ceu da boca eu senti se como minha boca estivesse trancada, não sei se era pq eu não estava acostumada, eu tenho por mim que talves este aparelho no ceu da boca esta fazendo com que eu escute este estalo. Outra observãção que eu tive que pode ter cido que na hora de eu bocejar tenha abreto a boda demais. e em conversa com a minha dentista ele disse que pode ser ambas as coias que descrevi com pode ser pelo fato de ele ainda estar movimentando os dentes para arrumar ou então seja também emocional, pois sou uma pessoa muito nervosa, me stresso a toa.
segunda agora dia 08/08/11 eu retornei ao dentista para ele ver como estava indo a cicatrização do dente, disse que esta tudo normal, e ela me perguntou sobre se o estalo tinha parado pois ele disse que se eu tomasse dorflex talvez isso poderia cessar mesmo se eu não estivesse sentindo dor, mais eu falei pra ela que eu tinha tomado o remedio mais ainda havia estalo, então ela disse que uando eu voltasse para fazer a manuntenção e que se caso não tivesse para do os estalos ela iria tirar o aparelho da parte de baixo e colocar uma placa miorelaxante algo assim.
com base nisso será que estou sofrenso de problemas na atm mesmo que eu não sinto dor, como devo procedor. no aguardo
Letícia, tudo que eu lhe edscrever aqui, será uma repetição do texto deste tópico.
atenciosamente,
Marcelo Matos
Olla.
Meu maxisilar estrala a muito tempo ja, fiquei sabendo que tem o risco
De perder os movimentos do maxisilar apos a gastura do disco tenho 18 anos.
Tenho dor de cabeça em espesifico na nuca diariamente zumbido nos ouvidos.
E desconforto confesso que fique assustada, e vou procurar um dentista mais pelo sus nè entao quer disser que vai demorar muito.
Posso ter muitos poblemas futuros.
Obrigado.
Dr. Marcelo, são muito interssantes seus textos sobre ATM.
Preciso de sua ajuda, pois estou procurando um espcialista nesta aea ha aproximadamente um ano.
Fui diagnosticada com ATM por um bucomaxilo, pois sinto muitas dores de cabeça, (do lado esquerdo), zumbido no ouvido, dores no pescoço (do lado esquerdo), estalos ao falar..etc…
Ao realizar o rx panoramica veio o susto!
tenho os 4 sisos que nasceram perfeitamente e 3 extranumerarios (quarto molar) que estão atras dos sisos (inclusos).
enfim… tenho 7 dentes a mais que o normal…
Por fim, todos os dentistas dizem que tenho maloclusão.
Olhando o meu sorriso o alinhamento eh perfeito, retinho, mas os dentes de cima parece que não encaixam om os de baixo.
O pior de tudo eh que cada dentista tem uma opinião, e aconselham: a placa ou a extração dos 3 quarto molares ou aparelho ortodontico.
Gostei muito do seu site e sua opinião eh muito importante.
Gostaria muito de saber:
*O quarto molar influencia na atm,
*Se extrair os 3 quarto molares que possuo melhoraria em algo,
*O uso imediato de aparelho prejdicaria em algo.
Li todos os seus textos, mas não vi nada sobre quarto molares e a ATM.
Priscila
Os sisos e os quartos molares não tem nenhuma relação causal com a disfunção da ATM, no entanto podem provocar dores faciais se estiverem inflamados ou infectados, numa condição conhecida como pericoronarite. Extraí-los, talvez valha a pena ( dependendo de uma avaliação clínica) para evitar uma possível pericoronarite.
Quanto ao uso do aparelho, o que isso irá fazer é alinhar os dentes de maneira estética, o que pode ajudar ou não com o problema na ATM.
Em realidade, o que precisa ser feito é iniciar o caso pela ATM, fazer um diagnóstico diferencial do que, de fato, está acontecendo de errado na articulação e estabelecer um tratamento dirigido especificamente para o restabelecimento da saúde articular, posteriormente, as demais questões dentárias podem ser tratadas também.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Qual o medico que devo procurar para realizar tratamento
O dentista especialista em DTM e dor orofacial ou um dentista de outra formação, até mesmo um clínico, que tenha experiência em ATM ou algum grau de formação em patologia da ATM.