Vai fazer cirurgia ortognática para tratar a disfunção da ATM? Lhe foi sugerido ortodontia? Ajuste oclusal??? Conheça o 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial realizado no Brasil e publicado este ano (2010)!
Mas para quê um consenso brasileiro sobre isso?
Ora, basta dar uma lida nos muitos comentários que são postados diariamente aqui no blog, de pessoas que são submetida às mais variadas técnicas e propostas de tratamento para as Disfunções da ATM (DTM) e dores orofaciais, algumas sem o menor respaldo científico!
Recentemente, respondi à postagem de um internauta que além de ser submetido há uma condilotomia, um tipo de cirurgia radical da ATM onde se remove uma parte da articulação, foi submetido também a uma auto hemoterapia! Esta última, um procedimento que não tem nenhum tipo suporte científico para ser utilizado na área de DTM. Por essas e outras é que o consenso se faz necessário e todos os pacientes que tem dúvidas quanto ao tipo de tratamento que esta lhe sendo oferecido (ou submetido) deveria ler esse documento!
O consenso nada mais é que uma espécie de recomendação, ratificada e endossada por vários especialistas do país, a respeito de quais procedimentos são pertinentes ao diagnóstico e ao tratamento das disfunções da ATM. Portanto, eu sugiro que acessem o link e leiam o artigo:
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/14.pdf
Conheçam uma das endossadoras do artigo, a Dra. Juliana Stuginski Barbosa, que pode ser contactada no blog Por dentro da Dor Orofacial e esclarecer qualquer dúvida que tenham quanto ao Consenso.
Olá, tenho um osteófito na cabeça da mandíbula que faz com que ela caia com frequência! Fui no buco de DTM e ele me indicou uma auto-hemoterapia! Segundo ele se fizermos a cirurgia assim de cara, eu posso ter uma paralisia facial mais severa vigamos assim, então, ele tentará essa técnica e se caso não tiver tanto sucesso partiremos para cirurgia! Gostaria de saber um pouco mais sobre essa técnica e se realmente tem resolução e embasamento científico?
Jessika, antes de realizar a técnica sugerida ou outra é importante saber qual o seu diagnóstico. O osteófito é um sinal de degeneração que acontece em diferentes condições patológicas que precisam ser investigadas. Sem isso, as chances dos tratamentos não resultarem no desejado aumentam muito. Se preferir, entre em contato no link a seguir: conte-me sua história!
Se possível gostaria que não colocasse meu sobrenome
Deixei apenas o primeiro nome e o e-mail não aparece ao público, dessa forma sua identidade fica preservada. Mas se estiver ruim assim, me escreva que removo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos