É possível tratar seriamente uma patologia da ATM sem ressonância magnética?
A ressonância magnética (RM) é o único exame de imagem capaz de possibilitar uma visualização direta do disco articular e dos ligamentos da ATM. Nenhum outro exame, mesmo a tomografia computadorizada, serve como substituto pois não permitem visualizar com precisão os tecidos moles.
O hidrogênio, um dos elementos mais abundantes no corpo humano, é o principal responsável pela formação da imagem de RM, tornando possível a formação de imagens de diversos órgãos e tecidos que não são bem visualizados em outros exames de imagem.
Desta forma, se não solicitarmos uma ressonância da ATM, não poderemos saber, por exemplo, a posição do disco, o grau de desidratação ou a integridade estrutural do mesmo, se há uma distensão ou ruptura de algum ligamento, se há necrose medular no côndilo, dentre outras tantas lesões que podem ser visualizadas.
A Ressonância Magnética é fundamental para um diagnóstico diferencial e um tratamento preciso e bem elaborado
Pergunto: como iniciar um tratamento apropriado sem saber o que está acontecendo na ATM?
Na imagem acima podemos ver uma RM de uma paciente onde os côndilos da ATM estão bastante lesionados e apresentando duas pequenas “pontas” (setas verdes) fruto de um processo degenerativo causado por uma bactéria. Essa paciente não conseguia abrir a boca e havia piorado da dor após um tratamento que foi realizado com base em manobras de manipulação da mandíbula.
Ora, ao movimentar a mandíbula manualmente, as “pontas” eram forçadas contra o disco (em amarelo) que se encontra completamente deslocado para anterior, então a cada tentativa de abertura da boca com manobra de abertura passiva, ativa ou com ajuda de instrumentos, o quadro piorava a longo prazo.
Como poderíamos saber disso sem uma ressonância magnética?
Com um exame de raios-x ou uma tomografia até consegue ver as “pontas” (osteófitos, na nomenclatura científica) mas não consegue ver que a ruptura do ligamento e a lesão do disco (seta amarela) provocadas pelo atrito destes osteófitos ao tentar abrir a boca.
Existe algum exame que confirma o diagnóstico do problema da ATM?
Essa pergunta tem sido frequente aqui no Portal e também nas redes sociais. Não existe um exame único que é capaz de dar um diagnóstico e detectar qual a artropatia da ATM (doença da ATM) está afetando o paciente. Entretanto, apenas com exames como a ressonância magnética é que é possível ver aspectos da ATM que não se pode ver através de nenhum outro exame.
Por conta disso, é importante ressaltar que para um tratamento da ATM ser bem elaborado, tem de estar bem suportado por uma investigação detalhada ainda na fase de diagnóstico, o que inclui a ressonância magnética como item fundamental, necessário e, com freqüência, mais alguns exames de imagem para complementar como a tomografia computadorizada.
Olá! Me chamo Anna Paula
Meu BucoMaxilo solicitou a Ressonância Magnética da ATM para extrair os dois sisos inferiores no hospital devido a posição e estar perto do nervo! Realmente é necessário? ESTOU COM MEDO!
Bom, para essa finalidade normalmente se pede tomografia… Mas ele deve ter a razão dele.
Olá Dr Marcelo,eu comecei com a sensação de ouvido tampado,espasmos na tempora,e a sensação como se tivesse tonta (mas não perco o equilíbrio,e nem nada rodando ),estalos no ouvido e formigamento na região …fui ao otorrino q fez audiometria,TC do crânio e dos seios da face e não deu nada e ela fez auto exame de abrir e fechar a boca e ela sentiu tripidar m encaminhou ao Buco maxilo q fez uma radiografia da Atm e meu resultado foi : Abertura Máxima : Excursão da cabeça da mandíbula ALEM do vértice da Tuberosidade no sentido Horizontal no movimento da abertura máxima.O buco disse q eu tive uma luxação … Faço compressa de agua quente …não sinto dores nenhuma…só quando estou conversando q sinto tripidar e estou com a placa nos dentes de baixo… Mas mesmo q sutil ainda com sintomas …estou a 1 semana com a placa, já não tomo mais nenhum remédio (só tiro a placa para comer e escovar os dentes ) acha q isso vai passar ou tem mais alguma coisa a fazer ..porq oq m.incomoda é o sintoma principalmente os espasmos na tempora e sensação de tontura (já fui no oftalmo,já fui no psicólogo,já fui no otorrino e não tem mais nada a não ser a tal da DTM )j não tem mais nada
Fabiana, Qual é exatamente o seu diagnóstico? O mais provável é que haja problemas que não foram identificados e que levam a musculatura a funcionar mal.
Meu filho de 15 anos está tendo estalo ao abrir e fechar a boca a 2.meses o que o incomoda muito.
Boa noite Dr.
Meu filho de 15 anos está tendo estalo ao abrir e fechar a.boca a 2.meses é frequente, ele está muito incomodado e teneroso.
Bom dia
Atm
A 4 dias venho sentindo fortes dores…..Comecou com dor de cabeca em questao de horas dor no ouvido…dor de dente , sem conseguir definir em qual so sentia a dor nos dentes de traz 2 ultimos do lado direito. ..
No dia seguinte a dor estava so almentando …fui ao dentista me receitou mioflex…nao percebi resultado …comecei tomar por conta dipirona e minizulida
Tbm nao tive resultado.
Guarganta n passa uma agulha edemasiada ,ouvido q doi a ponto de deixar louca, maxilar quase n faco movimento, labio inferior adormecido ( formigamento) como se tivesse tomado anestesia.
fui no pronto socorro… Maxilar inflanado e ouvido direito tbm ….benzetacil
Preciso de orientacoes
Boa noite , a mais de 4 anos sinto dores do lado esquerdo do maxilar, e inchaço já fiz exame de tomografia e panorâmica.
Não acharam nada como eu trato esse problema ????
Olá doutor, há 4 meses tive uma febre que durou dois dias e depois comecei a perceber sintomas de DTM e forte cefaleia de tensão que dura o dia todo, de forma crônica. Há 2 meses eu comecei a ter zumbido. A cefaleia tensional (creio eu que seja isso) ocorre em momentos em que eu me concentro fortemente pra realizar alguma atividade ou leitura, sinto um cinto apertando a parte de frente da minha cabeça e às vezes uma queimação. Sinto também ocasionalmente um latejar e pulsação nas laterais, estas bem leves. Pode ter sido uma bactéria que desencadeou minha dtm?
Ainda não fiz a ressonância. Os odontos e médicos que me avaliaram disseram que meu caso não é avançado, pois não sinto dor na atm e consigo movê-la facilmente.
Gustavo, verifique primeiro que tipo de cefaléia é essa junto a um médico “cefaliatra”.
Olá Dr. Marcelo sou de Florianópolis-SC o senhor tem algum Dr aqui que recomenda pra consulta de disfunção de mandíbula, tenho muita dor na região além de estar sempre estralando e não consigo abrir minha boca muito pois se não estrala e dói muito, faz 1 ano e meio que venho sentindo dores e desconforto muscular na mandíbula, preciso muito de ajuda pois dói de mais, tenho a sensação que minha mandíbula vai cair. Teria algum tratamento?
Olá Ariane
Não tenho ninguém para te indicar em sua região, mas talvez eu possa te ajudar. Para isso acesse o link a seguir e me explique um pouco mais detalhadamente os seus sintomas: conte-me mais sobre seus sintomas
Boa tarde,
Poderia me indicar um profissional em DTM em Belo Horizonte – MG ou região?
Olá,
No estado de Minas Gerais, em Diamantina, temos o Dr. Marcus Corrêa. Para que a equipe do Dr. Marcus entre em contato contigo, basta acessar o link abaixo:
Tratamento da ATM em Minas Gerais
Bom dia, quero sanar uma dúvida. Qual o tipo de exame o médico pode me passar. Tenho dores do lado direito da cabeça até a região das costas, incluindo principalmente os ombros, mais precisamente atrás dos seios. Será que uma ressonância magnética é o suficiente?
Segundo a reumatologista que não passou bem um raio-x é fibromialgia, mas eu quero consultar outro especialista, afinal só eu sei o que eu sinto, o quão estranho é.
Olá Thaís!
Já atendi alguns casos com descrições similares ao que você escreveu. É possível sim estar correlacionada à fibromialgia, mas antes é preciso descartar certos problemas da ATM e coluna que, combinados, pode produzir sintomas “estranhos”.
Me conte um pouco mais sobre seus sintomas acessando o link a seguir, que a equipe do Instituto da ATM irá te orientar: http://app.pipefy.com/public/form/KycS23Hd
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Poderia indicar especialista em dtm em Curitiba PR.
Não tenho nome para indicar nessa região…