É possível tratar seriamente uma patologia da ATM sem ressonância magnética?
A ressonância magnética (RM) é o único exame de imagem capaz de possibilitar uma visualização direta do disco articular e dos ligamentos da ATM. Nenhum outro exame, mesmo a tomografia computadorizada, serve como substituto pois não permitem visualizar com precisão os tecidos moles.
O hidrogênio, um dos elementos mais abundantes no corpo humano, é o principal responsável pela formação da imagem de RM, tornando possível a formação de imagens de diversos órgãos e tecidos que não são bem visualizados em outros exames de imagem.
Desta forma, se não solicitarmos uma ressonância da ATM, não poderemos saber, por exemplo, a posição do disco, o grau de desidratação ou a integridade estrutural do mesmo, se há uma distensão ou ruptura de algum ligamento, se há necrose medular no côndilo, dentre outras tantas lesões que podem ser visualizadas.
A Ressonância Magnética é fundamental para um diagnóstico diferencial e um tratamento preciso e bem elaborado
Pergunto: como iniciar um tratamento apropriado sem saber o que está acontecendo na ATM?
Na imagem acima podemos ver uma RM de uma paciente onde os côndilos da ATM estão bastante lesionados e apresentando duas pequenas “pontas” (setas verdes) fruto de um processo degenerativo causado por uma bactéria. Essa paciente não conseguia abrir a boca e havia piorado da dor após um tratamento que foi realizado com base em manobras de manipulação da mandíbula.
Ora, ao movimentar a mandíbula manualmente, as “pontas” eram forçadas contra o disco (em amarelo) que se encontra completamente deslocado para anterior, então a cada tentativa de abertura da boca com manobra de abertura passiva, ativa ou com ajuda de instrumentos, o quadro piorava a longo prazo.
Como poderíamos saber disso sem uma ressonância magnética?
Com um exame de raios-x ou uma tomografia até consegue ver as “pontas” (osteófitos, na nomenclatura científica) mas não consegue ver que a ruptura do ligamento e a lesão do disco (seta amarela) provocadas pelo atrito destes osteófitos ao tentar abrir a boca.
Existe algum exame que confirma o diagnóstico do problema da ATM?
Essa pergunta tem sido frequente aqui no Portal e também nas redes sociais. Não existe um exame único que é capaz de dar um diagnóstico e detectar qual a artropatia da ATM (doença da ATM) está afetando o paciente. Entretanto, apenas com exames como a ressonância magnética é que é possível ver aspectos da ATM que não se pode ver através de nenhum outro exame.
Por conta disso, é importante ressaltar que para um tratamento da ATM ser bem elaborado, tem de estar bem suportado por uma investigação detalhada ainda na fase de diagnóstico, o que inclui a ressonância magnética como item fundamental, necessário e, com freqüência, mais alguns exames de imagem para complementar como a tomografia computadorizada.
dr.marcelo ja faz 6meses que venho sofrendo de dor no lado esquerdo do rosto tudo porque extrai um dente molar de forma dolorosa procurei um especialista em atm(ja tive prob antes na atm)ele so pedio uma radiografia panoramica e receitou fisioterapia e placa miorrelaxante,mas so melhorou no começo hoje sinto dores e um desconforto maior do mundo no lado esquerdo do rosto.e ele diz que do ponto de vista dele tudo ja foi feito como assim??ele pedio um tomografia minha pergunta é sera que adiantara? e outra coisa me sugira um medico melhor se souber moro em NATAL-RN grata desde ja!
Wanessa, depende de como o seu dentista usará as informações advindas desse exame e também depende da qualidade do exame, da angulação dos cortes da imagem, da experiência do radiologista que irá analiasar e laudar a tomografia… Enfim, exames de imagem são extremamente úteis quando são utilizados dentro de um contexto de investigação do problema onde o dentista está tentando relacionar os achados clínicos, funcionais e suspeitas de diagnóstico com possíveis lesões estruturais que podem ser vista em exames de imagem. Como não conheço a linha de trabalho do colega com quem você está se consultando/tratando, não tenho como lhe dizer o quanto lhe será útil.
Infelizmente, não conheço ninguém em Natal-RN.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Muito obrigada pela resposta e pela atenção Dr. Marcelo, minha cirurgia está agendada para dezembro desse mes, estou com muito medo mas sei que tudo vai dar certo. Eu fiz a ressonancia e o condilo, o disco e a articulaçao estão intactos, fiquei com a duvida de que talvez não tenha sido possivel ver deslocamento de disco por minha limitação de abertura bucal. Meus dentistas me disseram que talvez com a cirurgia realmente melhore as dores, assim espero! Estou iniciando o tratamento com a colocação do HYRAX e apenas com a colocação das borrachas para separação as dores aumentaram significativamente isso é um mal sinal?
Obrigada e desculpa por escrever tanto…. Beijos e fique com DEUS!
Boa tarde,Dt Marcelo!
Desde junho deste ano,sinto dores no lado direito da cabeça.
Comecei a sentir uma estranha sensação de peso e dormência no lado superior da cabeça,agregada a dores cada vez mais fortes.
Quando fiquei em obs no hospital pois a mesma não passava, o Neuro de plantão me indicou a possível causa..nevralgia do trigêmeo.
As crises de dor na cabeça aparentemente passaram,porém,sinto dormência na face direita e dores,deslocamneto da atm,minha dicção por vezes falha.
Estou aguardando o resultado da RM do crânio,mas com receio desta dormência que não melhorou nada.
Silvani
Converse bastante com seu neurologista, pois é importante aprofundar no diagnóstico, especialmente quando há a possibilidade de ser neuralgia do trigêmeo. Nada impede também que haja uma patologia da ATM somada ao quadro, assim é interessante ir também a um dentista com experiência na área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sim, devo mesmo procurá-lo, pois sinto minha arcada dentária se comprimindo.
Bom,se não mais nos falarmos neste ano que 2011 seja abencoado pra tí.
Que Deus lhe recompense por cada gesto bom que fizeres.
Feliz ano novo.
Silvani
Olá Dr. Marcelo, tenho 20 anos e fui diagnosticada recentemente com DATM, sinto fortes dores de cabeça como uma tiara me apertando fortemente, tive otite, sinto dores no ouvido interno e externo, em dias de crise as dores chegam a afetar o pescoço e também o braço esquerdo, pois a disfunção é exatamente na ATM esquerda, espero ainda a realização da RM que pelo SUS demora um pouquinho mais, estou fazendo tratamento com uma especialista em ATM, que me receitou CICLOBENZAPRINA, fisioterapias e compressas, acompanham também o meu caso um ortondontista , pois tenho mordida cruzada, e cirurgiões de bucomaxilofacial, para realização de uma expansão de maxila cirurgicamente, gostaria de saber se com essa expansão minha dor na região da ATM pode aumentar ou diminuir, ou se ela não terá efeito nenhum sobre minhas dores. Muito obrigada pelo blog que sinceramente é perfeito!
Agradeço desde já… Janaína de Araraquara -SP
Janaína
Obrigado pelas palavras de incentivo!
Bem, quanto à expansão da maxila, as três possibilidades que você mencionou são possíveis: aumentar, diminuir ou não ter efeito nenhum…
Esse tipo de procedimento cirúrgico objetiva ajudar na correção do problema dentário, portanto, se este problema dentário for o que causa a dor, pode ser que ajude. Assim o que precisa ser verificado é se esses problemas dentários que você mencionou fazem parte da causa de seu problema na ATM, pois é isso que permitirá responder a sua pergunta.
Sugiro conversar de maneira mais aprofundada sobre esse tema com seu(s) dentista(s).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
“Em 1999 eu fui lavar o rosto na água fria, deu um choque na minha face. Desse dia comecei a senti dor e choques nos dentes e nos olhos ao me deitar.
Cortei o gelado, ventilador ligado direto na face pra tentar viver melhor, mais sempre passando mal, pois tudo que é gelado pra mim é veneno.
No dia 15/06/2009 bati a escova na gengiva perto do nariz… Nossa! Começou a doer sem parar, fiquei louco de tanta dor… Parecia dor de dente.
Resolvi ir a um Buco-Maxilo. Ele me falou que eu tinha um cisto na gengiva e que eu tinha de fazer uma cirurgia. Fiz a tal cirurgia e acabei tirando 3 dentes da frente, pensando que ia parar a dor… Engano, pois a minha vida é chorar de tanta dor.
Agora não posso mais abrir a boca que dói tudo. Eu descobri que eu nunca tive cisto na gengiva. Fui reclamar com ele, que me mandou ir no psiquiatra… Nossa! Fiquei pior!
Depois fui ao neurologista. Ele me passou Garbamazepina, que não adiantou. Depois prescreveu Gabapentina que também não resolveu…
, segundo 5 neurologista que eu consultei me falou que era neuralgia do trigêmeo e que eu tinha de fazer uma cirurgia, agora em maio de 2010 eu fiz a cirurgia do trigêmeo no hospital das clinica em São Paulo mais as dores não saiu da minha face e nem da minha boca fui tomar água gelado fiquei de cama 2 semana e o Professor de dentista da univercidade de São Paulo me falou que que estou com um trauma no nervo trigêmeo mais o neurologista que me passou a cirurgia do trigêmeo a descompreéção depois da cirurgia me falou que estavo com 2 problema que eu deveria ir no dentista, fui na falcudade de dentista todos me falou que era o trigêmeo agora não sei mais o que fazer ja recorri a medicina agora vou ve no meu retorno no hospital das clinica em São Paulo com o neurologista que fez a cirurgia se me ajuda sai dessa enfermidade! ESTOU PEDINDO SOCORRO EU PRECISO DE AJUDA ESTOU MORRENDO DE DOR Ñ POSSO MAIS VIVER ASSIM! 65-9986-4989
Dr. Marcelo,
Segue resultado da radiografia panorâmica:
” quanto a textura óssea o aspecto radiográfico está normal. Quanto a morfologia o côndilo esquerdo apresenta-se ligeiramente hiperplasiado em relação ao direito. Em posição de boca aberta os côndilos direito e esquerdo estão aquem do L.A.A. (limite articular anterior), sendo mais acentuado do lado edquerdo.
Para análise.
Mayra SP
Mayra,
Não posso fazer uma “análise” via internet.
Se preferir, entre em contato com a clínica (71) 3248-4434 e agende uma visita.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo,
Ele optou pelo uso da placa rígida por 3 meses para diminuir a tensão e dor, devido a situação atípica do condilo. Caso as dores não cessem, segundo o médico, somente a cirurgia para colocá-lo novamente no local correto. Mas de qualquer forma cirurgia em última opção.
Mayra
Entre aplaca e a cirugia há um caminho longo…
Leia as recomendações internacionais a respeito das cirurgias de ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ah…acrescento
quando tenho crises, só melhora com Tramal…
Pergunto: em quais situações é indicado o uso do aparelho?
Mayra de SP.
Prezado Dr. Marcelo,
Descobri seu blog em umas das minhas buscas de informação para tratamento de ATM ao famoso “Dr. Google” hahahahaha…
Quem me dera poder dar uma gargalhada gostasa com a acima.
Falando sério, tenho 28 anos e convivo com as dores causadas pela ATM há +/- 4 anos. Não aguento mais. Recentemente fazendo exames para recomeçar o tratamento. Exames solicitados por um Cranio maxilo facial. Já fiz uma avaliação prévia com orto e já marquei consulta com buco maxilo. Digo avaliação prévia, pois o orto está aguardando o resultado da radiografia panoramica e da ressonancia magnetica.
Ps. utilizei a placa por 9 meses, a unica coisa que evoluiu foi a dor. Depois de +/- 4 anos , procurei outro medico.
Pergunto: O orto comentou do uso da placa e possibilidade de aparelho… Pode explicar melhor, que tipo de aparelho seria?
Muitos bjos e até.
Mayra,
Há uma quase infinidade de modelos de aparelhos de modo que não há como eu saber qual é o tipo que seu dentista irá utilizar. No entanto, sugiro que você leia alguns tópicos aqui do blog:
Plaquinha resolve?
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Tratamento ortodôntico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, sempre quando abro a boca sinto estalo na mandíbula próximo ao ouvido seria isso o possível problema de ATM ?
Leandro,
Você perguntou:
Isso seria um sinal de algum problema com relação ao disco da ATM. No entanto há outras situações que podem ocasionar estalos (ou sons similares a estalos) sem ser, necessariamente, patológico. Assim, vale a pena visitar um dentista com experiência em patologia da ATM para ter sua situação diagnosticada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, tenho problema de atm há muitos anos e já tentei de tudo. Não aguento mais! Tô usando aparelho agora para correção dos meus dentes e estou indo para fisioterapia. Meu dentista falou que o meu caso é sério pq já tenho desgaste ósseo. Como eu faço?! Vc tem alguém especialista em Atm para me indicar aqui em Fortaleza/CE??
Só melhoro da dor com o Miosan…
Cirúrgia resolveria meu problema??
Karline
Se você já tem “desgaste ósseo” como você mesma mencionou, é importante que seja investigada a causa, pois essa situação pode ser resultado de problemas distintos e deverá ser tratada de acordo com o que for identificado.
Corrigir a posição dos dentes vale a pena do ponto de vista estético, mas não está diretamente relacionado a uma correção do problema na ATM. Assim, minha sugestão é que você procure um profissional com experiência em patologia, embora eu não conheça nenhum em sua cidade.
Dê uma olhada aqui nesses textos que poderá ser de utilidade para você:
Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Adorei o post,muito bem explicado
Dr. Marcelo, eu estou com um problema de Atm (eu acho) gostaria de saber se o senhor teria alguém em Curitiba para me indicar que trate da Atm.
Fernanda, em Curitiba há o Dr. Juan Carlos Arellano ( jc@arellanovaldez.com.br ).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo eu usei aparelho ortodôntico durantes 2 anos e maio e as vezes sentia muitas dores na face. Após o tratamento comecei a sentir fortes dores de cabeça. Agora fazem 3 anos e não consigo abrir a boca direito sinto muita dor nas têmporas e nos ouvidos, e ao mastigar ou mesmo ao falar a dor se intensifica.
O médico que me consulto já falou em fisioterapia, mas agora que já não aguento a dor me recomendou a cirurgia. O que é mais viável neste caso?
Dr. Marcelo fiz uma ressonância magnética das ATMs o diagnóstico foi: Deslocamento anterior do disco articular não redutível, bilateralmente.
Por favor, o senhor pode me explicar o que isso quer dizer diretamente, pois o médico o qual me encaminhol a RM não soube explicar o motivo, claramente, ao me dizer que tenho que fazer uma cirurgia. Preciso de esclarecimentos urgentes. Desde já agradeço!
Savanna
O disco articular é uma estrutura que está para a ATM mais ou menos como o menisco está para o joelho. “Deslocamento não redutível do disco” significa que ele saiu do lugar e não volta sozinho ao abrir ou fechar a boca. É importante que seja investigada a causa desse deslocamento pois há muitos problemas diferentes que podem levar a esta mesma situação de tal modo, que fazer uma cirurgia pode não ser a melhor opção. Minha sugestão é que você converse com seu dentista/médico sobre a causa do problema e sobre outras opções viáveis e caso ainda assim não se sinta segura, procure outras opiniões.
Leia também esses tópicos aqui para você se informar mais:
Recomendações internacionais quanto às cirurgias da ATM
Quando a cirurgia da ATM falha…
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. a panoramica (ATM)dar p/ ver a situação dos condilos e ossos da mandibula? Fiz esse exame e a conclusão é q os condilos e ossos estão normais, mas alguns dentistas apalparam minha ATM e disseram q o disco está deslocado e provavelmente um desgaste no osso.
Olá Rozy
A panorâmica dá uma visão geral da boca e partes da face do paciente incluindo a ATM, mas não é específica para esta última. A área dos côndilos fica numa zona de distorção da panorâmica de modo que a imagem não respresenta a anatomia real da estrutura. Assim, apenas lesões mais significativas podem ser vistas numa panorâmica, enquanto que outras menores passam despercebidas.
Portanto é comum que o dentista encotre sinais clínicos de que há problema nos côndilos, mas não veja nada nada neste tipo de exame.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oá Dr. Marcelo!
Espero que o Senhor possa me ajudar!
Tenho sentido muitas dores no pescoço, às vezes dormência e algumas vezes sensação de ouvido tampado. Fui a um buco-maxilo e ele me pediu rm e tomografia e após isso me mandou usar um aparelho móvel que impede que meus dentes entrem em contato uns com os outros esse aparelho é usado na parte superior e inferior. Estou usando há dois dias e estou sentindo que a dor no pescoço agora está constante e irritativa e após ler no seu site que aparelho náo resolve problemas de atm estou desesperançosa. Será que gastei dinheiro à tôa ou esse procedimento com tempo vai dar resultados? Me ajude, por favor! Obrgada!
Carla, no texto, o aparelho dentário a que me refiro é o fixo usado em ortodontia.
Aparelhos móveis ortopédicos (se esse for o seu caso) apresentam outros mecanismos de ação e, alguns deles, podem ser usados para mudar a posicção da mandíbula em relação à maxila, sendo que isso pode contar tanto a favor como contra, dependendo dos parâmetros que foram levados em consideração.
Assim, o melhor é conversar com seu dentista para entender qual é o mecanismo de ação do aparelho e qual é o objetivo que se pretende, além, é claro, de saber como os fenômenos relacionados ao aparelho que você está usando poderão ser monitorados para medir se o efeito era o que se desejava ou não.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde, Dr. Marcelo,
Sofro de cefaléia há quase 9 anos; por muito tempo tratei com neurologistas como cefaléia crônica, apesar de não ter sensibilidade a luz e som e outras especificidades, tomando muito corticóide, engordei 13 quilos; até que descobri com o buco-maxilo que tenho um problema sério de ATM. Meu convênio não está cobrindo o tratamento completo e também não consegui em hospitais da rede pública. Uso placa contra bruxismo, sinto muitas dores na coluna e na face, e gostaria de saber se há alguma universidade ou entidade que possa cobrir (se não ao todo ao menos em parte) esse tratamento.
Muito grata
Juliana Santiago
Certamente há hospitais, universidades e outras entidades oferecendo algum tipo de tratamento para as desordens da ATM. Sugiro que dê uma lida nesses links abaixo:
Tratamento gratuito para disfunção da ATM: onde encontrar?
Os planos de saúde e as disfunções da ATM (DTM)
Espero que as dicas lhe sejam úteis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho constantes dores de cabeça,principalmente no couro cabeludo do lado direito.O neurologista após fazer a tomografia me sugeriu que procurasse um ortodontista.O problema segundo o odontólogo é ATM.Estas dores de cabeça são normais? Qual o tratamento adequado? Tenho falta de um canino e um molar do lado esquerdo, isto acentua as dores?Me ajude. Estou sem saída.
Shirley Valeriana, você perguntou:
A expressão “normal” é uma qualificação estatística e não uma medida de saúde. No campo das patologias da ATM, é normal ter dor de cabeça, mas isso não muda o fato de que dor de cabeça é patológico (afinal, não é sadio!!!). Para entender melhor esses conceitos, dê uma lida nesse texto aqui: Normal vs Sadio: o cuidado ao se avaliar a ATM
Isso vai depender do diagnóstico… por exemplo, um processo degenerativo da ATM causado por traumatismo terá um tratamento diferente de um causado por infecção bacteriana e diferente de um desarranjo interno sem processo degenerativo… E por aí vai.
Não necessariamente, aliás, a relação entre dentes, oclusão e disfunção da ATM não é algo direto. Há varias considerações nesse aspecto que tomariam dois blogs completos como este para serem debatidos. Sugiro que conheça um pouco sobre gnatologia e como essa escola do conhecimento influenciou a odontologia contemporânea, pois é daí que veio essa idéia de que a oclusão e os dentes estariam diretamente ligados aos problemas de ATM. Como ainda há muitos profissionais que sofreram influência da gnatologia em suas formações acadêmicas (às vezes sem nem saber o que significa esse termo) é importante VOCÊ saber sobre isso! Afinal será você que terá de decidir a quem irá confiar a sua saúde e a quais procedimentos irá se submeter.
Dê uma lida nesses dois textos:
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Meu amigo Jefferson, sofreu acidente de moto, fraturou o antebraço em 3 lugares, foi necessario drenagem pré-cirurgica, cirurgia e instalação de pinos, incherto de tecidos. quinze dias no hospital, o médico receitou apenas DIPIRONA SODICA. Sou leiga, mas ele não precisaria de medicamentos como:
-ANTIINFLAMATORIOS
-ANTIBIOTICOS
E remedio para dor, ele tá sentindo dores terriveis a ponto de tomar de uma so vez 80 gts de dipirona, disse a ele que não pode, mas enfim.
Gostaria muito que o Sr. Dr. pudesse nos dar uma ajuda. Obrigada! Alessandra
Alessandra,
As perguntas que você fez seriam melhor respondida por um médico (eu sou dentista). Sugiro procurar um médico clínico ou ortopedista para ter uma segunda opinião.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr° Marcelo. Descobri em dezembro/2009 que sou portadora de bruxismo e utilizo placa para dormir. Mas, após um ajuste feito no consultório com minha dentista, senti bastante desconforto e dores na ATM. Por ser portadora de bruxismo sofro de disfunção ATM ou estou predisposta a essa disfunção? Ao ler sobre ATM percebi que tenho alguns dos “maus hábitos” que desencadeiam a disfunção, por exemplo: postura, ato de morder os lábios inferiores com bastante frequencia diária, articular lateralmente enquanto falo… Fiquei muito apreensiva com essas dores e ainda não tive como falar com a minha dentista pois ela está em congresso. Como faço? Sofro de disfunção de ATM? Eu possuo um calo ósseo na mandibula (lado direito) do qual eu fui cirurgiada pra fazer biópsia e, posteriormente, a dentista me explicou que era uma resposta do organismo ao bruxismo (que não havia sido identificado por que eu pressiono mas não emito ruído). O uso da placa garante 100% a não piora do bruxismo e previne disfunção da ATM? Aguardo ajuda. Grata. Priscilla Melo
Olá Priscilla!
Você perguntou:
A literatura científica tem demonstrado que há realmente uma relação entre esses dois fenômenos. Alguns autores colocam o bruxismo como fator de risco para DTM, mas também há evidência de que certos tipos de bruxismo podem ser um sintoma, ou seja, a consequência de danos à articulação temporomandibular.
Na clínica diária, tenho visto muitos casos que dão força a essa última hipótese, onde ao conseguir uma correção do problema na ATM o bruxismo regride (clinicamente).
Para obter essa reposta, é preciso que seja feito um diagnóstico da condição de saúde de sua ATM, não há como eu responder sem te avaliar.
É possível, embora seja difícil de ter certeza disso.
Nada em saúde pode ser garantido em 100%. Um mesmo remédio pode ter efeitos completamente adversos em pessoas diferentes…
No caso da placa vai depender de quais foram os objetivos, quais os parâmetros que levaram à construção dela, qual o efeito que ela produz em você e como esse efeito pode ser medido e/ou controlado.
Sugiro que dê uma lida nesse texto aqui: Plaquinha resolve?
Assim, o melhor é conversar com sua dentista assim que ela retornar do congresso e expor todas essas dúvidas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, meu pai de 70 anos sofre de ATM, fico com muita pena dele, minha irmã c/ sacrifício o levou numa especialista, fizeram um aparelho, não resolveu mudou para outro incluindo os ‘dentes que’ não existiam, mas ele ainda sofre, ele diz que tem um ‘calo’ na boca e agora é isso que continua a fazê-lo sofrer. Há algum tipo de medicamento neste caso, ou alguma raspagem, sei lá, qualquer coisa que possa melhorar as dores.
Luciana
Sem uma avaliação clínica pessoal detalhada, exames e provas funcionais, não há muito que eu possa fazer via internet.
Nessa situação, o melhor é se infomar mais sobre o tema e procurar outras opiniões sobre o caso, de modo que, estando bem informado, você e/ou poderão entender melhor o que os médicos/dentistas lhe explicarem bem como poderá questionar com mais facilidade os detalhes mais importantes.
O importante é o seguinte: evite qualquer tratamento sem diagnóstico bem definido, principalmente os cirúrgicos para diminuir o risco de piorar ao invés de melhorar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] Há um tempo, eu já havia postado uma imagem de um outro paciente que ilustra também essa situação (veja aqui). […]
Dr. Marcelo fazendo uma pesquisa sobre o assunto ATM, deparei-me com seu blog.
Dr. Marcelo, já tem alguns anos que tenho esse problema e já procurei muitos dentistas ate que cheguei a alguem que está me ajudando. As dores estão diminuindo, mas ainda as tenho com frequencia. porém os medicamentos que tomo as vezes não ajudam mais. estou tomando Dorflex gota e nimesilin dispersivel. Gostaria de sua opinião sobre estes ou se poderei tomar um outro que me ajudara mais. Muito aobrigado pela atenção e um forte abraço.
Joelmir
De um modo geral, medicamentos apenas ajudam a mascarar a DOR, mas não corrigem o mecanismo que a dispara (há excessões…). Eu praticamente não prescrevo analgésicos e antiinflamatórios (provavelmente menos que uma vez por ano!).
Sobre esse tema, você pode dar uma lida nesses tópicos aqui:
Disfunção da ATM e remédios
Remédios para tratar a disfunção da ATM podem causar problemas de saúde!!!
Dor na ATM? Tome um remédio que passa… Será mesmo?!
Entretanto, não troque de medicação, não mude a dose, nem deixe de tomar sem antes conversar com seu dentista sobre esse assunto.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada Drº Marcelo pela atenção.
Li todos os tópicos que me endicou, e vou envestigar com certeza outros profissionais.
Não estou de posse dos exames que fiz, mas pelo que me lembro fiz várias radiografias, fotos, e também ressonancia, enclusive o molde dos dentes, não sei diante do que me colocou se são suficientes para um diagnóstico exato???
A placa a qual me foi indicada deveria ser ajustada mensalmente, não a conheceço e não cheguei a ve-la.
Por algumas questões do destino não pude prosseguir não só pela questão de dúvidas ?? quanto a valor me cobrado mas condições pessoais.
Quanto ao tratamento gratuíto realmente não estou conseguindo, agora com suas explicações entendo deveras o motivo, e mais uma vez agradeço muito sua colaboração.
Boa tarde Dr. Marcelo,
por acaso entrei neste blogue e fiquei bastante interessada, pois estou sofrendo com dores de atm desde dezembro de 2009, já fui avaliada um profissional da área,no ententanto não tive condições de prosseguir o tratamento até o momento. o Dr. acredita ser recomendável me tratar em uma clínica de faculdade (alunos)que atua no tratamento para pessoas carentes???
Obs: meu diagnóstico foi de inicialmete uma luxação na articulação seguida de disfunção da atm de causa desconhecida, em conversa o do Drº possível estress ou nervoso. Tenho problemas ósseo ou seja mandibula pequena e os dentes desencaixados, segundo ele talves precisaria fazer um cirurgia até antes mesmo do tratamento ortodôntico, após seis meses de uso da placa.
Gilmara
Sim, desde que os profissionais sejam qualificados e os alunos sejam bem treinados. Recentemente escrevi sobre esse tema aqui no blog, dê uma olhada: Tratamento gratuito para disfunção da ATM: onde encontrar?
Bom, no meu ver isso é apenas uma constatação do quadro, ainda tem muito caminho para definir o diagnóstico etiológico e de certeza do problema. Aliás a profundidade do diagnóstico é algo que está vinculado ao avanço tecnológico e científico e para entender em que nível de diagnóstico podem chegar atualmente sugiro você ler esse texto aqui: O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Imagine que sem saber o que realmente está causando a disfunção é muito difícil ter sucesso no tratamento. Por exemplo, qual será o objetivo da placa? O que exatamente a cirurgia vai corrigir em termos de disfunção? Como será medido isso? São coisas que sem saber a causa é meio complicado.
Antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento, consulte outras opiniões e outros profissionais para saber se há alternativas menos invasivas.
Sugiro uma leitura dos textos abaixo:
Recomendações internacionais quanto às cirurgias da ATM
Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Plaquinha resolve?
Disfunção da ATM e stress: um problema da vida moderna?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola, doutor marcelo!
Já fui em muitos medicos, e disseram para que eu procurace um expecialista em ATM,me encaminharam para um medico BUCOMAXICILO,mas ele não põde resolver meu problema, Pois sinto dor ao abrir a boca e meu maxila estrala, me limitando a abrir a boca. Não sei como resolver esse problema a unica coisa que sei é que é um problema na articulação. Espero que vc possa me ajuda.
JESSICA.
Jessica
Creio que possa te ajudar sim, disponibilizando para você a ferramenta mais importante para solucionar esse tipo de problema: a INFORMAÇÃO.
A informação é o vai permitir que você escolha com mais segurança a quem irá confiar sua saúde, bem como que você compreenda melhor o que seu dentista lhe explicar sober o tema “ATM”, favorecendo sua tomada de decisão e escolha de tratamento.
Esse tipo de atitude pode evitar que você fique exposta a tratamentos irreversíveis e arriscados e a dica é priorizar a identificação da pattologia da articulação (diagnóstico), para só então pensar em algum tipo de trtamento.
Estes tópicos aqui poderão lhe ajudar:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr me ajude a entender meus exames
ja fui em muitos medicos e niguem me explica de um modo que eu entenda o que eu tenho
tratamentos ja fiz muitos sem bons resultados nao sei mais o que fazer estou desesperada
tenho muitas dores nas costas perna e nos dois braços com muita fraqueza tomo tds os medicamentos
certinho fiz muitas seçoes se fisioterapia e td em vao estou assim nessa luta des de 2003 vou mandar
os laudos dos meus exame pro DR ME EXPLICAR O QUE EU TENHO -NA RESSONANCIA LOMBAR DE 2004 DEU
COMPATIVEL COM ERNIA DE DISCO FORAMINAL EM L4-L5 A ESQUERDA -NA DE 2010 DEU ASSIM ESPONDILOS
LOMBAR INCIPIENTE -PROSTRUÇAO DISCAL DE BASE AMPLA INSINUANDO-SE NO RECESSO INFERIOR DO FORAME
DE CONJUGAÇAO DE L4-L5 A ESQUERDA ESTANDO EM CONTATO COM A RAIZ NERVOSA EMERGENTE DE L4-
DISCRETA ARTROSE INTERFACETARIA DE L5-S1_na ressonanciada coluna cervical esta assim pequena prostruçao
discal de c3-c4-minimos abaulamentos discais posteriores de c4-c5 e c5-c6 semrepercussoes significativas
-sinais de discretas desidrataçao discal de c2-c3 a c6 c7-
na ultra-som de membros superior esquerdo de 2006 esta assim-processo inflamatorio agudo no supla espinhoso
esquerdo -epicondilite lateral esquerda-na ultra sonografia de ombros de 2007 esta assim sinais de tendinopatia inflamatoria
do supla -espinhoso bilateralmente.na ultra-som de articulaçao de 2009 esta assim exame sugestivo de processo inflamatorio
do supla-espinhoso bilateralNO EXAME DE ELETRONEUROMIOGRAFIA ESTA ASSIM DISCRETOS SINAIS DE COMPROMETIMENTO PRE-GANGLINAR RADICULOPATIA NOS MIOTOMOS C5EC8 A ESQUERDA CUJOS ACHADOS SUGEREM ACOMETIMENTO MOTOR CRONICO DE GRAU LEVE SEM SINAIS DE ATIVIDADE DESNERVATORIA ATUAL POREM COM SINAIS DE DESNERVAÇAO E REINERVAÇAO RECENTES EM C5.na ultraso do punho esquerdo esta assim tenossinovite -o medico pedio esse exam por eu sintir muita dor
e fraquesa nas maos e o punho fica enchado o tempo todo resumindo morri e esqueci de deitar rsssssssss DR ATE PRA DIGITAR NO
COMPUTADOR TENHO MUITAS DIFICULDADE AGORA PRA AJUDAR ESTOU SENTINDO MEU JOELHO DOER TAMBEM VOU ACABAR FICANDO
LOUCA TENHO MINHA FAMILIA PRA CUIDAR E QUERO SARAR POR FAVOR DR TRADUZ TDS ESSES EXAMES PRA MIM QUE AQUI ONDE MORO
SOU ATENDIDA PELOS MEDICOS DO SUS E ELES NEM OLHA DIREITO NOS EXAMES JA MANDA SAIR DA SALA E GASTO MUITO COM
REMEDIOS NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR MEDICO PARTICULAR QUE DEUS LHE ABENÇOE MEU MSN E
MARLI.FREITAS22@HOTMAIL.COM
Há alguns anos venho sentindo muita dor de cabeça eum forte desconforto ao mastigar,porem só descobri que estava com problemas de atm quando fui agredida pois apartir dai oque era suponho uma luxação tornou-se um deslocamento,a coisa piorou de uma tal maneira que com um simples mastigar de pão ele dói,ese insistir trava,já não sei mais o que fazer pensei até em extrair todos os dentes e colocar protese mas é uma burocrásia (assim dizendo ) até para isto pois terei que fazer uma carta documento registra-la em cartório para que os extraiam,pois até então não havia em minha boca uma só cárie.Preciso encontrar uma faculdade algum lugar que possam com responsabilidade resolver este problema.
Nilce, você escreveu:
NÃO! não faça isso! Assim você irá terminar sem os seus dentes naturais e MAIS O MESMO PROBLEMA NA ATM!
A protese não irá resolver um problema, que pelo que você relatou, se iniciou após uma lesão traumática da ATM! Por exemplo, se hour um ligamento rompido, em que “arrancar” seus dentes e substituir pela prótese irá ajudar? Em nada.
Não entre em desespero. Procure ajuda profissional no campo das disfunções da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo moro no estado do RJ, desde os 15 anos apresento crises de enxaqueca, já passei por várias especialidades e ainda não acharam nenhuma causa aparente para minhas crises, então comecei a fazer o curso tecnico de enfermagem, e nesse meio descobri a ATM/DTM, analisando os sintomas observei que tenho a maioria chega em torno dos 90% de semelhança, queria saber se você conhece algum lugar aqui no RJ que faça o diagnóstico e o tratamento gratuito ou que seja um pouco mas acessivel, e também um lugar confiável, ficaria muito grata. Desde já agradeço.
Olá Renata D´Angelis, infelizmente não conheço nenhum lugar no Rio com tratamento gratuito que eu pudesse indicar. A minha sugestão é que você entre nos sites do Conselho Federal de Odontologia, da ABO e da ABCD e procure por profissionais ou instituições que atenda ATM/DTM em sua área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo, desde já agradeço por ter respondido a minha pergunta anteriormente. Fui a um dentista de atm e ele falou que realmente estou com problemas, inclusive que os caroço que tenho é por causa dessa inflamaçao. Isso pode ocorrer? Mas o que me intrigou é que ele não fez nenhuma radiografia e falou que tenho que usar uma placa de acrilico. A radiografia é nescessária??? Achei caro o preço da placa 1200 e com convenio odontologico 600. é nessa faixa de preço que ela custa mesmo??? Aguardo sua resposta. Grata
Olá Marina Lima,
Sua pergunta é bem parecida com a de uma outra internauta, Dê uma olhada nesse comentário.
Assim, o que posso dizer é que valor e preço de tratamento são coisas bem relativas e que apenas você poderá avaliar se é caro ou barato. Talvez as seguintes perguntas lhe ajudem a encontrar a resposta:
1. O diagnóstico foi bem feito? Esgotou todas as possibilidades? Utilizou os recursos necessários e disponíveis mais apropriados para a investigação? Foi feito um diagnóstico diferencial para descartar a possibilidade dos sintomas ser por conta de outra doença? Foram feitos os exames adequados?
2. Você se sente segura com seu dentista?
3. Seu dentista está atualizado quanto aos conhecimentos atuais em patologia da ATM?
4. A proposta de tratamento lhe foi bem explicada e lhe pareceu lógica?
5. Você tem alguma referência de alguém que já se tratou com o mesmo dentista?
6. Ficou claro para você os riscos, benefícios e implicações relativas ao tratamento?
7. No caso do uso de placas oclusais, como o dentista pretende verificar se os objetivos foram cumpridos, além da possível regressão da dor?
8. Você já escutou uma segunda (ou terceira) opinião?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
bon dia eu gostaria de saber o onde são as clinicas, e qual o preço do tratamneto, e quis os procedimentos que devo tomar para que entre em contato com a clina ou ncarregados
obs sou da bahia
Dielson,
Não há como falarmos de preço de tratamentos aqui pelo blog, devido ao código de ética de odontologia que veda esta prática.
Assim peço que entre em contato aqui com a clínica (71) 3248-4434 e agende uma entrevista preliminar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marcelo Matos,muito obrigada por me responder.
Beeijos!
Bom dia,Dr. Marcelo.
Gostaria de saber se ATM pode causar dores na cabeça,atrás do ouvido,no pescoço,no ombro e que desse até a mama? já fiz mamografia,ultra-som na mama é graças a Deus nunca deu nada.Já fui no otorrino,ortopedista etc.Durante o dia dói pouco, mas a noite…quase não durmo de dor atrás do ouvido,no pescoço é principalmente na mama esquerda( a dor é tda do lado esquerdo)
Sinto isso a mais de dez anos.
O otorrino e minha dentista falou q parece ser ATM.
O Sus faz tratamento gratuito? Moro no Rio De Janeiro.
Dr.Marcelo me de uma luz!kk
Aguardo a sua resposta,obrigada.
Lia, essa dor que se estende até a mama, não é típico de problema na ATM, embora não seja impossível. Eu já tive uma paciente que a dor era toda no braço e que pôde ser confirmado que a maior parte era da ATM. Isso pode ocorrer se alguns músculos do pescoço estiverem envolvido e comprimindo certos plexos nervosos. Mesmo assim, há outras coisas a serem descartadas antes de se imaginar que isso pode ser da ATM.
Já as demais dores que você mencionou, no ouvido e nuca, são mais comuns nos distúrbios da ATM.
Infelizmente não sei se o SUS faz algum tipo de tratamento de ATM, o que sei é que não conheço nenhum profissional com boa experiência em patologia da ATM que trabalhe no setor público.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr.
Necessito de uma orientação, minha mãe tem uma dor na lingua, a três anos, já fomos em 16 médicos, mais alguns dentistas, procuramos outros tratamentos alternativos, mas nenhum surgiu resultados, o sr pode-nos dar uma idéia do que podemos fazer ou procurar.
Desde já agradeço a atenção,
Att, NIlton Carlos
Nilton Carlos,
Dor na língua pode ser um sintoma de muitas coisas diferentes: lesão no nervo lingual, nervo glossofaringeo, patologias que afetem a base do crânio, doenças neuromusculares, síndrome de Eagle atípica, dentre outras coisas. Costumam ser casos difíceis realmente de entender, diagnosticar e/ou tratar…
Desses 16 médicos que sua mãe já passou, algum deles era neurologista? Se sim, fizeram algum tipo de avaliação por imagem da base do crânio? Talvez possa começar por aí…
Outra possibilidade, remota, bem remota, mas ainda assim uma possibilidade é uma lesão/compressão do nervo aurículo temporal, que possui conexão com o glossofaringeo e consequentemente com a língua. Esse nervo (o aurículotemporal) passa por trás da ATM, a articulação da mandíbula, e pode eventualmente ser comprimido.
Essa possibilidade pode ser testada por um dentista com experiência em patologia da ATM, mas como eu disse é algo remoto e não deposite muitas expectativas nessa possibilidade.
Boa sorte,
Marcelo Matos
olá Doutor Marcelo Matos,tenho duvidas de quem meu namorado deve proucurar,ele é mergulhador á 5 anos faz mergulhos rasos até 30 metros e agora ele vêm sentindo uma dor perto da mandimbula que é ruim pra mastigar,abrir a boca,doi muito nós proucuramos um Antorrino que verificou o ouvido dele e disse não ter nada de errado,que poderia ser o problema na boca mais não falou quem poderiamos proucurar,qual problema poderia ser.Preciso da sua ajuda para mim orientar á que especialidade ele deve ir,qual seria o problema dele,ele sente muita dor ao mastigar e ao abrir a boca,estamos morando em salvador á quem recorro aqui e em qual clinica?obrigada pela atenção!nós não sabemos o que fazer,pois nem os medicos sabem!!agradecida se tirar minha duvidas!!!tenha uma boa tarde!
Daniele, aqui em Salvador há muitos profissionais que lidam com este tipo de problema. Você pode procurar qualquer dentista que tenha uma boa experiência em patologia da ATM, como especialistas em DTM e dor orofacial, cirurgiões buco-maxilo-faciais, ortdontistas/ortopedistas ou mesmo clínicos gerais. O importante é que o profissional saiba o que procurar e como tratar o que for encontrado.
Se tiver interesse que eu avalie o seu namorado basta ligar para a clínica. tel 3248 4434.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, há uns 4 anos fiz cirurgia para retirada do ultimo dente ciso,que ocorreu algumas complicações, das quais o dentista não quis esclarecer. Alguns meses depois a minha boca deu um estalo enorme, e já comecei a sentir dores muito fortes. Vou a médicos e dentistas, mas infelizmente não conseguem achar um diagnóstico. Já estou com problemas nos dentes e olhos, acredito que esteja inflamado, com bacterias, e que o disco do lado direito esteja fora do lugar, mas os exames que fiz não aparece nada. Tens alguem para indicar aqui no RS para tratar e solicitar uma RM. Muito obrigada.
Suziane, aí no RS há a Dra. Lídia Yavich ( lidiayavich@clinicamy.com.br ) e a Dra. Cosétti Bonfadini ( cosettib@yahoo.com.br ), que certamente poderão te ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Nossa, adorei seu blog, bom demais!
Há muitos anos sinto terríveis dores de ouvido,dores de cabeça e tal.. recentemente fui ao otorrinolaringologista pra reclamar dessa dores q eu estava sentindo, que são principalmente a noite, então ele fez uns exames e tal e não deu nada. Foi aí q ele fez digamos q um teste com os dedos em minha mandíbula e eu sem saber pq ele estava fazendo aquilo, aí ele me pediu q eu fizesse o mesmo com ele p ver a diferença.. realmente tínhamos grandes diferenças.. então ele me deu uma explicação rápida do q seria meu possivel problema, eis q é a DTM/ATM, então comecei a fazer algumas pesquisas na internet sobre os sintomas, pois é, tenho muitos desse e o pior é a dor de ouvido, as vezes sinto como se estivesse queimando tudo por dentro.
Que bom que tem o sr. em Salvador, irei procurá-lo para fazer uma consulta!
Boa noite
Joice carvalho
Que bom que você gostou do blog!
Bom, de fato um problema nas ATM´s podem desencadear sintomas otológicos, de modo que vale a pena verificar o que está acontecendo nas articulações.
Fique à vontade para me procurar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr.me chmo angelica tenho 25 anos nunca havia tido problemas com a atm nem imaginava que isso existia dia 21 de junho fui ao dentista e me aconteceu o deslocamento da mandibula levaram 2 horas para conseguir colocar no lugar uma semana apos o ocorrido minha boca simplismente fechou e passei por muita dor achava que era do dente que estava aberto para fazer tratamento depois de varios remedios estorou uma bola de pus e sangre, apartir dali comecei a melhorar a boca começou abrir novamente só que já fazem dois meses que começou a abrir e parou não tenho toda abertura o que posso fazer onde fica sua clinica? eu moro em taquara rs espero resposta obrigado
Angélica, você perguntou:
O primeiro a fazer é conversar com seu dentista para fazer uma avaliação detalhada da situação, pois, pelo seu relato, parecem haver mais de um problema ao mesmo tempo e cada um deles precisa ser identificado e tratado.
Aí no RS você pode procurar a Dra. Lídia Yavich, em Porto Alegre ( lidiayavich@terra.com.br ) ou Dra. Cosétti Bonfadini, em Passo Fundo ( cosettib@yahoo.com.br ).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sim Dr. os sintomas que sinto: são dores e pressão nos olhos, e agora dois dias ja vem me dando umas dores cançada atras da cabeça, acima da nuca estalidos quando abro a boca como se tivesse pedras perto do ouvido doi tudo menos no local da lezão tem quase 100% de chance de isso ser ATM. gostaria que me respondesse Dr marcelo. E Parabens pelo blog. leio todos os comentarios. e quanto a primeira pergunta gostaria de uma opnião sua. eu não sei se devo fazer a sirurgia. isso e simples? não é arriscado? porque ele disse que o sus não faz e custa mais de dez mil reais e ele ligou pra mim dizendo que ia fazer gratis. fiquei em duvidas. pois ele esta sempre estudando sobre isso e tenho medo que me use como cobaia. Me de um parecer sobre isso Dr. fico muito grato com sua resposta; Obrigado.
Ola Dr. Marcelo Matos.eu tambem gostaria de uma opnião sua. é que estou com problemas na mandibula e tudo leva a crer que seja uma ATM ja fui ao dentista mesmo sem diagnosticos ele tambem conclui que seja isto devido aos sintomas que estão relacionados a ATM. recentemente quando fui ao dentista ele falou que eu tinha que fazer uma sirurgia ou melhorar a postura dentaria. isso em mim ocorreu devido eu ter ido com meu pai doente para um hospital.de tanto abrir a boca ja estou a quatro meses com esse problema. e a pouco tempo o dentista me ligou e disse que tinha conseguido fazer a sirurgia gratis . O que voce acha dr? “atenciosamente”, Marcos.
Marcos Aurélio, não entendi o que você quis dizer com:
Você está falando da cirurgia ortognática? Se for dê uma olhada nos tópicos sobre cirurgia aqui do blog, esse tema já foi bastante abordado e provavelmente você encontrará alguma informação de interesse: tópicos sobre cirurgia.
Também não entendi a relação com a ida ao hospital com seu pai doente…
Quanto à cirurgia “grátis”, isso normalmente ocorre dentro de cursos de residência e/ou especialização em cirurgia buco maxilo facial. Você pode verificar com o dentista que curso é esse (se realmente for o caso) e checar com com a coordenação do curso e com o conselho de odontologia a situação do mesmo.
Nenhum dentista poe fazer experimento em humanos sem estar vinculado a uma universidade, com uma pesquisa aprovada por um comitê de ética. Talvez a situação não seja de “cobaia” como você disse, mas sim de algum curso de especialização.
E sim, alguns dos sintomas que você descreveu são típicos de problemas na ATM. Você precisará procurar um especialista ou algum profissional com experiência na área para um tratamento adequado. Em tempo, cirurgias para correção de questões dentárias, não tratam patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá Dr.Marcelo diante disso explicito acima não pode se tratar uma patologia da ATM sem a RM,entretanto acho que nem sempre a incidência e requisiçao pelos profissionais acontece devido esse exame ser de alto custo,tendo assim um diagnostico bem elaborado detectar alteraçoes da atm,por tomografia computadorizada e raios X .Isto quando essas alteraçoes seja em tecidos duros,sendo cabivel assim um exame complementar só para melhorar o diagnostico.aguardo sua resposta a respeito disso,pois estou fazendo um trabalho sobre esse assunto!
Priscila, não há nenhum exame físico que permita diferenciar detalhes do estado de saúde do disco articular, alterações de forma do mesmo, a ruptura ou distensão de ligamentos, a presença de lesões medulares, dentre outras coisas, de modo que apenas com uma ressonância magnética (RM) é possível fazer tais observações. Nem mesmo a tomografia permite isso, embora esta seja excelente para ver detalhes ósseos.
Do meu ponto de vista, não há como verificar a extensão dos danos articulares sem estes exames, especialmentes a RM, de modo que, em particular, eu não trato pacientes sem este exame de imagem.
Os motivos pelo qual muitos profissionais não solicitam a RM, são vários:
1. O preço, como você mesmo já mencionou, embora mais caro que a RM seja a FALTA DE UM DIAGNÓSTICO ADEQUADO
2. A maioria não consegue identificar nem entender as imagens…
3. Muitos não mudam a terapêutica em função dos achados na RM, seja por desconhecimento seja por convicção do tratamento que já costumam aplicar.
Em tempo, a expressão “exame complementar” já não se aplica em muitas situações na ciência atual, pois há certas circunstância que o exame de imagem é primordial.
Dê uma lida na sequência de tópicos (em quatro partes) sobre ” Os exames complementares e as patologias da ATM“.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr Marcelo,
Pesquisando na internet encontrei o seu blog que acredito está sendo uma grande fonte de informações para muita gente, visto ser as disfunções da ATM uma área ainda muita restrita.
Moro em Salvadore tenho uma filha com 13 anos que não coansegue abrir a boca na sua totalidade, procurei um especialista que indicou a fisioterapia porém estou tendo sérias dificuldades para encontrar um profissional especializado, vc poderia indicar alguns fisioterapeutas? pois ainda tenho que ver qual atende o meu plano de saúde pois como é um tratamento a longo prazo não terei condições de pagar.
Muito Grata
Adalgisa
Adalgisa,
Aqui em Salvador, você pode procurar a Dra. Andréa Daltro ( 71- 3012 7498 ).
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Me ajuda Doutor, tenho Problema de ATM
Dores de cabeça, face, ouvido, região da ATM, pescoço
Cansaço muscular durante a fala ou a mastigação
Sons e estalos durante os movimentos da mandíbula
Travamento ao abrir ou fechar a boca
Limitação de abertura bucal
Vertigens, zumbido ou plenitude (sensação de “ouvido tampado”)
Dificuldade de abrir a boca
Inchaço facial as vezes quando é frio e pego bastante vento e dói muito só no lado direito
Já fui em vários dentistas na minha cidade São Luiz Gonzaga RS, dizem que tenho que usar a placa, mas uma especialista em ATM disse que tenho que fazer uma Ressonancia magnetica e como é caro 725,00 em passo fundo longe da minha cidade. Pergunto o uso da placa ou outro exame vai adiantar?
Carina Ramos
Se vai adiantar ou não fazer a Ressonância Magnética (RM), vai depender do dentista com quem você está se consultando. Se ele souber o que procurar na imagem, esse exame pode fazer TODA a diferença.
De fato, para processo de diagnóstico ser eficiente, é preciso avaliar os tecidos moles da ATM (disco, ligamentos, etc) que só podem ser visualizados em uma RM, pois radiografias comuns não tem essa capacidade.
Sugiro, caso você ainda esteja em dúvida dado o fato de já ter ido em vários especialistas, procurar a Dra. Cosétti Bonfadini ( cosettib@yahoo.com.br ) em Passo Fundo, já que você está indo lá fazer sua RM, pois ela tem experiência em patologia da ATM e certamente poderá te ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, boa tarde.
Desde jan/2009 estou sofrendo de uma nevraugia do trigemio. Sinto muita dor e estou fazendo tratamento com carbamazepina.
Algumas pessoas já me indicaram a ATM.
Gostaria de saber se a ATM realmente tem influência nos casos de nevragia. Caso tenha, poderia me indicar um profissional nessa área.
Obrigada!
Ana
Muitas vezes, uma alteração da ATM produz sintomas que confundem médicos e dentistas levando a um diagnóstico de neuralgia do trigêmio sem realmente ser. No entanto nada impede que haja, de fato, uma neuralgia (verdadeira) do trigêmio e também um problema na ATM. Sugiro você procurar um profissional com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr Marcelo. Gostaria muito de sua ajuda.
Tenho sentido alguns sintomas de ATM,como: dores de cabeças constantes, estalos na boca e tonturas. Uso aparelho ortodôntico fixo. Gostaria de saber como proceder e a quem devo procurar nesse caso?
Juliana Luna,
O primeiro passo é o diagnóstico… e por diagnóstico entenda que deve ser um processo onde se deve responder a algumas questões, por exemplo:
1. As dores de cabeça que você relatou são enfermidades independentes (cefaléias primárias) ou tem relação coma a ATM?
2. Sobre os estalos, há lesão no disco? Nos ligamentos? quão a extensão dos danos?
3. As tonturas podem ter alguma outra causa ou podem ser confirmadas em termos de relação com a ATM (há testes clínicos para isso)?
4. Qual o peso disso no funcionamento do aparelho mastigatório?
E muitas outras questões, além das acima citadas, precisam ser respondidas ANTES de se tentar qualquer tratamento odontológico.
Sugiro procurar um dentista especialista em dor ou com experiência em patologia da ATM.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, eu tenho um problema sério de ATM, no condilo mandibular, um osso é bem mais fino que o outro, minha dentista está entrando em contato com varios especialista pra ver, se realmente vai precisar fazer uma cirurgia, fui na Reumatologista e me passou um remédio para não desgastar ainda mais a cartilagem, enfim, a reumato. me pediu uma tomografia e a dentista uma ressonancia, qual é que devo fazer?
e Outra pergunta, gostaria que o Dr. me explicasse melhor, sobre complicação bacteriana, ou seja, se no meu caso tiver com alguma complicação bacteriana, não vai adiantar fazer a cirurgia? Eu preciso muito de ajuda, tenho 25 anos e preciso ter qualidade de vida, não aguento ter mais dores de cabeça, dores no ouvido, tenho um filho pequeno pra cuidar, enfim, me desculpa o meu desabafo, mas parece que nenhum profissional consegue diagnosticar o que eu tenho.
Um abraço
Débora Gabriotti
A ressonância permite visualizar os tecidos moles como ligamentos e disco articular e a tomografia é melhor para ver tecidos ósseos como o côndilo da mandíbula, por exemplo. Dependendo do que profissional quer estudar, ambas podem ser realizadas. No seu caso, se você confia na investigação que os profissionais, que você escolheu, estão fazendo, proceda com o que eles lhe solicitaram.
Quanto à questão bacteriana, de fato, uma cirurgia de ATM não seria indicada (excluindo-se a artrocentese, que pode ser utilizada em casos agudos) pois não corrige a infecção nem as respectivas sequelas. De qualquer forma, cirurgia de ATM não é algo que tenha uma margem de sucesso muito boa não, aliás, todas as organizações internacionais ligadas ao tema “ATM” são unânimes em preconizar tratamentos conservadores e deixar a cirurgia como última opção. Eu em particular, sou reticente até mesmo como “última opção”. Dê uma olhada nos tópicos sobre cirurgia e os comentários das pessoas, que entenderá o porquê.
Débora, o importante é descobrir o porquê dessa(s) alteração(ões) nas suas ATM´s, qual o impacto dessa(s) alteração (ões) no funcionamento do sistema mastigatório, qual a possibilidade de reversão e como isso poderá ser feito. É a partir daí, que poderá ser estruturado um plano de tratamento que aborde cada aspecto do problema.
Minha sugestão é que procure um profissional com experiência em patologia cranio mandibular (ATM).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr Marcelo, fiu hoje ao médico e ela me diagnosticou problema de ATM, eu estava com muita dor de ouvido e como trabalho com Redfone, a coisa só piorava, fora que trabalho falando 08:20 por dia, ela me pediu para procurar um especialista,mas não sei nem o nome da especialidade que devo procurar.
Ela me passou relaxante muscular e disse que eu teria que conviver com a dor…rsrsrs.
Por favor me informe o nome da especialidade.
Obrigada e parabéns pelo trabalho, que eu nem conhecia.
Ana Cristina, você pode procurar um dentista especialista em DTM e dor orofacial e/ou que tenha formação em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,Dr. Marcelo!
Gostaria de saber a sua opinião sobre meu caso:
tenho um estalo aciam do ouvido há muito tempo e noto que quando abro a boca tem uma parte que se mexe, faz um movimento de vai e vem provocando o estalo, de um tempo para cá,sinto dores fincadas na cabeça e as vezes no peito e também um incômodo na garganta,uma sensação de aperto.Estou me tratando com um Buco-Maxilo e aguardando me chamarem para fazer uma tomografia.
Ficaria muito grata se pudesse me ajudar com a sua opinião.
Olá Lucimara, o que você descreve é tipicamente relacionado as lesões da estrutura do disco articular e dos ligamentos que o sustentam. Entretanto, para saber o que está acontecendo realmente é importante que seja feita uma avaliação bem cuidadosa para poder entender a relação entre as dores que você descreveu e os sinais que você apresenta.
Converse com seu dentista a respeito das melhores formas de investigar esse problema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá
Bom dia!
Estou com suspeita de ATM e estou precisando da indicação de um especialista em Belo Horizonte.
Você conhece alguem?
Olá Danúbia
Em Minas, a única pessoa que me sinto à vontade para te indicar é a Dra. Ruth Leila.
Você poderá encontrar o contato dela no blog do Ge-JAL (há um link na página inicial deste blog) na secção de “membros”.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!
Sofro com um problema há alguns anos e desde 1992 percebi que que estavam surgindo dores estranhas até que em 2001 eu tive 8h de dores na cabeça e no rosto seguido de vômito sem parar.
Procurei alguns dentistas e durante um tempo uma junta médica me acompanhava, mas as dores ainda me faziam tomar coqueteis na veia de dois em dois meses. Parti pra tratamentos alternativos e a acupuntura me ajudou muito, mas além de caros alguns profissionais com quem tratava sairam da cidade.
Retomei alguns tratamentos mas com profissionais diferentes: Mudei de dentista, de fisioterapeuta e de neuro. Só o ortopedista continua o mesmo.
Assim que troquei de fisioterapeuta me dei muito bem: reduzi quadros similares de sinusite e assim, dormi melhor, mas ainda falta fazer exame de ressonância – coisa que não se fala muito por aqui e está meio difícil convencer de que pode ser um exame que ajude nos diagnósticos. A minha preocupação é em buscar algo que possa tratar mais os nervos e músculos do que a situação mandibular somente, afinal 17 anos, não são 17 dias… e tudo pode ter iniciado com um bloco cimentado mais alto que um profissional recusou-se a acertar na época. Isso tem fundamento Dr.?
Olá Clarice
Vc escreveu:
Uma interferência dentária, produzida por uma restauração, pode sim gerar uma série de alterações nos músculos e repercutir no sistema nervoso central, mas daí a afirmar que o seu caso começou por este motivo, há uma longa investigação a ser feita. Eu não poderia afirmar sem uma avaliação feita pessoalmente.
Como saber se já não havia um problema antes e que a interferência do “bloco” foi apenas o gatilho?
Certamente vale a pena Fazer o exame de ressonância magnética (RM) da ATM, desde que o entista que estiver lhe tratando saiba como utilizar as informações da RM, senão será apenas gasto em vão.
Seria interessante você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM que possa pesquisar todos os detalhes do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
parabéns , sofro com chiado a 1 ano .pois uso placa rigida mas melhorou pouca ,percebo quando abro a boca o chiado aumenda ,mastigo muito e falo o chiado tb aumenda ,quando contraio o pescoço para tras o chiado aumenta de mais . a coisa ta feia .
Leandro, acho que te respondi em outro tópico.
Sorte,
Marcelo Matos
Obrigada Dr. Marcelo! Moro no interior da Bahia e em breve estarei morando na capital. Sendo você um profissional da área indicada, assim que estiver por aí entrarei em contato com a sua clínica.
Um abraço.
Ok, Manu, estarei à disposição!
Quando estiver por aqui é só entrar em contato.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Primeiramente, mto obrigada pela atenção, e parabéns pelo blog, garanto q ta ajudando mto gente a conhecer melhor sobre esse problema.
Eu tenho um problema parecido, arranquei 3 dentes ‘ dos fundos’, não saberia dizer quais, e nasceu apenas um dente do cizo, ainda qdo adolescente, por n poder fazer tratamento. A uns tempos atrás sinto estalos em meu maxilar, e até umas travadas, uma vez um dentista me disse q era pela falta dos três dentes, que precisava usar aparelho para corrigir, enfim, hj sinto um ossinho saliente do lado do ouvido e pouco dor, principalmente ao toca-los.
Estou a procura de tratamento na rede pública, aqui em SP, e fui informada que no Hosp. SP atedem.
Gostaria de saber se da pra ter uma noção se meu problema é grave, se o ideal é procurar um dentista um médico???
Grata
Débora
Olá Débora
Obrigado pelas congratulações!
Os estalos não tem relação direta com os dentes do siso, não. Os estalos indicam que há um problema com os discos da articlução temporomandibular, que ao se movimentrem de uma maneira meio brusca, produzem o som do estalo. Isso implica um problema estrutural na relação entre a mandíbula e a maxila (entre as bases ósseas de baixo e de cima).
No caso dos seus dentes que foram extraídos, pode ser (estou apenas cogitando pois não fiz um exame clínico em você) que esteja faltando apoio na parte posterior da mordida e isso pode, eventualmente, prejudicar um pouco a situação da articulação.
Não sei te dizer se na rede pública de SP há tratamento para esse tipo de problema. Aqui em Salvador, pela rede pública há apenas tratamentos paliativos.
Como disse antes, sem realizar uma avaliação detalhada do caso, eu não tenho como lhe dizer o grau de gravidade ou não do problema, mas para te tranquilizar, posso te dizer que, de um modo geral, há tratamentos eficientes para situações como essa sua.
Boa sorte e melhoras!
Marcelo Matos
BOA TARDE DR MARCELO
TENHO DISTROFIA MUSCULAR E FAÇO TRATAMENTO DE ORTODONTIA , OCORRE QUE AGORA PRECISO FAZER UMA RESSONANCIA DA COLUNA CERVICAL E ME DISSERAM QUE NAO POSSO FAZER POR USAR APARELHO ORTODONTICO , OQUE POSSO FAZER? NAO POSSO TIRAR O APRELHO AGORA SENAO VOU TER QOBRIGADO
Ana Paula
Todos os meus pacientes fazem ressonância da ATM, mesmo os que têm aparelho fixo e isso não representa problema nenhum. O problema é que os radiologistas que trabalham com ressonância e não têm experiência com pacientes de aparelho ficam achando que o campo magnético do ressonador, que é um grande ímã, vai deslocar o aparelho e os dentes. O perigo está nos metais ditos ferromagnéticos, que estão em tecido moles tais como clipes cerebrais (usados em pacientes que sofreram derrames), grampos metálicos em vasos sanguíneos, piercings, e outros metais que , caso se desloquem, podem trazer risco à saúde do paciente.
Em aparelhos de ressonância magnética de até 1,5 tesla (existente na maioria dos hospitais e clínicas de imagem), não há problema nenhum com relação ao aparelho ortodôntico fixo, implantes dentários e restaurações metálicas. O máximo que pode acontecer é haver um pouco de distorção na imagem, que pode ser resolvido modificando a direção do pulso de radiofrequência, algo que o radiologista ou o técnico precisa saber fazer (se não souberem, é melhor você procurar outro centro de imagem…).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor Marcelo,
Encontrei casualmente seu blog, quando estava fazendo uma pesquisa na internet. Espero que possa me ajudar.Tenho 29 anos e a minha face é aparentemente normal, porém quando converso ou abro a boca, a boca entorta para o lado dreito. Simplificando: tenho a boca torta. Há anos que quando vou ao dentista (que é um sufoco por ter a boca torta) sempre ouvia estalos e ela sempre me alertou. Há uns meses atrás, eu ouvi um estalo e senti uma dor muito forte num osso próximo ao ouvido. A dor passou mas depois disso passei a sentir dores leves na mesma região, uma dor latejando no ouvido. Além disso sinto dores de cabeça com frequência, já tive úlcera e tenho um desvio na coluna. Não sei qual tipo de especialista procuro, se no campo da ortopedia facial (já que quero rsolver esse problema da boca torta) ou da ATM. Aguardo sua resposta e desde já obrigada pela atenção.
Olá Manu
De um modo geral, o profissional da ATM tentará sedar a dor no local que você mencionou, enquanto que o profissional da ortopedia tentará encontrar uma posição mais “estética” da mandibula e dos dentes. O problema está no fato de que sedar a dor, não quer dizer que o problema na ATM tenha sido resolvido e reposicionar dentes e mandíbula pode não ser estável se o problema na ATM não for resolvido.
Os estalos e dores que você descreveu indicam a presença de um dano estrutural nos componentes internos da ATM que precisam ser avaliados e investigados, para saber como foram causados. O tratamento dependerá desse diagnóstico e precisa objetivar que, primeiro a ATM fique saudável e que depois a “boca torta” seja corrigida, pois é mais provável que ela seja consequência e não a causa do problema.
Minha sugestão é que você procure um profissional com experiência em patologia da ATM (patologia crânio-mandibular).
No blog do Ge-JAL você encontra uma lista de profissionais com essa experiência: http://patologiadaatm.blogspot.com/search/label/Membros
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Doutor,
Não consigo mas ouvir os estralos do meu queixo esquerdo, a pouco tempo fiz um implante dentario e notei que apos isso o queixo parece nao esta no lugar devido… qual medico devo procurar? e como diagnosticar com precisao o que esta acontecendo? desde ja agradeço… Abraços sara lima
Sara,
Para diagnosticar com precisão uma doença da ATM é necessário um protocolo bem específico de investigação. Para isso, seria interessante você procurar algum profissional com experiência em patologia da ATM.
Você pode encontrar uma lista de profissionais com esse tipo de experiência no blog do Ge-JAL.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr.Marcelo…
Estou precisando de uma ajuda:a minha mae tem 68 anos,tem mais de 28 an0s que ela sente zumbido no ouvido, ja passou por variios otorrinos e alguns ja fizeram lavagem, outros dizem que é cera ou stress, a pobre coitada ja nao sabe mais o que fazer…
Se o Sr. venha asaber de algum tratamento aqui na Bahia, para ser mais precisa, Salvador.
Muito obrigada.
Gilsane
Aqui na Bahia há um grupo de apoio aos portadores de zumbido, o GAPZ, coordenado pela Dra. Tatiana Lessa e ligado ao GAPZ de SP com a Dra. Tanit.
Eu não tenho o contato aqui, agora, comigo. Mande-me um e-mail para me lembrar de pegar o contato (está no consultório) e te passar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola doutor Marcelo estou preocupada e nao sei porque motivo nao fui respondida se puder me dar um parecer espero com carinho.Se puder me responder logo agradeco muito tuty.
Tuty,lhe pedirei para postar de novo. Às vezes, a configuração anti-spam do blog bloqueia algumas mensagens.
Assim que postar de novo responderei.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola eu precizo de uma ajudo apareceu meu dente de ciso tenho 21 anos doi muito mais tambem apareceu uma pelota embaixo do maxicilar faz mais de 3 semanas oq devo fazer ?obrigado
Willian,
Parece que há duas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Uma é a irrupção ( o “nascimento” ) do siso, que pode expor uma membrana que existe ao redor do dente e que ao se infectar com bacterias da boca, pode resultar em uma pericoronarite, que é algo bastante dolorido. A “pelota” que você mencionou pode ser outra coisa, sugiro ir num dentista cirurgião buco-maxilo-facial e em um estomatologista.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Ola Doutor Marcelo vou lhe passar uns sintomas para o senhor poder avaliar e me dar um parecer sobre asituacao a 2 anos tive muitas dores no ouvido,cabeca e garganta, entrei em despero total que me resultou em uma depressao acompanhada de panico medo que trato ate hj. emfim nesta epoca ador era insuportavel passei por varios medicos e ate fui enternada pra me acalmar da ansiedade e medo que sentia de estar doente pois comtodo esse medo ganhei um desiquilibrio no corpo devido ao excesso de medo tudo piscologico foi onde ador permanecia e emfim um dos medicos me pediu umRX da ATM gracas a DEUS, foi onde descobrique tinha varias luxacoes e oscondilos acentuados nesse dia quando fui abrir a boca ela luxou nao fechava fiquei por1 hr com ela travada ate chegar nodentista que cuida da manutencao do meu aparelho e ele colocar no lugar com algumas manobras.Depois de tratamento com pressas alternadas e antiflamatorios resumindo a 3 meses sinto encomodo,irritcao na garganta e no ouvido parece q ela esta sempre imflamada ms nao ecomo se estvesseapertada desse lado dependendo do alimento q como da umasensacaode aperto doi.tenho q ter muito cuidado pranao abrir muito a boca qndo bocejo pq se nao ela travasinto uma dor enorme do lado direito da face dependendo dos movimentos.E como amandibola se deslocasse e os musculos da face estvessem forcando,porem oque esta medeixando muito nervosa e esse aperto dolado da garganta estou com medo sinto estralos equalquer abertura ela repuxa de um lado por fvor me ajude me responda qual o melhor tratamento eu usoaparelhoa 6 anos vou tira-lo daqui 2 meses pq primeiro tenho que implantar dois dentes.Espero sua resposta que DEUS LHE ABENCOE e se tiver um medico pra me indicar soude Sanrta Maria RS.Atnciosamente TUTY
Tuty,
Sua mensagem estava na caixa de spam, consegui resgatá-la…
Bom, obviamente o primeiro passo é descobrir o que está acontecendo com a ATM e para isso existe um protocolo específico de investigação fisiopatológica. O melhor é você procurar alguém com experiência em ATM. No Rio Grande do Sul, há a Dra. Lídia Yavich ( http://www.clinicamy.com.br ) que certamente poderá diagnosticar e tratar o seu caso.
Também não deixe de fazer um acompanhamento psicológico, pois o quadro de estresse e ansiedade amplifica a dor e os sintomas da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. macelo preciso saber onde procurar ajuda no tratamento da ATm em Fortaleza, estou usando uma placa que nao melhorou meus quadros de dores. qual exame realizo para confirmar se realmente estou com este ploblema? ajude-me as vezes acho que vou morrer!
Auricelia, infelizmente não conheço ninguém no Ceará que pudesse lhe indicar.
Você pode tentar localizar um nome de algum especialista pelo site do conselho de odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Estou aqui porq minha mãe sente muita dor.
Ela sofre de problemas na coluna. Entre outros problemas como burcite aguda
esporão hernia na lombar e cervical sendo que ja fez cirugia na cervical. Ela faz uso de morfina quando a dor esta muito forte. O medico da minha cidade indicou uma clinica de tratamento da dor. Mas na minha cidade não temos esse serviço. Por isso estou precisando da sua ajuda. Se posivel me indique uma clinica que tenha essa tratamento pelo SUS
moramos na Bahia.. obrigado
Raquel, infelizmente não conheço quem atenda pelo SUS, mas vários hospitais de salvador possuem uma equipe de clínica de dor. Você pode entrar em contato e localizar alguma mais próxima de você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá dr. marcelo!! estou a procura de um especialista em articulação témporo mandibular ao Atm, para uma consulta, moro em salvador-Ba,porfavor mim endique um especialista nessa area aqui em salvador,e se seu consultorio for em salvador irei procura-lo muito obrigado.
Olá Dagmar
O meu consultório é em Salvador e você pode entrar em contato pelo número 3248 4434.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá
Dr. Marcelo
Já faço tratamento das atm a mais de 10 anos, sempre usei placa miorelaxante. há dois anos iniciei o tratamento novamente que havia ficado parado a uns 4 anos sinto cansaço na articulação do rosto e de uns tempos para cá dores não muito fortes, suportáveis.
Já fiz ressonancia magnetica das ATM tenho artrose com reabsorção e luxação de disco
Deficiência de AP de Maxila com excesso vertical e assimetria e dfeicîência de Mandibula estou me preparando com o uso de aparelho ortodontico para passar pela cirurgia ortognática.
Depois do uso do aparelho senti melhora na abertura da boca e com as dores também.
Será que a ortognática é indicada para o meu caso?
Ainda posso desistir de faze-la se for o caso.
Olá Elaine,
Você perguntou:
Bom, não conheço o seu caso em particular, então não posso opinar sobre esse aspecto. Entretanto, em linhas gerais, o que posso dizer é que “artrose” é um nome dado a um tipo de lesão da articulação que já tenha atingido o osso abaixo da cartilagem articular e que pode ser causada por diferentes doenças. Assim, se não for diagnosticado o motivo da sua artrose ( e nem sempre isso é possível) pode ser que ela não consiga ser impedida de progredir. Isso significa que primeiro é necessário um diagnóstico e tratamento específico para a ATM e só depois trabalhar nas sequelas faciais da artrose, como a deficiência de mandíbula e excesso de AP que você mencionou.
Dê uma lida nos tópicos sobre cirurgia aqui do blog: http://www.patologiadaatm.com.br/tag/cirurgia-da-atm/
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo Matos,
Tive a oportunidade de ler varias reportagens sobre o senhor, como minha esposa ja tinha me dito, “é um excelente profissional da ATM”.
Antônio, muito obrigado pelas palavras.
Atencisoamente,
Marcelo Matos
Boa noite Doutor Marcelo,
Recentemente escrevi no seu blog sobre o meu problema da ATM.Primeiro muito obrigada pela ajuda e pela informações do seu Blog.Hoje estou muito melhor.Após realizados vários exames como a ressonância da ATM, panorâmica, fotos, molduras da arca dentaria em gesso e outros.Precebi que estou com um problema de oclusão, graças a retirada dos 4 dentes do siso e o uso de um recente implante, e até a minha postura contribuiu para isso.Passei por dois especialistas em ATM, a Doutora Claude Catach e o Dr Paiva do Centro de Diagnóstico e Tratamento da ATM em São Paulo.
Ambos diagnosticaram o problema.Tive uma melhora com o uso da plaquinha, no entanto agora ela não é mais de acrílico e sim de um material alemão que parece silicone, feita especialmente para mim, por meio de exames como o da atividades dos músculos.Essa nova plaquinha foi feira pelo doutor Paiva.
Gostaria de saber qual plaquinha é mais indicada??? Fora isso a primeira doutora solicitou o uso de aparelho móvel, enquanto o segundo profissional disse que por eu ter um problema de oclusão que gera as dores da ATM, o mais certo seria o aparelho fixo.Qual seria o mais correto????
Gostaria de saber qual a diferença de resultado dos dois aparelhos???
Já usei antes de extrair os sisos o aparelho fixo durante 4 anos, no entanto não usei o móvel depois e hoje meus dentes estão se afastando.
Para ajudar no tratamento comecei a fazer Pilates.Isso pode ajudar????Ou o snehor acha que uma fisioterapia mais voltada para a face é mais indicada.
Obrigada novamnete pela ajuda e atenção.
Talita
Olá Talita
O pilates é bom para o corpo e para a saúde em geral e, nesse sentido pode sim ajudar, no entanto não irá tratar nada em relação às lesões próprias da ATM.
A fisioterapia dirigida à ATM poderá estar indicada caso as características das lesões, vistas nos exames de imagem, permitam as manobras fisioterápicas sem que se agravem. Há casos em que a fisioterapia direto na ATM é extremamente necessária e outros em que está completamente contra-indicada, vai depender do diagnóstico. Aliás, qual foi o seu?
Você perguntou:
Você pode pedir para o dr. que está lhe acompanhando para medir o funcionamento da plaquinha. A “placa” certa é a que produzir o melhor funcionamento dos músculos e da mastigação.
Você escreveu:
Tem certeza que é o problema de oclusão que gera a disfunção ou é o contrário, um problema nas ATM´s que gera uma má posição dos dentes? Como eu não conheço o seu caso, não tenho os exames em mãos, nem te avaliei, fica impossível opinar sobre esse aspecto. Sugiro uma lida nos tópicos aqui do blog que aborda o tema da oclusão.
Como eu mencionei anteriormente, é preciso medir todas as mudanças que é provocada no sistema mastigatório do paciente à medida que se avança com o tratamento. Só isso poderá determinar as diferenças reais dos diferentes tipos de aparelhos.
Veja bem, de um modo geral, o uso de aparelhos fixos tem como finalidade modificar a posição dos dentes para que fiquem alinhados e bem encixados e isso tem muito pouca relação com a reversão do problema nas ATM´s pelo simples fato da posição dos dentes serem, na maioria das vezes, uma consequência (e não a causa) do que ocorre nas ATM´s.
Sugiro que converse com seu(s) dentista(s) a respeito de como eles estão se certificando de que o problema está sendo corrigido. Apenas melhora da dor, não indica uma melhora do problema, pois ela pode entrar numa fase “silenciosa” enquanto a doença progride. É preciso também ter certeza de como a oclusão está relacionada ao seu problema, para evitar fazer um trtatamento irreversível (como é o caso do uso de parelhos fixos e móveis) e depois continuar com o problema, sem ter como voltar atrás.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Preciso da ajuda de vcs, estou com muitas dores maxilares, dores de pescoço, cabeça, meus dentes estão todos doendo, emabeixo queixo da uma sensação de travamento…Sou de Salvador Bahia, gostaria de saber se vcs conhecem alguem q poderia me ajudar, sofor disso a mais de um mes, não estou aguentando mais.
Agradeço a ajuda de vcs…
Fiquem com Deus!!
Abraços
Olá Arildo, a clínica está situada aqui em Salvador. Você pode entrar em contato pelo telefone: 3248-4434.
Atenciosamente,
Marcelo MAtos
ola. sou de bh, e tenho atm, preciso e ajuda, pois é tão dificil achar profissionais nesta area, e o que achamos é muito caro, se puder me ajudar,
Sinay
Em BH a única pessoa que eu conheço com experiência em patologia da ATM é a Dra. Ruth Leila:
Dra. Ruth Leila Gama de Lima França
Especialista em Prótese. Univale-MG
Especialista em Ortodontia – CTA S. J. Campos
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares. UVA – RJ
Mini Residência em Patologias da ATM. AACP Seção Latino Americana
Membro da American Academy of Craniofacial Pain. AACP – EUA (www.aacfp.org)
Tel: 33 3271-7794
E-mail: ruthleilafranca@hotmail.com
Entre em contato com ela.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Uso aparelho ortodontico e meu dentista vai retira- lo este mes depois de 4 anos de tratamento. Sinto fortes dores de cabeça em cima dos olhos e nas laterais nos ouvidos.Aliado a isto venho apresentando ha mais de um ano um tipo de secura nos olhos que me leva a piscar sem parar como se fosse um tique nervoso.PARECE QUE FALTA LAGRIMA E QUE TENHO AREIA NOS OLHOS.Por fora dos olhos nao se nota inchaço, ou outra coisa ,mas sinto irritação e ate dor nos olhos principalmente o esquerdo.Ja procurei um oftalmo que nada descobriu de anormalidade.GOSTARIA DE SABER SE TAIS DORES E IRRITAÇAO OCULAR PODEM SER CONSEQUENCIA DE DISFUNÇAO NA ATM POIS ELAS ESTAO SE AGRAVANDO.Por gentileza responda-me via email ja nao sei a quem recorrer. AGRADECIDA ROSANGELA
Rosângela,
Isso não parece com um quadro e DTM não… Pelo menos a questão da irritação nos olhos não é classicamente relacionado ao tema em questão, embora nada impeça das dores serem de origem na ATM, numa condição que se chama comorbidade, onde a pessoa apresenta mais de uma doença ao mesmo tempo, com sintomas que se mesclam.
Vale a pena também buscar um médico da área de clínica médica ou de medicina interna, pois seus sintomas podem indicar a presença de algum tipo de sindrome que quanto antes for identificada melhor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola,
fiz há 45 dias cirurgia ortognatica no entanto sinto dores no ouvido e dor na articulacao ao abrir a boca.
Isto é normal ? Com a fisioterapia resolveria o problema de dor na abertura ? Sinto tambem que estou com limitaçao para abri-la.
Preciso inclusive de indicaçao de um fisioterapeuta na area de atm em Sao Paulo.
Teria algum para indicar ?
obrigada
Fabiane
Olá Fabiane
Cirurgia ortognática não trata os problemas da ATM. Escrevi bastante já sobre isso aqui no blog, clique nos marcadores “cirurgia” e “cirurgia da ATM” na nuvem de tags no lado direito do monitor e dê uma lida por lá.
Conheço sim bons fisioterapêutas aí em Sampa, mas não tenho o contato aqui comigo agora. Me mande um e-mail para eu me recordar, que assim que eu puder eu verifico o contato e mando para você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo,
Fazem mais 10 anos que sinto dores de cabeça muito fortes na parte frontal direta, jutamente com dores na nuca e mandibola, após todos estes anos indo a varios médicos, no ano passado me informarão que poderia ser enxaqueca por ATM já que os meus sintomas muito semelhantes. Então procurei um ortodontista que foi me recomendado e estou utilizando aparelho (sem fazer qualquer exame de ressonância ou qualquer outro necessário), já fazem 10 meses. As dores diminuiram um pouco, mas não pararam por completo, ainda tenho crises muito fortes a ponto de ter que ser atendida em emergência para tomar remédios na veia. Com tudo isto, gostaria de saber se eu não deveria ter feito algum exame mais detalhado antes de eu colocar o aparelho e se com 10 meses de aparelho as dores não deveriam ter melhorado pelo menos uns 80%?
Agradeço a sua atenção e fico no seu aguardo.
Atenciosamente
Carina
Olá Carina,
É possível que o tratamento ortodôntico tenha proporcionado uma posição de maior conforto para seus dentes e mandíbula, no entanto, por não atuar na causa do problema, os resultados serão limitados.
Pelo seu e-mail, me parece que você é do Rio Grande do Sul, correto? Bom, se for, você pode procurar a Dra. Lídia Yavich e Dr. Luis Daniel Yavich, pois com certeza eles poderão te ajudar.
*Lídia Yavich
*Luis Daniel Rodolfo Yavich da Costa Mattos
Tel:
Site: http://www.clinicamy.com.br
E-mail: luisdym@terra.com.br / lidiayavich@clinicamy.com.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ESTOU COM PROBLEMA NA MANDIBULA E NO MAQUICILAR O QUE DEVO FAZER?
COMO QUE SE TRATA DE UM PROBLEMA DESSE? MINHA BOCA ESTA TODA TORTA QUAL OS TRATAMENTOS PARA MELHORAR ISSO?
OBRIGADA!
Olá Beatriz
Para resolver é preciso saber primeiro qual o problema. Não adianta sair tentando tratamentos diferentes, pois um que seja realizado sem a devida indicação pode até mesmo prejudicar.
Procure um profissional com formação em patologia da ATM que ele poderá te ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
1. Boa tarde,
Sinto uma pressão do lado direito da cabeça e quando como ou abro a boca para falar sinto um estralo ou zumbido no ouvido.
Fiquei internada no hospital paulistano, passei no hospital Samaritano e tive consultas no Albert Einstein e sempre me falaram a mesma coisa…Cefáleia TENCIONAL…nunca senti dor de cabeça,nem essa pressão, é a primeira vez e estou faz 27 dias assim.
Fiz tomografia e anjo ressonância e não deu nada.Tenho 21 anos e sou mt agitada.Até que um médico me disse que poderia ser problema da ATM já que quando mexo a boca sinto esses estralos.Amanhã vou fazer o exame da ATM ( RESSONANCIA DA ATM).
Tomara a Deus que seja isso, pois estou sem dormir desde que comecei a sentir tal sintoma.Se o Doutor puder me ajudar com alguma informação, meu e-mail é talita.antoniassi@uol.com.br
Gostaria de saber se tem cura, se posso um dia voltar ao normal???
Estou angustiada. Acho que as pessoas não conhecem muito sobre esse problema da ATM, falta mais divulgação.
Caso seja isso, acredito que demorei muito para descobrir e fiz muitos exames a toa, como a coleta do Liquor.
O Senhor atende em São Paulo? No caso eu teria que procurar um dentista especializado em ATM não é???
Já estou usando a tal plaquinha, mas não senti nenhuma melhora.
Quais são os outros tratamentos caso seja mesmo uma disfunção da ATM????
Desculpe o meu desespero, mas é que estou no final da faculdade, véspera de entrega e apresentação de TCC e em função de tudo isso não consigo fazer nada, de tanta pressão na cabeça e estralos do maxilar.
Obrigada mais uma vez, aguardo retorno
Olá Talita,
Se for realmente ATM, certamente tem cura ou controle, mas para saber isso é necessário um diagnóstico muito bem feito seguido de um planejamento e tratamento individualizados.
A plaquinha por si só não é tratamento. É preciso que haja uma correção biomecânica e funcional do problema e isso é quase impossível sem saber o que está provocando. Minha sugestão é que procure algum dentista com formação em PATOLOGIA DA ATM.
Caso queira que eu avalie seu caso ou necessite de uma segunda opinião basta que entre em contato com minha secretária pelo tel.: (71) 3248-4434 ou pelo e-mail: atendimento@marcelomatos.com que ela irá te orientar a respeito de como isto pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
PARABÉNS POR ESSE BLOG TÃO SALUTAR.DR. TENHO DORES DE CABEÇA,DORES E ESTALOS NA ARTICULAÇÃO,DIFICULDADE PARA MASTIGAR E DEVIDO A ISSO, MUITA ANCIEDADE POIS A CADA DIA QUE PASSA ESTÁ PIORANDO.PRECISO URGENTEMENTE DO TRATAMENTO,NO ENTANTO, NAÕ TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA FAZÊ-LO´.GOSTARIA DE SABER SE EM MONTES CLAROS TEM ESSE TRATAMENTO PELO SUS? COMO FAZER?
PLEASE HELP ME!
RESPEITOSAMENTE
DARLEY
Olá Darley!
Obrigado pelas congratulações sobre o blog!
Infelizmente não conheço ninguém em Montes Claros com formação em Patologia da ATM e pelo SUS, até onde sei, não há.
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo. Moro em Maringá-Pr. Há quase 9 anos descobri que minhas dores nos ombros eram relacionadas com um problema na ATM. A princípio tentei tratar com aparelhos, mas só um dos discos se reposicionava e quando tirava o aparelho ou durante bocejos, ela deslocava e doia muito. Em 2005 o quadro piorou, a mandíbula ficou mais rígida, doia muito e emagreci muito por não consegui comer direito. Passei a sofrer com terríveis dores na face (que já existiam, mas menos frequentes) e cabeça. Outros problemas surgiram, como gastrites e dores na coluna. Eu procurei alguns cirurgiões e tive mais de um diagnóstico. Em 2006 fiz uma ressonância magnética (que não deu uma visão concreta dos discos) na qual ficou constatada lesões como: ruptura de ligamentos, derrame, hemorragia (não sei do que) e desfragmentação óssea… e a indicação de cirurgia foi a solução apresentada. Ficou constatado tbm que o formato da minha mandíbula favoreceu o deslocamento dos discos (minha mãe tbm tem problema, meu céu da boca tem o formato do meu dedão) e um acidente de carro em 1994 pode ter contribuido, pois passei a sentir mais dores depois disso (bati forte a cabeça)… Ano passado, comecei a dar aulas de artes e a sentir dores na nuca, pricipalmente depois de bocejar (eu não sei o que é pior, segurar ou soltar) que recentemente atingiram o pescoço e coluna vertebral (região dos romboides), que varia conforme o lado em que a mand desloca… mas o direito é o mais danificado. As dores pioraram e apesar do exelente médico que cuida do meu caso (Dr. Wagner) tenho medo, especialmente de danificar meu ouvido e voz (sou compositora tbm). Agora depois de ler seus posts… vi que problemas auto-imunes podem danificar os discos. Tive que fazer um tratamento com vacinas pra corrigir problemas de alergia entre 1999 e 2001… isso pode ter influcenciado? Que tipo de exame pode detectar isso? E sobre as âncoras que terei que usar?… e a mobilidade que terei pois trabalho com a voz?
Também vi seus posts sobre a cirurgia ortognatica… alguns profissionais me indicaram ela, mas este agora me desanconselhou isso agora, por causa do quadro critico da ATM… mas que terei que fazer ela depois pra corrigir a posição da mand.
Outra questão importante: preço! Já tentei apelar até pro secretário de saude do meu estado e não consegui nada alem do hospital e anestesista… Alguns parentes que não entendem, acham que se fosse grave mesmo o SUS faria… mas já tentei tanto… o máximo que consegui foi o valor de 10.500R$… com esse profissional agora. Será que o senhor pode me deixar mais confiante em um bom resultado na cirurgia? Abraços
Daniele
Olá Daniele,
Como eu já mencionei em outras postagens, cirurgia pode dar errado tanto quanto qualquer outro tratamento com o agravante de você já não ser mais a mesma… Lembre-se que a cirurgia de ATM é um dos procedimentos ligados à área de disfunção da ATM dos mais invasivos e menos reversível.
Os casos de cirurgias com âncoras nas ATM´s são dos piores que já chegaram aqui na clínica, pois muito pouca coisa pode ser feita depois disso. Talvez possa até funcionar, mas vai depeder do diagnóstico.
Minha sugestão é que visite um colega, o Dr. Juan Carlos Arellano, que, dos profissionais com formação em patologia da ATM, é o que se encontra mais próximo de você.
Os casos de ATM com indicação cirúrgica são bem específicos. Se você não tem tumor, fraturas graves ou anquilose da ATM, basicamente não tem nenhuma indicação cirúrgica, a não ser, talvez uma artrocentese que é muito útil em algumas situações.
A artroplastia e a cirurg. de reposicionamento de disco com âncoras, tem de ser avaliada com muito cuidado, mas muito mesmo e ainda assim a probabilidade é de não ser indicada, salvo em revisões cirúrgicas (o que é um contrasenso, já que é provável que não houvesse a ncessidade de uma primeira…). Condilectomia e discectomia, que são as mais radicais, só tem indicação mesmo em casos de tumor.
Infelizmente isso acontece muito. Por não produzir cenas “grotescas” tipo ferimentos na face, vermelhidão, pus, etc, as pessoas pensam que você está inventando a dor…
Boa sorte para você e depois posta aqui qual foi a decisão que você tomou.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.
Há muitos anos sofro com dores de cabeça, e dor em parte da face direita. Após muitas passagens por diferentes profissionais( otorrinos, neuro, dentistas) descobri através de RM que tenho Osteófitos marginais incipientes nos côndilos mandibulares. Porém o cirurgião buco-maxilo, disse-me que não é possivel fazer nada. Estou angustiada com isso, pois minhas dores ´so tem agravado. O Sr. teria alguma indicação? Moro em Santa Catarina,na capital. Fico grata se puder me ajudar de alguma forma.
Olá Tarsila
Felizmente é possível sim fazer alguma coisa, ainda mais que estão incipientes.
O osteófito indica um processo degenerativo que pode ser investigado e tratado. Algumas vezes, a depender do diagnóstico, é possível obter a regressão do problema, o controle ou pelo menos diminuir o ritmo de avanço da lesão.
Sugiro você procurar a Dra. Lídia Yavich em Porto Alegre ou o Dr. Juan Carlos Arellano em Curitiba. Creio que são os profissionais mais próximos de você que eu sei que poderão lhe ajudar com esse problema.
Você poderá encontrar os contatos deles no blog do Ge-JAL (há um link para isso na parte de baixo do menu da direita aqui do blog), clicando no marcador “membros” do blog Ge-JAL.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá D Marcelo, estive lendo muito sobre a ATM, estou confusa, ja passei por vários dentistas que apontam o problema. Dizem que preciso procurar urgentemente um profissional da área. Também falam que o tratamento é caríssimo. Não tenho nenhum plano de saúde. Sabe se na rede pública há este tramamento? Que especialista devo procurar? Tenho prob de articulações (nos exames não constou lupus, reumatismo, artrose ou artrite) Sei que ATM É uma disfunção sistêmica. Estou confusa não sei mais a quem procurar. Obrigada>
Aqui no blog, na tela principal, você poderá encontrar um link para o blog do Ge-JAL. Lá você poderá encontrar uma lista dos dentistas mais próximos de você que tenham uma formação na área de patologia da ATM.
Em sua cidade, talvez, você possa encontrar assistência em universidades e cursos de especialização.
Entretanto, caso não encontre um centro da rede pública de tratamento da ATM, sugiro que procure um dentista particular, independente do que lhe disseram quanto a ser “caríssimo”, pois caro mesmo é você ficar com um problema de saúde sem tratamento.
Quanto à ATM, pode ou não estar relacionada a um problema sistêmico.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
O senhor poderia me indicar em Salvador local de tratamento de transtorno de ATM pelo SUS ou clínicas-escolas que relizem o diagnóstico e tratamento gratuito ou de baixo custo.
Eu sofro muito com dores características da ATM, além limitação e estalos na abertura da boca. Possuo também uma atrofia na cartilagem na parte inferior da lingua e quebra dos dentes nas quais profissionais informaram serem causadas pelo bruxismo, sendo incurável e irremediável.
Agradeceria imensamente a ajuda,
Clarissa
(71) 8739 5033
Clarissa
Você pode procurar a clinica de dor orofacial da ABO-BA ( Associação Brasileira de Odontologia – secção Bahia) que fica na pituba no endereço:
R. Altino Serbeto Barros, 138
41825-010 – Salvador – BA
Tel.(+71) 2203.4066/ Fax 2203.4069
abo-ba@abo-ba.org.br
http://www.abo-ba.org.br
Ou o centro de dor da faculdade de odontologia da UFBA no canela.
São os dois únicos lugares de tratamento gratuito que conheço.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola, dr marcelo , gostaria de saber qual foi a terapia indicada para esse caso, que o senhor descreveu acima, abradeço desde de ja abç
Olá Jimmy
Nesse caso em questão foi realizada uma correção biomecânica e um controle da doença de base da paciente.
Atenciosmente,
Marcelo Matos
ola doutor tenho 25 anos moro em bh e tenho problema de atm egostaria de estar realizando a cirurgia vendo este ser a única soluçao para meu problema onde devo ir para me consultar em bh .não tenho informaçoes minha boca esta abrindo pouco ,tenho problemas de respiração ,meu maxilar e para fora fazendo meu queixo ficar maior,tenho dores de cabeça .por favor me ajude.
obrigado!
wellington andrade silva
Olá Wellington!
Por quê o interesse diretamente na cirurgia, aliás… A que tipo de cirurgia você se refere?
Como há diferentes tipos de cirurgia relacionada à correção de problemas dento-faciais, seria interessante você dar uma lida sobre o tema aqui no blog, pois há muitas postagens sobre o tema.
Quanto à sua dúvida, você já procurou um profissional com experiência em disfunção e patologia da ATM?
Dr. Marcelo
Minha filha Luiza tem 22 anos e sofre de dores de cabeça ha mais de 10 anos, quase que diariamente, não aguenta mais. Ja fez varios exames neurologicos e muitos outros. Atualmente foi diagnosticado que poderá ser da ATM, pois ela tem uma lado da mandibula maior do que o outro.Uma dotora especialista em Ortopedia Funcional dos maxilares quer que ela use um aparelho funcional por uns dois ou tres anos, mas não pediu nenhum exame. Penso em consultar outro medico que investigue melhor.
Gostaria de saber sua opinião sobre as dores de cabeça, se podem ser provenientes da ATM.
Obrigada pela atenção
Um grande abraço
Marisa Rocha
Olá Marisa!
Sim, dores de cabeça podem ter a origem numa patologia da ATM e está classificada pela IHC – International Headache Society (Sociedade Internacional de Cefaléia) com o código 11.7 como Cefaléia Secundária.
Quanto à proposta da especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), eu não tenho como opinar, pois eu não examinei a Luiza nem vi os exames. No entanto, posso dizer que a OFM trabalha, de modo geral, reposicionando a mandíbula na tentativa de encontrar uma melhor relação entre as bases ósseas e os dentes. Se o problema de sua filha tem como causa algo relativo a isso, pode ser que a OFM possa realmente ajudar. Entretanto, se você não se sentiu muito segura, seria interessante procurar uma segunda opinião, principalmente se for de alguém com experiência em patologia da ATM e com uma visão diferente da OFM.
A minha sugestão é que não se inicie nenhum tratamento antes de se esgotar as possibilidades diagnósticas, até porque algumas mudanças produzidas pela OFM, principalmente nos dentes, são irreversíveis, assim como cirurgia e ortodontia também o são. Atualmente, a conduta em termos de disturbios da ATM prioriza abordagens mais conservadoras e reversíveis primeiro.
Abraço,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
olá Dr. Marcelo,
Parabens blog e pela eficacia nas respostas,Sou fisio estou com caso de mobilidade mandibular pos cirurgia cerebral,Não foi feito RM,tenho realizado exercicios de relaxamento muscular,cervical ,ocular trapézio ,traços fasciais,alongamento,fortalecimento,ultra som,manobras enfim obtive melhoras em 5 sesssoes,.
Por favor me oriente o que devo fazer quanto a mastigação encomoda ainda bastante!!O abrir e fechar a boca NÃO!!!OBRIGADA ATENCIOSAMENTE AGUARDO RETORNO.
Que Deus te abençoe sempre
Olá Maria Cristina,
Que bom que está gostando do blog!
Bom, é difícil opinar algo neste caso pois não sei exatamente quais as implicações que a cirurgia dela pode ter tipo no funcionamento da ATM. De qualquer forma, se a mastigação incomoda é interessante verificar o que está acontecendo dentro da ATM, mas cuidado com exames de RM, caso haja algum componente metálico pós-cirúrgico na paciente (a RM é um grande ímã).
Além disso, você pode verificar com um dentista experiente em patologia da ATM uma forma de trabalharem junto, pois, poderão controlar melhor o caso.
Abraço,
Se preferir, entre em contato pelo msn: contato@marcelomatos.com
minha mae tem 83 anos.ela recentemente trocou de dentadura e começou a apresentar dores características da ATM.
e estas dores estao sem controle. ela faz uso de paleativos tipo anti inflamatorio, aispirina, remédio para ouvido etc.
gostaria de saber da possibilidade de tratamento tendo em vista a idade que ela apresenta. gostaria de saber sobre os custos aproximados de um tratamento e o tempo necessario para tal.somos de montes claros mg.gostaria de saber se vc atende pelo umimed.favos responder por email ou pelo telefone 38 8818 1119 para futuro tratamento.obrigada,silvana.
Olá Silvana.
A idade não é exatamente um fator que impeça o tratamento. Em realidade, depende mais do grau de lucidez e coginição que da idade. Isso ocorre devido ao fato de que o tratamento depende da colaboração e do entendimento, por parte do paciente, de cada etapa a que será submetido.
Já tive pacientes mais jovens cuja cognição e lucidez inviabilizaram o tratamento e pacientes mais velhos que foram tratados sem maiores problemas.
Entretanto, o mais importante antes de se falar em tratamento é descobrir o que exatamente está provocando essas dores nela e o que de fato aconteceu com a ATM quando foi colocada a prótese. Somente depois disso é que se pode verificar qual a terapêutica mais indicada, bem como definir honorários no caso da possibilidade de tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Parabéns pelo Blog. Também considero a ressonância o melhor método de imagem para auxílio diagnóstico das desordens articulares em DTM. Mas o exame clínico detalhado é soberano, e é capaz de fornecer dados suficientes para elaboração do diagnóstico e elaboração do plano de tratamento.
Olá Karinne
Fico Feliz que tenha gostado do blog.
Com relação aos exames, a RM se tornou algo fundamental na minha prática clínica e considero soberano a soma de todos os elementos de diagnóstico.
A respeito desse desse tema, escrevi um texto há um tempo intitulado “ Diagnóstico clínico” e também uma série sobre exames complementares: “Os Exames complementares e patologia da ATM” dê uma olhada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr Marcelo
Muito obrigada pela sua admiração pela fonoaudiologia! Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos sobre a atuação específica da fonoaudiologia nas disfunções temporomandibulares. Atenciosamente,
Soraya Neves sorayafneves@yahoo.com.br
Boa tarde, Dr. Marcelo. Gostaria de saber se o Sr conhece o trabalho da fonoaudiologia nas DTMs… Sou fonoaudióloga, pós-graduada em motricidade orofacial, e por atuar com o equilíbrio da musculatura orofacial e cervical e com a mastigação, deglutição, fala e respiração observo melhora significativa dos sinais e sintomas que esses pacientes apresentam, e esses por sua vez demonstram muita satisfação.
Moro em Belo Horizonte
Muito obrigada,
Soraya Neves
Olá Soraya
Sim, conheço um pouco do trabalho da fonoaudiologia. Tive oportunidade de conhecer uma pesquisadora Fonoaudióloga argentina, a profª Ana Lia Garreto, autora-colaboradora do livro “Tratamento da Deglutição: atuação do fonoaudiólogo em diferentes países“, da qual achei o trabalho realmente interessante.
Também sou professor convidado do curso de especialização em Motricidade Oral da UNIME.
Tenho muita admiração pela fonoaudiologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo: eu gostaria de ter o programa do curso de ATM na Bahia. É que eu procurei o curso do Dr. Learreta e eu o acho de longa duracao. Gostaria de ter a informacao que vc me puder dar. Muito Obrigada.
Susana
Olá Susana
O programa está no meu site: http://www.marcelomatos.com/curso.html
Qualquer informação a mais que necessite, basta entrar em contato!
Abraço,
Nossa, Dr. Marcelo que tristeza senti agora, o Dr. não está em SP? Se o Dr. tiver alguma indicação por aqui eu agradeço. So tenho que lhe agradecer e desejar um feliz natal e um prospero ano novo, e continue sendo esta pessoa atenciosa, só isso já da um alento.
Muito obrigada!
Olá Marisa,
Infelizmente não conheço nenhuma indicação em SP.
Sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas aqui no blog. Quanto mais informada você estiver maiores serão suas chances de encontrar alguém que possa te ajudar.
Grande abraço e boas festas!
Obrigada Dr. Marcelo, antes de efetuar a colocação dos pinos não sentia nada uma dor de cabeça vez ou outra, usava protese total em cima e em baixo tinha apenas os dentes da frente. Efetuei a extração do restante dos dentes, fora colocado os pinos, eu continuo com a protese de cima ( dentadura ) que já usava, e em baixo o dentista fez uma protese mas não total ( dentadura ) só que a fixou, não consigo retirá-la. Não foi feita uma avaliação prévia.
Gostaria de saber com o Dr. se posso consultá-lo, ou teria uma indicação visto que o dentista que fez o implante está viajando. A dor é intensa.
Obrigada por tudo o Dr é mto atencioso.
Marisa
É possível a mandibula estar posicionada de tal forma a comprimir algumas zonas importantes da ATM que acabam produzindo a dor, para ter certeza só avalianado com alguns exames de imagem e estudos funcionais para saber o quanto está comprometida e se é realmente de origem na ATM.
E claro, sinta-se à vontade para entrar em contato. O tel da clínica é 71- 3248 4434
http://www.marcelomatos.com
Boa noite Dr. Marcelo, fiz implante no dia 02 de dezembro, seis em cima e seis em baixo. Durante todo este tempo, estou com dores de ouvido cabeça nuca, resolvi pesquisar aqui na net isso pode ser ATM ou DTM?
Seria normal isso depois de colocar pinos? O Sr. faz este tratamento? Me passe maiores informações, não aguento mais tomar analségicos.
Obrigada de coração!
Olá Marisa, bem vinda ao blog!
Bom, o normal é sentir as dores relacionadas apenas ao pós-operatório. O quadro de dor que vc descreveu é realmente similar ao de uma alteração patológica da ATM. Resta saber se você já tinha antes ou se foi provocado pela intervenção cirúrgica. Foi feita uma avaliação prévia da ATM?
Pergunto pois é muito comum haver um problema na ATM sub-clínico (sem sintomas) que acaba passando despercebido, mas que pode aparecer após algum tipo de tratamento.
Esses implantes foram do tipo carga imediata? Vc já está com a prótese?
Olá Dr. Marcelo
Sou biomédica e trabalho na area de imagem. Tenho muito interesse em aprender ressônancia, mas gostaria de saber onde há um curso que ensine a realização deste exame. Algumas pós graduações apenas garantem o titulo, mas o profissional acaba saindo sem saber realizar os exames de RM. Poderia você ajudar-me, por favor??
Grata
Olá Tatiana!
Os cursos que conheço ensinam interpretação da imagem e o básico de aquisição. E pelo que vc escreveu, entendi que vc quer aprender a operar a maquina, correto?
A parte operacional do ressonador é normalmente administrada pela própria empresa ou representante, pois são quem realmente conhecem os detalhes de cada máquina. Sugiro que entre no site da GE, Philips e outros e faça contato, talvez alguém de dentro possa oferecer uma boa dica.
Eu, em particular, não conheço nenhum curso operacional de equipamentos de RM.
Boa sorte!
Marcelo Matos
Tatiana,
recentemente vi um anuncio de um curso de especialização em bioimagem e lembrei de você e da sua pergunta aqui. Entre em contato veja se lhe interessa:
Secretaria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Fundacção Baiana para o desenvovlimento das ciências – FBDC Tel.: 71 – 3257-8206
Abraço,
Olá Paula!
Próximo a sua cidade, não conheço nenhum curso de patologia da ATM que seja aberto para fisio, mas em março do ano que vem, teremos aqui em Salvador, o curso de extensão em Patologias da ATM de cinco módulos mensais, pela Faculdade Baiana de Odontologia (FBDC)e que será aberto para fisioterapêutas também!
Te passarei o programa do curso em breve para que dê uma olhada e para que veja se te interessa.
Abraço,
Oi Dr. Marcelo. que bom que conhece o trabalho da Fisioterapia nas disfunções de ATM. Costumo tratar esse tipo de paciente com RPG, quando o mesmo tem retificação das cervicais e dores na região. Também pode-se fazer o uso de laser e ultrasom, e técnicas de alívio nas regiões dolorosas. E é claro, a utilização de exercícios da musculatura mastigatória, fazendo com que retorne o equilíbrio neste sistema. Nos casos artrogênicos, quando o disco já está anteriorizado é possível realizar mobilizações da mandíbula. Em alguns casos o disco pode retornar à posição de origem, com perfeita harmonia, sendo observado em exames de Ressonância.
Tenho muito interesse nessa área e adoraria fazer cursos. Se conhecer algum próximo a minha cidade ou São Paulo, poderia me avisar?
Muito obrigada
Olá Paula!
Claro que conheço o trabalho da fisioterapia!
E encaminho com frequência pacientes para a fisio! Aliás, essa é uma área bastante promissora no campo das patologias da ATM.
Tenho junto a mim, colegas do Pilates, RPG, Maitland e osteopatia que atuam em diferentes situações, desde que o caso em questão requeira o tipo de auxílio que a fisio pode proporcionar.
Também recebo muito paciente de fisioterapeutas, principalmente do pessoal do RPG, pois muitas vezes precisam que eu trate uma patologia da ATM que está a produzir problemas descendentes e recidivas.
Qual é o tipo de abordagem que você utiliza?
Oi Dr. Marcelo. Sou Fisioterapeuta e comecei a trabalhar com pacientes que apresentam este tipo de disfunção. Gostaria de saber se o senhor conhece o trabalho da Fisioterapia e se costuma encaminhar esses pacientes. Aqui na minha cidade (Campinas)existe já muito profissionais de fisioterapia desenvolvendo este trabalho, com resultados bastante satisfatórios.
Olá Susana!
Aqui no Brasil, ano que vem, em março, teremos um curso de extensão em patologias da ATM (PAT) pela Faculdade Baiana de Odontologia de cinco módulos. Em todos eles, haverá bastante ênfase em imagem, sendo que o segundo módulo é exclusivamente de imagem, principalmente: RM, tomografia, cintilografia e exames radiológicos convencionais.
Aí em Buenos Aires, você pode procurar o Prof. Dr. Jorge A. Learreta ( http://www.jorgelearreta.com ) que possui um programa de mini-residências clínicas em PAT, neste caso, um curso de longa duração, mas que também possui carga horária bastante significativa em diagnóstico por imagem, especialmente RM.
Me escreva se estiver interessada no curso aqui da Bahia, que te mando o programa.
Abraço,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo: eu esou interessada em fazer um curso de resonancia de ATM. Eu moro em Buenos Aires e aquí a gente nao tem cursos de formacao em imagenología. Podería vc me informar sob as pssibilidades no Brasil?? Tería de ser cursos cortos o mini residencias. Muito Obrigada.}
Dra. Susana Urzúa
Olá Sérgio,
claro que posso ajudar!
Em termos de imagem, a RM de ATM é o exame o mais importante e não há um protocolo definido para a mesma. Entretanto há algumas condições básicas, desde o momento de tomada da imagem à interpretação pelo clínico, que exige bastante atenção. Às vezes é necessário visitar o centro de imagem para que eles entendam o que você quer ver e possam fazer o exame de acordo.
Tomografia de feixe cônico (cone beam) e estudos convencionais também têm o seu papael na investigação, assim como exames de sangue e exames funcionais também.
Vou postar um artigo sobre esse assunto.
Já que vc se interessa pelo assunto, aproveito para convidar a vir a Salvador em Out/Nov (lhe confirmo a data depois) para o CIOBA – Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, onde haverá o curso do Professor Learreta e também um curso meu.
Grande abraço,
OLÁ DR MARCELO. TUDO BEM? SOU DE BELO HORIZONTE E PRECISO DE SUA AJUDA.
PRECISO DE PROTOCOLOS DE EXAMES (IMAGIOLOGIA) E OUTROS EXAMES COMPLEMENTARES PARA DTM. PODE ME AJUDAR?
SOU ALUNO DE ESPECIALIZAÇÃO.
GRANDE ABRAÇO.
OBRIGADO. SÉRGIO MENDONÇA. smm13@terra.com.br
muito bom post marcelooooooooooooooo
abraços!!