É possível tratar seriamente uma patologia da ATM sem ressonância magnética?
A ressonância magnética (RM) é o único exame de imagem capaz de possibilitar uma visualização direta do disco articular e dos ligamentos da ATM. Nenhum outro exame, mesmo a tomografia computadorizada, serve como substituto pois não permitem visualizar com precisão os tecidos moles.
O hidrogênio, um dos elementos mais abundantes no corpo humano, é o principal responsável pela formação da imagem de RM, tornando possível a formação de imagens de diversos órgãos e tecidos que não são bem visualizados em outros exames de imagem.
Desta forma, se não solicitarmos uma ressonância da ATM, não poderemos saber, por exemplo, a posição do disco, o grau de desidratação ou a integridade estrutural do mesmo, se há uma distensão ou ruptura de algum ligamento, se há necrose medular no côndilo, dentre outras tantas lesões que podem ser visualizadas.
A Ressonância Magnética é fundamental para um diagnóstico diferencial e um tratamento preciso e bem elaborado
Pergunto: como iniciar um tratamento apropriado sem saber o que está acontecendo na ATM?
Na imagem acima podemos ver uma RM de uma paciente onde os côndilos da ATM estão bastante lesionados e apresentando duas pequenas “pontas” (setas verdes) fruto de um processo degenerativo causado por uma bactéria. Essa paciente não conseguia abrir a boca e havia piorado da dor após um tratamento que foi realizado com base em manobras de manipulação da mandíbula.
Ora, ao movimentar a mandíbula manualmente, as “pontas” eram forçadas contra o disco (em amarelo) que se encontra completamente deslocado para anterior, então a cada tentativa de abertura da boca com manobra de abertura passiva, ativa ou com ajuda de instrumentos, o quadro piorava a longo prazo.
Como poderíamos saber disso sem uma ressonância magnética?
Com um exame de raios-x ou uma tomografia até consegue ver as “pontas” (osteófitos, na nomenclatura científica) mas não consegue ver que a ruptura do ligamento e a lesão do disco (seta amarela) provocadas pelo atrito destes osteófitos ao tentar abrir a boca.
Existe algum exame que confirma o diagnóstico do problema da ATM?
Essa pergunta tem sido frequente aqui no Portal e também nas redes sociais. Não existe um exame único que é capaz de dar um diagnóstico e detectar qual a artropatia da ATM (doença da ATM) está afetando o paciente. Entretanto, apenas com exames como a ressonância magnética é que é possível ver aspectos da ATM que não se pode ver através de nenhum outro exame.
Por conta disso, é importante ressaltar que para um tratamento da ATM ser bem elaborado, tem de estar bem suportado por uma investigação detalhada ainda na fase de diagnóstico, o que inclui a ressonância magnética como item fundamental, necessário e, com freqüência, mais alguns exames de imagem para complementar como a tomografia computadorizada.
Dr. Marcelo,
Sou eu novamente. O profissional a ser indicado por você pode ser de Goiás ou do DF. Aguardo resposta.
Muito obrigada
Olá!
Temos excelentes profissionais atuando em Goiás e no DF. Confira todos os profissionais de nossa equipe no link abaixo:
– Clínicas Recomendadas – Instituto da ATM – Brasil e Argentina
Olá, boa tarde.
Meu nome é Camila, ontem fez 09 meses que fiz uma cirurgia de Buco-maxilo-facial, coloquei uma placa e cinco parafusos, por ter em um acidente o osso da mandíbula quebrado. Agora estou necessitando com urgência fazer um exame chamado CINTILOGRAFIA DA CABEÇA( MANDÍBULA) por gentileza, solicito ajuda onde fazer este exame, pois não estou em condições de pagar e necessito com urgência.
Desde já agradeço, no aguardo de respostas.
Morro em Cajazeiras, Salvador /BA.
Atenciosamente: Camila Santana.
Camila, você deve entrar em contato com centros de imagem da área médica ou hospitais.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Conheça a Maratona da ATM, um evento tão intenso e interativo, que não poderia ter outro nome!
A maratona da ATM que vai muito além do tratamento, pois envolve atividades como oficinas de técnicas de autocuidados e controle da dor, treinamentos em alimentação anti-inflamatória e suas variantes, bem como conferências que permitem ao participante entender melhor toda essa confusão de informações relativa às disfunções temporomandibulares (DTM), num molde muito similar aos congressos e simpósios que profissionais de saúde frequentam para se atualizar.
olá estou sentido dores e estalos na nuca , meu maxilar não dói muito mas sinto uma pressão neles ..fiz uma ressonância do cranio e da cervical não acusaram nada ..devo fazer outro exame pra saber sobre a atm ?? os músculos do ombro doem bastante…
Bruno, mas que um exame de imagem, você precisa de uma boa avaliação clínica, onde os exames será apenas parte dela.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite!!
O resultado da minha ressonância deu
menisco articular apresentando posterior com redução bilateralmente. O que isso quer dizer??
Aguardo
Ola Dr , a alguns anos usei aparelho para alinhar os dentes , apos 3 anos comecei a sentir muita dor no ouvido e maxilar , ao realizar consultas com buco maxilo descobri uma atm, fiz tratamento com medicamentos apenas , sinto muita dor , hj nao consigo ter força no maxilar parece q vai quebrar e faz barulhos ao me alimentar , nao uso mais o aparelho retirei para diminuir a dor , gostaria da sua ajuda para saber q especialista procurar e o fazer para q possa amenizar a dor ?
Aguardando resposta
Liliany, o que você precisa é um diagnóstico diferencial para saber o que exatamente há em suas ATM, pois, sem isso, os tratamentos ficam sem nenhum direcionamento. O profissional a procurar é o que tem formação em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá DR Marcelo, Tenho 37 anos e comecei a sentir os sintomas da ATM tem 1 mês, moro entorno de Brasília e procurei o BucoMaxiloFacial no HBDF para verificar o que estava acontecendo, até então nem sabia do que se tratava, fiz um raio x, então ele me informou que teria que fazer a cirurgia e colocar uma prótese, sinto dores na face, dor de cabeça, não abro a boca toda sinto dores ao mastigar a comida entre outros. Fiquei apavorada, ai então ele me propôs que fizesse uma fisioterapia de 30 dias com BucoMaxiloFacial, A ATM pode voltar para o lugar? Tem outras cirurgias sem o uso de prótese que podem resolver o problema? O diagnóstico da cirurgia através de um raio x das mandibulas é confiável?
Se puder responder agradeço.
Olá Marinês. É necessário exames de imagens (radiografias, tomografias, ressonância magnética), exames sorológicos (sistêmico e bacteriológicos), exames clínicos, para podermos estudar seu caso e assim chegar a um diagnóstico.
Caso tenha interesse, nossa clínica fica em Brasília-DF, na Asa Sul. Nossos contatos são: 61-3346.3346 ou contato@brandaoodontologia.com.br
Estamos a disposição para lhe ajudar no que for possível.
Abraços,
Boa tarde tem 2 semanas que estou com muita dor na mandíbula quando vou abrir a boca dói muito meu médico pediu um RX com laudo meu rosto está inchado e não consigo abrir a boca toda oque pode ser aguardo contato quando puder obrigada
Dr Marcelo, tenho 32 anos, e há mais ou menos 2 anos sofro com dores constantes na cabeça, achava ser enxaqueca , pois ficava confusa! Depois de muito investigar com neuro, fazendo todos pés exames fui a dentista q me diagnosticou com atm, minha dor é sempre do lado esquerdo próximo ao ouvido , caminha para próximo do olho e para nuca, tenho praticamente dor 24 horas! Fiz uso de uma placa , sem sucesso, pois agora mudou minha arcada, só estou tocando os dentes da frente, acabei abandonando o uso dessa placa q era enorme, e estou usando uma placa apenas para descanso ao dormir, uso miosan para dormir, não consigo mais trabalhar , e compressa quente o dia inteiro. Fui ao orto essa semana , e irei começar o uso do aparelho! Já não sei se estou fazendo o correto. Fiz fisioterapia, acupuntura , apliquei botox nos pontos de masseter e outros q esqueci o nome, e estou bem desesperada pq estou vivendo intensamente com a dor.. Moro em Brasília, e não sei mais onde procurar ajuda. São noites e noites em claro.. Sempre na esperança de no outro dia amanhecer sem dor, em vão.. Vc pode me ajudar?
Desde já adradeço a atenção
Boa Tarde Aila.
Trabalhamos na equipe do Dr. Marcelo Matos.
Nossa clínica fica em Brasília-DF. Nossos contatos são: 61-3346.3346 ou contato@brandaoodontologia.com.br
Estamos a disposição para lhe ajudar no que for possível.
Abraços
Boa noite
Tenho 23 anos e realizei a 3 anos cirurgia para colocar ancoras na ATM bilateral
Voltei a sentir dores na região e realizei uma tomografia, no laudo o resultado deu “IRREGULARIDADES E RETIFICAÇÃO DAS SUPERFICIES ARTICULARES DAS CABEÇAS DA MANDIBULARES, DE ASPECTO DEGENERATIVOS
RETIFICAÇÃO E ESCLEROSE SUBCORTICAL DA VERTENTE POSTERIOR DA EMINENCIA TEMPORAL DIREITA.
O que isso significa? Tem tratamento?
tudo bem!
os seus exames mostraram alterações em sua ATM. Voce deve procurar um profissional entendido em Patologias da ATM para um diagnostico tratamentos necessários.
abraços!
Adorei Obrigado
DEUS O ABENÇÕE
DR.MARCELO A MUITOS ANOS SINTO ESTALOS NA ATM,MAIS COMO SEMPRE PASSAVA LOGO,NÃO ME IMPORTEI DE TRATAR LOGO.A CERCA DE UM MES COMECEI A SENTIR ZUMBIDO,SENSAÇÃO DE OUVIDOS TAMPADOS,SENSAÇÃO DE PRESSAO,DOMENCIA NO MAXILAR,DORES SINTO SÓ UM POUQUINHO QUE PASSA LOGO,DOE UM POUCO QUANDO MASTIGO ALGO MAIS COCRANTE OU UM POUCO DURO,SINTO ESTALOS QUE PARECE SER NO PESCOÇO QUANDO MOVIMENTO,SOU UMA PESSOA MUITO ANSIOSA!FUI AO ESPECIALISTA EM DOR OROFACIAL ELE ME INDICOU UMA PLACA DE USO NOTURNO,E PEDIU UMA RESSONANCIA,NA RESSONANCIA ELE AVALIOU AS IMAGENS E DISSE QUE NAÕ TINHA PROBLEMA NAS ARTICULÇÕES QUE MEU CASO ERA DTM MUSCULAR.OS SINTOMAS PASSAM E DEPOIS PASSA E COM UNS DIAS VOLTA,O QUE O SR ME DIZ A RESPEITO!VOU MARCAR UMA CONSULTA COM O SR.PARA MINHA SORTE MORO PERTO DE SALVADOR!RSRSRS
Reni é muito improvável não haver nada, sendo que tem estalos… Também é muito raro haver uma “DTM muscular” sem nada na ATM, não que não possa ocorrer, pode, mas é muito menos comum do que se pensa. Veja aqui: DTM muscular vs articular
Será uma satisfação poder ajudar caso você venha a Salvador.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Minha mãesofre com estas dores na boca fez a Rsonancia Magnetica e agoraela vai passar pelo medico a Luci Montoro que tem em Mogi Mirim vai fazer tratamento lá´ela mora om a minha irmã que mora em Mogi Mirim e ela fica ate parada de dor choque que da e la vai ver se consegue o tratamento para amenizar as dores dela……….
Boa noite Dr. Marcelo,
Sou dentista e estou sofrendo muito com minha atm já fazem três anos, Uso placa a mais ou menos 2 anos e meio, e já fazem dois meses que não consigo mais usa-la pois acordo pior. Hoje acordei com muita dor e já tinha uma consulta marcada com meu ginecologista, chegando lá ele viu meu estado ele poderia fazer uma infiltração com procaina, eu estava meio dopada pois tinha tomado um miosan e acabei aceitando, sai de lá pior do que quando entrei, pois agora não consigo mastigar nada estou com uma dor insuportável no masseter. Não sei mais o que fazer, vc pode me ajudar??
Priscila, mandei um e-mail para você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Doutor, fui diagnosticada com ATM, sem nunca ter sentido dor, sentia apenas uns estalos, usei uma placa relaxante por alguns meses para dormir e nunca mais senti nada, parei de usar a placa por conta própria, pela médica o uso seria definitivo, gostaria de saber se corro algum risco do problema voltar, visto que exames de imagem mostraram que o lado direito da mandíbula está crescendo, enquanto o lado esquerdo está diminuindo.
Sarah, se os estalos forem por problemas com os discos e estes permanecerem fora do lugar, há chances sim de ocorrerem problemas futuros.
O melhor é procurar sua dentista ou outro profissional de confiança para reavaliar o caso e verificar quais a situação atual. Um dos lados “diminuindo”é um indício de um possível problema relacionado à falta do disco.
At.te.,
Marcelo Matos
Dr. bom dia.Eu já tinha esses estalos na mandíbula há muito tempo, desde novo, porém não tinha dores. Dois meses atrás levei um soco no nariz treinando. Desde então meu ouvido começou a doer, fiquei com desvio de postura pelo lado esquerdo, e várias coisas relacionadas a DTM. Inclusive na minha tomografia apareceu esse desvio da coluna de -2,94. No caso, isso se agravou depois da lesão. E isso aqui dr:
O que quer dizer isso:
Corticais das cabeças mandibulares estão integras
Porção medular mostra moderada e homogenea trabeculação óssea
Fossas mandibulares e eminências articulares mostram superficies lisas e regulares
Em posicionamento de máxima intercuspidação habitaul MH, cabeças da mandíbula estão posteriorizadas na fossa mandibular com aumento supero-inferior espaço articular.
Posicionamento boca abertura máxima, cabeça direita da mandíbula não atinge vértex da eminencia articular (hipomobilidade condilar)
Máxima abertura bucal cabeça esquerda mandíbula atinge vértex eminencia articular.
Detalhe: tenho oclusão 2 e minha mandibula está deslocada para direita
Dr. bom dia.Eu já tinha esses estalos na mandíbula há muito tempo, desde novo, porém não tinha dores. Dois meses atrás levei um soco no nariz treinando. Desde então meu ouvido começou a doer, fiquei com desvio de postura pelo lado esquerdo, e várias coisas relacionadas a DTM. Inclusive na minha tomografia apareceu esse desvio da coluna de -2,94. No caso, isso se agravou depois da lesão. Seria caso de cirugia?
Boa Noite, Dr. Marcelo,
A algum tempo meu maxilar começou a dar estralos e doer, indo ao médico ele pediu raio-x da ATM, no entanto nada de diferente apareceu, então ele me encaminhou para um dentista, no qual me deu um tratamento e falou que talvez eu tenha que fazer uma Ressonância magnética, e isto talvez possa ser caso de cirurgia.
Qual a sua opinião?
Michele,leia aqui sobe as cirurgias:
Artroplastia da ATM
Mais sobre ortodontia, ATM, dor crônica, dor de cabeça, má oclusão…
Debate sobre cirurgia
At.te,
Marcelo Matos
Boa Noite, Dr. Marcelo,
Poderias me indicar algum profissional da área em Porto Alegre/RS ou região?
Aline, entre em contato com a Lídia Yavich: http://www.clinicamy.com.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Você pode me indicar algum profissional em Recife para eu tratar as ATMs? Já estou nessa busca há 5 anos.
obrigado
Rafael, não conheço ninguém em Recife.
Olá, Doutor.
Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida. De uns tempos para cá, sinto muito desconforto na mandíbula, na maioria das vezes na parte superior. Meu médico pediu para que eu fizesse uma RM de ATM e já estou com o exame agendado. No entanto, tenho alguns outros sintomas e queria saber se tem algo a ver com a Disfunção de ATM. São eles: Dores nas costas (no meio), dores na nuca, no pescoço, na face (mandíbula e próximo ao ouvido – osso do maxilar, eu acho). Febre também. Isso pode ser outra coisa? Vira e mexe tenho febre que não passa dos 37,5. Seria algum problema de espaço dos dentes também? Meus dentes do ciso estão pela metade, mas não sinto dores na gengiva. Isto pode estar sendo ocasionado por dor de garganta, talvez, sempre tive problemas para identificar quando minha garganta está inflamada. Resumindo: Todos estes sintomas são da ATM? Febre também? Ou devo procurar saber se está relacionado à uma sinusite mal curada etc?
Estou muito aflita com tudo isso, se puder me ajudar.
PS: Gostaria apenas de uma opinião sua. Já marquei uma consulta e o exame.
MUITO OBRIGADA! Beijos
Priscila
Febre indica primariamente uma infecção. Já os outros sintomas que você pergunta pode ser relacionado à ATM sim. Quanto aos dentes do siso, estes também podem se infectar e produzir dores. Portanto o correto é seguir com a avaliação que você já marcou e verificar com o profissional como diferenciar esses questões.
At.te,
Marcelo Matos
Muito obrigada!!
Olá Dr Marcelo,
Há muitos anos sofro com dor no pescoço e ombro, aperto os dentes qdo estou dormindo e às vezes, até mesmo acordada. Já fiz vários tratamentos, fisioterapia, RPG, pilates e acupuntura. Nada disso resolveu. No ano passado em julho comecei a ouvir zumbido e isso me incomoda muito. Não tenho nenhum problema de saúde. Passei no dentista e ele me diagnosticou com ATM, uso uma aparelho móvel na parte inferior e superior, estou tratando com fono para fortalecer a musculatura da mandíbula e não tenho percebido nenhuma melhora. No início do mês de abril vou colocar aparelho fixo para corrigir a mordida cruzada, o dentista disse que meus caninos não tem nenhuma função e é preciso realinhá-los. E acredita que com o aparelho o zumbido vai sumir. Também tenho estalos na mandíbula. Esse tratamento esta correto? Grata.
Suzana
É muito difícil prever o “comportamento” do zumbido… Quanto ao tratamento, não tenho como lhe dizer se está correto ou não, pois não fiz uma avaliação em você, mas tenho como lhe oferecer algumas ferramentas. Converse com seu dentista sobre o diagnóstico da sua situação da ATM, o porquê dos estalos, se são patológicos ou não, se há algum problema sistêmico envolvido ou não, e como o tratamento se alinha com o diagnóstico. Daí você e ele(a) poderão definir a melhor direção.
At.te,
Marcelo Matos
gostaria de saber quanto custa uma ressonancia magnetica ou se ela e cobrada pelo sus . estou com muita dor na rotola e nos ligamentos cruzados
José, não sei sobre ressonância de joelhos… o blog aqui é sobre disfunção e patologia da ATM, que é a junta da mandíbula com o crânio (logo à frente do ouvido). Sugiro entrar em contato com um ortopedista médico e com clinicas de imagem para esclarecer sua dúvida.
Att.,
Marcelo Matos
DR.MARCELO por favor me ajude tenho dores horriveis ja passei por varios profissionais mas não conssegui um tratamento o diagnóstico é atm será que o senhor poderia me indicar algum profissional mais perto da minha cidade estou em BAURU na cidade de grandes universsidades e do centrinho mas tratamento pra atm nem pessar sem mais obrigada
Elisabete
“ATM” não é o diagnóstico… Diagnóstico é descobrir o que está acontecendo com sua ATM, o que causou, o quanto afetou e se é reversível/controlável ou não. É a partir daí, que é possível planejar um tratamento.
Infelizmente, não tenho um nome para lhe indicar.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr.
As vezes sinto uma dormencia no lado esquerdo da face. Tenho bruxismo, e ouço barulho na articulação quando abra e fecho a boca… Nunca senti dores fortes de cabeça e nem zumbido. Será que pode ser algum sinal ou início de ATM?
Vânia, dê uma lida nesse texto aqui: Estalos na ATM
At.te,
Marcelo Matos
Doutor,
Eu preciso de uma consulta urgente, ja passei por buco, já fiz extrações, estou com um odonto mas o problema persiste. Fico uma semana mais ou menos e outra semana mal, onde não consigo abrir a boca, mastigar, conversar, dores na nuca, ruidos, deslocamento da mordida, etc. preciso do contato do senhor para análise do meu caso. Agradeço.
Alzeni.
Alzeni, entre em contato aqui com a clínica (71)3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
Fiz algumas perguntas aqui e não fui respondido.DTM pode ser causa falta de vitaminas e minerais?
Junior, são centenas de perguntas diárias. Infelizmente não dá para responder todas,..
Quanto à sua pergunta, a carência de vitamina e minerais certamente agravam várias condições patológicas da ATM, mas não são causas específicas. Por exemplo, a falta de glicogênio, magnésio e outras coisas pode dar dor muscular.
Att.,
Marcelo Matos
Obrigado pela resposta.Ando lendo que atualmente está ocorrendo má alimentação,falta de minerais importantes… pois sinto rigidez nos músculos que envolvem a atm.
Doutor,
Há mais de mês comecei a sentir dor de cabeça intensa, e dor de ouvido.Logo depois veio a tontura e o zumbido. O otorrino me alertou sobre a possibilidade de ATM. Procurei um especialista, e ele me com a ajuda de uma panoramica disse que meus sisos estão impactados, mas que primeiramente eu deveria usar a placa e depois faria a extração. Só que minha dor de ouvido aumentou, e está insuportável. Seria o caso de não esperar a melhora da placa e já fazer a extração? Ou poderia piorar com a extração já que não estou estabilizada?
Débora, eu não avaliei o seu caso e não tenho como decidir o que é melhor para você. O que posso dizer é que o siso só tem relação com dor quando está inflamado com uma pericoronarite. Se estiver impactado, mas sem inflamação ou infecção, praticamente não há relação do siso com zumbido, dores, ATM, etc.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.
fiz uma ressonância magnética onde tive inclinação lateral do disco esquerdo ao fechamento bucal com boa recaptura e deslocamento anterior do disco direito sem recaptura em abertura;cisto subcondral e esclerose intramedular na cabeça do lado esquerdo e erosão associada com processo osteofitário anterior da cabeça mandibular direita; derrame articular do lado direito e o dentista me indicou cirurgia, tenho outra forma de tratamento? Gostaria de uma segunda opinião, onde fica a sua clinica? Tem em São Paulo?
Fabiana
Tem sim. Para isso é preciso descobrir o que provocou essas lesões, pois diferentes doenças podem provocar essas mesmas lesões e irão responder de maneira completamente distintas a uma cirurgia, por exemplo.
Infelizmente, não conheço quem em São Paulo poderia fazer esse tipo de avaliação, pois embora hajam muitos especialistas em DTM e dor orofacial, não há nenhum que tenha formação em patologia da ATM. Esse tipo de formação requer um treinamento nos programas de Mini ou Mega Residência em Patologia da ATM, que duram entre dois e três anos, e há apenas em Porto Alegre, com a Dra. Lídia Yavich, em Salvador, aqui comigo e em Buenos Aires com o prof. Dr. Jorge A. Learreta. Infelizmente, ainda não há alguém com esse treinamento em SP.
A minha clínica fica em Salvador e o tel é (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi, minha mãe esta sofrendo de ATM, não esta podendo fazer tratamento dental porque necessita passar por um especialista em atm, por favor queria seu endereço. para irmos ai, entre em contato, fico no aguardo
Maynara, entre em contato com a clínica no tel (71) 3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
Olá dr. Boa Noite, gostaria muito q rtespondesse aminha pergunta c relação ao q já expus sobre o meu problema, gostaria de saber se é caso de cirurgia?
Muito grata!
Dr. Marcelo minha filha tem 16 anos e vem apresentando a uns 4 5 meses atraz um estalo no maxilar e agora doi as vezez a noite levei ela no buco ela fez tumografia e agora ele pediu uma ressonancia magnética ela usa aparelho ortondontico fixo e falaram que precisa tirar para fazer esse exame é nescessario mesmo tirar ? o medico falou que na primeira fase ela vai ter que usar uma placa de metal e na segunda fase cirurgia se nescessario como é essa placa ? será que resolve ?
Izabel
Eu faço ressonância magnética de todos os meus pacientes e nunca precisei tirar o aparelho fixo para fazer imagem da ATM. Isso às vezes é necessário para imagens da cervical, mas para ATM é muito difícil.
Quanto ao tratamento não há como eu comentar pois a conduta do colega é muito diferente da minha.
Att.,
Marcelo Matos
Oi boa noite, vocês tem clínica no rio de janeiro?
Olá Luiza
Ainda não temos clínica no RJ…
Att.,
Marcelo Matos
Boa Noite, Dr. Marcelo!
Sou comissaria de bordo e a dois anos senti meu ouvido zumbir com leve zonzeira.Achei que era um probelma no ouvido devido a um voo que fiz gripada. Fiz Vestibulometria, e todos os exames com a fonoaudióloga. Nada constou. Depois de um ano, o zumbido foi intensificando, as tonturas também , estalos no ouvido e sensação de “entupimento”, dor no pescoço, dores de cabeça de dois dias de duração, sensação de cabeça oca, formigamento na face..isto tudo no lado esquerdo. Tinha estalos na mandibula, acordava cansada e com mandibulas doloridas. Depois estes sintomas sumiam e voltavam e agora voltaram com força total. Tenho zumbido 24 hs, vertigens, formigamento na cabeça, dor no pescoço e nuca que irradia para ombro,enjoos que acredito ser pelo ouvido. Estou preocupada, pois meus exames de sangue estão ok, bem como os ouvidos. Fui ao dentista, e relatei. Ele me aconselhou a procurar um especialista em DTM. Pesquisando na net, vi seu site, e acho que o Sr pode me dar dicas. Infelizmente moro em SP, não conheço nenhum profissional nesta área. Sera que poderia me indicar um de sua confiança? Sera que tenho esta disfunção?
Agradeço sua atenção, gostaria de parabeniza-lo pela cominicação direta com as pessoas. Ajuda muito.
Grata, aguardo retorno quando possivel.
Angélica
Existem muitas linhas de abordagens com relação aos tratamentos da ATM e isso faz com que a responsabilidade de indicação seja ainda meio complicada. Explico: utilizando a mesma técnica que eu, não há ninguém em São Paulo e, como você me perguntou por um profissional DE MINHA CONFIANÇA, eu não me sinto seguro em lhe indicar um profissional que trabalhe com uma linha de abordagem diferente da minha, pois “ter confiança” implica que eu já tenha visto e/ou acompanhado o trabalho do colega e tenha certeza dos resultados que o mesmo costuma obter.
Por essas e outras que escrevi este texto que contém várias dicas para que o próprio paciente possa encontrar um bom profissional: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Att.,
Marcelo Matos
Caro colega , sou ortodontista e estou com uma paciente que foi submetida à cirurgia ortognática. Após a cirurgia, foi pedido pela buco-maxilo, remoção do aparelho para que seja feito ressonância da ATM, pois há suspeita de reabsorção condilar.Porém, fui informada que mesmo sem o aparelho a ressonância não fica bem feita, pois as placas e parafusos da cirurgia atrapalham o exame.você pode me orientar a respeito?
Cara Samara
Sim, é verdade. As placas metálicas e parafusos usados na cirurgia, podem distorcer a imagem, no entanto, na maioria das vezes é possível sim visualizar as estruturas, pois dependem muito da posição e distância dos metais em relação à área de interesse. Se houver sido feito cirurgia de ATM também, com colocação de âncora metálica, aí a imagem fica bem alterada. Mesmo assim, é possível visualizar as estruturas na maior parte das vezes. Tenho aqui dezenas de imagens assim.
Outro ponto é que com a quantidade de metal que existem nas áreas de osteotomias e que , obviamente, não serão removidos para fazer o exame, perde um pouco o sentido remover o aparelho para esse mesmo fim, já que o mesmo não costuma dar efeito muito pior que as placas metálicas e parafusos já irão produzir.
Esse é o tipo do caso que é, na minha prática clínica, mandatório tanto a ressonância quanto a tomografia.
Att.,
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo,
Tenho uma dúvida em relação aos pinos e parafusos utilizados na cirurgia ortognática e o exame de RM.
Meu tio trabalha com manutenção de máquinas de RM e comentou que certo dia entrou, por esquecimento, na sala de exames com uma moeda no bolso na calça e a mesma foi atraída pelo aparelho.
Fiquei apavorada com a possibilidade de um dia precisar fazer um exame de RM e acontecer o mesmo que aconteceu com a moeda no bolso, já que minha face está cheia de metais!
Você poderia, por gentileza, esclarecer essa minha dúvida?
Muito obrigada!
Teresa
Só os metais ferromagnéticos são atraídos pelo magnetismo do ressonador. Implantes dentários, parafusos e placas cirúrgicas costumam ser de titânio, uma liga metálica não-ferromagnética.
At.te,
Marcelo Matos
DR. Marcelo ha 7 meses venho lutando com uma dor de cabeça extrema diária já fiz vários exames não deu nada já tomei varias medicações mas nada resolveu o neuro me disse que eu tenho uma cefaleia causada pela dtm. Dr 4 meses antes de sentir a dor de cabeça eu estava em tratamento dentário fiz 16 restaurações 2 canais 1 canal quebrou e tiver que estra-ilo e o outro quebrou e foi feito uma protex depois foi colocado o aparelho dentario por eu tenho os dentes muito para frente procurei um especialista em dtm comecei fazer o tratamento já vai fazer 1 mês, ainda não vi melhora estou usando placa e fazendo fisioterapia,DR leva quanto tempo para ter melhora. DR pela sua experiência oque você me diz sobre isso. sou de imperatriz (ma).
DR fui em especialista em atm ele não me passou exame,começei o tratamento usando uma placa,e fasendo fisioterapia ja tem uns 15 dias,ainda estou sentindo muita dor de cabeça.DR leva quamto tempo pra sentir melhora.Ele me disse que eu tenho enxaqueca que eu devo comtinua com o neuro,mas eu ja fiz tratamemto 6meses ja fiz exames estar normal, mas as doris comtinua me pertubano estou tomando sandomigram e fazendo a fisio.me ajude pois nao sei mas o que fazer. desculpa por desabafar.
Olá Dr. Marcelo!!
Há alguns meses procurei um ortodontista por causa de alguns sintomas que vinham me incomodando: dores de cabeça contínuas, apertamento, cansaço na mandíbula, torcicolo, entre outros. Após alguns RX o médico radiologista “sugeriu” tratar-se de uma Condromatose Sinovial de ATM e solicitou uma RM.Já o ortodontista pediu uma Tomografia. Qual seria o melhor exame neste caso? Se ficar comprovada a Condromatose, o que devo fazer?
Aparecida
Aparecida
Ambos os exames são bons para verificar a condromatose, em realidade, um complementa o outro. Se for confirmado, o tratamento é cirúrgico.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.Estou com dor de cabeça a seis meses já fiz todos os exames da cabeça tomografia eletroencefalografia ressonância magnética e não deu nada, já fiz tratamento com o neuro e não deu resultado. ja tomei varias medicamentos como gabapentina,tegretol, depakene, varios analgésicos, e até mofina. sera que o meu problema e na atm?
Cleanes
Para tirar essa dúvida você precisa fazer uma avaliação do estado de saúde/doença da ATM. Procure um dentista especialista em DTM ou com formação em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!!
Há alguns meses procurei um ortodontista por causa de alguns sintomas que vinham me incomodando: dores de cabeça contínuas, apertamento, cansaço na mandíbula, torcicolo, entre outros. Após alguns RX o médico radiologista “sugeriu” tratar-se de uma Condromatose Sinovial de ATM e solicitou uma RM.Já o ortodontista pediu uma Tomografia. Qual seria o melhor exame neste caso? Se ficar comprovada a Condromatose, o que devo fazer?
Aparecida, tanto a tomografia como a ressonância se complementam em termos de diagnóstico. A depender do avanço do problema (já que deu para suspeitar em uma radiografia simples) apenas um desses exames pode ser suficiente.
Caso seja comprovada, o tratamento é normalmente cirúrgico. Converse com um cirurgião buco-maxilo-facial
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, tudo bem? Desculpe meu testamento, mas quero lhe explicar com detalhes tudo que venho sofrendo nesses ultimos 8 meses para que derepente eu possa saber um caminho para a minha cura.
venho já há 8 meses com fortes dores em volta do ouvido, muita tontura que é o que mais me incomoda, fico com aquela sensação que eu vou cair ou desmaiar a qualquer momento, ouvidos entupidos ou com pressão, dores embaixo do ouvido, atrás dos olhos, estalos na nuca (não da pra ter precisão se é na nuca ou na face ou nos dois), dentes doloridos, dores na face, principalmente na região dos dentes e proximo aos ouvidos, na nuca e nas laterais do pescoço, inclusive quando aperto meu pescoço, doi bastante e está muito duro. já procurei Neuro, otorrino, clinico, ortopedista e sem nenhum sucesso nos tratamentos até o momento. Fiz varios tipos de exames e todos normais ou dentro dos padrões ate agora, estive numa neuro que me analisou por uns 40 min, fez exercicios com a minha casbeça e constatou que com certeza não tenho problema de coluna e disse que estou sob forte stress, coisa que eu acredito, até mesmo devido eu ja estar desse jeito a 8 meses sem nenhuma espectativa de melhora, só não acredito que o stress gerou tudo issu, a impressão que eu tenho é q parece q algum nervo ou ligamento (não sei bem como me expressar nesses termos) está sendo pressionado por alguma coisa. Usei aparelho durante uns 6.. 7 anos… tenho uma boca pequena e nunca havia arrancado nenhum dente e nenhum siso, arranquei 2 sisos agora atualmente e ja estou com a cirurgia dos proximos 2 marcada. Dentre varios exames, unico que eu ainda não fiz foi ressonancia, ate me pediram, so que dá coluna, mais como essa neuro é uma excelente medica acabei acreditando que meu problema não fosse da coluna, ainda mais que só sinto os sintomas do pescoço pra cima. O que eu gostaria de saber é se o exame que faz o diagnostico de problemas da atm como o Raio X é capaz de mostrar realmente problemas e alterações na mandibula, pois fiz um Raio X de ATM que constatou aspectos normais, ou se somente a ressonancia poderia me diagosticar com precisão??? e de todos esses problemas que citei acima se poderia estar sendo originado de um processo inflamatorio ou irregular da ATM?? e o que?? ou qual tipo de profissional o Sr. me recomendaria???
Já estou ficando sem opções.
Desde já agradeço a atenção e mais um vez me desculpe pelo tamanho do texto, é que são tantos problemas sem nenhum resultado satisfatorio.
Abraço.
ola dr marcelo;
sou eu mineias novamente.O resultado da resonancia(RM) ja foi mostrado para o medico que esta tratando do caso. Ele disse que esta tudo normal mas a dor continua pediu uma ULTRA SONOGRAFIA porque ela tinha nodulos no lado oposto da cirurgia.
O resultado foi o seguinte:
-PRESENÇA DE AUMENTO DO VOLUME E DA DENSIDADE DE TECIDO ADIPOSO JUNTA A BORDA INFERIOR DA MANDIBOLA DIREITA (CELULITE ?)
-PEQUENOS LINFONODOS DE ASPCTO REACIONALEM AMBAS AS REGIOES SUBMANDIBULARES.
-GLANDULAS SUBMANDIBULARES, PAROTICAS E TIREOIDES DE CONTORNOS E ECOGENICIDADE PRESERVADOS, COM VOLUME E TOPOGRAFIA NORMAL.
-NAO SE OBSERVAM LESOES EXPANCIVAS.
_Tambem pediu exames sanguineos
*(HEMOSSEDIMENTAÇAO)(VHS)
—- resultado: 28mm na primeira hora.
*(PROTEINA C REATIVA)
—-resultado: 24mg/L
*(ANTIGENO CARCINOEMBRIOGENICO)(CEA)
—-resultado: 4.2ng/mL
Apartir destes resultados oque o senhor faria?
Ela esta tomando tegretol, paracetamol, certralina e o da pressao esta correta esta medicaçao?.
O que eu poderia fazer para diminuir ou ate controlar a dor de minha mae?
me responda logo que possivel.
agradeço por sua atençao.
atenciosamente mineias.
boa noite
Boa noite dr Marcelo.
meu nome é mineias lhe mandei a pergunta sobre neuralgia trigenia que é a doença que minha mae tem. fizemos a resonancia magnetica como o senhor sugerio e o resultado foi o seguinte: SINAIS DE CRANIOTOMIA A DIREITA. AUSENCIA DE ANOMALIAS DE SINAL SIGNIFICATIVAS NO TRONCO CEREBRAL E HEMISFERIOS CEREBELARES.4VENTRICULOS CENTRADOS E DE DIMENSOES NORMAIS.APOS A ADMINISTRAÇAO ENDOVENOSO DE GADOLINEO OBSERVA-SE ESPESSAMENTO E AREA DE REALCE EM QUINTO NERVO CRANIANO DIREITO(INFLAMATORIO?). DE MAIS PARES CRANIANOS VISUALISADOS SEM ALTERAÇOES SIGNIFICATIVAS. AS SEGUENCIAS PANORAMICAS EVIDENCIAM.MULTIPLAS AREAS FOCAIS DE HIPERCINAIS T2, SEM EFEITO DE MASSA RESTRIÇAO A DIFUSAO OU REALCE POS-GODOLINEO ESPARSOS NA SUBSTANCIA BRANCA, COMPATIVEL COM MICROANGIPATIA. SISTEMA VENTRICULAR DE DIMENÇOES NORMAIS. NAO HA DESVIOS DE LINHA MEDIA. NAO SE OBSERVARAM AREAS DE RESTRICAO A DIFUSAO OU REALCE PATOLOGICO SIGNIFICATIVO APOS ADMINISTRAÇAO ENDOVENOSA DE GADOLINEO.
Diante desse resultado oque se pode fazer?
pois ador continua. uma raspagem ou biopsia teria algum resultado mais significativo?
muito obrigado.
thau
Mineias
Você já levou de volta esse resultado ao médico que pediu?
Seja como for, isso sai da área de atuação da odontologia e precisa ser aprofundado pela área médica, pois me parece ser a ponta de um iceberg. Converse com o médico que está acompanhando o caso para saber como avançar a partir daí, pois será preciso descobrir se isso está relacionada a alguma doença sistêmica/neurológica para poder entrar com algum tratamento mais específico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ao meu ver a dor é, realmente, de origem muscular – visto que meus músculos das costas estão frequentemente tensos e doendo.
Tenho os seguintes sintomas:
PRESSÃO NA CABEÇA
ZUMBIDO NO OUVIDO (PRINCIPALMENTE DIREITO)
TONTURAS
DOR NAS COSTAS
ENJÔO (nos primeiros dias diarréia)
MAU HÁLITO
DOR NOS TRIGÊMEOS (faz um ano que coloquei uma prótese dentária, dentro do osso da face, não sei se isso tem a ver também)
ACORDO DE MADRUGADA MUITO CANSADO E ABATIDO – E ACORDO DE MANHÃ REALMENTE CANSADO
entre alguns outros sintomas que descreveu.
Minha arcada dentária é pequena para meus dentes segundo minha antiga dentista. E meus cisos estão fora do lugar faz um tempo. E meus cornetos são grandes demais segundo o otorrino.
sintomas aparecem principalmente de noite! Durante o dia parece que estou mais relaxado e só tonturas de vez em quando.
Gostaria de perguntar ao senhor, que tipo de tratamento posso fazer e que providências posso tomar para a cura. Atendem em algum lugar em Porto Alegre?
Ao aguardo de sua resposta,
atenciosamente,
Artur II
Antes de tudo, é evidente que há mais de uma coisa sobreposta no seu caso e que nem todas são relacionada à ATM. Entretanto, seja como for, sugiro que procure em Porto Alegre a Dra. Lídia Yavich e Dr. Luis Daniel da Clinica My ( http://www.clinicamy.com.br ).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor, boa tarde!
moro em Cuiabá e gostei muito de suas respostas sobre ATM, ontem fui ao buco-maxilo-facial para que ele analizase o por que não consigo abrir a boca direito e o porque de minhas fortes dores embaixo do ouvido no fim do maxilar.
pois bem ele tentou abrir minha boca a força, como a dor foi muita ele anestesiou e forçou até conseguir uma abertura normal, hoje porém ela não abre direito e sinto dores ainda.
gostaria de saber se este procedimento que ele adotou foi correto? pois a boca ainda esta abrindo pouco e sinto dores.
seria o caso de eu tomar um relaxante muscular, para ajudar na abertura? o Sr. me recomenda alguma terapia?
obrigado, aguardo resposta
tiago cuiabá
Dr. Marcelo,
Escrevo ao senhor, em um mopmento crítico da minha vida(com relação a ATM):
Após 18 anos com dor de cabeça, descobrir que não era Enxaqueca, mas ATM;
– O BUCO MAXILO que me tratou, disse que estava com 1 lado do maxilar ‘deslocado’, e recomendou a cirurgia. Devido as dores, e medicamenos inuteis e sempre 2 vezes na semana em Hospitais para aplacar a dor….
1- Fiz a cirurgia,e pus 1 pino, mas com 5 dias o pino partiu( estava dormindo quando ouvir um barulho, parecendo um tiro e sangue no meu ouvido…Resultado, após 60 dias, de queixas de dores, o medico disse que era necessario a RM, para confirmar ..: pino paratido.
2- Fiz outra a cirurgia, com um pino mais \”forte”..
Mas, a dores aumentaram…e houve tb o “desencaxe” do direito…o que não tinha antes…
Ao retornar do medioc ele me disse: QUE EU ERA UM CASO PERDIDO PARA ODONTOLOGIA, QUE NÃO TINHA CURA…E QUE EU DEVERIA APRENDER A CONVIVER COM A DOR…
Rita Rocha
Por essas e por outras que eu insisto muito aqui no blog para ter muito cuidado com a decisão de fazer uma cirurgia, pois os riscos são muitos.
Houve um período aqui na clínica, que foram tantas pessoas chegando com problemas que pioraram depois de terem feito cirurgias de ATM que eu acabei fazendo esse texto aqui: Quanto a cirurgia falha…
Bom, pela sua descrição, seu caso parece ser um desafio e eu gostaria de avaliar pessoalmente para saber se eu posso fazer alguma coisa por você, ou não. Caso tenha disponibilidade de vir a Salvador, entre em contato.
Att.,
Marcelo Matos
(71)3248-4434
Twitter @Atrodoc
olá Dr. Marcelo como faço para marcar um exame ressonância magnética pelo sus?
Odnéia
Você precisa procurar um médico do SUS, que lhe examine e solicite o exame com a guia apropriada, que deve ser levada a alguma clinica conveniada do SUS.
Att.
Marcelo Matos
Continuando a mensagem anterior em que eu falava do minha aparência após ter tirado o aparelho, o que percebi foi uma expansão da arcada dentária incompatível com o formato de meu rosto, o que ficou esteticamente muito feio, aparentando um queixo pra frente e inchaço ao redor dos lábios. Portanto minha pergunta é : tenho como modificar isso?
Obrigada!
Mayana
Esses essas questõe sprecisam ser discutidas com o ortodontista. Quanto à possibilidade de modificar, provavelmente existe sim, pois na odontologia há muitos recursos modernos. Mas se lembre que tudo que se modifica no organismo tem um custo (e eu não estou me referindo ao financeiro não…).
Boa sorte.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
Boa noite doutor,
gostaria de saber se acumputura é indicada para tratamento da atm?
aguardo resposta,
Atenciosamente,
Beatriz Vila nova
Beatriz
A acumpuntura pode ajudar a aliviar as dores, mas não corrige os problemas que a provocam.
Att.
Marcelo Matos
Olá, boa noite DFr. Marcelo.
Há alguns dias sentia dores que pareciam ser no ouvido e quando fui ao otorrino o mesmo me disse que estava tudo ok com o ouvido. Depois das dores no “ouvido”, comecei a sentir fortes dores na mandíbula direita e, posteriormente, nos dois lados. Essa dor, depois de alguns dias, passou, mas a mandíbula direita continua estalando.
Há uma semana retirei o aparelho fixo dos dentes e, no que consta, minha mordida está correta. Porém, quando retirei o aparelho percebi meu queixo torto e pra frente, e que antes do aparelho dentário eu não percebia o queixo desalinhado.
Gostaria de saber se o queixo torto estaria relacionado à ATM ou consequência do aparelho ortodôntico?
Por favor, se puder responda esse comentário, pois estou muito deprimida com a nova aparência que ganhei depois da retirada do aparelho dos dentes.
Desde já, obrigada!
Olá Mayana
Você perguntou: “Gostaria de saber se o queixo torto estaria relacionado à ATM ou consequência do aparelho ortodôntico?”
Bom, é muito difícil te responder esse pergunta sem fazer uma avaliação pessoalmente, pois ambas as possibilidades existem.
Tenha em mente que tratamento ortodôntico não corrige nada em relação à ATM, apenas alinha os dentes. Se já houver um problema na ATM (e pelo seu relato de estalos isso certamente é possível) o mais comum é ficar com a dentição alinhada e bonita, mas a ATM ainda com problema.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
ola doutor
comecei a sentir dor na atm tem dois meses e reparei q quando estou num dia de muito extres dói muito e fica ate uma semana ai vai melhorando, em uma viagem eu reparei q a dor tinha sumido e ate minha mordida tinha voltado axo q e porq estava mais relaxada mas assim q voltei pra casa a tencao volto,e agora estou sentindo um encomodo na garganta nao é uma dor continua é só quando engole algo saliva e agua e tem umas duas semana do lado esquerdo onde sinto a dor na atm e no pescoço tambem. isto pode ta ligado com O PROBLEMA DTM?
e doutor uma obser:eu nao fumo e tenho 22 anos
doutor o sus cobre a RM?
OBRIGADO
Adrielle
O estresse é um importante gatilho de vários sintomas. Em periódos estressantes todo o organismo, incluindo as ATM´s passam a ser exigidas de maneira muito intensa e, se houver alguma patologia instalada, os sintomas podem aparecer ou, se já existirem, podem se agravar.
Quanto à RM, sim o SUS cobre esse tipo de exame, normalmente após uma longa fila de espera…
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
DONTO TA COM CINCO ANO SINTO FONTEDO DO NOS QUEIXO NO PECOSO NAS COSTAS TAMBEM AS VEZEM NAO CONSINGO COME NEM CARNE E NEM PAO PORQUE A DOIR DE MAIS NAO CONSINGO MANTIGA I OS MEUS DENTE DOI DI MAIS
Olá Dr Marcelo Matos,
Sou dentista e quem te indicou pra mim foi um colega chamado Arthur Oliveira.
Já ouviu o ditado: casa de ferreiro espeto de pau, né?
Pois é. E uusei aparelho quando era adolescente mas tive que abandonar meu tratamento. Hj sofro bastante com minha ATM.
Na faculdade ag aprende puco sobre a ATM, então n sei muito.
Mas esta semana tive o que eu acredito ser um deslocamanto do meu disco articular. Eu tava conversando com minha paciente, explicando os Só que para minha surpresa eu não estava conseguindo ocluir direito.
Conseguia abri e fechar a boca nosmalmente, mas o lado direito simplismente não tinha toque. Ficava afastado cerca de 2 mm ou menos.
Eu tive que sair e procurar algum dentista que no prédio que estava (ainda bem que tinha), daí pedi para manipular minha mandíbula e ouvi um estalo que voltei a ocluir com um pouco de dor. Só q ao bocejar, ocorrei de novo. Fiquei omc ela desoclida a noite inteira e só no outro dia consegui outra dentista para me ajudar. No fim do dia de novo!!! Pedi para uma colega tentar( ACD, imagine a que ponto cheguei). Pronto, to aqui eu pesquisando telfone de consultótio de especialistas para me ajudar. Isso eu to c a boca travada para não esquecer e bocejar de novo,kkk.
Bom seria cômico se te falasse que trabalho com ortodontia??? Pois trabalho.
O que eu queria é saber o telefone do seu consultório. Ver se trabalha em alguma especialização que eu possa ir no fim de semana. Pra ontem,kkk.
E queria ver se eu consigo agilizar a documentação necessária.
Qual exame mais indicado para o meu caso? Dai vejo se posso levar quando eu for.
Obrigado por ler e se puder me ajudar…
Dra Ediane Machado Sampaio
Cara Colega Ediane
Será um prazer pode atendê-la. Entrarei em contato por e-mail.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
Em exame de RM foi achado um artefato de susceptibilidade magnética no pólo temporal anterior direito,decorrente de material ortodõntico. A dúvida é: os implantes dentários podem aparecer diretamente neste local?
Janilde
Todo metal ferromagnético na boca pode gerar interferências e os implantes (a depender do material de que é feito) não são exceção. Se você já tiver feito cirurgia ed ATM, também pode haver metais (usados em âncoras, pinos, etc) na ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
OLÁ DR.
HA TEMPOS VENHO PESQUISANDO SOBRE ESTE ASSUNTO, INFELIZMENTE AINDA SE FALA MUITO POUCO NESSE PROBLEMA. VENHO SOFRENDO DESSE MAU, TENHO PASSADO POR MOMENTOS MUITO DIFICEIS, FORA O QUADRO DE DEPRESSAO. SINTO MUITA RIGIDEZ PROXIMO AS TEMPORAS, JÁ FIZ RM QUE CONSTATOU SUBLUXAÇÃO, DR QUAL A RELAÇÃO DAS DTM COM O FATO DE ABRIR DEMASIADAMENTE A BOCA. DESDE QUE PROCUREI O DENTISTA E O MESMO ME DISSE QUE EU ESTAVA COM O CEU DA BOCA AROUXEADO, VIVO ABRINDO A BOCA AO EXTREMO PARA OLHAR, ISSO PODE PIORAR MEU QUADRO.
Joice
Sobre sua dúvida a respeito da subluxação, sugiro que leia essa postagem aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/luxacao-e-subluxacao-da-da-mandibula/
E sim, se estiver forçando muito para abrir pode piorar a situação, pois toda articulação tem limite de movimentação fisiológico que quando é forçado pode gerar problemas.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
Dr Marcelo , estou com dores fortes estilo pontada atras da cabeça fiz a RM que acusou sinais degenerativos da ATM caracterizados por redução do espaço articular retificação da surperficie articular dos condições mandibulares e esteofitose marginal anterior .Os discos encontram-se deslocados anteriormente principalmente a direita associado a presença de pequeno derrame articular no compartimento superior da ATM esquerda .
Meu buco maxilo indicou a cirurgia diz que não existe outro tratamento para meu caso, que a cirurgia é simples e se, seqüelas sem chance de erros.
Estou muito apreensiva e lendo seu blog fiquei ainda mais preocupada pois voces cita que existe, muitos erros nestas cirurgias e que em alguns casos a cirurgia se repete por varias vezes sem sucesso e o tratamento então pode ser mais prejudicado… Você pode me orientar? Você atende em SP por convênio médico odontoprev? Muito obrigada
Elisângela
Você escreveu: “Estou muito apreensiva e lendo seu blog fiquei ainda mais preocupada pois voces cita que existe, muitos erros nestas cirurgias e que em alguns casos a cirurgia se repete por varias vezes sem sucesso e o tratamento então pode ser mais prejudicado…”
Em realidade, não sou só eu que cito… Dê uma olhada na postagem sobre a jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também o próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.
Quanto a uma orientação, o melhor que posso dizer é que pela descrição, provavelmente existe uma boa chance de haver outras alternativas de tratamento, sugiro você procurar uma segunda opinião. Talvez o Dr. Tanganeli ( http://tanganeliodonto.com/atmdor.html ) possa lhe ajudar. Ele não segue a mesma linha de trabalho que eu e, portanto, não seu se os recursos que ele pode lhe disponibilizar podem evitar que faça a cirurgia. No entanto ele é bastante respeitado no mio odontológico e certamente vale a pena ir lá checar.
Quanto á odontoprev, acho muito difícil encontrar atendimento de qualidade em relação à ATM. Dê uma olhada nessa postagem aqui: Planos de saúde e as DTM´s. É sobre plano médico, mas vale para o odontológico também. Acho que irei fazer um específico sobre isso.
Att.
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
Boa tarde doutor,
Doutor venho tendo fortes dores na atm direita e esquerda,dores nos dentes e musculares, para se ter uma ideia não consigo nem prender o cabelo pois quando solto minha cabeça fica muito dolorida,comecei a fazer um tratamento estou usando placa 24 hrs por dia e tomando relaxante musculares faz mais ou menos 1 mês e as dores ainda continuam deve procurar outro profissional?gostaria de saber quais riscos a atm pode trazer para mim,posso ter um derrame por causa dessa disfunção?
Aguardo a resposta,
Atenciosamente
Beatriz V. N.
Beatriz
ATM NÃO causa derrame.
Se seu caso não está melhorando o correto é conversar com seu dentista a respeito. Existem alguns casos que são realmente mais difícieis de tirar do quadro de dor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr Marcelo, em 2009 começei a sentir dores na articulação e no ouvido, junto de estralos, um tipo de dor que permanece a longo tempo, e depois some, até pensei que estava com problema de ouvido, mas não, aí me recorri a uma clínica odontológica aí eles me disseram que essas dores era por causa da minha mordida que era cruzada, então coloquei aparelho, mas não me ajudou com as dores, pois conforme passou o tempo ela ficou masi forte e amis constante. Aí um dia passei com um buco maxila, e ele pediu para eu fazer uma ressonância magnética, mas ainda não fiz e vou demorar para fazer, eu não tenho covenio. E eu me assusto em pensar que pode agravar mais essas dores ou tornar algum problema mais grave.
Aline
Se você for em um ortodontista que não está muito atualizado quanto às disfunções e patologia da ATM, certamente ele(a) irá encontrar algum problema dentário para ser a “causa” do problema. Isso não é por má fé, mas simplesmente porque a odontologia passou muito tempo achando que eram os problemas de má oclusão (encaixe dos dentes) os causadores das disfunções e, por isso, muitos profissionais ainda são formados nos cursos de graduação e especialização com essas ideias. Sugiro que leia o texto: Mais sobre ortodontia e DTM
Att.,
Marcelo Matos
Twitter @Atrodoc
Pode um problema de ATM, ou um ciso impactado causar espasmos na regiao do labio e queixo?
Boa Tarde Dr. Marcelo.
Já fiz duas cirurgias buco maxilo facial tinha mordidada aberta.
A última foi em 1992.Fiquei com mordida cruzada lado esquerdo.
Todos meus dentes tem resina.A dentista clínica aumentou todos os dentes buscando corrigir a mordida cruzada, esteticamente ficou melhor. A reabilitaçao foi feita não respeitando a minha mordida que
ficou cruzada devido o limite cirúrgico, os dentes forão desviados para o lado direito com as resinas.
Não tenho estabilidade na atm, tenho dorese estalos
Preciso ir num profissional que consiga reencontrar minha oclusao, que entenda de Atm e ajuste oclusal.
O sr. pode me indicar um profissional em Curitiba.
Muito obrigada
Maria
Maria, infelizmente não tenho um nome para lhe indicar em sua região. Mas se voc~e tiver disposição de ir até Porto Alegre, poderá entrar em contato com a Dra. Lídia Yavich http://www.clinicamy.com.br
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde, está com 5 meses q venho tendo problema de ATM, e nenhum médico conseguiu resolver meu problema. Estou com a abertura bucal limitada, e sentido muita dor na ATM esquerda, e desde o início q nao consigo abrir a boca mais do q 3 cm, e quando bocejo q força, sinto uma dor enorme e um estralho, onde chego as vezes a chorar de tanta dor. Porém disseram q o problema seria os terceiros molares e eu tinha q extrai-los, fiz isso, mas nada adiantou, e não solucionam meu problema. Gostaria de ajuda.
Obrigada, aguardo retorno
Aliniane
Dê uma lida aqui sobre os estalos articulares que acho que terá uma idéia mais clara do que pode estar acontecendo.
Estalos na ATM
Estalos articulares devo me preocupar?
Att.,
Marcelo Matos
Oi Dr.
Ja ha algum tempo tenho dores na região da ATM, principalmente qdo forço, como por exemplo mascar chicletes, as vzs sinto estralos e tenho bruxismo, usei aquela placa p/ dormir, mas não resolveu, extrai meus sisos tbm e nada. Fiz raio-x e ressonancia da ATM e deram normais.
Tenho tbm zumbido no ouvido, e as vezes meu ouvido “tampa”. Fiz diversos exames do ouvido e ressonancia p/ labirintite, todos deram normais.
Tomei antidepressivo pq o médico achou q o meu problema era emocional, porem tbm não resolveu.
Dr, ja não sei mais o q procurar. A otorrino está achando que meu problema no ouvido está sendo ocasionado pela ATM, por eu ter dores, e meu ouvido ‘tampar’ principalmente com vento ou frio.
Mas pode eu ter problemas na ATM se minha ressonancia deu normal?
O Dr. pode me indicar o q fazer, ou quem procurar depois de tantas tentativas e tantos exames normais?
Dr, desde já agradeço e espero q possa me ajudar..
Obrigada
Ana Beatriz
Se você possui dores na ATM e bruxismo, certamente há algo sim em suas ATM´s e o fato da ressonância ter dado normal, não quer dizer que esteja tudo sadio, pois “normal” e “sadio” são duas coisas diferentes muitas vezes confundidas na área da saúde. Dê uma lida no texto normal vs sadio para entender o que estou dizendo.
Sua ressonância pode ter dado “normal” por vários fatores:
1. O radiologista pode não ter uma visão completa da situação por não estar de posse dos parâmetros clínicos, pois não fez a sua avaliação física;
2. A imagem pode não ter os parâmetros de qualidade e posicionamento (angulação) adequados para identificar as estruturas e alterações;
3. Quem analisou o exame pode não ter experiência em patologia da ATM e não saber exatamente o que procurar na imagem;
4. As lesões podem ser iniciais de modo que ainda não aparecem nas imagens mas já produzem sintomas;
5. Pode possuir alguma lesão”normal”, isto é, que é frequente na população e por isso o profissional não a toma como patológica.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, fiz uma ressonância em janeiro 2011, e aparece que teho osteofitos no maxilar.A dra que eu passava ia dar continuidade, mudou de local.Gostaria de saber se isso é grave?Tenho 31 anos,e algumas vezes tive a luxação da Atm.Obrigada pela atenção.
Carla
Osteófito é um tipo de crescimento ósseo patológico que ocorre em certas áreas articulares e indicam a presença de um processo degenerativo. É o famoso “bico de papagaio” que ocorre também nas vértebras da coluna. Se você possui osteófitos, com episódios de luxação da mandíbula, fica claro então que algo não está funcionando bem em suas ATM´s. Assim, o melhor é fazer uma avaliação bem cuidadosa para saber como proceder em relação ao problema, afinal, se esse sintoma está ocorrendo já aos 31 anos de idade, o que esperar de sua articulação aos 50 ou 60?
Att.,
Marcelo Matos
Olá,
Me ajuda com esse caso? Gostaria de ter uma segunda opniao…
uma pessoa de 40 anos se queixa de um zumbido pulsatil aparecido progressivamente na orelha direita. Ela ouve normalmente e nao tem nenhuma historia de exposiçao ao barulho ou historia de surdez na familia. Fez audiometria e deu normal com apenas uma componente condutiva na orelha direita. Exame vocal normal, timpanograma tipo A na OE e na orelha direita tem varias variaçoes de amplitude superpostas e é tipo A também.
tem reflexos ipsi e contralaterais obtidos a nivel normal. Os reflexos sao normais bilateralmente mas mostra na OD as mesmas variaçoes de amplitude que na medida timpanometrica. Essas variaçoes de amplitude podem ser eliminadas quando ela faz uma pressao leve na carótida direita.
Voce saberia me dizer uma possivel causa e explicar esse zumbido (causa etc????????
Não…
Olá… Bom Dia DR :
Tenho Bruxismo com pequeno desgaste , mas tem piorado a PRESSÃO mandibular tanto dormindo como ao anoitecer ,já com agulhadas no ouvido , dormencia e dor leve articular , já tenho uma péssima qualidade de sono , faço uso de paroxetina , analgesicos para coluna … e sonifero , porém não fiz placa oclusiva ainda , não encontrei um especialista aqui no Rio De Janeiro , gostaria de aplicação de BUTOX para tratar o bruxismo , se puder (me ajude) (indicando um especialista aqui no RJ ). aceito conselhos muito obrigado .
Bom dia, gostaria de saber opinião sobre meu diagnostico, sendo que já faço tratamento de DATM com placa e quando necessário medicação.
Registro da Trajetória Sagital de Côndilos
lado direito 16,0
lado esquerdo 09,0
Melhorou muito, mas ainda sinto dores ao mastigar,
dores no pescoço,
as x no ouvido principalmente lado esquerdo,
não tenho o último dente do lado esquerdo,
Acho que precisaria fazer algo mais, pois acho a diferença muito grande, tendo em vista os desconfortos, o q melhorou muito foram as dores de cabeça q eu tinha sempre.
No aguardo,
Regina Menegati.
Dr. Marcelo, estou com a sensação de ouvido entupido já há 4 meses do lado direito. Não sinto dor nem tonteira. O barulho mais alto incomoda bastante. Já fiz 3 audiometrias e uma tomografia do ouvido e do crânio. Todos os exames deram normais. Um amigo falou comigo da possibilidade de DTM porém não sinto dor alguma na mastigação. O senhor acha que pode ser mesmo?
Silvana
Em termos de possibilidade é possível sim, independente de ter dores ou não. No entanto a investigação dessa possibilidade não é das mais simples não. Sugiro que procure um bom especialista em DTM ou um dentista clínico geral com bastante experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Sofro de uma dor de cabeça crônica todos os dias 24 horas, por 10 anos, todas as especialidades já foram consultadas por mim.
Tomei vários analgésicos, antiflamatorios, antedepressivos, relaxantes musculares, até mesmo morfina.
Hoje após todos os tratamentos continuo com muita dor de cabeça diária, já fui alguns dentistas e nenhum deu um parecer conclusivo sobre a DTM, já tive alguns sinais, como boca travada ao abri-la, um pequeno desvio ao fechar a boca e muito tempo atras ouvi um pouco de barulho como algo solto na cabeça. Será que existe mais alguma chance para o meu problema? è comum casos iguais ao meu?
Marcelo Aguiar
Você perguntou: “Será que existe mais alguma chance para o meu problema?”
Talvez. Se houver algum tipo de lesão nas ATM´s e sua dor de cabeça for secundária a isso, pode haver sim alguma chance de melhorá-la. Para isso, é preciso investigar a possibilidade de haver alterações patológicas em suas ATM´s que é bem diferente da avaliação de DTM.
“(…) è comum casos iguais ao meu?”
Sim, é comum. Muitos casos que atendo apresentam apenas dor de cabeça das mais diversas, sem contudo apresentar sinais conclusivos de disfunção da ATM. Muitas vezes em situações assim o que ocorre é a presença de um processo patológico crônico que dá pouco sintoma local (na própria ATM ou nos músculos ao redor), mas bastante problema à distância, como as cefaléias, por exemplo.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo
Parabéns pela dedicação em ajudar tantas pessoas como eu que estão aflitas por uma orientação.Tenho 52 anos,uso prótese parcial inferior(descupe não sei usar termos corretos,3 dentes meu lado esquerdo e 2
lado direito)Segundo meu buco sofro de ATM´.Já fiz aquelas aplicações,usei medicamentos,fiz TC e esta semana uma radiologia oral.Sinto muitas dores e últimamente meu lado direito tem piorado muito,sem que eu espere (a noite também) é como se saísse do lugar o osso e estivesse roçando osso com osso.Meu buco me disse que estou com forte artrite no condilo e me sugeriu cirurgia.O laudo recente(imagem bidimensional)sugere assimetria dos condilos em relação à cavidade aticular na posição de boca aberta.Ele disse que me encaminhará a um cirurgião (aqui é interior)para diagnóstico.Por favor me oriente,ouço falar que é uma cirurgia delicada e como todas aliás pode haver sequelas.Apesar de me tratar de depressão,sou tranquila quanto aos diagnósticos e procuro a melhor forma para resolve-los.Desculpe-me pelo transtorno do tamanho da solicitação.Anciosa aguardo sua opinião.Um fraternal e carinhoso abraço com votos de um feliz feriado e fds.Elma
Elma
Observe que se há uma artrite em seus côndilos, antes de se decidir pela cirurgia, é preciso saber o que causou tal problema, pois doenças diferentes podem produzir a artrite. Em outras palavras, a artrite não é o diagnóstico causal, mas sim a consequência de alguma coisa. É esse “alguma coisa” que precisa ser identificado pois pode interferir de maneira muito importante nos resultados de uma cirurgia e de qualquer outro procedimento, no entanto, no caso de cirurgias, tem de se ter em mente que o procedimento é irreversível e por isso só se deve ser feito se houver absoluta certeza de sua indicação.
Eu particularmente, prefiro investigar as causas da artrite e tratar de maneira a atuar na remoção (quando possível) ou controle da causa e na correção do funcionamento da mandíbula sem precisar da cirurgia.
O melhor mesmo é você conversar todas as possibilidades com seu dentista ou, em caso de ainda estar insegura, buscar outras opiniões.
Att;,
Marcelo Matos
Boa noite Dr Marcelo!
Fiquei muito feliz em receber sua resposta.Realmente neste período meu médico clínico me orientou a procurar outras opiniões devido a sugestão da cirurgia e pelo fato de ser procedimento digamos sério e indicado em último caso.Pois bem fui muito atendida também pelos profissionais indicados e estou fazendo um tratamento ortodontico que está sendo um sucesso…rsrsrs…digo como paciente,claro.Estou com movimentos bons na mandíbula,não sinto mais dores.Um abraço,com votos de saúde,prosperidade e tudo de bom em sua vida.Elma
Ola Dr!Tenho que fazer cirurgia de um terceiro molar incluso que pode estar encostado na inervação, vou fazer tomografia amanha, mais estou com muito medo, se ele estiver encostado na inervação, tenho chances de fazer a cirurgia sem prejudicar a inervação e acabar perdendo a sensibilidade da boca?Gostaria muito de saber sua opinião.Além disso gostaria de saber também se a tomografia é suficiente para mostrar a relação do dente com a inervação mandibular?Estou muito preocupada com a cirurgia.Obrigada.Abraços.Adriana.
Caro Dr. Marcelo,
Estive numa clinica hoje para realizar uma RM – ATM, mas tive complicações e não consegui realizar o exame. Gostaria de uma dica ou clinica que possua um campo mais aberto. Fiquei mais de uma hora na maquina, mas não consegui permanecer sem engolir saliva, sendo assim, para não atrapalhar o técnico, desisti.
Sofro de pânico e também não posso tomar anestesia, por esse motivo. Tomando o calmante no dia do exame, pode me ajudar? Pode não ser pertinente minhas perguntas, mas tenho feito fisioterapia com osteopata e necessito desse exame para aprofundar o tratamento.
Grata pela atenção.
Débora.
Débora, qual a sua cidade?
Olá DR.
Alguns anos venho sentindo uma dor na ATM, as vezes melhora e depois piora muito.Não consigo abrir totalmente a boca prq doi muito, comecei a me interessar com o assunto pois queria sber o que era isso e soube que era ATM. Sinto tontura e zumbido e queria um especialista para a minha melhora, essa semana mesmo a dor voltou e n tô conseguindo mastigar direito nem abrir a boca toda por causa da dor. Queria um diagnostico pra ver o que preciso fzer de verdade.Abraço
Responder
Boa noite dr Marcelo estou com muita dor , ja tentei de tudo que possa imaginar , não consigo nem trabalhar mais de tanta dor que sinto ,mais nunca ninguem me pediu uma ressonancia , acho pelos comentarios que eu li de outros , será a solução de eu poder voltar a viver denovo , estou pedindo a sua ajuda , para poder a voltar a ser feliz , não aguento mais de tanta dor , que me ataca a cervical mais fui num neurologista fiz uma ressonancia da cervical não encontrou nada , tenho todos os sintomas da atm, o que posso fazer , e onde fica seu consultorio , estou aguardando seu email o mais breve possivel , muito obrigado até o momento minha vida depende de vc .
Patrícia
A ressonância é apenas um exame e não faz milagre. Para que ela seja útil, o profissional que a pediu precisa saber exatamente o que está fazendo e como irá utilizar as informações advindas do exame.
Quanto à minha clínica, o contato é (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo:
Há um ano venho sofrendo com dores muito fortes do lado direito da face, já diagnosticaram várias coisas, já tomei milhões de anti-inflamatórios, já usei placa miorelaxante e nada de passar a forte dor. Só agora um médico me pediu uma RM da ATM. O resultado foi:
Subluxação anterior do disco articular à direita, de contorno irregular, sem recaptura a abertura da boca. Disco articular esquerdo tópico, de configuração anatômica e sinal levemente aumentado.
O que é isso? Qual o tratamento pra isso? E que especialista devo procurar pra me tratar?
Agradeço a atenção e aguardo resposta:
Francini
Francini
Isso é a descrição de um problema estrutural importante e que precisa ainda ser investigado, pois diferentes doenças produzem essa mesma condição. Procure um dentista com formação em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor minha dentista pediu o exame de imagem e disse q minha articulação é de uma senhora de 70 anos e tenho so 27. Existe algum tipo de fisioterapia pra isso? Onde posso encontrar um fisioterapeuta especializado nisso no RJ?
Rafaela
Ela deve ter falado isso de maneira coloquial, pois não há técnicas de estimativa de idade através de avaliação da ATM. Assim, entenda que ela provavelmente quis dizer que sua ATM está com algumas alterações razoavelmente importantes. Entretanto, para saber se fisioterapia está indicado é preciso definir qual é exatamente o diagnóstico e, se for o caso realmente de fazer fisio, por que não perguntar justamente a dentista que te avaliou?
Att.,
Marcelo Matos
olá DR
A alguns anos venho sofrende de mt dor de ouvido e zumbido já passei por otorrino, neurologista, ortopedista, clinico geral, Um fica emburrando para o outro, Resolvi consultar outro otorrino por que minha dor estava insuportavel, e ele me disse que meu problema é na ATM e mandou eu procurar um ortodentista, Eu sinto estralar apenas quando vou bocejar, mas quando estou comendo não estrala e nem doi, gostaria de saber se problema na ATM da dor na região do ouvido e zumbido, a dor é ardencia parece que esta pegando fogo no ouvido a dor dece na nuca e no pescoço.
Diego
Alguns problemas na ATM podem sim dar dor no ouvido, no entanto, não costuma ser com as características que você mencionou. Isso não quer dizer que não seja, mas sugiro que vá com calma nessa hipótese.
Procure um dentista especialista em DTM e dor orofacial ou um de outra especialidade mas que tenha experiência na área e disposição para investigar cuidadosamente o seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
MEU NOMER E EUZELIA SINTOR FORTES DORES NO MEU MAQUICILAR QUER VAI ATER A CABECA E OUVIDO QUERO SABER O QUER FAZER
Olá Dr:Marcelo…ñ sei se tenho ATM…mas pesquizando o meu problema na internet pude ver que todos os sintomas que tem na ATM,são os que eu tenho…Faço tratamento de alergia a muito tempo,sem consseguir êxito..isso por achar que fosse um problema alérgico…muita dor de cabeça,estalos ao bocejar,dor nos olhos,tonteiras tipo labirintite,e o pior deles todos:um zumbido terrível em meus ouvidos,dando a imprenção que estão tapados…sou nova nesse conhecimento do tratamento e diagnóstico da ATM,e até mesmo nem sei aonde posso diagnostica-la e trata-la…por favor me oriente…me diga se tenho o perfil de alguém que tem essa doença…me informe locais de atendimento e valores…conto com sua orientação.
Desde já:o meus agradecimentos
Rosana Silva Fernandes
Rosana Silva
Alguns dos sintomas que você relatou podem sim estar relacionados à ATM de modo que vale a pena você investigar isso.
Uma boa forma de começar é procurando um especialista em DTM e dor orofacial ou um dentista clínico que tenha experiência em patologia da ATM. Quanto a valores de tratamento, não dá para dizer pois varia de profissional a profissional.
Sugiro que dê uma lida nesse texto aqui que contém algumas dicas de como encontrar bons profissionais: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Olá Tomo a liberdade de enviar meu desabafo depois d mais um dia de muita dor na emergência do hospital joary. A muitos anos sofro com muita dor, e agora ta inchando abaixo do queixo meio que d lado, ja fui pro hto e lá disseram que só tratamento, e ai? Ai eu choro pq o tratamento com bulco maxilo é caro e não tenho condições de tratar a dtm ou oclusão coisa assim. Olha ´é muita dor vivo tomando,mirtax, dolamin 125 mg,maxsulid, torsilax em fim poderia sitar varios mais e com isso meu estomogo dóe dimais o tempo todo, vio com rosto enchado de uns dias para cá já não tenho ânimo para nada, comer perto dos outros evito ao maximo. Ândo muito triste e se me perguntar porque to enviando este mail eu respondo , to desabafando com um humano que derrepnte tenha noção do que é sofrer deste mal tão incomodo e limitador.. Me perdóe se estou sendo tão inconveninte ao desabafar mais de vontade vai que por um milagre caia em mãos dealguem enviado de deus que possa me ajudar doando a este ser tão simpls e hulmilde lá do interior de inhapim mg. Hôje moro no rio de janeiro campo grande, estrada da posse. Se vc humano teve a tolerancia de ler eu digo, Muitooooooooooooooooooo obrigado por saber um tiquinho de min. Bjos da flores !! E se não rsponderem ao email eu ntendo.
Dr. Marcelo, boa tarde.
O que acontece comigo é o seguinte. Há dois anos atrás depois que tomei banho senti como se meu ouvido estivesse entupido. Achei que era só água; passaram os dias e meu ouvido continuava igual mas dei pouca importancia. Por aqueles momentos tive também um problema de dor na região em que as costelas se juntam com o osso do peito, fui no médico e só receitou comprimidos anti-inflamatórios, nem falei sobre a sensação de entupimento. Quase simultaneamente fiz um lavado do meu ouvido porque já começava me incomodar. Não sei se foi a razão dos comprimidos para a questão do meu peito, ou o lavado de ouvido ou qualquer razão que desconheço mas meu ouvido ficou normal e eu nem percebei em que momento melhorou.
Porém a finais de 2010 (um ano e meio depois) novamente depois de eu tomar banho meu ouvido ficou com a sensação como tampado. Não dei muita importancia e achei que era agua que tinha entrado. Mas os dias passaram e já começava a me incomodar, eu mexia meu queixo a maneira de tentar desentupir mas sem resultados até que um dia começei a sentir dor no momento de abrir a boca nas refeições (não sei se foi a razão de eu mover meu queixo para tentar “desentupir” meu ouvido), mas esta dor passou.
Procurei dois otorrinos em ambos disseram que o ouvido estava normal e me encaminharam para um dentista porque provavelmente seja um problema de ATM. E isso fiz, procurei um especialista em ATM e ele fez uma avaliação clínica, viu que a minha mordida era torta e me fez abrir a boca para verificar a medida da abertura, ele tentou forçar pois eu tinha dificuldade para abrir e senti uma dor nessa região, falou que não abre totalmente. Fez também uma revisão dos músculos mas não senti dor além de perguntas sobre meu ritmo de vida.
Ele falou que tinha quase certeza, com a analise clínica, que meu disco estava para frente esticando meus ligamentos e é por isso que quando tento abrir a boca nao consigo fazé-lo totalmente porque os ligamentos já não podem ser mais esticados. Mandou fazer exames de documentação digital (radiografia panoramica, teleradiografia, etc além de um raio X dessa região) para verificar o estado do côndilo e para confirmar o que ele tem quase certeza.
Ele falou que o tratamento consistiria em infiltrações que também tem colageno e colocar uma placa que abaixe minha mandibula com a finalidade de empurrar novamente o disco para atrás. Se não dar certo, então colocaria colageno para que meus ligamentos fazam também de disco (isto último foi o que eu não entendi).
Os exames estão marcados daqui a duas semanas porque não há disponibilidade de horário. Mas desde a visita ao dentista apareceu um zumbido no meu ouvido, um efeito parecido ao que causa quando escutamos um som muito alto. E a intensidade tem sido grande inclusive me despertando pelas madrugadas, assim também senti como se estivesse caindo em um buraco profundo (essa sensação eu já senti uma vez quando fiquei gripado faz muitos anos atras), a parte inferior da minha orelha fica quente quando exijo à mandíbula. Na verdade, meu problema tinha só se limitado ao incomodo de sentir o ouvido como entupido. Exceto pelo zumbido do ouvido, nunca senti enjoo, nem dores, nem tuntura, nem dor na face, nem dor de cabeça, nem dor no pescoço. Também estou sentindo que quando abro a boca aparece um barulho na região como se estivesse exprimindo alguma coisa.
Minha preocupação é agora o zumbido do ouvido, a que se deve?. Que tan efetivo é o tratamento com infiltrações e placas para empurrar o disco para atras?.
O dentista não pediu, mas mencionou sobre exames de Resonancia magnetica e tomografia. Qual o preço desses exames?.
Desde já agradeço sua ajuda.
Atte.
Jorge
Jorge
Você perguntou: “(…) Minha preocupação é agora o zumbido do ouvido, a que se deve?”
A relação entre zumbido e ATM é um tanto quanto complexa e pouco entendida ainda pela ciência. Fiz um tópico há algum tempo sobre esse tema: Existe relação entre zumbido e a ATM?
Você perguntou: “Que tan efetivo é o tratamento com infiltrações e placas para empurrar o disco para atras?.”
Isso vai depender do que provocou o problema, o estado das estruturas danificadas (às vezes os discos estão tão danificados que não adianta tentar reposicioná-los…) e de quão eficientemente o dentista consegue executar a terapêutica proposta, especialmente como ele irá fazer para monitorar as respostas neuromusculares e fisiológicas à medida que se usa a placa, ou seja, a forma como a placa é construída e o efeito funcional que ela provoca ditarão parte do resultado dessa questão.
Dê uma lida aqui: Plaquinha resolve?
Quanto aos exames de imagem, é mais fácil você se informar em sua região.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,Dr.Marcelo Matos,tenho um primo de apenas 16anos que sofreu um AVC.Ele foi atendido e o médico requisitou uma ressonância.Gostaria de saber qual o melhor lugar,preço,e se tenho possibilidades de conseguir que alguma clínica faça a doação desse exame, pois o médico pediu urgência e pelo fato de ser uma criança e o exame ser caro?
Boa tarde Doutor! há muitos anos tenho estalos na mandíbula, começou do lado direito e após uma cirurgia de horas para retirada do ciso o lado esquerdo passou a estalar, esses dias é que senti dor frente ao ouvido, tenho pouca abertura por isso não posso tirar os cisos do lado esquerdo, fui diagnosticada com DTM, verifiquei a respeito e realmente apresento os sintomas, fiz os Raio X, aqueles complicados,a Dr aqui de Campo Grande me indicou um aparelho na hora de dormi juntamente com Fisioterapia, além de ter ficado muito caro, não gosto de ouvir apenas um diagnóstico, porque ás vezes cada um fala uma coisa, será que poderia me orientar? e se possível me enviar orçamento, pois terei que fazer pelo particular, então vou pesquisar preço e qualidade. Desde já, agradeço!
Cristiane Mendes
Você está certa em buscar mais de uma opinião. Certifique-se também de tirar todas as suas dúvidas e tente entender ao máximo os “porquês” de cada procedimento oferecido no tratamento.
Bom, quanto à questão de valores, eu não tenho como lhe passar um orçamento pois não fiz sua avaliação e não sei qual é exatamente seu diagnóstico. Entenda que o termo “DTM” é uma expressão genérica para muitas doenças diferentes. Assim, o tipo de diagnóstico que realizo para poder definir o tratamento é bem mais profundo que apenas determinar se tem ou não “DTM”. Por exemplo, se há estalos, quais são exatamente as estruturas que estão danificadas? Se realmente o problema foi causado pela força aplicada na mandíbula durante a cirurgia do siso, o que desencadeou exatamente os estalos, uma distensão de ligamentos? Uma ruptura? Qual é a extensão dos danos e como eles afetam o funcionamento da articulação? E os músculos, funcionam corretamente em sincronia ou possuem alguma alteração funcional? Como se relacionam os sintomas com os problemas funcionais? Se justificam ou pode haver um fator externo, como uma doença sistêmica associada?
Enfim, existem muitas perguntas que preciso responder antes de definir qual tratamento irei estabelecer e, consequentemente, os valores que serão passados ao paciente. Acredito que só seu dentista, que foi quem lhe avaliou, possa ter essas informações e por isso não tenho como lhe passar um “orçamento”.
Com relação a pesquisa de preço que você quer fazer, tenha consciência que tratamento da ATM é algo completamente individualizado e que irá variar de dentista para dentista conforme for a formação acêmica de cada um e suas respectivas habilidades. Isso não é como um produto que, uma vez que você decidiu a marca e o modelo, você escolhe a loja mais barata (afinal o produto seria o mesmo, não é?!).
Não, nessa área da saúde, ainda que dois dentista lhe digam que irão fazer placa para dormir e fisioterapia, a forma como a placa é construída e monitorada, bem como a fisioterapia é feita, fazem deste tipo de serviço algo difícil de comparar.
Reflita bem sobre todas essas questões quando for tomar suas decisões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
cadê a resposta?
Isabel, acho que está aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/tratamento-da-atm-e-ressonancia-magnetica/comment-page-3/#comment-7788
Por favor poderia me indicar um Doutor que tenha especialidade em ATM, aqui no rio de janeiro. Eu preciso com urgência, tem dia que eu nem consigo abrir a boca, o meu maxilar estala parece até que vai se deslocar. Me ajudem por favor!!!
desde já fico grata.
Bianca
No RJ há muitos profissionais e talvez, o Dr. José Luiz possa lhe ajudar:
Av. Amaral peixoto, 334 sala 704
Centro Niterói RJ
tel. 21-2620-0880
olá, dr. Marcelo.. confesso que estou bastante assutada com esse assunto, porque até então não sabia nada sobre isso… e há algumas semanas, venho sentindo dores ao abrir a boca, dor no ouvido, e tbm sinto uma diferença ao encaixar os dentes, o lado direito encaixa e o esquerdo não..as vezes pra abrir a boca, tenho que segurar “como se fosse impedir a dor”..
A verdade é que não faço a minima ideia de quem procurar aqui em Fortaleza.. fui ao dentista e mal falei o que sentia ele disse que eu teria que usar placas.. E isso já tá me deixando paranoica..
queria saber se o tratamento é caro, e se como está com pouco tempo de sintomas, apenas o aparelho ou placa resolve o problema. Pois, estou morrendo de medo da cirurgia.. E tbm se tem algum profissional de Fortaleza para me indicar..
Por favor, responda o mais rapido possivel =[
obrigada.
Luanna
As placas são “ferramentas” que podem ser usadas em várias situações, mas o tratamento vai muito além de uma simples placa…. Além disso há uma grande variedade de tipos de “placas” na odontologia e nem todsa funcionam como supõem seus proponentes.
Assim, o melhor é você procurar um profissional com experiência em ATM e como, infelizmente, não conheço quem possa indicar em seu estado, escrevi um texto com dicas de como localizar um bom profissional: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Fiz cirurgia de expansão da maxila a 35 dias atras, e ultimamente tenho sentido meu ouvido entupido do lado direito, uma sensação de quando entra água, ou quando a gente está subindo uma montanha, sabe? Será que tem a ver com a cirurgia? Estou preocupada.
Aguardo sua resposta. Bjos e Obrigada.
Isabel
Na dúvida, o melhor é fazer uma consulta com o otorrino e verificar se está tudo ok com o ouvido. Caso esteja, relate os sintomas também para o dentista que lhe acompanha.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOA NOITE Dr Marcelo, no lado esquerdo tenho reducao na abertura da boca e fortes dores ao abrir ja fiz mais ou menos 20 sessoes de ATM E medicamentos e so diminuiu a dor minha dentista me indicou para fazer artrocentese.
Vou escrever o parecer da RM:
LUXACAO ANTERIOR NAO REDUTIVEL DO DISCO ARTICULAR DIREITO
SUBLUXACAO ANTERIOR REDUTIVEL DO DISCO ARTICULAR ESQUERDO
DERRAME ARTICULAR BILATERAL
REDUCAO DA TRANSLACAO CONDILAR BILATERALMENTE
DESDE JA AGRADECO E AGUARDO REPOSTA.
Lusmagna, não entendi qual é a sua dúvida… Não vi nenhuma pergunta no seu comentário.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!
Já fiz minha ressonância da ATM. Acabei retirando o aparelho ortodôntico para realizar o exame, pois na clínica onde fiz disseram que poderia atrapalhar. Foi utilizado contraste – fiquei com um cateter na veia com o contraste durante todo o exame. E o exame foi bem demorado – bem mais de uma hora. No principio foi com a boca fechada, depois com a boca aberta em tres niveis de abertura da boca. Veja o que diz o laudo:
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕES TEMPORO-MANDIBULARES
METODOLOGIA:
Foram obtidas imagens das articulações têmporo-mandibulares nas sequências pesadas em T1 nos planos coronal e sagital, T2 e gradiente no plano sagital oblíquo, com diversos graus de abertura da boca.
ANÁLISE:
Côndilos mandibulares anatômicos.
Eminências temporais íntegras.
Fossas epicondileanas íntegras. (O que são fossas epicondileanas? é o mesmo que cavidade glenóide?)
Discreta subluxação do disco articular esquerdo, o mesmo apresentando redução com diversos graus de abertura da boca.
Disco articular direito normoposicionado em com sinal habitual.
Houve excursão satisfatória dos côndilos mandibulares com diversos graus de abertura da boca.
Ainda não mostrei na minha especialista em DTM e nem no meu ortodontista, mas já mostrei na minha fisioterapeuta e ela disse que esse problema não é difícil de resolver.
As minhas dúvidas são:
1) O laudo não nada fala sobre os ligamentos. Os ligamentos não aparecem na RM mesmo? Ou a minha RM não foi bem feita? – Esse era o meu maior medo: juntar dinheiro para fazer um exame caro desses (paguei 740,00, pelo sus tava demorando demais para marcar)e não ser bem feito, não detectando então o meu problema.
2) O que é uma subluxação com redução? é quando o disco está deslocado para trás do que deveria ficar? E qual a diferença entre subluxação e luxação? É realmente fácil de resolver.
3) Há alguns anos eu levei um tombo e bati com a boca com muita força, até quebrei dente. Isso pode ter contribuído para essa subluxação no disco articular?
Grata desde já!
Olá Ana
Finalmente pude parar para responder seu comentário aqui no blog. Como você já me havia escrito por e-mail, acabei deixando esse aqui para responder depois.
Suas questõe :
1) Se a RM for de boa qualidade é bem provável que dê para ver sim os ligamentos. Quanto a fazer o exame e este não ser bem feito, cabe ao profissional que pediu o exame, entrar em contato com a clínica e solicitar que seja feito com as correcções necessárias. Isso é algo que pode acontecer com qualquer exame e via de regra, pelo menos aquie em Salvador, a maioria das clínicas de imagem que tenho contato, refazem o exame de boa vontade.
2) Dê uma lida nesse texto aqui que talvez a coisa se esclareça para você: Luxação e subluxação da mandíbula: qual a diferença?
3) Sim.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom Dia Dr. Marcelo,
Aff parece que achei a pessoa aqui em SSA, para solução de meus problemas, seguinte: Comecei a perceber que minha mordida mordida parece está errada, as vezes quando vou comer mastigando parece que mordo cruzando e é uma dor enorme quando isso acontece, comecei a sentir dores no pescoço e na coluna fui a emergência da Ortoped varias vezes, fiz raio-x e e sempre os exames dão normal, foi ae que comecei a me preocupar com meus dentes, percebi que quando acordo fico com os mesmos pressionados e quando estou tenso fico pressionando os mesmo também, nisso acordo com meu pescoço todo dolorido e passo o resto do dia com essa dor que vai indo para as costas e até meu torax, mais a dor se fixa mais um pouco abaixo do pescoço nas costas, isso está acabando com minha vida social, sem falar que tem tia que fico com a coluna toda travada nem vou trabalhar, tomo um relaxante muscular mais o mesmo só alivia pouca coisa, as vezes quando como coisas duras não aguento mais e paro pois as mandíbulas doem e as vezes sinto estralos, dor no ouvido e por ai vai isso seria um caso de ATM DTM bruxismo ??? Abraço Dr.
Adriano
A ATM pode estar envolvida sim no seu caso, mas, plea sua descrição, certamnte devem haver outros fatores. Esse é o tipo da situação que tem de ser feito uma investigação bem cuiadosa antes de sair tentando resolver a ATM na expectativa de melhorar a coluna. Se você está aqui em Salvador, ligue aqui para a clínica (71)3248-4434 e marque um horário para a gente conversar sobre o seu caso, daí poderemos verificar se há alguma possibilidade de iniciar algo pelo lado da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, é uma pena que um dentista assim tão dedicado esteja há muitos quilômetros de distância… Faz uma semana que acordei impossibilitada de abrir a boca para comer ou mastigar, devido a uma forte dor na ATM esquerda. Estava usando uma placa de bruxismo durante a noite. Na minha cidade não existe especialista, portanto, comecei por minha conta a tomar um anti-inflamatório. Hoje já consigo comer, mastigar, escovar os dentes, mas a dor ainda está presente quando faço esses movimentos. O senhor teria algum tratamento paliativo que possa me ajudar até que eu possa procurar um especialista? Obrigada.
Cristina
Obrigado pelas congratulações.
Bom, quanto à sua pergunta, como eu não trabalho com cuidados paliativos, fica difícil eu lhe recomendar alguma coisa que lhe seja realmente útil. O melhor é, na ausência de um especialista, procurar um bom dentista clínico geral.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo estou em uma dúvida…
Preciso fazer outra RM de ATM esquerda e direita, mas uso aparelho fixo, e gostaria de saber se tem como ser realizada ou se o aparelho pode ser considerado um artefato?… Por que faço uso do aparelho Hirax para expansão de maxila mas ele vou tirar dia 21/07/2011 já o fixo não tem data determinada já que fazem só uns 5 meses que ele foi instalado!.. Aguardo ansiosa por resposta… Beijos e fique com DEUS!
=)
Janaína
É possível que o metal do aparelho produza um artefato, mas normalmente dá para realizar o exame assim mesmo, basta que o técnico saiba como lidar com essas coisas. Tenho muitos pacientes que fizeram RM da ATM com aparelhos fixos, implantes dentários, dentre outras coisas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo, estou fazendo tratamento dentário, pois há aproximadamente 1 mes tive uma dor no ouvido esquerdo, meu dentista abriu tratou o canal e a dor sumiu, enquanto estava com o curativo,quando ele fechou e fez o primero isolamento com o ionomero de vidro a dor voltou, nenhum analgesico faz efeito, fiz panoramica constou alongamento dos processos estilóideos, bilateral, raio x demonstrou normalidade sem desgastes das articulações, o otorrino pediu rm da atm.Quando respiro parece que o vento passa pela garganta e dói o ouvido.O que pode ser?Obrigada se puder responder
Denise
Existe um fenômeno conhecido como “síndrome da dor-de-dente-dor-de-ouvido”, que em realidade está associada a uma irritação neurológica nas vias (troncos nervosos) que existem em comum entre dentes (e o sistema mastigatório como um todo) e o ouvido, incluindo aí a inervação do músculo tensor do véu palatino, que é quem controla a passagem de ar pela tuba auditiva, que fica entre a garganta e o ouvido (que provavelmente está afetado no seu caso, produzindo a sensação de “ar” que você descreveu). Assim, para tentar desenrrolar esse quadro complicado, é preciso descobrir quais são as fontes de irritação neurológica ( dentes? ATM? Outras estruturas?) bem como conseguir fazer com que o sistema volte a funcionar corretamente. Isso pode não ser muito simples, mas é possível em alguns casos.
Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia crânio mandibular e que tenha disposição para investigar seu caso e que possa contar com o auxílio de um bom otoneurologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DENISE EU VI SEU RELATO E ACHEI INTERESSANTE PORQUE ESTOU SENTINDO AS MESMAS COISAS Q VC DESDE ABRIL E ATÉ AGORA NAO TIVE UM DIAGNOSTICO CERTO ENTRE EM CONTATO COMIGO POR ESSE E-MAIL denizearagao20@hotmail.com
Tudo bem? Dr estou com suspeita de ATM vou fazer o exame com raio x com laudo mas o buco maxilar nao pediu a ressonancia e pelo que eu estou lendo aqui parece q a ressonancia e fundamental? Faço o raio x com laudo e ao entregar p o buco posso exigir uma ressonancia?obrigada.
Olá Eliane. Não pude responder antes… Bom, na minha forma de trabalhar, realmente a ressonância é imprescindível, mas se o seu dentista não pediu ou não tem o costume de pedir esse exame, não irá adiantar muito exigir ou forçar ele por vários motivos, dentre eles: porque ele deve ter as razões dele para não pedir e isso tem a ver com a linha de trabalho que ele segue; o exame não “fala” por si mesmo, ou seja, é preciso que o exame seja parte de uma avaliação integrada para que as informações contidas nele seja aproveitada para o diagnóstico e planejamento do tratamento.
Portanto, o melhor é conversar abertamente com ele a respeito de como proceder com seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Querido Dr. Marcelo….
Desde abril de 2010, quando retirei os dentes do siso, venho sentindo dor na ATM esquerda, fiz tratamento com uma dentista especialista em DTM, com cirurgiões de buco maxilo-facial e ortodontista, fiz uma ressonancia que segundo eles não demonstrou nenhum tipo de anormalidade. A partir de dezembro deste mesmo ano coloquei o aparelho Hyrax, em janeiro de 2011 fiz uma cirurgia de expansão de maxila, pois os dentistas em um grupo acharam que as dores eram causadas devido ao tamanho da minha maxila que era bem pequena.
As dores realmente melhoraram muito, minha maxila expandiu bastante, fiquei com um diastema de 1,5 cm, que hoje já está fechado, sem a ajuda de aparelho ortodontico, ainda não retirei o Hyrax mas ja estou com o aparelho fixo inferior a uns três meses. Porém minhas dores vontaram a uns 2 meses e desta vez dos dois lados, tomava Ciclobenzaprina 20mg a noite e já não me causava efeito, então o cirurgião achou melhor tomar uma fórmula com Nortriptilina, Paracetamol e Ciclobenzaprina a noite por 30 dias, porém eu ja tomei por um mês e a dor ainda persiste me impossibilitando até da abertura bucal e alimentação, gostaria de ajuda para poder entender se essa dor pode ter relação direta com a movimentação dos dentes devido a cirurgia ou então ao aparelho ortodontico… Estou desesperada pois as vezes penso que as pessoas acham que estou mentindo com realção a minha dor, não tenho ânimo para mais nada, minhas dores são fortes de mais e agora (segundo um otorrinolaringologista que consultei) minha ATM esquerda está “escorregada” e me causando labirintopatias como a labirintite.
Quando tenho crise de dor sinto fotofobia e o som também me encomoda, gostaria de ajuda, espero ansiosa pela resposta…. desculpe pelo tamanho do texto e parabéns pelo seu trabalho de ajudar quem precisa assim como eu!
Beijos e fique com DEUS!
Janaína
A primeira coisa importante a ser feita no seu caso é avaliar se essas dores são realmente da ATM ou de outro lugar. Uma vez que se confirme a respeito da origem da dor, é preciso saber o que a causa, pois não adianta tratar apenas a dor de maneira paliativa.
Outro ponto importante é saber qual é o real problema da ATM, existem danos internos às estruturas articulares? qual a extensão? Qual a relação com o funcionamento muscular e mastigatório? A cadência muscular durante os movimentos ocorre de maneira correta? Como o tratamento que está sendo feito atualmente se relaciona com esses questionamentos?
Por fim, atualmente as técnicas mais avançadas de tratamento da ATM são realizadas sem que se necessite alterar a oclusão ou a forma das arcadas.
Sugiro que converse com seu(s) dentista(s) a respeito do rumo do tratamento e quais alternativas podem ser consideradas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
A sua clinica fica em que cidade,? no meu caso moro em fortaleza., o senhor me indicaria algum profissional?
Regina
A minha clínica fica em Salvador, Bahia. O contato é (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr,. Marcelo
O meu filho sofre com ATM observado já há de 4 anos, e há mais de 3 anos fazendo tratamento ortodontico para a oclusão, segundo o dentista , isso poderia corrigir, só que tem puorado, a ponto dele conseguir apena uma pequena abertura da boca. Gostraria do seu conselho, de alguma iondicação, e orientação,. agradeço de coração pela sua ajuda.
regina
Regina
Infelizmente não tenho um nome para indicar em Fortaleza…
Quanto ao caso do seu filho, é importante você descobrir o que está acontecendo dentro da ATM, pois um processo patológico que afete a ATM não pode ser resolvido apenas concertando a oclusão, pois esta é normalmente uma consequência e não a causa do problema na ATM.
Sugiro que converse com a dentista a respeito do que pode ser investigado em termos de patologia da ATM ou que procure um segunda opinião profissional.
Nesse tópico, postei algumas dicas de como localizar um bom profissional da área: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi dot queria seber ser tem algum remedio pra dor passar
Daniela
Há muitos… Dá uma olhada aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Analg%C3%A9sico
No entanto, remédio não resolve o problema. É preciso descobrir o que causa a dor e tratar o problema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite Dr Marcelo,
A praticamente umas duas semanas venho sentindo dores na parte da frente do ouvido, detalhe não tenho nenhuma dificuldade de abrir a boca e também não tenho a mandibola torta, porém quando vou comer qualquer alimento no primeiro isntante (o gosto) sinto uma dor horrivel nessa parte na frente do ouvido, parece a sensação de você estar chupando um limão,fui até um buco e ele não me deu mais detalhes, mas diagnosticou uma disfunção de ATM.
Enfim o Sr. acredita que um simples tratamento dentário que estava realizando pode desencadear essa disfunção, por algum procedimento errado do dentista, detalhe só fui trocar umas obturações.
Obrigado e abraços
Fabrício Furlan
Fabrício Furlan
Existe uma condição médica conhecida como “dor-de-dente-dor-de-ouvido” que na verdade pode ser uma variação de uma síndrome conhecida como “FREY”. Na versão clássica, uma lesão do nervo aurículo temporal, normalmente causada por uma cirurgia de parótida ou de ATM, produz uma profusão de sintomas que mesclam o sentidos do paladar, com dores, enrijecimento e suor de um lado da face. Atualmente, se sabe que lesões de canal dentário, restaurações (mesmo que sejam bem feitas e sem erros) e lesões da polpa dentária podem induzir no organismo uma alteração do funcionamento de certos nervos, que por sua vez produzem sintomas similares ao que você descreve. Também é preciso avaliar o estado de saúde da ATM de maneira mais aprofundada pois, eventualmente, a ATM pode produzir sintomas pouco convencionais.
Assim, sugiro você procurar um dentista com experiência em dor neuropática, possivelmente um especialista em dor orofacial, para lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Muito obrigada pela resposta por email Dr. Marcelo!
Mas agora me veio outra dúvida:
Eu uso aparelho ortodôntico fixo. Terei que tirá-lo para fazer a Ressonância Magnética?
Ana Terra
Algumas clínicas de imagem solicitam que remova, mas a maioria não. Tecnicamente, pode haver distorções na imagem com perda da qualidade, mas isso depende muito do tipo de metal usado no aparelho, a posição deste em relação a zona-alvo da imagem e de certas configurações do aparelho ressonador. Assim, muitas vezes não é preciso remover. Eu não tenho tido esse tipo de problema pois os centros de imagem com os quais eu trabalho já sabem como contornar essa situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia, Dr Marcelo.
Meu nome é Ana T. e tenho 20 anos. Comecei a ter dor na ATM em dezembro de 2008, então coloquei aparelho ortodõntico fixo em abril de 2009, pois tenho a mandíbula meio para trás e mordida cruzada. Melhorei muito, mas depois os sintomas voltaram. Comecei a fazer fisioterapia da ATM e RPG. Melhorou bastante, inclusive eu era até bochechuda e depois de começar a ortodontia e a fisioterapia, minha bochecha desinchou bastante. Mas minha dor fica assim: incomoda, passa um tempo sem incomodar e depois ela volta de novo. Procurei uma especialista em DTM e estou tomando “Sulfato de Glicosamina” 500mg 3 vezes ao dia. Pedi a ela que me prescrevesse uma Ressonância magnética da ATM (ela só prescreveu porque eu pedi, porque antes ela veio com essa história de que a DTM é multifatorial e que não há cura, só controle, etc). Gostaria de tirar algumas dúvidas:
1) Li em seu blog sobre quando a RM não acusa nada, que pode ser devido ao corte da imagem não ter sido na angulação correta. Qual é a angulação correta para uma RM de ATM?
2) Como posso saber em uma clínica que faz RM qual a bobina que eles usam? A quem devo perguntar? Ao atendente? Ao radiologista?
3) O sulfato de glicosamina é útil? A minha especialista em DTM disse que é para fortalecer as articulações.
4) Quando comecei a fazer fisioterapia, descobri que tinha escoliose, e eu nunca tinha sentido dor na coluna. Tem como saber se é o desvio da coluna que causa a DTM ou se é o contrário? Eu percebi que se eu sentar em certas posições, piora a minha dor na face. E minha mandíbula nunca estalou, nem deslocou ou algo parecido.
5) Minha fisioterapeuta escuta minha ATM com o estetoscópio quando abro e fecho a boca e diz que não há ruído algum. O estetoscópio é eficaz mesmo para ouvir ruídos da ATM?
6) Procurar uma fono pode me ajudar?
7)Estou evitando comer alimentos duros há bastante tempo, isso pode enfraquecer meus músculos e piorar minha dor ou fazer com que les fiquem “desacostumados a trabalhar”?
8) Algumas clínicas aqui da região cobram um preço só para a RM das duas ATMs, outras cobram um certo preço para cada uma das ATM’s. Isso interfere na qualidade do exame?
No momento, eu estou continuando com a fisioterapia (as manobras que a fisioterapeuta faz são só de relaxamento muscular, massagens e RPG), tomando o sulfato de glicosamina e há um tempão que não vou ao meu ortodontista, pois ele mandou eu usar um elástico intra-oral que não consigo usar porque tensiona ainda mais minha musculatura do rosto. E quando eu falo da dor que sinto, ele não dá a mínima atenção, como se só o aparelho fosse resolver. Vou fazer minha Ressonância magnética (estou esperando o SUS autorizar) mas estou com medo de ainda assim não estar no caminho certo… E se a especialista em DTM com quem eu trato não souber analisar o exame? Como saber se a clínica que eu vou fazer o exame é boa? Tenho muito medo!
Ah, e os únicos exames de imagem que fiz até hoje foram: uma panorâmica (que não mostrou nada anormal) e uma radiografia comum da ATM que um clínico geral passou.
O senhor tem algum especialista no estado do RJ para me indicar? Pode ser em Minas Gerais também, porque eu moro na divisa do estado do RJ com Minas Gerais.
Grata desde já.
Ana T.
Desculpe-me por tantos caracteres, rs, é que estou muito preocupada comigo, então por isso coloquei tantas informações no meu post!
Ana Terra
Eu já havia lhe respondido por e-mail, mas irei colocar aqui a minha resposta para que possamos compartilhar com outras pessoas que tenham dúvidas similares às suas. Te respondo na mesma ordem listada por você:
Lembre-se que pode “não acusar nada” por vários motivos: 1) porque não tem nada realmente, 2) por causa de uma menor experiência do radiologista que avaliou o exame em identificar as características patológicas da ATM – que podem, algumas vezes, ser muito discretas ou apenas iniciais – e 3) por problemas técnicos ou de realização do exame. Dentre este último é que se encontra o problema com a angulação do corte. O ângulo correto precisa ser identificado através de um processo que se chama de correção, onde o técnico ou o radiologista primeiro faz uma imagem prévia e corrige a imagem de acordo com a posição dos côndilos da pessoa. A partir daí, todas as demais imagens da ATM dessa mesma pessoa, deve considerar essa posição.
Sim, deve perguntar ao radiologista ou técnico responsável. O problema é quando se usa bobina de cabeça, para fazer as imagens da ATM, pois perde muitos detalhes. Muitas clínicas não possuem uma bobina específica para ATM, mas possui alguma outra utilizada para partes pequenas do corpo, que pode servir.
Sim, ajuda a recuperar a cartilagem em casos onde há desgastes articulares ou processos degenerativos. Normalmente precisa ser tomado por longos períodos antes de ser notada alguma melhora.
Sim, tem como saber.
São dois sistemas que trabalham em sincronia, pois a cabeça precisa se manter bem posicionada durante os movimentos do corpo bem como os da mandíbula. Assim, muitas vezes há sobreposição de sintomas entre ambos.
É uma ferramenta útil mas há melhores como um doppler vascular com microfone direcional, um vibroanalizador, etc., pois nem sempre o ruído é alto o suficiente para ser captado pelo estetoscópio.
Talvez, não tenho como saber pois não sei qual o seu diagnóstico.
Sim, isso pode acontecer ao evitar alimentos duros por longos periodos.
São duas articulações que trabalham em conjunto, não há como efetuar um diagnóstico e plano de tratamento visualizando apenas um lado. Clínicas que oferecem os exames desta forma ou não tem muita experiência em patologia da ATM (e, consequentemente, isso pode interferir na qualidade do exame e do laudo) ou estão limitadas pelos planos e saúde.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá doutor marcelo..
eu gostaria de tirar umas duvidas…
é possivel fazer o diagnostico somente com a ressonancia magnetica?!
porque alguns dentistas usam a eletromiografia, eletrovibratografia e eletrognatografia e outros não?
com a ressonancia magnetica é possivel substituir esses exames?
um dentista consegue fazer um bom diagnostico sem utilizar nenhum exame?
meu dentista falou que as avaliações radiologicas não tem necessidade para fazer tratamento pois só ve osso e são muito caras, é verdade?
qual é o orçamento para um tratamento completo em sua clinica incluindo a consulta, exames, placas, laser e teens, ultra-som o que for necessario ate o tratamento final da dtm e quantos meses leva?!
me responda por favor, preciso fazer um planejamento correto e urgente pois essa disfunção vem tirando muito minha qualidade de vida e venho buscando ajuda ja faz mais de 1 ano, não me importo com o preço só quero ajuda
obrigado desde já
Olá Laura, acabei de te responder por e-mail.
Olá Dr. Marcelo
Estou em crise de ATM, faz alguns anos que venho sofrendo desse mal. Já fui alguns dentista, já usei placa para dormir, melhora mas não fico boa.
Gostaria de tirar algumas dívidas. A RM é especifica ou uma feita do cranio serva mostrar como está ATM.
Não tenho muito sorte em encontrar um bom Professional, pois quando peço para tirar um raio X, ele fala e não é necessário.
Estou sentindo uma pressão na testa, no nariz, no maxilar direito, ouvido, dores de cabeça. Também sinto como se o lado direito do rosto estivesse ficando cada vez mais apertado. Já não abro bem a boca.
Mora em Fortaleza, como faço para ter uma consulta com você, ou então me diga o nome de um BOM profissional que possa me ajudar.
Agradeço pela sua atenção.
Por favor me responda
Helda Coelho
Você perguntou: “A RM é especifica ou uma feita do cranio serva mostrar como está ATM.”
Precisa ser específica, pois existem muitas particularidades no estudo das estruturas internas da ATM.
Infelizmente, não tenho um nome para lhe indicar em sua cidade, mas se estiver disposta a vir a Salvador, basta ligar para a clínica: (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor…eu tenho dtm faz faz alguns anos …eu ja usei placas eu ja fiz massagem ja tentei usar remedios e nada adiantou ..nada melhora..
so que nenhum dentista que eu fui ate agora me pediu a ressonancia..fizeram diagnostico somente por raio-x…é por isso que nenhum tratamento deu ceto ate agora..?
a ressonancia magnetica tem que usar contraste..?!
eu tenho minha mandibula muito torta para o lado direito..eu tenho que fazer cirurgia.?!
obrigado
George
A ressonância magnética da ATM (que normalmente não é feita com contraste) é apenas um elemento a mais no diagnóstico, um elemento importante, é verdade, mas ainda assim um único ítem que precisa ser interpretado em conjunto com várias outras coisas, como a avaliação física, por exemplo. Entretanto esse tipo de exame só vale a pena ser realizado se o dentista que pediu souber realmente o que fazer com ele, para beneficiar, de fato, o paciente.
Quanto ao seu tratamento não ter dado certo e também com relação a você precisar ou não de cirurgia, eu não tenho como comentar, pois eu preciso fazer uma avaliação pessoalmente do caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo… fiz uma cirurgia de expansão em 13/01/11… estou com o Hirax e ja travei o aparelho depois de 1 cm de diastema em um pouco mais de uma semana de ativação diaria de tres vezes… Minha abertura bucal melhorou muito depois da cirurgia e pricipalmente da ativação do HIRAX… .. meu cirurgião me disse que minha maxila era do tamanho de uma criança de aproximadamente 7 anos… gostaria de saber se minhas dores na ATM poderiam estar relacionadas com o fato de minha maxila ser pequena.
Desde já agradeço… beijos e muito obrigada!
🙂
Janaína
Pode ser que tenha uma relação sim, no entanto, certamente não deve ser o único fator.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo Matos,
Fiz recentemente uma Ressonância Magnética que apresentou Sinais de lesão óssea central no côndilo mandibular esquerdo. Meu dentista, que é buco-maxilo, recomendou-me um tratamento que utiliza 2 placas, aplicação de laser, infiltração e aplicação de toxina butolínica. Além de caro, a principal preocupação é se esse tratamento para o meu tipo de patologia é o mais indicado, já que inclui tantos métodos diferentes. Além disso, o dentista não descartou a possibilidade de, mesmo com o tratamento, ser necessária, no futuro distante, uma cirurgia.
Como sou leiga no assunto, gostaria de saber se é confiável esse diagnóstico para iniciar o tratamento.
Abaixo o laudo da ressonância:
Indicação clínica,
Dor miofacial e disfunção com dificuldade de abertura bucal e edema.
Técnica:
Ressància Magnética de Articulações Têmpero-Mandibulares.
Sequencias sagitais oblíquas ortogonais sobre as ATMs com boca aberta e boca fechada, ponderadas em densidade de prótons.
Sequencias coronais orientadas sobre a ATM, ponderados em T1 e em T2.
Análise:
Morfologia normal do côndilo mandibular direito e da cavidade glenoide, sem alterações do sinal da cavidade mandibular.
Notam-se, no entanto, sinais de extensa lesão óssea central no côndilo mandibular esquerdo, cuja dimensão é estimada em 6mm de diâmetro, associado a erosões condrais no centro da superfície articular do côndilo.
A cavidade glenoide, no entanto, preserva características normais do sinal.
Morfologia e sinal normais do disco da articulação têmpero-mandibular, bilateralmente, com posicionamento normal do disco com a boca fechada e durante toda a excursão do côndilo no movimento de abertura da boca.
A excursão dos côndilos mandibulares é simétrica, com alinhamento normal em relação aos discos.
Não são observadas outras alterações significativas detectáveis no presente exame.
Conclusão:
Sinais de lesão óssea central no côndilo mandibular esquerdo, com aparente condropatia adjacente, sendo as características sugestivas de geodo, indicando fase inicial de artropatia degenerativa.
Não são observados sinais de deslocamento do disco da articulação bilateralmente, sendo a excursão dos côndilos simétrica durante a abaertura da boca.
Carla
Todos esses recursos são realmente utilizados na área de disfunção e patologia da ATM, no entanto há inúmeras formas de utilização destes mesmos recursos. Por exemplo, há diferentes tipos de placas para as mais diversas finalidades, há diversos tipos de laser, com diferentes potências e comprimentos de ondas que podem ser usados desde o controle da dor e inflamação até o auxílio à cicatrização de tecidos, etc. O importante é entender como cada um desses recursos será utilizado no seu caso e com quais objetivos e, nesse caso, você precisa conversar com seu dentista.
Sugiro dar uma lida nos tópicos a seguir:
Plaquinha resolve?
Laser no tratamento da DTM
Infiltração no tratamento das disfunções da ATM
Botox no tratamento das disfunções da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá Dr. Marcelo tenho um problema de ATM e a médica pediu que eu fizesse uma ressonancia magnética, gostaria de saber como faço para marcar esse exame pelo sus eu mesma.
obrigada