Recentemente, um internauta me perguntou por e-mail porque não havia histórias de sucesso de tratamento de disfunção da ATM (articulação temporomandibular) na internet… Então resolvi que iria começar a postar depoimentos de pessoas que sofreram muito com dores e outros sintomas relacionados à ATM e que conseguiram melhorar a qualidade de vida depois de ter um tratamento adequado.
São histórias impressionantes da vida de pessoas reais, que se dispuseram a compartilhar suas experiências com aqueles que ainda sofrem com essa doença.
Se você já perdeu a fé em uma melhora, sugiro que veja os depoimentos acessando o link abaixo:
Dr. Marcelo, meu maxilar nunca deu problema mas eu tive o azar de ir em um quiroprata que fez uma manobra no meu maxilar que deixaram meu maxilar torto, quando abro a boca tenho graves desvios, e minha mordida está torta, tenho dores para falar, comer, cantar, e para piorar minha face não para de tremer, o que será que dá para fazer com esses desvios? Vou ter que durar com isso para sempre?
Tainá, possivelmente a mandíbula foi forçada e as estruturas internas da ATM foram prejudicadas. A primeira coisa é investigar a situação interna da ATM e verificar, a partir daí, as opções de tratamento. Entre em contato no WhatsApp +55 71 9694-3298
Me siga também no Instagram: @marcelomatosatm
Olá doutor meu nome é Claudia tenho 44 anos, sou operadora de telemarketing, em junho de 2020 estava trabalhando quando comecei a falar bobo com a boca torta, parecia que estava bêbada sabe? E com muita dificuldade para mastigar, minha mandibula parece que não tem controle estou engolindo os alimentos meio inteiros…consultei com um neurologista onde fiz 2 tratamento sem sucesso, até que resolvi procurar outro especialista onde ele me indicou um bucomaxilofacial foi onde descobri atm…a Dra disse que primeiramente eu teria que trocar a protese de cima e por uma protese em baixo onde eu não tinha os dentes do fundo, pois eu tava com minha mordida bem torta…fiz tudo isso, ela disse que minha fala e minha mastigação iria melhorar com o uso da placa também…fiz tudo certinho, mas já fazem 5 meses que coloquei as próteses e estou usando a placa de mordida e não melhorei em nada ainda..a Dra disse que é demorado mesmo e que eu tenho que ter paciência e esperar, se caso eu não ver nem uma melhora mais pra frente daí meu caso é só com cirurgia…doutor quanto tempo leva pra se ter uma melhora? E meu caso será que é só com cirurgia mesmo? Minha mandibula ta torta para o lado e ela disse que meu problema agora é ósseo e mandou eu procurar um osseopata…ja faz quase dois anos que tô assim, não aguento mais perdi a vontade de tudo em minha vida, de tanta vergonha de não poder falar nem mastigar direito, me ajuda doutor.
Cláudia, seu caso me parece mais complexo que só ATM. Entre em contato pelo link: Conte-me mais sobre seu caso!
olá doutor, fã um tempotempo que meu maxilar estrada, faço alguns exercícios em casa e para, mas depois de um tempo volta, são estralos finos mas que da para escutar, não doi, mas não é confortável, quero muito que o meu maxilar pare de estralar, tem cura?
Olá Anna , evidentemente que para poder lhe dizer se tem “cura” precisa ser feita uma avaliação detalhada. Veja os posts para entender melhor sobre os estalos http://www.patologiadaatm.com.br/meu-maxilar-fica-estalando-o-que-fazer/ e http://www.patologiadaatm.com.br/tenho-estalos-na-boca-mas-sem-dor-tratamento-da-atm-dtm/
tenho crises de dor de cabeca fiz m eletro deu irritacao do lado esquerdo eu nao sei o quue fazer tomo amitiprilina25 mais tenho que trabalhar se toma tenho que domir o dia todo por favor me ajudem
Flávia
Converse com médico que lhe acompanha sobre uma indicação de dentista que tenha experiência em Patologia da ATM, pois se houver algum tipo de disfunção da ATM em paralelo com sua cefaléia, os problemas podem estar se agravando mutuamente e diminuindo o efeito da medicação.
Att.,
Marcelo Matos
estou com muito zumbido no ouvido e tonteira e tenho problemas de ATM
uso aparelho
como posso resolver meu problema provisoriamente
com relaxante muscular rersolveria
João Guerra
Cuidado com “soluções provisórias”. Não negligencie seu problema, pois ele pode se agravar.
Com relação à medicação, eu não prescrevo relaxantes musculares, logo não sou a melhor pessoa para lhe tirar essa dúvida.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, achei excelente o seu blog, esclareceu muitas dúvidas minhas. Eu gostaria de me consultar com o senhor, a sua clínica é em qual estado? Eu sou do interior do estado do RJ.
Ana Terra
A minha clínica fica em Salvador, na Bahia. Se quiser entrar em contato, basta ligar no (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Desde já agradeço a atenção.
Gustavo Marques
Você perguntou: “Será que DATM pode provocar uma disfunção nesta região do cérebro ou não tem relação?”
Os sintomas que você descreve são comuns em pessoas com disfunção da ATM com exceção das convulsões e da alteração no E.E.G., embora haja evidências científicas de que, realmente, várias áreas do cérebro são afetadas pela irritação causada por um problema relacionado ao aparelho mastigatório. Em 2009 foi publicado um trabalho muito interessante a respeito disso, numa das principais revistas científicas da área: Effects of mandibular deviation on brain activation during clenching: an fMRI preliminary study.
Nesta pesquisa, foram colocadas interferências nos dentes dos pacientes, provocando uma alteração de apenas 0,5mm na posição da mandíbula e foi descoberto que isto afeta algumas áreas importantes do cérebro que estão relacionadas ao processamento das emoções e interpretação da dor.
Entretanto, como mencionei anteriormente, a convulsão não é uma queixa comum relacionada à ATM, logo o mais provável é que já haja algum problema próprio dessa região do cérebro onde apareceu a alteração no eletroencefalograma, que foi (possivelmente) amplificado/sobrecarregado pela irritação da disfunção da ATM.
Em particular, tive um único caso de paciente em situação similar à sua, mas que a mesma já tinha um diagnóstico da questão neurológica (ela já sabia possuir epilepsia). No entanto as crises convulsivas ficavam mais frequentes quando ela estava com dor.
Portanto minha sugestão é que você retorne com seus exames ao neurologista, feche o diagnóstico neurológico e, em seguida, procure um profissional com experiência em patologia da ATM que possa avaliar a sua ATM com bastante cuidado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostaria de obter através do Sr. algumas informações sobre DATM.Tenho 34 anos e meus dentes são extremamente próximos uns aos outros, na arcada superior chega ao ponto do canino estar projetado para fora. Há três anos venho sentindo sintomas de DATM como zumbido no ouvido (de vez em quando), estalido(frequente), tontura(tive somente uma vez) e dores ao mastigar carnes ou outros alimentos que exigem muita mastigação(frequente). O problema é que esta dor apesar de leve causa uma espécie de irritação no lado esquerdo. Tive três convulsões, desde que comecei a ter esta espécie de irritação ao mastigar alimentos resistentes há 5 anos. Fiz diversos exames (tomografias, e.e.g.)nada havia sido detectado tudo normal, até agora. Algumas semanas fiz um E.E.G. e deu um resultado anormal na região frontal temporal-esquerda. Será que DATM pode provocar uma disfunção nesta região do cérebro ou não tem relação?