Muitos internautas me escrevem perguntando se é possível recuperar os discos deslocados da ATM, pois com frequência escutam que isso seria impossível e que terão de conviver com os estalos e dores para o resto da vida. Pois bem, decidi postar aqui um caso de recuperação total dos discos articulares para mostrar que sim, é possível. O que precisa é um diagnóstico diferencial detalhado e um tratamento que seja descompressivo e alinhado com as necessidades biomecânicas e neurofisiológicas do sistema mastigatório.
As imagens abaixo são referentes a uma paciente, a Mônica, que autorizou a exposição do caso dela a título de educação sobre o tema.
O quadro clínico da Mônica envolvia:
- Dor facial;
- Dor de cabeça, com diagnóstico prévio de enxaqueca;
- Dores cervicais;
- Estalos na ATM;
- Limitação da abertura de boca;
Conheça mais sobre o caso da Mônica. É um caso muito interessante pois muitos dos pacientes se identificam com os mesmos sintomas que ela teve. Mônica sentia dores diárias e após o tratamento, praticamente não sente dores. Mas é importante destacar que não só os sintomas foram combatidos, mas também a causa do problema, proporcionando à paciente uma ATM mais sadia.
Sim, é possível voltar a ter uma ATM mais saudável!
Depoimento da paciente Mônica – Da dor intensa e diária a quase nenhuma dor
Agradecimento especial à Mônica, por permitir a divulgação do caso dela. Muito obrigado!
Olá bom dia, tenho bruximos, fiz uma ressonância das atms e o resultado foi.
Largura limitada do côndilo direito,
– Deslocamento lateral, com redução, do disco articular direito.
O que significa ?
Boa tarde! Gostaria de agradecer a explicação sobre esse problema na ATM mas gostaria de tirar algumas dúvidas.
Através das ressonância fui diagnosticada com deslocamento medial dos discos articulares com a boca fechada (lado esquerdo) tendo reposicionamento dos discos nas sequências dinâmicas com a abertura bucal. Tenho esse problema por conta da ansiedade e já estou tratando.
Passei com um especialista e ele me indicou a fazer um botox na região e depois utilizar a plaquinha de bruxismo, isso resolveria meu caso? Outra doutora me disse que sou muito nova (20 anos) para fazer esse procedimento e somente com a plaquinha de bruxismo ajudaria. Em qual dos dois devo acreditar?
Olá Dr! meu nome evania tenho 25 anos e a mais ou menos 1 ano e pouco terminei um tratamento de atm ou dtm com um aparelho, estou me sentindo bem melhor ,só que tenho uma dúvida que gostaria que me tirasse,pois bem posso arracar um dente queiro? Ou tenho que passar por mais algum processo antes disso?
Como foi seu tratamento ? Série muito grata caso me responda pvf
Doutor boa tarde!! A 8 meses atras fui fazer um canal em um dente e a partir o tal dente não parou de doer mais, então por causa da dor fiquei mastigando de um lado só.. então percebi que minha mordida mudou de posição e de uns 4 meses para cá minha mandíbula começou a estalar…então procurei uma bucomaxilo e ela disse que estou com uma DTM muscular devido sobrecarga mastigatória, ela me passou uns exercícios de alongamento e massagens para desfazer os nodulos que deram no músculo do meu rosto e fazer compressas de água morna..com 3 dias após o tratamento comecei a sentir dores de cabeça terríveis, ânsia de vomito ,tonturas e sensação de ouvido entupido, antes das massagens só estava com a má oclusão e estalos na mandíbula.
Doutor minha mordida sempre foi perfeita e nunca tive estalos, dores, ou qualquer outro problema, agora estou com desalinhamento nos dentes e com a mandíbula estalando e esses sintomas a cima, não sei em quem confiar e O que fazer, pois meu dente virou um canal por negligência de uma dentista, nao consigo confiar mais em ninguém…O que o senhor me aconselha.
Boa tarde Dr. meu nome é Camilla e tenho 35 anos e já fiz 3 vezes a cirurgia ortognatica e pelo visto acho que tô com problemas, foi feito exames e não tenho mais disco e os dentes não se encaixam e a abertura de minha boca está limitada. Sinto dores altíssimas que chega a adormeçer o olho e minha cabeça lateja. Gostaria que o Sr pudesse me ajudar, pois nao estou tendo qualidade de vida e não consigo comer direito e também não durmo bem, em função das terríveis dores. Por favor me ajude. Meu Zap é 11 XXXXX57582. Eu moro em João Pessoa. Morava em São Paulo.
Camila, a clínica irá entrar em contato com você!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
P.S. editei seu número para não ficar exposto na internet!
Boa tarde Dra, sou de Angola sinto muita dor já a 3 meses hoje disseram que tenho um ATM foi esposta a boca por muito tempo na hora da extração e sinto estalos e fortes dores de cabeça.
Ola Dr fiz uma cirurgia de discopexia há 3 anos atrás porém fiz uma ressonância e deu no laudo esclerose subcondral bilateral, deslocamento anterior dos meniscos, osteófitos marginais dentre outros é possível tratamento conservador nesse caso? O senhor indica algum especialista em São Paulo? Grata
Boa tarde Doutor Marcelo!
Gostaria de saber se o senhor indica algum especialista em ATM em Feira de Santana ou Salvador na Bahia.
Desde já, agradeço.
Nara
Olá Nara,
Sim, temos profissionais tanto em Feira de Santana como em Salvador.
Veja a lista completa de nossos profissionais no link abaixo:
– Clinicas recomendadas para tratamento da ATM em todo o Brasil
doutor algum medico para indicar em minas gerais,belo horizonte? obrigado
Olá,
No estado de Minas Gerais, em Diamantina, temos o Dr. Marcus Corrêa. Para que a equipe do Dr. Marcus entre em contato contigo, basta acessar o link abaixo:
Tratamento da ATM em Minas Gerais
Olá pode me recomendar um profissional especializado de dtm em Teresina piaui.
Infelizmente não conheço quem te indicar em sua cidade…
Sandra conseguiu encontrar? TB estou a procura
Olá! Gostaria de uma boa indicação de um professional na cidade de Curitiba-Pr. Obrigada!
Bom dia!
Quero primeiramente, parabenizar está equipe de profissionais de excelência.
Em uma visita ao dentista, expliquei que sentia dores de cabeça, forte e constantes, dores na mandíbula, cervical, trapézio e estalos na mandíbula. Pela primeira vez, então, ouvi falar dá DTM/ATM. Ele receitou miosan para tornar sempre que sentisse dores
Gostaria de saber, se em são Luís, ma. Tem alguma especialista em DTM/ATM?
SOFRO CONSTANTES CRISES .
OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
FELIZ ANO NOVO A TODA A EQUIPE!
Olá Laudenir. Infelizmente o Miosan apenas fará você “sentir” a dor com menos intensidade. Não irá melhorar em nada o seu problema. Tente algum profissional que realmente tenha experiência em tratamento da ATM. Infelizmente não há ninguém de nossa equipe no seu estado. As clínicas recomendadas são: http://www.patologiadaatm.com.br/clinicas-recomendadas/
Olá! podem me indicar um especialista sério e responsável em Santa catrina- joinville ou curitiba-PR ?
Olá Katy, segue link com os endereços das Clinicas recomendadas, que trabalham na linha Neurofisiológica: http://www.patologiadaatm.com.br/clinicas-recomendadas/
Boa noite!
Tenho 20 anos, há 4 meses tirei o aparelho ortodôntico, fiquei com ele durante 7 anos. Dentro desse período desenvolvi a ATM. Tenho abertura reduzida, não posso abrir a boca muito e nem forçar ela muito tempo aberta devido luxação. Tenho constantes dores de cabeça e as vezes de ouvido e stalação constante. O que devo fazer? Não localizei nenhum profissional em minha cidade (Mineiros-GO)
Olá ! Tenho feito tratamentos para a Atm,mas não tenho tido sucesso Gostaris de saber se o Dr indicaria profissionais da área na minha cidade ,pois ainda não encontrei alguém de trate de forma tão profissional como vi aqui neste site . Estou em Belo Horizonte ! Preciso muito de indicações .
Obrigada
Olá Giselle,
No estado de Minas Gerais, em Diamantina, temos o Dr. Marcus Corrêa. Para que a equipe do Dr. Marcus entre em contato contigo, basta acessar o link abaixo:
Tratamento da ATM em Minas Gerais
Bom dia!
Por favor, fui diagnosticada com ATM, sendo que no exame deu deslocamento dos discos com a boca fechada com redução na abertura da boca, derrame, retificação das cabeças mandibulares (condilos mandibulares) com discreta irregularidade dos seus contornos a OSTEOFITOSE marginal anterior incipiente. E excursão assimétrica das cabeças mandibulares, com hipoexcursao à direita.
O médico disso q não da para saber o que começou primeiro ou o que causou, recomendou fisioterapia, placa e cirurgia.
Gostaria de saber se no meu caso tem como recolocar os discos sem cirurgia ou se a cirurgia é realmente indispensável. Desde já, obrigada!
Olá Thais, recolocar os discos no lugar é possível em determinados casos , mas o ponto principal não é esse e sim saber as causas,os danos,relação com doenças sistêmicas e levar estabilidade para articulação através do posicionamento ideal da articulação e dos músculos, controlando as causas da artropatia, quando possível, para melhorar a estabilidade. A cirurgia de pinçar os discos a longo prazo tem tido problemas principalmente quando a articulação não está estabilizada . Lembrando que a cirurgia é um procedimento invasivo e irreversível, enquanto o consenso é de que os procedimentos deveriam ser minimamente invasivo e reversível.
é possível recolocar o disco no lugar sem cirurgia ? Estou com deslocamento no disco, dtm e hipertrofia muscular, como seria o procedimento ?
Olá Vinicius . em alguns casos è possível sim recolocar o disco no lugar , mas tudo depende do diagnóstico. É importante saber por exemplo se o deslocamento é com ou sem redução (quando se abre a boca o disco é ou não recapturado), o que causou o deslocamento ? Se tem doença auto imune envolvida ,que danos os discos e ligamentos já sofreram ? Qual a forma dos côndilos, se houve trauma , a oclusão(encaixe dos dentes) é um agente causal ou perpetua essa condição ? Enfim. um bom diagnóstico é fundamental para se fazer qualquer procedimento. veja esse post http://www.patologiadaatm.com.br/tratamento-de-deslocamento-do-disco-e-possivel-voltar-a-ter-uma-atm-saudavel/
Dr. Marcelo, meu nome é Rosa. Tenho dor intensa do lado esquerdo do rosto e só agora descobri que é problema na atm. A dor é do lado esquerdo e na ressonância o deslocamento de disco é do lado direito, além de hipoexcusão e derrame no lado direito.
Estou usando a placa mole e depois vou usar a placa rígida. Moro no interior de Alagoas. Aguardo sua opinião
Rosa, às vezes placas moles são usadas para fazer alguns testes. Converse com seu dentista sobre o objetivo do mesmo e verifique qual o planejamento dele.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite! Qual foi o tratamento utilizado no caso da Mônica? Obrigada!
Ela foi tratada com base na recuperação ortopédica, biomecânica e neurofisiológica, utilizando-se de órteses intraorais e calibração eletromiográfica e por imagem.
olá,meu nome é Simone,fiz uma ressonância magnética e estou com o disco mandibular deslocado anteriormente.o especialista bucomaxilo que fui,me disse que somente com cirurgia pra colocar o disco no lugar,também me falou que posso ficar com sequelas,que corro risco de ficar com parte do rosto paralisado,isso é verdade?sou do estado do Paraná gostaria de saber se conhece algum especialista em atm/dtm daqui que possa me indicar.tenho abertura da boca limitada.Existe algum outro procedimento que posso fazer voltar no lugar o disco,ou só com cirurgia?
Obrigada.
Simone, antes de fazer cirurgia para colocar o disco no lugar é preciso saber porque ele se deslocou em primeira instância…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Dr Marcelo,bom dia! Minha filha foi diagnosticada com ATM,e o dentista especialista em ATM,da clinlca sorridente disse que ela precisa de uma cirurgia,uma artroscopia do lado que o disco articular tem um desvio anterior com redução e uma artroplastia do lado sem redução,côndilosde morfologia alterada de ssuperfície aplainada,fossas regulares. Não sei que decisão tomar,ela tem uma abertura bucal de dois dedos,esta fazendo fisioterapia,começou na terça dia 09/09,estou perdida.Me oriente por favor!!
Renata, escrevi há algum tempo sobre cirurgia de ATM, dê uma olhada aqui: Artroplastia da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Boa noite!
meu nome e Valdelice,descobrir que estou com deslocamento da ATM E,levei o resultado para o o buco-maxilo,ele me disse que o tratamento e cirurgico.Mas eu queria uma segunda opinião.Até porque ele mesmo que vai fazer a cirurgia.
Valdelice
Há uma tendência natural de cirurgiões bucomaxilofaciais receitarem cirurgia, assim como ortodontista receitarem aparelhos e protesistas próteses…
Claro, há casos que são realmente cirúrgicos e há bucomaxilos que prescrevem tratamento conservadores. Tudo depende de quem você procura.
Como se trata de SUA SAÚDE minha sugestão é procurar um segunda opinião com um especialista em DTM ou que tenha formação em patologia da ATM. Daí você pesa as opiniões e segue com quem você sentir mais confiança.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Marcelo, sou sua colega e gostaria se possível que vc me tirasse algumas dúvidas. No caso de uma recuperação de um disco deslocado sem redução,
1- se a paciente tiver alteração de DVO fazendo somente a reabilitação é possível manter o disco em posição?
2-se não houver alteração de DVO, é necessário algum procedimento para mantê-lo?
3-A idade interfere na recuperação do disco?
Sei que as causas interferem na sua resposta, mas dentro do possível gostaria de um auxílio.Obrigada
Atenciosamente
Jaqueline
Olá Jaqueline, gostei das suas perguntas!
Bom, primeiro, é bastante difícil recuperar um disco que esteja com deslocamento sem redução pois, via de regra, já estão com vários danos teciduais, perda da forma anatômica e associados a côndilos com alterações estruturais que torna difícil estabilizar esse posicionamento de disco. Mas eu disse difícil, não impossível… Assim, supondo uma recaptura não-cirúrgica:
1 – Talvez, desde que ele já tenha sido previamente recuperado por meio de um tratamento específico para isso e mantido aí por algum tipo de mantenedor da postura mandibular (placa, próteses, aparelhos ortopédicos variados). Daí, é confirmar via ressonância magnética e, se o diagnóstico permitir e for de interesse do paciente, elaborar um planejamento de reabilitação oral que perpetue essa condição de saúde articular.
2 – É (quase) impossível não haver alteração de DVO nessas circunstâncias… Pense que um disco saudável pode ter mais de 8mm na banda posterior e ocupar um grande volume do espaço interno da ATM. O que acontece com essa “dimensão articular” quando esse disco se desloca e se degenera? O problema é que se você estiver avaliando DVO com compasso de Willis e outras técnicas de base gnatológicas, simplesmente não estará medindo realmente a DVO. Tenha em mente que a DVO é tridimensional, podendo ter necessidades verticais diferentes para cada setor da boca e isso precisa estar em sintonia com o recrutamento muscular, fenômeno que depende também do estado de nocicepção e propriocepção articular. Escrevi sobre isso nesse artigo aqui Electromyographic evaluation of the ‘vertical’ dimension: the Learreta TMJ decompression test.
3 – Sim, claro. Mas não é determinante. Tenho recapturas em idosos que foram mais “faceis” que em alguns jovens mas, obviamente, no jovem você tem a elasticidade e plasticidade dos tecidos a favor do tratamento. Outros fatores como a causa do deslocamento, o estado do disco e ligamentos, o grau de degeneração tecidual, a forma do côndilo, dentre outras, importam muito mais. Um paciente com doença autoimune expressada na ATM, por exemplo, não importa que idade tenha, será bem difícil, senão impossível, recuperar o disco.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, gostaria de uma indicação para tratamentobem Fortaleza Ce. Obrigada
Angélica, entre em contato com o Dr. Nacélio e Dra. Valéria em Fortaleza, respectivamente: jonacame@yahoo.com.br e lelareismesquita@yahoo.com.br
At.te.,
Marcelo Matos
a uns 8 meses comecei a sentir um barulho no ouvido,passei no otorrino,neuro,e no bucomaxi,esse ultimo me perguntou se tinha algum dente faltando,e como a algum tempo caiu uma coroa no ultimo dente e não recoloquei,ele disse q era isso,pq tava forçando um lado,mas ele nem levantou da cadeira,não pediu nenhum exame,pois tenho os estalos qdo abro totalmente a boca,e de um tempo pra ca tenho tremedeira no encaixe da mandibula,do lado direito,estou tomando relaxante muscular,mas o barulho é 24 horas,alias são 2,tb sinto como se estivesse tampado,qualquer tapa na cabeça irradia pro ouvido direito,a pergunta é,recolocando o dente,isso acaba,se nao,qual o profissional aqui em sao paulo ou abc paulista me indica?
Claudomiro, você relata uma espécie de disfunção da tuba auditiva que pode ou não estar relacionada à mandíbula. Acontece que nem sempre essa relação é fácil de testar e/ou corrigir. Muitas vezes é preciso restabelecer toda a neurofisiologia mandíbular… Procure um dentista especialista em dor orofacial e DTM.
At.te.,
Marcelo Matos
Doutor, eu apenas sinto dores na mandíbula quando estala várias vezes e é apenas em um lado do rosto. Tenho bruxismo de apertamento nos dentes e os dentes doem um pouco também. Fui ao dentista e ele me recomendou usar a placa por 3 meses e depois colocar aparelho pois tenho mordida cruzada. O que pode dizer sobre isto? Estão trabalhando durante a quarentena?
Dr. Séria legal,o Senhor dar uma palestra aqui em pernambuco sobre as metodologia de tratamento para ATM,pois ,aqui,infelizmente,o profissionais são muito limitado. Isso ajudaria muito alguns paciente,até mesmo,diminuir os casos de cirugias.
John, estou nesse exato momento em Pernambuco, pois irei ministrar amanhã (04.04.2014) uma palestra sobre problemas na ATM ea performance de atletas no Congresso de Odontologia de Pernambuco…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. MARCELO, ASSISTI O SEU VÍDEO “Patologia da ATM” NO YOU TUBE E GOSTARIA DE SABER SE A PLACA (DISPOSITIVO INTERMEDIÁRIO OCLUSAL) USADA NO TRATAMENTO É SEMPRE DO MESMO TAMANHO PARA TODOS OU VARIA PODENDO SER MENOR DEPENDENDO DO CASO DE CADA UM, E SE POR ACASO ATRAPALHA NA MASTIGAÇÃO?
AGUARDO, OBRIGADA.
Mariana, a “placa” é completamente individualizada e sob medida. Inclusive as dimensões dela podem variar de uma lado a outro ou entre o setor anterior e posterior. Se você rever o vídeo e observar atentamente quando explico o plano de tratamento (aos 56min e 16seg do vídeo), vai ver que para a “altura” da placa ser definida, primeiro é realizado uma série de procedimentos para determinar o posicionamento mandibular conforme as necessidades neurofisiológicas da ATM. A placa em si, é apenas um suplemento de acrílico para manter a posição determinada. Este suplemento está compensando a falhas estruturas que obriga a musculatura se “contorcer” fora do alinhamento tridimensional da mandíbula.
Depois de instalado na boca e após um tempo de uso, o dispositivo é medido com eletromiografia e ressonância magnética da ATM para saber se está cumprindo, de fato, a função prevista, ou seja, alinhando tridimensionalmente a mandíbula, permitindo o funcionamento correto dos músculos e trazendo saúde ao sistema mastigatório.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Qual a causa do deslocamento do disco dessa paciente (Trauma, bactéria ou doença auto imune)?. Tenho deslocamento do disco com redução e sou professor o senhor acredita que durante o meu tratamento o fato de ser professor e falar muito pode agravar meu problema? O senhor acha que minha profissão pode piorar minha situação no futuro?
att
Robson, no caso dela a causa é traumática.
A sua profissão exige bastante da ATM, mas se ela estiver tratada e recuperada, isso deixa de ser um problema.
Alguns casos, não dá para recuperar 100% da saúde da ATM e aí é preciso limitar um pouco as demandas biomecânicas (falar muito, forçar, etc). Tudo depende do diagnóstico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá.
Dr. Marcelo sobre sua resposta tenho uma dúvida. Mesmo que o disco articular não possa ser recuperado permanecendo com deslocamento com redução posso ter um ATM 100% saudável.
Ou no caso considerar um ATM 100% saudável somente seria possível com a recuperação do disco. Gostaria de obter essa informação tendo como parâmetro sua linha de tratamento.
Atenciosamente
Robson, é uma questão puramente conceitual. Se considerarmos a situação que você descreve como “100% saudável”, então uma que estivesse COM os discos perfeitos, seria o quê, 110% ? rsrsr
Mas sim, é possível ter uma ATM com o disco fora do lugar que seja funcional. Em muitos casos simplesmente não é possível recapturar os discos, mas é possível promover um bom funcionamento que permita o retorno às atividades da vida diária.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigado Dr. Marcelo …….. por mais essa informação. Acompanho sempre seu blog com as novidades postadas por vc.
Dr Marcelo, eu vinha fazendo constantemente uma “manobra” de “abrir o céu da boca do lado direito” (estranho neh!) pra descomprimir a articulação. sinto a pele e o musculo do meu lado direito do rosto caida, pois é como se não tivesse nada pra sustentar (talvez minha articulação já esteja totalmente reabsorvida, so uma ressonancia pra saber…) e quando fazia essa “manobra” sentia um alivio rapido (alguns segundos)e uma subida e firmeza dos musculos laterais do rosto (no caso o lado direito)
Ontem fazendo isso (que ja tinha virado rotina) senti que alguma coisa mudou. esse “alivio temporario” não vinha mais nem quando eu fazia essa manobra de abrir a boca desse jeito especifico, muito menos a sensação de “subida dos musculos laterais do rosto” Em termos de ATM o que isso pode significar
Algum dano permanente que não possa ser revertido? To preocupado…
Ibrahim
Sua descrição é pouco convencional, como você mesmo refere, é preciso de uma aprofundamento da investigação com exames de imagem. Nestes, teríamos de verificar se há correlação entre os sintomas que você descreve e as possíveis lesões encontradas.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. neste caso, a o disco estava com ou sem redução?
Com redução.
Boa tarde,Dr: Marcelo!
Minha mãe tem 86 anos, graças a Deus é muito saudável.Mas, nesses dias ela gripou, inclusive uma gripe muito forte e ela reclamava de uma sensação de ouvido tampado.Levamos para um otorrino e ele a examinou e disse que era uma disfunção tubária e assim passou alguns medicamentos.Mesmo com o tratamento o problema não foi resolvido, ela continua com a mesma sensação e reclama porque incomoda muito.Gostaria de saber do senhor se tem cura e se há outro tipo de tratamento. Agradece, yolanda!
Yolanda
Isso está fora da minha área de atuação de modo que não tenho como lhe responder…
At.te,
Marcelo Matos
Dr. uma dúvida: pode ocorre o contrário, um desvio de coluna afetar a ATM?
Olá, Dr. Marcelo. Esta moça, a Mônica, já com o disco recuperado, ela ainda usa alguma coisa, tipo placa? É preciso? Ou está livre de uma vez por todas da DTM?
Estou tentando me programar para ir até você. Vc já conhece mais ou menos o meu caso, pois já entrei em contato com você algumas vezes.
Moro no Rio e atualmente faço fisioterapia, mas tá cada vez mais difícil aguentar esse tormento de dor e disco articular direito deslocado! Isso é um inferno! E não acho uma pessoa competente para resolver o problema! São 10 anos de sofrimento!
Me diga, Dr. o que vc acha da artroscopia? Li que é um procedimento minimamente invasivo, e usam uma câmera para visualizar e mexer na articulação. Estou com esperança nesse procedimento. Preciso do meu disco articular no lugar, não é possível que isso não possa ser reposicionado, se saiu, tem que voltar para o lugar!! O que vc me diz desse procedimento, dr? Por favor, me responda assim que puder.
Abs.
Vivianne.
Olá Vivianne
Você perguntou:
“Esta moça, a Mônica, já com o disco recuperado, ela ainda usa alguma coisa, tipo placa?”
Sim, por opção dela.
“É preciso?”
Sim e não. Sim, pois mantém a relação postural entre a mandíbula (o maxilar inferior) e a maxila (o maxilar superior) que permite a manutenção do disco em seu respectivo lugar, mantendo a ATM saudável. Não, porque é possível transferir essa relação para a dentição natural dela de modo a torná-la independente do dispositivo intra-oral. Muitos dos pacientes optam por esta opção.
“Ou está livre de uma vez por todas da DTM?”
Está livre da doença da ATM, a artropatia, bem como do conjunto de sinais e sintomas, a DTM. Isso será tão duradouro como for a exposição dela a novos fatores de risco, ou seja, desde que ela não sofra um traumatismo ou mesmo uma infecção na ATM, que não desenvolva uma doença autoimune ou metabólica que afete a articulação, e assim por diante. Alguém pode garantir que nunca vai sofrer um traumatismo na face (como uma agressão, acidente, etc), que nunca vai pegar uma infecção ou que não vai desenvolver nenhuma doença sistêmica?
“Me diga, Dr. o que vc acha da artroscopia? Li que é um procedimento minimamente invasivo, e usam uma câmera para visualizar e mexer na articulação. Estou com esperança nesse procedimento.”
É mais uma ferramenta, que precisa saber como e quando deve ser usada. Normalmente é usado para fazer debridamento de aderências e sei apenas de um trabalho publicado por um chinês que descreve uma maneira de fazer o reposicionamento de disco via artroscopia. Sei que há alguns cirurgiões brasileiros tentando também realizar o mesmo. O problema da artroscopia não é a artroscopia em si… Mas como sempre, o diagnóstico. Se você tem um disco deslocado porque a própria estrutura tecidual dele, incluindo os ligamentos, foram danificados por um processo autoimune, por exemplo, de nada adianta realizar um reposicionamento cirúrgico do disco (discopexia). Isso leva já à resposta de sua próxima questão:
“Preciso do meu disco articular no lugar, não é possível que isso não possa ser reposicionado, se saiu, tem que voltar para o lugar!!”
Nem sempre. Isso depende do diagnóstico. Depende do estado de integridade ou degeneração da própria estrutura do disco, do formado do côndilo onde ele se apoia e da relação entre os maxilares superior e inferior.
Sobre o tema cirurgia e como os cirurgiões costuma ver a questão, leia esse debate aqui: debate sobre cirurgia
At.te,
Marcelo Matos
Boas Dr. ,
Sou João, de Portugal e gostei de descobrir este blog e ler mais um pouco sobre esta situação da ATM.
Devo começar por dizer que sou engenheiro de som e como tal, a minha vida são os meus ouvidos…
À cerca de 4 meses atrás bati violentamente com o lado direito da cabeça, fazendo um traumatismo craniano.
Pouco tempo depois, acordei um dia com uma obstrução no ouvido direito, algo que me perturbava a audição. Tentei que passasse com o tempo, sem sucesso..
Fui então a um otorrino, que me disse que o meu ouvido está impecável e saudável, etc etc”.. ?Fiz então os audiogramas, impedancias, e constato que a minha audição continua perfeita.
Fiz alguma pesquisa e acabei por conseguir os seguintes aspectos:
Pancada -> traumatismo -> disturbio na mandibula ATM -> Problema no ouvido.
?Aparentemente não sou a primeira pessoa que (supostamente) um distúrbio da ATM causa problemas a nível de audição e não só!
Fui até ao cirurgião maxilo facial que me fez tomar dois meses, anti-inflamatório e vasodilatadores para curar o que quer que fosse!
À medida que o tempo foi passando a sensação de surdez foi aliviando, creio eu, tentei também evitar mesmo pensar nisso e focar-me no meu trabalho ( em estúdio de som..) Já que os Audiogramas mostravam tudo bem, então tinha de acreditar que estava tudo bem..
Por outro lado, foi-me surgindo outro sintoma: Os estalos quer do lado direito, como também no esquerdo… (ao engolir saliva ou até os consigo provocar, tornando-se até um hábito/vicio que adquiri estupidamente…)?
Pensei, inicialmente, que os estalos fossem o processo de cura da mandíbula, mas já lá vão 4 meses e continuam cada vez mais intensos e por vezes sinto zumbidos, ainda que de curta duração. Por vezes, como foi o caso de hoje, volto a sentir um pouco de surdez, que vai e vem assim muito aleatoriamente.
É bom saber que partilho o mesmo problema de alguém e gostava de facto ter respostas e soluções como teve a Mónica (vídeo).
O que acha da minha situação Dr. Marcelo Matos?
Att,
João
João, converse com um bom otorrino sobre a possibilidade de você estar com uma disfunção da tuba auditiva e o que pode ser feio para tratá-la. Em paralelo, procure um dentista com experiência em patologia da ATM para fazer uma avaliação da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Me passa o contato do seu consultório. Por sorte moro em Salvador e com ceretza irei procura-lo.
Estou com deslocamento de disco e dor na ATM
Obrigada
Fernanda, o tel do consultório é: (71) 3248-4434
At.te,
Marcelo Matos
Dr.
primeiramente, parabéns pelo blog, pois representa um alívio para as pessoas que sofrem de ATM e não obtém esclarecimento suficiente junto aos médicos, cabendo a odontologia o diagnóstico correto e tratamento.
Meu caso é assim: tenho bruxismo a algum tempo o problema piorou. Passei a pressionar muito mais os meus dentes, de modo que estão desgastados, com alguns dentes da frente levemente quebrados. A par disso, passei a sentir pontadas nos ouvidos, enxaquecas mais frequentes, algumas pela manhã ao acordar e dor entre o queixo e o pescoço. Quando engulo saliva tenho a impressão que os ouvidos estalam. Mas na sinto dificuldade em abrir e fechar a boca ou em comer. Recorri ao otorrino e não há nada no ouvido, mas ele sugeriu investigação odontológica junto a articulação do ouvido.
Tenho problema de ATM? E se sim em qual grau o senhor avalia, já que não tenho problema para abrir e fechar a boca?
Newton.
Newton
É possível sim que haja algum problema em suas ATM mas não tem como eu lhe responder corretamente essa pergunta sem realizar um exame clínico completo, além disso, muitos dos sintomas que você descreve podem ser de doenças “independentes” ocorrendo ao mesmo tempo. anto minha sugestão é que procure um dentista especialista em DTM e/ou que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor Marcelo , venho sofrendo muito com dores e muito dificuldade para comer , fiz um exame de ressonância e deu redução significativa da excursão dos côndilos mandibulares e espaços articulares de aspecto anatômico buco- maxilo-facil disse que eu teria que fazer um desgaste dos dentes porque meus dentes não estão se encaixando direito e usar placa miorrelaxente obs( possuo mordida aberta meu dentes da frente não se encostam) Qual a sua opinião sobre isso ? O senhor acha que devo fazer esse procedimento ou procurar outro tratamento
Francisco, primeiro é importante saber se essa mordida aberta é consequência de uma rotação da mandíbula ou se é apenas um problema dentário. No primeiro caso, pode ser necessário consultar uma segunda opinião de interpretação do laudo das imagens.
Para eu poder ajudar melhor, me conte mais sobre seu caso no link a seguir: conte-me sobre sua história.
Olá, bem é o seguinte, a 20 dias sofri um acidente de moto, o qual eu estava pilotando e fui fechada por um carro, na batida cai de cara no chão, e fui deslizando por poucos metros nessa posição, em fim, meu maxilar ‘caiu’ dos dois lados, perdi dois dentes superiores frontal (pelo que meu dentista falo é o 11 e o 21), fiquei cerca de 3 horas com o maxilar caído, quando veio um ortopedista olhou o raio x, e disse que não tinha nada, mas eu sentia muita dor, e visivelmente minha boca estava caida, não conseguia fechar, então ele mandou eu sentar, colocou os dois polegares dentro da minha boca, um em cada lado, e fez um movimento p/ baixo-p/ frente-p/ cima e p/ traz, mas como estava muito inchada, segundo ele não escutamos o estalo que ele disse que deveria dar, pois bem acredito q ainda está fora do lugar.. dai em uma conversa com um dentista conhecido, sem olhar e pedir exames ele comentou que pode ser que tenha deslocado os discos, por isso sinto tanta dor, desconforto, e minha mordida aparenta estar errada.
Gostaria de saber se tem tratamento, e qual é o tratamento se for esse o meu caso, os dentes vou fazer implantes.
tenho 23 anos, desde já agradeço a atenção.
Bianca, claro que pode haver deslocamento dos discos com um traumatismo dessa magnitude. Por isso que é preciso fazer exames de imagem específicos para saber a sua situação atual e planejar algum tipo de tratamento.
Via de regra, um tratamento implica em identificar as causas, as consequências e as co-morbidades e tratá-las de maneira integrada. EM ATM, isso implica considerar desde a dor até os problemas ortopédicos mandibulares, isto é, a forma como a mandíbula e o crânio se encaixam. Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM ou, na falta deste, um especialista em DTM e dor orofacial.
At.te,
Marcelo Matos
Meu DEus doutor meu maxilar ta travando e estalando ,quero tratar mas morro de medo de encontra algum médico ou dentista não capacitado to sofrendo com isso moro em juquitiba Sp se o senhor saber qual especialista bom por aqui entre em contato comigo jhonepb@hotmail.com ou 011 46821715/ou53054939 estou disposto ate mostrar meu caso para outras pessoas em vídeo ou imagem me ajuda por favor isso e um sofrimento…
olá Dr Marcelo
Em meio aos comentarios aqui citado quero pedir-lhes orientação .
Pois assim como a Monica tenho sofrido muito com as dores na face hoje mesmo estou com meu rosto inchado e sinto latehar por dentro passei por um medido aqui em Camaçari após analisar alguns exames ele constatou problemas nas minhas ATM mim indicando procurar um tratamento clinica , Mais tenho tido muita dificuldade em encontrar uma clinica que faça todo esse procedimento . Enfim como faço para poder tratar esse meu problema contigo ?
Mim aconselha algum remedio para aliviar essas dores e sensação de ouvido tapado ?
Esse tratamento pelo SUS ? Pois tenho observado que são muito caros.
Estou precisando dedisperadamente de ajuda já não estou suportando tantas dores .
obrigada .
Carla, entre em contato pelo tel do consultório: (71) 3248-4434
At.te,
Marcelo Matos
Prezado, Dr.
Estou com a gengiva extremamente inchada, be no fundo do lado dirieto, doi muitoooooooo…nao durmo, nao consigo comer, para piorar minha boca so abre um pouco, eu tinha aparelho o dentista preferiu tira-lo para avaliar melhor, mas ja estou a uma semana me alimentando so com sucos e vitaminas, e a boka nao abre e doi muito…
Oq fazer?
Anderson, você precisa ir em um periodontista para avaliar a gengiva e em um especialista em DTM e dor orofacial para avaliar esse travamento da boca
Dr. por favor preciso urgentemente de sua ajuda, gostaria de instruçôes, pois li certa vez em um comentário seu aqui que ha um certo tipo de “facilidade” para pacientes seus de fora do estado, um certo número, alguma agência de viagens, pois estou pretendendo ir aí em Salvador me consultar com o Sr.
então porfavor me envie informaçôes, ja estou deseesperado po isto. Desde já obrigado
Dr. Esta senhora sua paciente atualmente encontra-se completamente curada(sem sintomas,sem sequelas)?.
Tem de se usar a placa permanentemente para o disco não se deslocar outra vez?
João, os danos foram revertidos e os sintomas também. Quanto ao uso da placa, existem as duas situações.
At.te,
Marcelo Matos
Moro em londrina paraná, o senhor conhece algum especialista em dtm aqui?
Não…
Dr. Que placa é essa que ela usou?
Anne, a placa é a ponta do iceberg… A parte que você vê. A questão não é o tipo da placa mais o que ela faz por você. No caso desta paciente, a placa mantêm a descompressão da ATM que foi obtida por outros meios e permite um alinhamento estrutural e neurofisiológico. A placa é só uma das “ferramentas” utilizadas para obter isso, e o resultado é o que você vê nas imagens: recuperação dos discos articulares.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, meu caso é muito parecido com o da Mônica. Tenho o disco deslocado faz 15 anos e até hoje tive respostas que é definitivo e o tratamento é somente com placa e exercícios de RPG para aliviar a dor. Ao ler o depoimento tive uma esperança. Como foi o tratamento dela? Quais os métodos usados?
Raquel, “placas” não são todas iguais. O tratamento precisa ser feito baseado na natureza causal do problema e considerar tantos os aspectos biomecânicos como neurofisiológicos.
At.te,
Marcelo Matos
Dr Marcelo boa tarde,
Fiquei feliz em encontrar seu blog, principalmente neste momento, vou relatar o que está acontecendo e gostaria que me orientasse qual profissional devo procurar aqui em Goiânia.
Sempre tive problemas com oclusão e nunca procurei correção, inclusive deve fazer uns 5 anos que não volto no dentista. Minha mandíbula sempre estralou dos dois lados, no início deste ano estava comendo uma castanha e senti muita dor na articulação do lado esquerdo, a dor evoluiu pra o rosto todo, ouvido pescoço e cabeça. Procurei dois dentistas esp em ATM e um a cada visita de 10 dias ele corrigia a oclusão, o outro me explicou que seria complicado pois eu não encosto os dentes e fez uma placa de acrílico que durmo com ela, mas nenhum me pediu nada de exame.
Uma amiga de minha irmã em outro estado pediu que eu fizesse uma ressonância da articulação temporomandibular bilateral o resultado saui hoje:
Luxação anterior do menisco articular à esquerda, irreversível às manobras de abertura bucal.
Não se observa excursão satisfatória dos côndilos mandibulares com abertura da boca.
Gostaria muito de uma orientação, não quero ficar com dor.
Moro em Goiânia tenho 43 anos.
Gisele
Com essa ressonância, agora você sabe quais são os danos presentes. Falta descobrir o que causou e como revertê-las. Para isso, é necessária uma avaliação realizada pessoalmente. Caso tenha como vir a Salvador, poderei ajudá-la.
At.te,
Marcelo Matos
[…] muito tempo que escuto críticas e ataques de colegas, justamente por participar de uma escola com linha de trabalho que tem […]
tenho caso parecido com o dela, fui indicada a fazer uma atropastia para a correção do disco e estou com medo.
meu maior problema é achar médicos capacitados nesta área para o tratamento ideal aqui em sp
Ingrid, tenha muito cuidado com procedimentos irreversíveis, especialmente os cirúrgicos. O caso da postagem foi tratado SEM cirurgia.
At.te,
Marcelo Matos
Para mostrar ao leigo está muito bom o caso. Mas para um trabalho científico, seria bem interessante descrever (não com palavras de paciente) o quadro clínico, mostrar fotos da oclusão, dispor RM em vários cortes da ATM bilateral e não unilateral. Realmente fica bom em blog, mas o problema é que ao invés de educar pacientes nessa área acaba nivelando por baixo o que é Disfunção de ATM, deslocamento discal, osteoatrose articular, maloclusão associada, etc. Infelizmente uma pena ver que no Brasil o tratamento da ATM está ainda na época de Okeson…lamentável
Caro colega Éber Stevão
Fico grato que tenha se dado o trabalho de comentar aqui no blog.
Achei interessante seu comentário, mas parece que você não percebeu que este é um blog realmente voltado para leigos, não uma revista científica. Ainda assim te esclareço que tenho de todos os casos as RESSONÂNCIAS MAGNÉTICAS ORIGINAIS. Assim, quando vieres a Salvador, e sei que vem eventualmente por questões profissionais, entre em contato, pois terei a maior satisfação em lhe apresentar este e outros casos completos, não só com fotos da oclusão, mas com IMAGENS (especialmente ressonância magnética e tomografia) ANTES E DEPOIS, mostrando não só recaptura não-cirúrgica de disco, como também a recuperação de lesões artropáticas condilares como osteartroses e necroses diversas, como este aqui, de regeneração condilar que apresentei a uma banca internacional e que foi premiado por duas vezes como melhor caso clínico no congresso da American Academy of Craniofacial Pain, no Chile e no da JABRO.
Por falar em “nivelar por baixo”, com suas palavras: “(…) nivelando por baixo o que é Disfunção de ATM, deslocamento discal, osteoatrose articular (…)”, também tenho aqui algumas dezenas de casos, igualmente documentados com imagens pré e pós-tratamento de pacientes que chegaram até mim após terem sidos “diagnosticados” com deslocamentos de discos e osteoartroses diversas e tratados com cirurgias ortognáticas, com rotação anti-horária de plano oclusal e discopexia e/ou próteses de ATM, mas que evoluiram ou com reabsorção condilar progressiva severa ou com dores miofasciais de difícil controle…
Assim, com a experiência que você tem com cirurgia de ATM, eu realmente apreciaria muito ter a oportunidade de conhecer sua casuística com IMAGENS pré e pós-tratamento mostrando o resultado das discopexias em longo prazo, bem como das demais lesões articulares.
A propósito, também concordo com você que no Brasil o pessoal parou no tempo do Okeson… Como pode ver, não é o meu caso. Sugiro que dê uma lida aqui: Rumos da ciência a tual
Boas Dr. ,
Sou João, de Portugal e gostei de descobrir este blog e ler mais um pouco sobre esta situação da ATM.
Devo começar por dizer que sou engenheiro de som e como tal, a minha vida são os meus ouvidos…
À cerca de 4 meses atrás bati violentamente com o lado direito da cabeça, fazendo um traumatismo craniano.
Pouco tempo depois, acordei um dia com uma obstrução no ouvido direito, algo que me perturbava a audição. Tentei que passasse com o tempo, sem sucesso..
Fui então a um otorrino, que me disse que o meu ouvido está impecável e saudável, etc etc”.. ?Fiz então os audiogramas, impedancias, e constato que a minha audição continua perfeita.
Fiz alguma pesquisa e acabei por conseguir os seguintes aspectos:
Pancada -> traumatismo -> disturbio na mandibula ATM -> Problema no ouvido.
?Aparentemente não sou a primeira pessoa que (supostamente) um distúrbio da ATM causa problemas a nível de audição e não só!
Fui até ao cirurgião maxilo facial que me fez tomar dois meses, anti-inflamatório e vasodilatadores para curar o que quer que fosse!
À medida que o tempo foi passando a sensação de surdez foi aliviando, creio eu, tentei também evitar mesmo pensar nisso e focar-me no meu trabalho ( em estúdio de som..) Já que os Audiogramas mostravam tudo bem, então tinha de acreditar que estava tudo bem..
Por outro lado, foi-me surgindo outro sintoma: Os estalos quer do lado direito, como também no esquerdo… (ao engolir saliva ou até os consigo provocar, tornando-se até um hábito/vicio que adquiri estupidamente…)?
Pensei, inicialmente, que os estalos fossem o processo de cura da mandíbula, mas já lá vão 4 meses e continuam cada vez mais intensos e por vezes sinto zumbidos, ainda que de curta duração. Por vezes, como foi o caso de hoje, volto a sentir um pouco de surdez, que vai e vem assim muito aleatoriamente.
É bom saber que partilho o mesmo problema de alguém e gostava de facto ter respostas e soluções como teve a Mónica (vídeo).
O que acha da minha situação Dr. Marcelo Matos?
Att,
João
[…] Se você possui estalos e outros sintomas da ATM não deixe de ver essa postagem sobre recuperação dos discos articulares […]
Dr. Boa tarde!
Minha ressonância magnética acusou que o meu disco articular esquerdo esta descolado anteriormente sem sinais de recaptura.
sinto dores ao abrir a boca, ao bocejar principalmente e há limitação de abertura da boca.
qual o tratamento para meu caso. O uso da placa reposicionadora que custa R$ 1.500,00 resolve?
uma profissional me disse que o uso da placa acima irá recapturar o disco.
Já outra especialista na área, disse ser impossível recuperar o disco, e que deveria usar uma placa de resina para avaliar o impacto e as dores.
Obrigada!
Tatiane, é possível sim recapturar os discos em alguns casos. Isso depende do diagnóstico diferencial, ou seja, de uma avaliação que leve em conta o estado de integridade ou degeneração da própria estrutura do disco, do formado do côndilo onde ele se apoia e da relação entre os maxilares superior e inferior. Não é apenas usar uma placa supostamente reposicionadora do disco que ele é automaticamente recapturado. Ela tem de ser baseada nesse tipo de diagnóstico que mencionei, bem como ser construída de acordo com suas necessidades biomecânicas e neurofisiológicas.
Veja que na abertura desta postagem do blog apresento um caso de recaptura. Se o seu dentista diz que vai recapturar os discos, que já estão deslocados permanentemente, com uma placa reposicionadora, peça a a ele(a) que lhe mostre outros casos onde tenha tido sucesso nisso, claro, COM RESSONÂNCIA PRÉ E PÓS TRATAMENTO.
At.te,
Marcelo Matos