Com muita frequência, recebo e-mails, mensagens pelo blog e pelo Twitter de pessoas procurando informações sobre atendimento gratuito para as disfunções da ATM e desabafando a respeito da dificuldade de encontrar atendimento até mesmo pelos planos de saúde que elas já pagam. Assim decidi comentar um pouco sobre o tema e dar umas dicas e alertas para quem se encontra nessa situação.
As frases mais comuns de serem proferidas pelos internautas são:
- “Não encontro tratamento pelo SUS”
- “Os dentistas não se interessam em se especializar nessa área”
- “Você sabe onde posso tratar gratuitamente?”
- “Você atende plano de saúde?”
Mas por quê essa dificuldade de encontrar tratamento gratuito?
O que pouca gente leva em conta é outro lado da moeda… Para atuar na área de patologia da ATM, um dentista precisa se preparar muito, investir bastante na formação profissional através de cursos de aperfeiçoamento, especialização e outras pós-graduações. Muitas vezes ele precisa se afastar da família para ir estudar em outra cidade ou em outro país, precisa viajar constantemente para se atualizar e acompanhar os avanços da área e aí entram os gastos com hospedagem, passagem, materiais para os cursos, se vê obrigado a suprimir as horas de lazer para participar de treiamentos e grupos de estudos e mais uma série de outras coisas. Enquanto isso, as outras pessoas estão indo ao cinema ou ao zoológico com seus filhos e amigos.
- Confira também – Controle da dor e auto cuidado: Clique AQUI e acesse gratuitamente uma série de 3 vídeos que ensinam a controlar e combater a dor através da alimentação.
Toda essa capacitação é necessária por um motivo simples: um dentista que simplesmente não se mantenha atualizado, não poderá oferecer um tratamento adequado aos pacientes, uma vez que muitas coisas estão em constantes mudanças nesse campo do conhecimento científico e, portanto, quem irá ficar mais prejudicado será o próprio paciente.
Agora eu pergunto: quantos de vocês, que estão lendo esse texto agora, depois de investir na carreira, fazer vários sacrifícios em nível pessoal e familiar, aceitariam trabalhar para o SUS ou qualquer outra instituição (governamental ou não) que não dê as condições necessárias para o dentista sobreviver profissionalmente de maneira digna? Já tinham pensado por este lado?
Entretanto, há sim lugares que podem oferecer algum tipo de tratamento gratuito e/ou de baixo custo, que são:
- cursos de especialização/aperfeiçoamento com atendimento a comunidades carentes;
- clínicas-escolas de hospitais e centros de pesquisa e ensino;
- clinicas de dor de hospitais da rede pública e privada, esta última relacionada ao uso de planos de saúde;
- universidades de odontologia que possuam atendimento ambulatorial na área de dor;
- e, eventualmente, algum profissional que esteja atendendo pelo SUS.
Independente do lugar que seja escolhido para procurar ajuda, tenha em mente que coisas como lista de espera longa e atendimento com a presença de alunos e outros aprendizes será uma constante e você precisará estar disposto a lidar com isso.
No caso de cursos, com frequência ocorre a necessidade de selecionar os casos possíveis de serem atendidos dados os objetivos dos cursos, o que pode ocasionar uma exclusão da fila de espera.
Procure saber quem são os profissionais titulares desses lugares e também qual a real qualificação deles, coisa que pode ser pesquisada facilmente no Google e via currículo Lattes na internet.
Por fim, se você estiver procurando um profissional que atenda pelo SUS ou que atenda o seu plano de saúde, pode ser que você encontre, afinal não é impossível, mas terá de procurar bastante em função de todas as questões já abordadas nesse tópico. Seja como for, sugiro você ler esse texto aqui que poderá te ajudar nessa busca:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Fique esperto!
Prezado Dr. Marcelo Matos, boa noite,
Primeiramente, parabéns pelo importante trabalho desenvolvido e toda atenção que dá aos que tem dúvida. Tenho estalos na mandíbula desde os 20 anos. Hoje, com 39, sinto ela “travar” em alguns momentos do dia a dia, como quando vou bocejar. Fiz uma ressonância e o resultado foi:
“Fossas mandibulares de contornos regulares. Irregularidades corticais associados a edema na medular óssea do côndilo mandibular esquerdo. Côndilo mandibular esquerdo de aspecto anatômico. Disco articular direito tópico e de morfologia habitual. Disco articular esquerdo subluxado anteriormente, discetamente globoso, sem sinais de recaptura do mesmo com a manobra de abertura da boca. Discreta limitação da excursão da cabeça mandibular esquerda à abertura bucal, até um plano posterio à eminência temporal. Impressão: Subluxação anterior do disco articular esquerdo, com alterações degenerativas da articulação e edema no côndilo mandibular esquerdo.”
Levei o resultado para um profissional especializado na área de ATM e este me recomendou cirurgia, com a colocação de uma “isca” para manter a articulação no lugar. Estou bastante apreensiva e, pesquisando sobre o assunto, a recomendação geral seria começar com tratamentos mais conservadores. Porém, estou na dúvida se no meu caso específico a indicação seria mesmo fazer um procedimento cirúrgico sem antes tentar outros tratamentos menos invasivos. Agradeço desde já a atenção ao meu caso.
Olá Letícia!
Sua dúvida é pertinente. A maioria de casos com descrição similar a tua não necessita de cirurgia. Um ponto importante é que o laudo da ressonância DESCREVE as lesões, mas não as causas. Cabe ao profissional investigar porque tais lesões estão ocorrendo, afinal, elas não podem simplesmente aparecer “do nada”, como na teoria da geração espontânea refutada por Francesco Redi em 1668!!! As lesões não aparecem por geração espontânea, mas sim por alguma causa específica que é possível identificar na grande e esmagadora maioria dos casos! Por exemplo, traumatismos, problemas autoimunes e endocrinometabólicos (dentre outros) podem desencadear tais alterações e cada um desses fatores terá uma abordagem necessariamente diferente. Assim, operar os discos com uma âncora (creio que seja esse o tipo de abordagem que você seria submetida), sem saber porquê os discos estão como estão é arriscar passar por um procedimento invasivo sem que se saiba se o mecanismo que causou o problema continuará atuando. Invariavelmente, isso aumenta os riscos de recidiva e complicações pós-cirúrgicas e de longo prazo, especialmente na qualidade de vida no longo prazo.
Tenho muitos pacientes que passaram por esta exata situação (cirurgia sem diagnóstico diferencial), como a Andréia Costa, veja: https://www.instagram.com/p/CdcGSXtlAf3/
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298 e me siga no Instagram: @marcelomatosatm
Por gentileza. Vc teria como me auxiliar a encontrar um profissional na cidade de João Pessoa- PB ?
Sinto muita dor no maxilar, meu maxilar estala, não consigo comer bem, pois sinto um desconforto imenso. Sofro até para bocejar! ??
Olá Larissa!
Infelizmente não tenho um nome para lhe indicar em seu estado…
Mas ainda assim, talvez, eu possa ajudar. Entre em contato no WhatsApp +55 71 9694-3298.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Instagram: @marcelomatosatm
Dr Marcelo, bom dia!
Sou de Niterói e estou sofrendo com DTM. O sr teria alguma indicação por aqui, por favor?
Infelizmente não tenho indicação em Niterói… Caso queira entrar em contato, o WhatsApp é +55 71 9694-3298
Tem alguma indicação gratuito em sp zona oeste? Tenho dores demais. margaretemoraeslima80@gmail.com meu email
eu tenho 21 anos e mais de um mês eu comecei a ouvir estalos no ouvido eu pensei que fosse algum problema no ouvido, pois não conhecia DTM e nisso eu achei tudo meio bobo… mas agora esta começando a mim incomodar os estalos, ao comer doe as têmporas e a mandíbula, abrir e fechar a boca, também sinto a posição dos dentes ao mastigar incorreta. E eu simplesmente não sei o que fazer, não posso tratar no particular pois não tenho condições e no publico me sinto de mãos atadas…Enfim desabafei.
Maria, já tentou alguma universidade que tenha curso de DTM?
Olá sou Fernanda tenho uma DTM isso me causa dor e estalo mas os dias de crises são terríveis iniciando com uma enxaqueca forte , dor na atm limitação ao abrir a boca e bastante cansativo ao mastigar. Além de uma tensão e dor nos músculos do pescoço.
Já uso remédio controlado.
O que posso fazer?
Fernanda, que tipo de DTM você tem? Já fez ressonância magnética da ATM?
Bom, a limitação de abertura de boca costuma ter três causas mais frequentes, a primeira é um desarranjo interno da ATM, isto é, quando há um deslocamento do disco articular que impede o movimento do côndilo; a segunda mais comum é a inflamação dos tendões e músculos que fecham a boca, atrapalhando e limitando o movimento de abertura e a terceira, já bem menos comum, é a alteração de uma estrutura óssea chamada de processo coronóide, que também impede o livre movimento da boca. Claro, há outras possibilidades mas estas são as mais comuns. Quanto à enxaqueca, se for realmente uma migrânea primária, ela é “apenas” agravada pela ATM, mas não causada. Entretanto, a ATM pode sim simular um quadro de dor muito parecido.
Entre em contato no WhatsApp +55 71 9694-3298 e me siga no Instagram: @marcelomatosatm
P.S. Irei fazer uma Live sobre deslocamento de disco dia 02.08.2022, às 20h. Caso lhe interesse participar veja o link na Bio do instagram!
Eu sinto muita dor e estalos. Já não sento a mesa para comer com outras pessoas pq ficam fazendo perguntas e até sorrindo. Não beijo meu esposo pq dói e estala. Muita dor de cabeça, dificuldade para abrir a boca, dor nos ombros, estresse e vergonha. O meu rosto está ficando torto e eu não tenho condições de pagar ??. Triste não sei como isso irá terminar. Gostaria que me indicasse o que eu posso fazer. Já consultei na odontologia e eles não sabem o que indicar. Estou precisando muito de orientação, por onde eu posso começar, tipos de exames a fazer. Me ajuda por favor.
Edima, entre em contato urgentemente comigo via WhatsApp: +55 71 96943298.
Boa tarde, Doutor
Minha filha tem 34 anos e fez uma cirurgia no Lobo Temporal emm setembro de 2021 , pois tinha Eplepsia Lobo Temporal de difícil controle.
Ocorre que como mexeu na mandíbula esquerda ela ficou com problemas para abrir a boca, foi recomendado que procurasse um especialista em ATM e DTM. Não possuo muitos recursos. O senhor pode me indicar onde posso conseguir este tratamento?
Desde já agradeço
Olá.
Tenho 19 anos e fiz um exame de ressonância magnética poucos dias atrás, estou esperando sair o resultado. Entretanto, eu queria saber se tem como alguém da equipe avaliar este meu exame, com o objetivo de dar uma opinião secundária sobre ele, porque eu tenho receio do exame apontar a minha ATM como ”normal”, sendo que eu venho sentindo muitos estalos diariamente, porém nenhuma dor ou travamentos na mandíbula. Apenas muitos estalos. O que me levou a suspeitar de DTM e assim realizar uma RM. Contudo, eu não vou confiar 100% no diagnóstico deste exame quando ele sair, não enquanto eu tiver mais opiniões de profissionais competentes sobre ele e, por isto, eu gostaria de saber como eu posso entrar em contato para o envio deste exame para vocês? Eu queria mostrar as imagens e explicar mais sobre meu caso.
Como só estou vendo agora esse comentário, acredito que o laudo do exame já saiu. O resultado era o que você esperava?
Bom dia.
O resultado acabou sendo bem mais do que eu esperava. Fui aconselhado a fazer uma cirurgia ortognática, por conta de um prognatismo classe 3, que me causou um deslocamento de disco (DTM). No momento, eu não posso fazer cirurgia, então o jeito vai ser tentar controlar essa DTM. Meu médico me mandou usar uma placa de mordida feita de acrílico como primeiro passo do tratamento. Não sei se isto vai me ajudar, sinceramente. Eu não tenho nenhum outro sintoma além de estalos, nem bruxismo, nem a boca travada. Raramente sinto umas leves pontadas de dor leve no ouvido e na região onde fica a ATM e, dores de cabeça também só tenho as vezes. Esteticamente eu não me sinto incomodado com o meu prognatismo também. Enfim, eu realmente não vejo porque eu deveria fazer essa cirurgia agora, pois não me incomoda. O que eu quero é só que o disco volte pro lugar e que os estalos sumam, então estou na esperança do tratamento conservador funcionar, mesmo que a causa da minha DTM seja o próprio prognatismo, segundo o meu médico.
Não vejo como o prognatismo pode ser a causa de deslocamento de disco…
Cuidado com a cirurgia ortognática.
Eu como sou uma pessoa curiosa que pesquisa muito, também fiquei me perguntando se realmente poderia ser a causa. No meu lado, constou que é um deslocamento de disco antero-medial. Eu vou fazer todos os tratamentos conservadores possíveis, porque hoje em dia são só estalos, mas no futuro eu não sei se poderia piorar de alguma forma. E é um deslocamento bem recente. Na sua opinião, eu devo usar a placa de mordida mesmo sem ter bruxismo e ansiedade?
Depende do que causou o deslocamento do disco e de como esse deslocamento afeta a estabilidade ortopédica de sua mandíbula…
Vou ver melhor o meu caso, pois agora fiquei confuso. O meu médico disse totalmente o contrário. Agradeço de coração pela opinião Marcelo. Tenha um ótimo dia.
Boa noite sabe dizer se consigo uma consulta pelo sus?
É provável que sim.
doutor tem algum profissional que o senhor me indique no Piaui ou Ceara?
Ninguém da minha equipe…
?
Olá boa noite doutor moro em SP tem algum profissional que você possa me indicar?
Não. Infelizmente.
Boa noite!
Eu comecei sentindo alguns estalos leves e esporádicos. Com O tempo só foi piorando e hoje eu sinto meu maxilar travando. Quase toda vez que vou comer ele trava e eu tenho que esperar alguns minutos pra destravar, sem contar na dor e nas cãibras no queixo. Muita dor, incômodo e tá me atrapalhando muito no meu ciclo social. Às vezes, trava do nada, seja cantando ou falando. Sem contar nas noites que acordo tudo travado. Fiz uma tomografia e tava tudo normal. Fiz uma ressonância, mas ainda nn tive dinheiro pra pagar a consulta. Será que pode ser caso de cirurgia??
Olá Amanda, entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Eu má chamo Alessandra,
Minha filha foi diagnosticada como classe 2 e tinha uma agenesia do lateral superior e iniciou um tratamento ortodôntico que demorou 5 anos. A um ano ela reclamava de dores nas articulações mandibulares pé o dentista sempre dizia que era dor de crescimento.
Só depois que o pediatra interveio e se passou a investigar.
Havia uma diferença nas articulcoes.
Esse tratamento ortodôntico desse proficional( para mim negligente) pode ter ocasionado este quadro??
Olá Alessandra!
É muito comum que a classe 2 seja uma consequência de lesões precoces da ATM, que afetaram o crescimento da mandíbula. Eventualmente, qualquer tratamento odontológico pode extrapolar a capacidade de adaptação da ATM já danificada. Para saber se é esse o caso de sua filha, me conte um pouco mais neste link aqui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me acompanhe no Instagram, pois tenho feito transmissões ao vivo sobre esse assunto: @marcelofreirematos
Olá ,tudo bem ? Meu nome é Aline e sinto muitas dores quando aperto meus dentes quando abro minha boca da us estralos e pesquisando descobri que é dtm e fui no dentista ele me recomendo usa aparelho porque tenho bruxismo e meus dentes não estão alinhado realmente será que um aparelho ortodôntico vai resolver ? Não agendo de dor .
Aline, tratamento ortodôntico resolve problemas de oclusão dentária (encaixe e alinhamento dos dentes), no entanto as artropatias temporomandibulares normalmente possuem outras causas. WhatsApp: +55 71 9694-3298
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Alguma clinica que o Sr. recomende no Rio de Janeiro que siga sua linha de tratamento?
Olá Rodolfo, infelizmente não conheço ninguém no RJ que siga a mesma linha de trabalho.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite.
Vocês tem clínica em Curitiba, e atende pela Unimed.
Olá,Doutor Marcelo Matos.Eu me chamo Melissy e tenho bruxismo já algum tempo só que agora está muito intenso até quebrei minha placa e ainda não tive condições de mandar fazer outra.E agora venho sofrendo fortes dores na articulação da mandíbula e percebi um inchaço na minha gengiva e quando passo a língua e como se estivesse a deslocar algo dentro da minha gengiva.Sinto muito dor não estou conseguindo abrir a boca está sendo difícil para alimentar até para abrir a boca ouço estalos e sinto uma dor horrível no ouvido na nuca e em toda face.Não sei mas o que fazer tenho medo que isso esteja em ponto muito grave.O que o senhor me indica e se tem algum lugar que o senhor conheça que não cobre tão caro para eu fazer uma avaliação e ter um diagnóstico se é ou não ATM.Moro em Salvador/BA
Olá Melissy
Depende do que você entende por caro e barato…
Uma avaliação adequada da ATM não é simples.
Entre em contato via whatsapp:
+55 71 9 726-7171
Me siga no Instagram!
Oi doutor me.ajuda por favor
Oi meu nome e celma tenho 29 anos e ja ta com tres anos q estou sofrendo com dores a noite durmo apertando os dente e nao consigo mastigar e nem rir por que cansa e doe de mais procurei dentista usei uma placa seis meses agora estou usando aparelho e n vejo melhora so piora..oq fazee
Olá Celma. Bom, antes de se iniciar qualquer tratamento, é fundamental saber qual é a causa do problema. Se seu problema for uma DOENÇA ARTICULAR (Artropatia) afetando a ATM, então podemos dizer como já escrevemos aqui em outros posts, que plaquinhas e aparelho não tratam Artropatias da ATM. Veja o texto abaixo:
Plaquinha Resolve Disfunção da ATM?
Portanto, o que você deve fazer é buscar um profissional com experiência em Diagnóstico de Artropatias da ATM para que realize uma investigação diagnóstica, identifique a CAUSA do problema, ou seja, a ORIGEM da Artropatia, para que assim possa ser feito um tratamento que ataque a causa do seu problema e ajude a eliminar ou ao menos controlar os sintomas.
Olá estou com disfunção atm estou com muita dor , já tem 20 dias , vc sabe de algum lugar que fasa tratamento gratuito
Não…
Boa tarde. Meu filho vem sofrendi com fortes zumbidos no ouvido. Ja realizou varios exames e todis dao resultado normal. Ainda nao realizou jma avaliação de ATM. Como deve proceder para conseguir esta avaliacao? O Dr realiza? Onde?
Há excelentes bucomaxilos que atendem por convênio.
Conheço, pessoalmente, dois em São Paulo, Capital.
Realmente o texto é incrível e nos faz pensar muito e nos colocar, um pouquinho, no lugar dos médicos que trabalham pelo SUS.
Guerreiros!
Olá sou Alana de Itabuna interior da Bahia…fui diagnosticada com ATM e meu dentista disse q preciso fazer cirurgia sinto dores de cabeça dores na nuca zumbido no ouvido dentre outros….aki na minha cidade não faz pelo SUS….onde posso fazer essa cirurgia ai em salvador pelo SUS?..estou desesperada pois ja não me alimento direito e não durmo direito por conta das dores me ajuda por favor
Alana,eu não tenho experiência com o SUS…
Boa tarde, eu tenho muitas dores de ATM tbm por bruxismo de tensão emocional.
Como a avaliação com especialista de ATM foi gratuita, a Dra me deu o diagnóstico, encaminhamentos.
E o Bucomaxilofacial é um profissional que tbm trata isso, tem SUS, aqui em SP tem hospital pra isso.
Lá consegui ser atendida. Vê por essa outra especialidade. Não sou médica, mais acredito que vale a pena tentar por esse tbm.
Oiiii prazer Priscila, por favor se puder me ajudar onde posso me consultar gratuitamente pelo SUS e hospitais que vc passou tenho bruxismo pelo mesmo motivo que vc. não aguento mais de tanta dor, perdi qualidade de vida não durmo mais, não saio….me ajuda por favor!!
Dr. Marcelo boa tarde! Venho sofrendo com na ATM aproximadamente 3 anos. Já fui atendida por vários especialistas…sem resultado s.então …moro no interior do Estado do Rio de Janeiro e gostaria de saber do sr. se existe alguma clínica para tratamento de ATM que segue a sua linha no Estado de Minas Gerais?!! Esse fica perto… Desde já agradeço sua atenção
Um grande abraço Lourdes
Olá Lourdes,
Sim, temos clínicas que seguem não só nossa linha mas fazem parte de nosso Instituto no estado de Minas Gerais. Confira abaixo a lista das clínicas recomendadas, espalhadas pelo Brasil:
Tratamento da ATM – Clínicas Recomendadas
Olá Doutor, bom dia.
Tenho algumas duvidas nessa área e gostaria, se possível, tirar essas duvidas com vc. Fiz exames e de fato possuo um problema na ATM, e possivelmente terei que utilizar a placa de acrílico. Porém, infelizmente, o valor do tratamento se encontra em um mundo irreal das possibilidades. Gostaria de saber quanto é em média o valor de um tratamento de ATM, para ter uma base. A 4 anos atrás fui em busca desse profissional e o mesmo tratamento que irei realizar, a 4 anos atrás, estava avaliado em 5 mil, o que apenas hoje se encontra dentro da minha realidade. Acontece que o tratamento dobrou de preço, não estou dizendo que o aumento de valor é algo valido ou não, apenas busco uma média para enxergar melhor minhas possibilidades. Sou da Bahia, Camaçari.
Boa tarde fiz uma RM das articulações temporomandibulares. O resultado foi leve limitação da translação anterior dos côndilos mandibulares à abertura bucal maxima desejo saber se caracteriza uma ATM, pois minha dor e próximo ao ouvido, maça do rosto e no pescoço.
Olá Andreia
Observe que apenas a interpretação dos laudos de um exame como q RNM das ATM’s pode deixar muitos achados importantes passarem desarpecebidos. Pelo que descreveu pode ser inúmeras possibilidades que variam por uma limitação na abertura de boca decorrente de uma patologia na ATM por exemplo nos casos de deslocamento de disco sem redução, aderências..ou até mesmo a abertura inadequada no momento do exame por instalação inadequada do mordedor/seringa..
Os sintomas que se refere sim podem estar relacionados a este problema..Neste caso aconselho que procure um profissional experiente em patologia da ATM para iniciar uma investigação diagnóstica.
Não deixe de ler também estes dois post
Atenciosamente,
Ivson Catunda
Sou de Ariquemes Rondônia venho sofrendo a 17 anos com esse bruxismo muita dor na mandíbula e os dentes quebrando e trincado tudo já usei de tudo aparelhos agora estou tomando três tipos de remédio controlado meu nome é Altair Estanislau siekierski
Olá Altair, você já fez uma avaliação das vias aéreas, do sono e da ATM? Pergunto pois esses fatores afetam frequentemente a oclusão e estão associada ao bruxismo. Caso prefira, pode me contar mais sobre seus sintomas através do link a seguir: conte-me sua história.
Boa noite Dr Marcelo,
Moro no RJaneiro e náo encontro um especialista em ATM no plano de saúde.
Sabe me informar de algum credenciado Unimed?
Obrigado
Aloísio, desconheço quem trabalhe seriamente com ATM por meio de plano de saúde. Escrevi sobre isso há algum tempo, veja: Planos de saúde e DTM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr não estou mais suportando sinto dor todos os dias dor no ouvido ,nos olhos ,tontura dor ao mastigar uma forte dor na mandíbula usa a placa e não adianta as vezes sinto tanta dor que minha boca começa a tremer o que devo fazer há um tratamento pra isso?
Ana Paula, você já investigou se há alterações internas em suas ATM? É preciso começar por aí. Placas que são construídas sem levar em consideração a situação da ATM e o diagnóstico diferencial, possuem grandes chances de não funcionar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ana Paula, você já investigou se há alterações internas em suas ATM? É preciso começar por aí. Placas que são construídas sem levar em consideração a situação da ATM e do diagnóstico diferencial, possuem grandes chances de não funcionar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, qual o melhor tratamento para inflamação do músculo temporal?
Descobrir o porquê dele estar inflamado…
Ele pode estar inflamado em função de uma resposta motora frente a um dano na ATM,
Pode estar inflamado por conta de um problema com o tendão (tendinite temporal), que por sua vez tem suas causas e que precisam ser investigadas,
Pode estar inflamado por conta de problemas sistêmicos
pode estar apenas referindo uma dor de outro lugar sem estar ele próprio inflamado propriamente…
Uma vez acertando o diagnóstico, aí dá para dizer qual é o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostaria de uma ajuda de vcs..fui ao otorrino com dor de ouvido achando que poderia ser otite, mas depois de me examinar ele me disse que o meu problema era nos dentes (maxilar ) e me deu um encaminhamento para ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES … e acabei não indo, só que agora tenho sentido dor de cabeça e nuca e muitos espasmos na pálpebra (sempre tive problema na articulação)…acho que o meu problema, pelo que li pode ser ATM DTM… onde posso encontrar um especialista em ATM DTM em Brasília ( esse encaminhamento do médico tá correto) os especialistas nessa área são ortodontistas??
Tenho crises convulsivas controladas com medicação e recentemente fiz todos os exames, como, RM, TC e etc…e como sempre não há nenhum problema (as minhas crises convulsivas possivelmente sejam hereditárias)
OBS:há um ano atrás fiz um implante com carga imediata
Agradeço pela atenção
Kátia, em Brasília há muitos especialistas e você pode encontrá-los em sites de instituições. No entanto, minha sugestão é que procure a Dra. Lucíola ou o Dr. Jener que se encontram cadastrados aqui no site: clínicas recomendadas
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr estou a procura de um lugar que atenda pelo SUS para tratamento no.maxilar sinto muita dor usei aparelho 13 anos varios tipos de aparelhos elástico pra cá pra lá boca mais faz alguns dias q DOI muito a dor não passa. Sou de Curitiba obrigada!
Dayane, pelo SUS dificilmente achará tratamento para as doenças da ATM. Talvez encontre alguns cirurgiões bucomaxilofaciais que podem lhe ajudar comesse tema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola meu nome vanderléa estou precisando fazer um tratamento para desviou de atm e gostaria de o nome de um médico para que eu possa começar o tratamento. tenho convenio amil vc pode me indicar um. Meu email vanderleabdias@yahoo.com.br
Vanderléa, desconheço quem trabalhe seriamente com ATM por meio de plano de saúde. Escrevi sobre isso há algum tempo, veja: Planos de saúde e DTM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor ….
O senhor indica algum profissional do mesmo gabarito do senhor aqui em Fortaleza / CE ?
Estou tendo um problema de dores que indica ATM e tive o azar de cair nas mãos de um vendedor de placa.
Fico no aguardo, pois não aguento mais sofrer de dores diárias.
Nilson, em Fortaleza há muitos especialistas e você pode encontrá-los em sites de instituições. No entanto, minha sugestão é que procure o Dr. Nacélio Mesquita que se encontra cadastrado aqui no site: clínicas recomendadas
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Preciso de ajuda tenho DTM mais não sei onde busca ajuda fui no upa e me passaram remédio pra dor mas quando o remédio perde o efeito não aguento de dor e do lado direito do ouvido não escuto bem fico com os dentes travado
Meus dentes parece está mole meu ouvido coça muito e num posso né encostar inclusive agora 2:28 da manhã estou com dor na boca costa doendo por favor me ajudem no posto aqui perto de casa só segunda feira pelo fato do carnaval sou de bh agradeço se houver algum lugar obrigada.
Sinto muita dor de cabeça todos os dias devido ao problema que tenho no maxilar. Especificamente há especialista na área em Duque de Caxias Rio de Janeiro?
George, certamente devem haver especialistas na área, que você pode localizar por meio de sites de instituições. A minha sugestão é que procure uma das clinicas recomendadas aqui no site que esta mais próxima do seu estado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,estou com sintomas graves do bruxismo,fui ao dentista e viram pelo raio X,q perdi muita massa óssea e pela minha idade32 É muita perda,só q o tratamento q me indicaram é muito caro,tem algo ou alguém em Belém do Pará possa me ajudar ou baratear o tratamento se é q realmente é esse o tratamento,botox das mandíbulas,placa miorrelaxante e selante nós dentes,e só depois o enxerto q é mais caro ainda
Oi doutor, meu nome e Camilla e descobrir q to com problema na mandibula atraves de uma otorrino pois comecei com sintomas de dor de ouvido e sinto uma forte dor de cabeça,constante…. Não tenho condições financeiras para bancar um tratamento , será q já encontro na rede publica algum tratamento.? Ou com preço popular? Se puder entrar em contato comigo..
Camilla, na rede pública é mais difícil conseguir tratamento da ATM. Algumas instituições oferecem a preços mais populares. Escrevi sobre isso já há algum tempo, dê uma lida aqui: Tratamento gratuito de DTM
Tenho DTM, que descobri recentemente. De início pensei que fosse os mais diversos problemas de saúde. Pois tenho dores no osso do ouvido, no ombro, nuca, cabeça, tontura e agora que as mortes e estalos na mandíbula pioraram, que fui fazer a descoberta do real problema.
Moro em Ubatuba SP e não tenho ideia de onde começar a procura por aqui.
Wesley, não tenho quem te indicar em Ubatuba, mas se preferir entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298 que veremos como poderei ajudar.
Olá Dr o eu sou Guilhermina moro em Vitória da Conquista BA tenho compressão muito forte na arcada dentária já usei aparelho por 9 anos, pra tentar corrigir o problema da dor de cabeça foi corrigido o problema da dor de cabeça, mais contínuo com a compressão muito forte nos dentes o que está estourando a raiz dos dentes, já perdi dois dentes meu dentista mim recomendou a aplicação do botox na articulação da mandíbula só que não sei se meu convênio cobre mim ajuda por favor.
Guilhermina, Nossa equipe possui atendimento em Vitória da Conquista com o Dr. Marcelo Chiarini. Você pode entrar em contato com ele através do link abaixo:
Tratamento da ATM em Vitória da Conquista.
Oi doutor tudo bem?
Ja tem um tempo que estou sentindo uns estalos ao abrir e fechar a boca e ao mastigar tambem a um tempo atras era raro sentir isso mas agora e frequente ate mesmo ao escovar os dentes sinto dificuldades para abrir a boca. O senhor pode identificar isso? O que devo fazer?
Rodrigo, os estalos normalmente significam que há problemas com os discos articulares. Quando deixam de ocorrer, o mais comum é que os danos tenham se agravado e tenham limitado o movimento.
Você deve fazer o caminho inverso agora. Verificar o nível de alterações e buscar remediá-las. Você está sendo acompanhado por algum profissional?
Dr me ajuda tô sofrendo, com for e zonzeira, ganho um salário mínimo, como posso ser atendida…. FORTALEZA ce?
Olá, meu nome é Jacy gostaria d saber onde consigo atendimento gratuito p tratamento da ATM e Salvador?
Meu email p resposta jacysantos2013@gmail.com
Jacy, a ABO-Ba e a UFBA ofereciam tratamentos gratuitos. Verifique junto a estas instituições.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola Dr
fiz uma restauração no molar e depois de 2 dias percebi que estava alto, no dia seguinte senti dores na mandibula, em seguida senti mudanças no posicionamento dos dentes, hoje , ao precionar os dentes da frente sinto fortea dores de cabeça, pode se considerar ATM esse meu caso? ou abaixando a restauração eu pare de sentir as dores e a posição errada dos dentes? agradeço se responder.
Estou cm medo de isso se tornar um trauma psicológico…
Olá Deyvison pelo que você descreveu a primeira coisa a fazer é ajustar esta restauração e verificar se param os sintomas…
Olá, Dr Marcelo. Estou a procura de um especialista na cidade de Manaus-Am. Você pode me dar uma ajuda??? Agradeço desde já.
Olá Viktoria, não há ainda profissionais de Manaus cadastrado em nosso portal. Até o momento temos profissionais de Salvador e Fortaleza. Possivelmente, em breve, tenhamos mais dentistas para indicar.
olá! me chamo jayci mendes.bom,há 5 anos atrás meu mailar deu um estalo quando eu etsava a mastigar um chiclete e ficou inchado e dolorido por dias!depois disto a dor passou mas os estalos não!e veio piorando a ponto de hj eu as veses nem conseguir abrir totalmente a boca!trava! e eu sei que se tentar,além de dore vai soltar!o que devo fazer!percebo que a qualquer momento vai soltar e morro de medo!não consigo mem mas mastigar direito!
Jayci, quando isso acontece é bem provável que tenha ocorrido um dano em alumas estruturas internas de sua ATM. Portanto para acabar com seu medo, o melhor é ir em um profissional que seja formado em patologia da ATM ou um especialista em DTM.
At.te.,
Marcelo Matos
ENTÃO DOR. O GABRIEL SENTE TANTA DOR DE CABEÇA QUE ELE DIZ QUE DA ATE, TONTURAS AS VEZES ELE NAO CONSEGUE NEM BOUSEJAR O QUE DEVO FAZER DR. MIM DE UMA LUZ OBRIGADA. ZENAIDE MARTINS DA SILVA
Zenaide, você já procurou um especialista em DTM?
dr. como havia mencionado, me chamo zenaide mas o problema nao e eu, mais sim meu filho Gabriel de 13 anos,ele tem muita dor, aja sei que e na atm ele fez dois anos de aparelho mas sem cusseco ele continua, sentindo muita dor agora oque mim, chamou atenção que perçebemos que a mandibula dele nao fecha normal ele tem um desviu em, forma de s ela quebra um pouco para poder ir para o lugar dr. me endique um medico bom em nome de jesus aqui em são paulo
Zenaide, o que você descreve tem grandes chances de ocorrer por conta de problemas internos da ATM, no entanto precisa de um bom profissional que avalie pois as possibilidades são muito variadas. Nesse sentido, peço que dê uma lida aqui: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
At.te,
Marcelo Matos
Dr Marcelo algum profissional em Recife ?
Que eu conheça, não.
por favor me ajuda c/ meu tratamento, já corri em tds lugares e nada,quem sabe alguns de vcs com alma caridosa possa me ajudar nesse processo. Estou precisando de uma placa mio-relaxante. OBRIGADA PELA ATENÇAO
Olá bom dia, há 9 anos sofro com a atm , e tomei trauma de dentista todas vez que eu procuro um dentista , na sala do consultório quando abro a boca ela trava e eu fico nervosa e começo a chorar ja nao sei mais oque fazer, eu sinto que a cada ano que se passa meu caso vem so piorando , sem contar que o tratamento e muito caro .
Obrigado pela atenção .
Waníria,44 anos, moro em Bangu no Rio de janeiro, sofro com ATM há 10anos,
em 2011 perdi 2 dentes que estavam com ponte fixas. E daí aumentou meu sofrimento, pois, passei por Vários profissionais(Dentista, Buco-maxilar,Ortodontista, Especilista em ATM, Inplantodontia, e vários exames),depois do implante fiquei 1 ano sem dar a crise. Mas, agora no início de 2012, estou passando por um momento difícil familiar, a tensão e preocupação aumentou muito e imediatamente as dores fortes na mandíbula,dor no pescoço,e muita dificuldade para dormir, pois a musculatura não relaxa.Por favor Doutor me dê seu parecer. Obrigada pela atenção.
Waníria
Entendo sua angústia com relação à disfunção da ATM, no entanto não tenho como dar um parecer pela internet. Eu precisaria que você se dispusesse a vir a Salvador para fazer uma avaliação completa e, se for o caso, planejar um tratamento que seja adequado à sua situação.
At.te,
Marcelo Matos
eu sou damaris moro em castro pr e venho com problemas na atm com dores de cabeça estalos rosto inchado venho sofrendo com siso a anos ja mas nao tenho condicoes de fazer um tratamento paricular nao posuo plano de saude gostaria de ajuda pois aj atenho 42 anos e sei que so tende a piorar meu problema mas creio que atraves deste vou receber uma resposta positiva onde vou rsolver meu problema desde ja agradeço e aguardo damaris gomes evers resposta
Damaris, você já passou por um especialista em DTM, que foi que ele(a) disse?
Gostaria se possível o endereço do Dr. Joaquim Dutra, segundo informações ele atende na Pituba, Salvador
?????
doutor fui diagnosticada com dtm, sinto dor de cabeça constante a dois meses dor no alto da cabeça , cabeça pesada atras da orelha sensação de agua na cabeça dor no pescoço , mais também fiz raio x seios da face e o medico disse que eu estava com sinusite será possivel estar com od dois problemas doutor me ajude por favor não aquento mais essa falta de diagnostico errado obrigada.
Patrícia, para complicar um pouquinho, além da confusão com outras doenças, “DTM” não é o diagnóstico final. Explico: esse é um termo genérico que serve para descrever muitas doenças diferentes que afetam a ATM. O lado bom é que se chegou até aí, já tem uma direção a seguir. O que precisa agora é buscar um dentista com experiência em patologia da ATM ou, na falta deste, um especialista em DTM para aprofundar a sua avaliação.
Um detalhe importante é que você não deve iniciar tratamento até que realmente se sinta segura com relação ao diagnóstico que lhe for feito. Leia também este texto aqui: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área..
Att.,
Marcelo Matos
O doto nao atende pobre…. Ganância
O doto nao trata pobre… Rsss pra ele pobre e no sus…
Ganancia
Boa tarde Marcelo
Gostaria de tirar uma dúvida, vi um video no youtube de uma menina de 17 anos que ao bocejar, deslocou a mandibula, gostaria de saber se pode acontecer com qualquer um, ou a pessoa tem que ter alguma predisposição,quais os fatores que levam a acontecer esse fato. No aguardo. Obrigado.
Eduardo, precisa ter um certa predisposição como, por exemplo, a hiperlassidão/hipermobilidade ligamentar, que pode facilitar a movimentação articular além do limite anatômico. Mas também pode ser provocado por doenças que podem acometer qualquer pessoa.
Você perguntou: “(…)quais os fatores que levam a acontecer esse fato”
Antigamente se acreditava que isso era devido a uma fossa articular muito profunda e uma eminência grande, de modo que quando a boca era aberta além do limite, a eminência travava o retorno da boca, como se fosse um batente. Hoje há algumas evidências que mostram que uma contratura involuntária espasmódica do músculo pterigoideo lateral é quem provoca o deslocamento. Nesse sentido, o problema passa a ser neuromotor e exige uma investigação do porquê o sistema neurológico está dando essa reposta muscular. Isso implica em possibilidade de doenças neuromusculares (mais raro) e também problemas na própria ATM, as chamadas artropatias (que são as mais comuns).
Att.,
Marcelo Matos
Eduardo, precisa ter um certa predisposição como, por exemplo, a hiperlassidão/hipermobilidade ligamentar, que pode facilitar a movimentação articular além do limite anatômico. Mas também pode ser provocado por doenças que podem acometer qualquer pessoa.
Você perguntou: “(…)quais os fatores que levam a acontecer esse fato”
Antigamente se acreditava que isso era devido a uma fossa articular muito profunda e uma eminência grande, de modo que quando a boca era aberta além do limite, a eminência travava o retorno da boca, como se fosse um batente. Hoje há algumas evidências que mostram que uma contratura involuntária espasmódica do músculo pterigoideo lateral é quem provoca o deslocamento. Nesse sentido, o problema passa a ser neuromotor e exige uma investigação do porquê o sistema neurológico está dando essa reposta muscular. Isso implica em possibilidade de doenças neuromusculares (mais raro) e também problemas na própria ATM, as chamadas artropatias (que são as mais comuns).
Att.,
Marcelo Matos
AONDE O SR ATENDE? ME INDICA ALGUEM DE NITEROI?
Andréa Miranda, eu atendo em Salvador-BA.
Em Niterói, verifique se o Dr. José Luiz Peixoto Filho aí no Rio pode lhe ajudar. Ele segue uma linha de trabalho muito diferente da minha, mas é um profissional conhecido na área e talvez possa lhe orientar. O endereço do consultório dele é:
Av. Amaral peixoto, 334 sala 704
Centro Niterói RJ
21-2620-0880
Att.,
Marcelo Matos
Olha Dr. Marcelo ,
Me desculpe mas não vi onde Felipe desqualificou o Sr.
Na minha opinião ele só queria saber se o preço podia se adequar ao orçamento dele.
O dotô não atende pobre..rsss
Nem como assistencia social…
Ou uma pequena % do horario de atendimento…
Os pobres tem que ir pro SUS segundo o doto.
Doutor 32O,OO reais por uma consulta ? tá muito caro não ? imagine ai uma pessoa que ganha um salario minimo , tenha consiencia isso não e coisa de deus não .
É Felipe, talvez você tenha razão e eu seja uma pessoa muito má… Mas vamos ver o outro lado da moeda?
Esse é o meu trabalho. Estudei mais de 10 anos para ter o conhecimento necessário para diagnosticar e tratar as pessoas e poder devolver a elas o bem estar e a qualidade de vida. Paguei faculdade, pós-graduação, especialização, curso no exterior e continuo pagando muitas coisas para me manter atualizado e oferecer o melhor tratamento possível às pessoas que me procuram e depositam a confiança em meu trabalho. Para se manter atualizado, preciso participar de vários congressos, frequentar cursos, fazer reciclagem… Além disso não tenho como trabalhar só, pois preciso de auxilares e logo preciso pagar funcionários, insumos, imposto de renda, PIS, COFINS, FGTS, GPS, ISS, etc., esses funcionários que trabalham comigo também possuem famílias que contam com seus salários, também possuem conta para pagar… e as pessoas que tratamos? Pessoas que necessitam que haja um lugar preparado e com profissionais capacitados para atendê-las porque sem isso, vão ficar sofrendo com dor sem ter quem as ajude… Dá onde acha que vem o dinheiro que sustenta tudo isso?
Eu não vivo de outra coisa, meu sustento e minha família dependem do meu trabalho que faço com amor, mas que precisa ser remunerado, pois vivo disso e afinal, tenho certeza que você também não trabalha de graça.
Será que esse valor é por acaso ou foi feito um estudo, um cálculo, para saber quanto seria necessário cobrar para manter tudo funcionando? Você já pensou nisso?
Dá próxima vez que você desqualificar o trabalho de alguém pense no valor do seu próprio trabalho e reflita a respeito.
A propósito você não entendeu como funciona nosso atendimento. Esse valor não é o da consulta mas sim o do diagnóstico e isso é muito diferente.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo a mais ou menos 1 mês e 15 dias venho sofrendo de fortes dores de cabeca e tontura,como citado nos casos anteriores fui a vários médicos e nada de diagnosticar meu problema, fui ao buco maxilo e fiz uma ressonância da atm, o laudo nao constou nada de deformidades nem desgaste. Gostaria de saber se o dente do siso tem a ver com a minha dor porque ele esta mal posicionado, irei retira-lo em breve, doi meu lado esquerdo da cabeça, olhos maxila e nuca. Mais o dente e do lado direito, pelo fato de ele estar possivelmente empurrando meus dentes poderia estar afetando meu lado esquerdo? Tenho mordida cruzada e oclusão dentaria, talvez o uso de um aparelho ortodontico resolveria ou amenizaria meu problema?
Grata.
DR° MARCELO SINTO MUITA DOR DE CABEÇA, CEFALEIA, ÂNSIA DE VOMITO, SENSAÇÃO DE DESMAIO E OUTROS SINTOMAS QUE NÃO SEI MAS QUE MEDICAÇÃO TOMAR, ALÉM DE USAR UMA PLACA PARA DORMIR E SESSÕES DE ACUPUNTURA E JÁ PASSEI POR VÁRIOS CLÍNICOS,INCLUSIVE NÃO POSSO USAR APARELHO. O QUE DEVO FAZER. NÃO GUENTO MAS SENTIR DOR DE CABEÇA.
Catiuscia, a primeira coisa é saber que tipo de problema na ATM você tem e qual a relação com essa dor de cabeça/cefaléia, pois pode ser que sejam o que se chama de co-morbidade que é quando há mais de um problema independente misturado ao quadro clínico.
At.te,
Marcelo Matos
Nossa, qtas pessoas padecendo do mesmo mal.!!!Eu estou nesstes últimos dias sentindo tantas dores do lado direito da cabeça abaixo do ouvido. Meu DEUS. que horror.Dói demais, a cabeça , dentro do ouvido, a garganta. A noite pra dormir uso a plaquinha.Tomo analgésico, faço massagens, compressas. Aff!!!Preciso de um especilalista nesta área que me ajude.!!!
Preciso saber se tem em salvador ba,tratamento gratuito de atm.Pois não suporto mas as dores e preciso fazer uma avaliação.
Geovana
Em Salvador você pode procurar os centros de dor orofacial da a ABO, através do Dr. Leonardo Trench ou o da UFBA, através do COAT.
Att.,
Marcelo Matos
ja sofro a 10 anos ja usei placa,fiz aplicaçao a laser e por ultimo fisioterapia,foi um paleativo so q agora ja começei a sentir dores de novo e dificuldade de abrir a boca.preciso fazer fisioterapia mais particular é muito caro aqui em salvador e o sus é dificil de encotrar um locala propriado,preciso de ajuda.
Dilma, te respondi por e-mail.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo Matos
Parabéns pela ajuda que tem prestado.
Há anos estudei sobre o assunto numa equipe multidisciplinar, descobrí que existem algumas causas emocionais,em comum nesses quadros. Quando tratadas, podem produzir grande alívio das dores. Em resumo, p/que aja dor, precisam estar presentes uma causa mecânica e uma emocional. Eliminada ou atenuadas as dores,o tratamento mecânico é facilitado.
Sou uma das apaixonadas por este tema! Gostaria de ajudar pessoas!
Bom Dia!
Me chamo Patricia e sofro com destenção da ATM +ou-4 anos …. Uso a plaquinha desde então… Qnd penso que melhorou e vou colocar aparelho a dor volta…
Gostaria de saber se é possivel utilizar a placa , com aparelho ….
Obrigada desde ja
Patrícia
É possível sim, vai depender da linha de trabalho do seu dentista e dos conceitos que serviram de base para construir a placa, ou seja, vai depender do diagnóstico e do objetivo da placa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. vou indicar o seu Curso ao Dr. Joaquim + ainda não sei como falar. Para ele ñ achar que estou achando que ele ñ é preparado + vou achar um jeito. foi uma boa ideia, espero que ele aceite. muito obrigado e tenha um bom dia.
Dr. bom dia! estou aguardando a sua resposta dos dois comentários que fiz acima para eu procurar marcar a minha consulta, brigadinho.
Dr. parabéns pelo blog! bem eu coloquei minha pergunta acima + queria frisar que o estalo que sinto é na nuca e no pescoço e ñ na boca ou seja no maxilar, gostaria tb de saber se o Sr. conhece Dr. joaquim Dutra ele é dai de Salvador e atende aqui em Valença-Ba é que queria marcar uma consulta com ele e queria saber se podia confiar ja que é dai da sua cidade, e tb queria saber onde é a sua clinica e os dias de consulta pois tenho parente ai e poderia fazer uma consulta com o Sr. dependendo o dia pois trabalho viajaria fim de semana e voltaria domingo sou de Valença-ba.
Gostaria muito que o Senhor atendece aqui na clinica “Iro Instituto” poderia atender só aos sábados como Dr. Joaquim de 15 em 15 dias só pela sua esperiencia e o modo de falar do assunto “ATM” sinto que faz com amor a profissão e ñ só por dimdim que é cláro que precisamos dele. fone da clinica Iro Instituto – (75)3641-0548 por favor atenda aqui ajudará muita gente e nós a te. kkkkk quem manda ser abaixo de Deus um bom profissional?. desde de ja agradeço.
Cláudia
Como disse na resposta outra resposta, é provável que hajam problemas cervicais próprios misturado a um quadro de ATM.
Quanto ao dentista que você mencionou, eu não o conheço.
Agradeço pelo sugestão de atender em Valença, mas no momento não é possível. Quem sabe se algum dentista daí não se interessa pelo curso que eu coordeno, o Programa de Mini Residência Clínica em Patologia da ATM? Pois aí ele se aperfeiçoaria neste tipo de tratamento e disponibilizaria esse tipo de tratamento aí em sua cidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo obrigada por mim responder, fiquei muito feliz pela resposta pois tenho muito medo de ploblema na ATM acho muito complexo e coluna sempre sentir na parte lombar L1,L4 e S1. um abraço
Dr. me ajude a entender o que sinto.A quase um ano venho sentindo dores na nuca feito um endurecimento como uma pressão como se estivesse botando minha cabeça na prença ai eu movimento ela rodando um pouco para esquerda ai estala e melhora e as vezes o estalo é tão forte que me assusto, dores no ouvido as vezes zunbido, dores no maxilar superior e inferior, quando aperto a frente da orelha sinto que doi e se abrir a boca bastante tb, se eu colocar a mão no queixo para apoiar vai doendo até chegar + forte afrente da orelha, dores nos ombros pescoço, coluna + para o lado esquerdo, nervosismo, dor na garganta e eu sem sentir percebo que estou apertando os dentes, as vezes pra dormir de lado tenho que procurar posição para a face ñ doer, ñ posso levar nem 5minutos com os braços pra cima estendendo roupas que a dor nos onbros ,pescoço e braços são intença e eu tenho que fica estalando o pescoço por segundo para melhorar a tensão se eu rir doi perto do ouvido e se eu pensar em chorar é uma dor intensa na garganta parecendo quando prendemos o choro e fica aquela dor parecendo um nó. Mim ajude a saber se é ATM se for sintomas disso eu marcarei uma consulta para este sábado aqui na minha cidade em Valença-Ba. Se possivel mande a resposta para meus scraps.Desde de já agradeço. e sucesso na sua carreira.
Cláudia
Alguns dos sintomas que você descreve podem sim ser da ATM, já outros são mais prováveis de estarem associados há outras causas. Para definir isso será preciso fazer o que chamamos de diagnóstico diferencial, onde se verifica por meio de exames e testes funcionais o papel das diferentes (possíveis) causas no aparecimento dos seus sintomas.
Para isso o profissional precisa ter experiência com patologia da ATM e também em cervicopatias (doenças da coluna cervical), pois é provavel que haja uma relação entre ambos no seu caso.
Att.,
Marcelo Matos
Primeiro, parabens pela iniciativa. Sou médico , 49a , e enfrento há 4 meses um zumbido unilateral – do lado da ATM aparentement mais comprometida, a que mais estrala – audiograma inclusive de altas frequências normal e investigação restante de OTRL sp. Bruxismo +.Já estou na base da “plaquinha”, há uns 14 dias e sem muita melhora. Até um dia, pela manhã, onde ele é mais intenso, o zumbido pareceu migrar para o outro lado-efeito da placa? Como depreendi das suas observações, a pato de ATM precisa ser enfrentada por um especialista , dentistas gerais costumam dar muito pitaco sem sucesso, não é mesmo? E o zumbido tem tudo para ser da ATM, piora com bocejo, com a mordida forçada… Duas perguntas, é uma causa de zumbido com potencial melhora com tratamento, não é mesmo? Quais seriam, a seu ver os exames estáticos e/ou dinâmicos mais construtivos? A RM de ATM, por acaso? Terapias dita alternativas tem papel(acunpuntura)? E a fisio especializada? Qual seria uma referência profissional/acadêmica para o Sr nas regiões sul/sudeste??
dr marcelo, tenho dor na ATM a mais ou menos uns 2 anos no lado esquerdo, cinto dor nas costas, ombro, pescoço , nuca , ouvido tudo no lado esquerdo, uso a placa a 2 meses direto e fiz exames para detectar a atm, hoje faço tambem a 2 semanas fisioterapia de ATM / DTM aqui no RJ com a dr agnes fernandes em niteroi, voce acha que pode ter melhoras com fisioterapia ?
Leonardo
A melhora com fisioterapia depende do diagnóstico, pois há situações que a fisio é excelente e outras em que é contra-indicada. Como não sei qual é a sua, fica impossível lhe dar uma resposta.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo
Infelizmente sou de Sp pois gostaria de ser tratada pelo senhor necessito fazer a cirurgia ortognatica, mas tenho medo de fazer com mau profissional e sofrer mais, já fiquei 5 anos com aparelho na arcada superior e nada foi resolvido, fiz pesquisas e li relatos do CEDEFACE de Araraquara em SP, o senhor conhece , tem referências? Grata.
Maria Luisa
Não conheço…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
bom dia dr marcelo ! bom meu problema e bem parecido com os dos outros internautas tenho 33 anos preciso fazer uma cirurgia ortognatica , tenho um plano otimo da intermedica e nao sei se algum cirurgiao aceita e se o plano cobre anestesista e tenho muito receio da cirurgia em si . sera que corro algum risco grave ?
Ricardo
Toda cirurgia apresenta riscos. Escolha um bom profissional, experiente e que saiba como lidar com todos os aspectos sejam burcráticos ou téncicos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOA NOITE! Tenho esse problemas a muito anos, mas agora estou sentindo muitas dores, morro aqui em salvador-ba onde eu posso conserguir pelo sus esse tratamento da (atm)porfavor me ajudem preciso mesmo grata… joceane.
Joceane
O texto do início deste mesmo tópico contém tudo que eu poderia falar sobre o assunto. Acrescento apenas a informação de que aqui em Salvador você pode procurar o COAT da UFBA ou o atendimento de dor da ABO no itaigara.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. há pouco descobri que tenho Atm, e hoje foi o pior dia, fui em uma consulta periodica, pois uso aparelho ortodontico e quase fiqui de boca aberta pois não consegui fechar rápido, estou com uma dor terrivel na nuca e na cabeça, sei que é dificil conseguir tratamento, sinceramente não tenho condições para o tratamento, hoje foi o dia em que um dentista pode me explicar com categoria o mal que esse problema pode acarretar. Gostaria de saber se tem algum tratamento que eu possa fazer em casa até conseguir um tratamento com um profissional adequado. Agradeço.
Priscila
Priscila
Os cuidados que se podem fazer em casa são paliativos, usado apenas como auxiliar no controle da dor. Para te ajudar a encontrar um bom profissional da área, sugiro a leitura do texto a seguir: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostei muito do seu texto, sou fisioterapeuta, trabalho com DTM em Florianópolis e o que eu mais escuto é “atende por convênio??” “ahhh, mais é muito caro e o tratamento é longo, eu quero ficar curado”!!!!!!!!
Engraçado, mas para pagar um dinheirão por tratamentos estéticos, a maioria das pessoas paga, já para um tratamento extremamente necessário, que vai melhororar muito a qualidade de vida, eles acham caro e querem a “CURA” em poucos atendimentos!!
Adoro seu site e gostaria de saber se tem alguma lista de pessoas que trabalham com DTM, pois gostaria de colocar o meu nome. Obrigada!
Olá Débora, fico feliz que tenha gostado do site!
Bom, realmente é uma questão de prioridade, aqui em Salvador, muita gente acha caro um tratamento da ATM, mas gasta o dobro do valor no Carnaval…
Bom, temos uma lista sim de nomes, mas são de profissionais que passaram por um treinamento em patologia da ATM, especificamente o programa de Mini Residência Clínica em Patologia da ATM da AACP – American Academy of Craniofacial Pain, secção Latino Americana.
Infelizmente, até agora, ainda não tivemos o prazer de ter um fisioterapêuta no nosso programa aqui no Brasil, embora já haja fisioterapêuta com este tipo de treinamento na Argentina, que foi onde o programa de Mini Residência começou.
No dia 30 de março de 2011, teremos o Workshop em Patologia da ATM, aqui em Salvador, com o Prof. Jorge Learreta e em maio teremos o início da próxima turma da mini residência. Mandarei o material para seu e-mail, e caso você se interesse, basta entrar em contato, ok?!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Infelizmente pessoas com dores cronicas ficam a mercê de diversos tipos de justificativas para terem seu dinheiro arrancado por conta de uma patologia. Lembre se de como era cara a ortodontia a algumas decadas. Diversos profisssionais em diversas áreas também precisam estudar muito, não só o especialista em atm. O pior é a pessoa gastar dinheiro com consultas e plaquinhas que não resolvem o problema sem ter nenhuma garantia.
Carla
Você escreveu: “Infelizmente pessoas com dores cronicas ficam a mercê de diversos tipos de justificativas para terem seu dinheiro arrancado por conta de uma patologia.”
Concordo com você, isso acontece, e é por isso que resolvi escrever este blog, pois a idéia é munir as pessoas de informações suficientes para não ficarem tão à mercê dos profissionais. Quanto mais informação, mais fácil será para a pessoa, na posição de paciente, questionar e discutir com o profissional a respeito do caminho a seguir, dos riscos e benefícios, das limitações, das possibilidades de sucesso, dentre outras coisas.
A falta de informação expõe a pessoa ao risco de ser prejudicada financeiramente em qualquer área, não é só na área de ATM e dor crônica não. Por exemplo, se a pessoa não sabe nada sobre eletrodomésticos e compra com base na conversa do vendedor, corre o risco de levar para casa algo que vá desapontar mais tarde… O mesmo vale para quando se para o carro na oficina e o mecânico “empurra” um monte de coisa que, sem informação e conhecimento sobre mecânica de automóveis, a pessoa acaba sendo lesada. Essa lista de situações pode ser tão longa quanto são as atividades humanas e as relações sociais….
Na área de saúde, entretanto, isso toma proporções mais significativas, à medida que cada decisão que a pessoa toma quanto à sua saúde, pode implicar questões que serão levadas para a vida inteira melhorando ou prejudicando sua qualidade de vida e é por isso que esse blog é tão centrado na difusão de informações e conhecimento, de acordo com o que há de mais atual na literatura científica acrescido da minha própria experiência na área.
Além do mais, existem regras na odontologia para a conduta do dentista e isto se chama Código de Ética (disponível no site do Conselho Federal) que é bem claro quanto a profissionais que exageram ou inventam problemas que o paciente não possuem. Esses são maus representantes da profissão que devem ser combatidos e uma das formas de se combater isso é com a informação e esclarecimento da população, para que esse tipo de profissional encontre cada vez menos espaço.
Você escreveu: “Lembre se de como era cara a ortodontia a algumas decadas.”
Sim, isso é natural, é lei de mercado. É preciso lembrar também, que o dentista vende um serviço (exceto os que trabalham para os órgão públicos ou no terceiro setor) e que como tudo no setor privado, está sujeito a lei da oferta e da procura, bem como muitas outras propriedades que geram flutuações de preço.
Você escreveu: “Diversos profisssionais em diversas áreas também precisam estudar muito, não só o especialista em atm.”
Sim, certamente. Mas não ficou claro o que você quis dizer com isso, será que você quis expressar que o profissional de ATM cobra caro demais? Se for isso, vamos analisar um pouco mais, caso contrário o que escreverei abaixo não se aplica.
Advogados, por exemplo, não possuem um terço do custo material que possui um dentista na hora de oferecer um serviço e , no entanto, bons advogados não são nada baratos. O cliente paga pelo conhecimento dele e cada advogado institui seu preço, embora haja uma tabela mínima, sendo o cliente paga se quiser, pois ele tem o direito de escolher um advogado mais barato…
Além disso, se você estiver em um “sufoco” jurídico (sendo processado ou em vias de ser preso, por exemplo), pode ter que vender bens pessoais ou pegar dinheiro emprestado para pagar um bom advogado, não é verdade? Isso pode parecer muito ruim para quem está pagando… Mas pergunta-se, é por a pessoa estar em um sufoco, que o advogado deve cobrar mais barato?
Considere que se ele for cobrar mais barato para quem está numa situação dífícil, sendo que o dia a dia dele é atender pessoas em situações assim, quem acabará no “sufoco” será o próprio advogado!
Você escreveu: “O pior é a pessoa gastar dinheiro com consultas e plaquinhas que não resolvem o problema sem ter nenhuma garantia.”
No exemplo que acabei de citar, a pessoa pode contratar o advodago, pagar caro, e ainda assim perder a causa, não é verdade?
O advogado dá garantia? não!!! E isso não implica dizer que o advogado tenha sido desonesto e aproveitador da situação difícil da pessoa, sabe por quê? Por que há situações cujo resultado se encontra além dos poderes do profissional em questão! A isso se dá o nome de obrigação de meio, que é quando o profissional oferece um tipo e serviço onde será feito tudo o que pode ser realizado para obter o resultado desejado, mas o resultado em sí, depende também de outras variáveis.
Na odontologia, a área de ATM é exatamente assim. A única “garantia” que o profissional pode dar é que ele fará o melhor possível dentro dos conhecimentos dele para aproximar o cliente do resultado desejado, mas não pode garantir o resultado em si.
Agora Carla, sabe o que é tão ruim quanto o mau profissional que “arranca o dinheiro do paciente” (usando seus termos), é o paciente que menospreza o diagnóstico e o tratamento indicado. Há pacientes, por exemplo, que pensam que tratamentos clínicos/ambulatoriais valem menos que uma cirurgia, mesmo que esta não esteja indicada para o caso. Outros, preferem gastar 5 mil reais no carnaval de Salvador, mas não querem investir o mesmo montante na própria saúde…
Enfim, cada um sabe quanto vale o seu conhecimento e seu trabalho e o cliente é livre para escolher se paga ou não, afinal ele é quem sabe quanto vale seu sofrimento e sua dor. Cabe a ele se informar e decidir o que é melhor para si.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
alem de eu ter a dor meus dentes estao decendo os superiores nao se mais o que fazer a dor egrande ja procurei varios lugares clinicas mas nao resoveu o meu problema
Miriam
Dentes não “descem” por nada. É preciso haver algum motivo, como a ausência de um antagonista (dente da arcada oposta) ou alguma lesão na área do dente. A dor também precisa ser investigada. Assim não há outro jeito, é preciso procurar dentistas bem preparados que lhe faça uma avaliação correta.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Aracaju
Prezado doutor Macelos mattos !
Quero parabenizar a Atenção do senhor com as pessoas que sofre desse mal DTM…é muito bom saber que tem um nodestino Baiano brasileiro ….
que é uma autoridade nessa area !!!
Estrarei postando umas fotos do meu caso (cicatriz do truama e do cuvaço )…doutor minha azaquixilas(escrita incoreta) do mesmo lado direito da DTM onde sinto dores horriveis ..estar com ferida e quando movimento o pesçoso e braço fica queimando em carne viva ja usei varias pomada e nada só piora ..estou colocando um saco de gelo embaixo do braço.
Estarei marcando uma consulta em breve para que o senhor possa ver minha ressonância magnetica que eu fiz na DELFIM em salvador.
Obs:CAdê seu Blog com aqules depoimentos de pessoas que fizeram cirurgia errada ???Como posso encontrar aqueles textos que me fez chorar quero fazer uma exposição divulgando para imprensa progama de tv.
respeitosamente
roger barbosa rocha
Roger
Para essa lesão no braço é preciso você se consultar com um MÉDICO, um dermatologista e/ou talvez um imunologista/reumatologista.
Quanto aos depoimentos, de cabeça, me lembro deste aqui: depoimento da Marilac
Mas você pode procurar usando palavras chaves na ferramenta de busca da página principal do blog.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ja fiz duas placas para resouver meu problema de atm,foi sem solução ainda sinto dores fortes principalmente do lado esquerdo não sei mas oque fazer as dores vem so deu conversa por mais de dez minutos precizo de ajuda pois as dores me prejudica muito.
Kátia, não é simplesmente usar uma placa oclusal que todo o problema da ATM vai se resolver… Dê uma lida nesse tópico aqui: Plaquinha resolve?
Por isso você tem de dar a devida atenção ao problema e sguir buscando um profissional que tenha experiência no assunto e realmente possa te ajudar. Uma dica é ler esse outro texto aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Katia,
Procure alguém q.te ajude a rever alguns problemas emocionais.
Estudei sobre o assunto e sei q. pode aliviar suas dores.
Boa sorte!
[…] essas propostas ou estão completamente fora da realidade financeira e acabam por serem totalmente inapropriadas tal qual o SUS ou simplesmente é a cobertura de uma plaquinha “miorrelaxante” (ou alguma outra […]